Bonsucesso Fecha a Primeira Noite da Pré-amp

Bonsucesso Samba Clube (divulgação)

em 12/02/2004 por Bruno Negaum

O festival Pré-Amp começa hoje e a banda Bonsucesso Samba Clube é o destaque da noite.

Além da Bonsucesso, irão se apresentar também:

Quinta (12/02) 19h

Bonsucesso Samba Clube, Ticuqueiros, Casa Bebopi, Media Sana, Os Procurados, Orquestra Popular Bomba do Hemetério e Maracatu Leão Misterioso

O Pré-Amp rola de hoje à domingo na Rua da Moeda.

Veja o release do festival:

O evento

A Articulação Musical Pernambucana (AMP) está realizando, de 12 a 15 de fevereiro, o projeto Pré-AMP. Um palco montado na Rua da Moeda (Recife Antigo) com atrações musicais de diversos gêneros, mais com uma única característica: produção musical genuinamente pernambucana. Serão 5 atrações a cada noite, sendo quatro no palco e uma no chão, que promete contagiar todos que estiveram a procura de diversão na semana pré-carnavalesca do Recife.

Conquista

A Articulação Musical Pernambucana (AMP) comemora a conquista deste projeto, que é uma das primeiras ações da entidade, criada em outubro de 2003. Uma ação, que mobilizou todos os coordenadores e muitos colaboradores.

Atrações

As Orquestras Popular do Recife e da Bomba do Hemetério, Erasto Vasconcelos, Cila do Coco, Cascabulho, Bonsucesso Samba Club, Brasafrica, Ticuqueiros, Mula Manca, Comadre Fulozinha, Cabra Alada, Corpos Percussivos, entre outras atrações vão estar presente no palco da AMP.

Palco Escola

Além do palco, a AMP junto com o Movimento Pró-Criança, está promovendo oficinas de roadies, iluminação, áudio, vídeo e fotografia. Um trabalho realizado junto aos adolescentes assistidas pelo Centro Cultural do Movimento Pró-Criança, de 15 a 21 anos. É o projeto chamado Palco Escola. As aulas, iniciadas na última quarta, 04, são um misto de teoria e prática. Os oficineiros colocam os meninos em contato direto com o palco, onde acompanham as apresentações de grupos como se fossem shows ao vivo. O primeiro a subir ao palco do Teatro Mauricio de Nassau, onde estão acontecendo as oficinas, foi o grupo SA Grama. Até o dia 12, quando encerram as atividades, se apresentam as bandas Mundo Livre, Eddie, Bonsucesso Samba Clube e Brasafrica. Todos se apresentam de forma voluntária.

Articulação Musical Pernambucana (AMP)

A partir dos Anos 90, o cenário cultural de Pernambuco ganhou uma nova força, com o surgimento de diversos grupos e artistas ligados à música. Foi o aparecimento de algo novo, com inspiração nas raízes da cultura popular numa leitura contemporânea, conectada ao que há de mais atual no campo da tecnologia e da informação. Com um mínimo de organização e recursos, foram conquistados espaços importantes no contexto nacional e internacional. A partir daquele instante Pernambuco confirma sua posição enquanto referência estética.

Apesar das transformações no cenário cultural, do aquecimento da economia, geração de empregos e amadurecimento dos profissionais, do prestígio e reconhecimento, provocados a partir desta nova realidade, ainda é preciso sedimentar as conquistas e fortalecer as estruturas. O movimento esbarrou em diversas dificuldades políticas e de mercado.

É neste contexto que surge a AMP – Articulação Musical Pernambucana. Reunindo músicos, compositores, técnicos, agentes, produtores, jornalistas, designers, fotógrafos, enfim…Profissionais que acreditam e trabalham por uma produção artística de qualidade e pela consolidação de um mercado auto-sustentável e independente, com critérios éticos nas relações.

As propostas iniciais da AMP são:

Articular os atores da cena musical pernambucana, promovendo o debate e a discussão sobre questões referentes à produção musical; Firmar parcerias com órgãos públicos e entidades não-governamentais, oferecendo apoio técnico para realização de projetos sócio-culturais; Divulgar informações – obtidas tanto do setor público quanto do privado – sobre mecanismos de incentivo e apoio à realização de projetos musicais; Realizar oficinas, palestras e seminários objetivando o aperfeiçoamento daqueles que atuam na área e a capacitação de novos profissionais; Promover o debate e a discussão, junto aos representantes do poder público, sobre as ações e os rumos das políticas públicas relativas ao setor musical.

Links:
» Bonsucesso Samba Cluibe no Guia do Rock

——–

Posted quinta-feira, fevereiro 12th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.