Resenha Do Cd Do Astronautas



em 29/07/2003 por RecifeRock.com.br

Astronautas

“… De Algum Lugar do Sistema Solar” CD-r, independente (2003)


por Alex Gomes

Diretamente de Recife, Pernambuco, surge o Astronautas, banda que mistura meta e artifícios eletrônicos para criar um ambiente espacial. Vários barulhinhos de estúdio temperam o som carregado pela fase “Betty” do Helmet e alguma coisa de emo, como Sunny Day Real Estate. Ainda um pouco de disco music e punk do norte como Bad Religion dão graça ao estilo dos caras.

A produção é excelente, e contou com o apoio do internacional Alex Zhort, que deve ter dado o ar mais profissional do trabalho. Outro ponto a favor é o fator sotaque, que é quase nulo, dando uma impressão mais universal do trabalho. As letras circulam sobre metáforas de termos e idéias astronômicas sobre relacionamentos. Se não são nenhuma excelência prima por acertos, como na emo “Orbital”, que abre o disco (“… a gravidade é o que me prende aqui na terra”) ou da faixa “Rio-Bahia / La Paz song” (“… a gravidade que insiste em manter você aqui perto de mim”)

Mas há buracos negros nesta história. Apesar de todas as qualidades, o disco se torna um pouco maçante com o passar dos minutos. A segunda música, “Ultravioleta”, tem um refrão calcado na primeira faixa, e são quase oito minutos até a música três, a melhor do disco, “Nós robôs” (seria uma citação ao escritor Isaac Assimov?). O efeito da voz casado com os teclados e teremim conseguiu realmente um efeito final excepcional. “Rio-Bahia / La Paz song” lembra bastante os paulistas do Sonic Sex Panic, e impressiona por ser um cover dos paulistas oitentistas do Fellini. “Atmosfera”, a faixa seguinte, que seria algo em torno de Neu! e Korn. Estranha.

Daí pra frente o disco evolui para o mesmo conceito abortado nas primeiras faixas, que passa a impressão de remake do mesmo tema. Principalmente porque as duas últimas faixas são versões mais eletrizadas das melhores músicas do disco: “Nós robos” e “Orbital”. As letras também soam desgastadas, o que nos põe a questão se a banda já estava no momento do cd ou deveria trabalhar antes em músicas mais originais e diferentes entre si.

De qualquer forma, Astronautas é uma boa surpresa do nordeste do país, um som interessante feito num lugar tão impensável para tanto. Uma expectativa de que o próximo trabalho seja mais conciso é o que permanece à primeira impressão.

Contato: andreastronautas@hotmail.com

Links:
» Zine Alucinaticos (Brasilia)
» Astronautas no RecifeRock

——–

Posted terça-feira, julho 29th, 2003 under Notícias.

Comments are closed.