A Roda Promete Colocar Todos Para Dançar

A Roda (foto divulgação)

em 19/02/2004 por Hugo Montarroyos e Guilherme Moura

Começamos hoje uma série de mini-entrevistas com bandas que vão tocar no RecBeat 2004.

E pra começar bem, conversamos com Eduardo, guitarrista da banda Olindense “A Roda”. Que promete fazer um dos shows mais animados (e dançantes) do RecBeat.

Vai ser bem interessante ver a Roda tocar no Carnaval do Recife, principalmente pelo clima de festa dos shows ou “rodas” que a banda já fez em Olinda, onde colocou muita gente pra dançar. Mas será que em cima de um palco grande e um pouco afastado do público, o show terá o mesmo impacto ? Segundo a banda, sim… é esperar pra ver!

Veja a entrevista, onde Eduardo fala da origem do nome “A Roda”, referências,carnavais, RecBeat…

Como vocês receberam a notícia de que tocariam no RecBeat 2004 ?

Pessoas já vinham comentar conosco de que gostariam de ver a Roda tocar em algum festival de grande porte, como é o Rec Beat. É legal escutar isso, pois as pessoas realmente começaram a notar a evolução da banda… de querer sair das ruas e encarar coisas em palco. Então, em outubro passado, Gutti, pessoalmente me ligou fazendo o convite para tocar no seu festival. Que bom que até os grandes festivais notaram a evolução da banda.

De onde vocês tiraram o nome da banda ?

A Roda veio das ruas de Olinda e não tinha pretensão nenhuma de sair de lá. Numa das tardes de domingo na Pitombeira dos Quatros Cantos, enquanto tocávamos em círculo, recebemos a proposta de tocar no único festival de grande porte de Olinda, que é o “Rock na Praça”. Vale salientar que o convite nos foi feito por Ajax, vocalista dos Cachorros, um dos organizadores do evento e um grande incentivador da união entre as bandas olindenses. Ele fez a proposta para mim, dizendo: “Mermão, vocês vão tocar no Rock na Praça, como é o nome da banda ?”. E eu respondi: “A gente nem é banda, diz um nome aí”. Foi quando ele respondeu: “Mermão… vocês tocaram em roda, parecia um roda de samba só que é funk, bota o nome dessa porra A RODA”. Foi isso!

Como você classifica o som da Roda ?

É música instrumental! Só que fazemos um instrumental mais dançante e mais pop do que os tradicionais. Sem muitas virtuoses e com preocupação do som que nos agrade, antes de tudo.

Quais as influências ?

As mais variadas. Fela Kuti, Herbie Hancock, Medeski Martin and Wood,The Meters, Black Rio, Mandrill, JOhn Scotfield, Jimi Hendrix Band oF Gypses, Funk como Le Gusta, Ernest Ranglin, Afro Cuba All Star, Stevie Wonder, Marc Ribot, música Regional, etc.

Como você acha que será a experiência de tocar em local aberto, com um público tão grande ?

Já tocamos no Festival da SBPC, onde compareceram aos shows uma cerca de 5 mil pessoas. Foi um dos melhores shows da Roda. Acredito e espero que esse possa ser um melhor show de que esse outro..

Assistimos o show de vocês no Rock na Praça… vocês não acham que o som de vocês perde o impacto num espaço aberto ?

Acredito que não, como falei, tocamos em alguns festivais de grande porte e a aceitação do público foi mais do que surpreendente para nós. Isso depende muito da instigação do público, porque tocamos com a mesma vontade e descontração de quando tocamos nas ruas.

Tocar no Carnaval é um fator que ajuda na receptividade do público para o show da Roda ?

Bastante, porque a receptividade aumenta com a instigação do público. E no carnaval é meio difícil alguém não estar afim de se divertir.

Vocês acham quer o som da banda tem algo a ver com carnaval ?

Se aqui toca frevo, maracatú, samba, axé, forró, rock, porque não teria a ver com carnaval ?

O que vocês estão preparando para o show ? Como será o show ?

Todo show da Roda é diferente… pelo menos prá nós. Nunca preparamos algo de diferente, porque sempre fazemos diferente… na hora mesmo.

O que vocês acham de tocar na mesma noite com bandas de estilos totalmente diferente ? Rola alguma apreensão ?

Bem legal, é uma ótima troca de informações sonoras que acontece entre as bandas. E acho que vai acontecer o mesmo com a galera que vai estar por lá assistindo.

Você saberia dizer qual o perfil do público de vocês ?

Não exatamente… consigo ver, de “maluco doido”ao “mauricinho”, nos shows da Roda.

Qual show do Recbeat 2004 você tem curiosidade de ver ?

Nação Zumbi, faz tempo que não vejo.

Valeu vocês!

Além de Eduardo (guitarra), fazem parte da “Roda”: Charles (batera), Yuri (baixo), Fernando (teclado), Irandê, Homero e Guga (percussão), André e Marcos (metais).

A Roda toca no RecBeat 2004 no próximo sábado, o festival começa a partir das 19h30.

Links:
» A Roda no Guia do Rock
» Site do RecBeat 2004

——–

Posted quinta-feira, fevereiro 19th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.