Dj Dolores Fala Sobre a Estréia da Aparelhagem

Dj Dolores

em 20/02/2004 por Hugo Montarroyos e Guilherme Moura

– “Alo ? Helder ? Aqui do RecifeRock… Gostaríamos de fazer uma entrevista sobre a Aparelhagem… podemos mandar por e-mail ?”,

– “Beleza. To ensaiando agora, mas mandem por e-mail que respondo ainda hoje”….

E assim o RecifeRock interrompeu o primeiro ensaio da Aparelhagem, novo projeto do Dj Dolores. Como Helder / Dj Dolores explicou depois, o processo de criação das músicas é todo feito no computador e depois as músicas são passadas para a banda.

Já é o quarto RecBeat que Dj Dolores participa, mas esse deve ter um gostinho especial… é a estréia do novo seu projeto “Aparelhagem” e melhor que isso, uma estréia fechando uma noite do RecBeat.

Veja a entrevista que fizemos por e-mail com Dj Dolores, onde ele fala dos RecBeats, explica a Aparelhagem, fala do Carnaval… e termina prometendo uma entrevista mais completa para breve…

Quando ligamos para você, Interrompemos o primeiro ensaio da Aparelhagem ? Atrapalhamos muito ? Como estão os preparativos para a estréia da Aparelhagem ?

Estamos ensaiando esse novo projeto a partir do material previamente gravado. É um processo inverso do que normalmente acontece com as bandas. Primeiro, monto a música, depois a banda reproduz isso ao vivo. Tendo um modelo a seguir, tudo fica mais fácil. E os músicos são excelentes…

Como você recebeu a notícia de que tocariam no RecBeat 2004 ?

Tocar no Rec Beat não é uma novidade. mas, de qualquer modo, fico lisonjeado com a confiança que Gutie depositou em meu trabalho. Afinal, é uma estréia!

De onde você tirou o nome do seu novo projeto, A APARELHAGEM ?

O nome vem dos grandes sound systems de Belém do Pará. gosto do jeito abrasileirado da expressão aparelhagem. Mas, olha, esse é o nome do projeto. A banda mesmo não tem nome…

Como você classifica o som da Aparelhagem ? Quais as influências ? O que caracteriza o som ?

Música Eletrônica Brasileira, influenciada por muitas coisas, do passado e do presente, tradicionais e experimentais. A característica do som está por ser descoberta. Deixo isso

para os ouvintes …

Pra quem assistiu os últimos shows da Santa Massa, qual a diferença da sonoridade dela para a Aparelhagem ?

Tecnicamente, esse projeto soa melhor. artisticamente, é bem mais maduro que o anterior.

O que você lembra do show de 2001 no RecBeat ?

Pouca coisa. Eu estava bêbado.

Você acha que o som da banda tem algo a ver com carnaval ?

Sim, tudo o que é festa tem a ver com o carnaval. O clima multicultural do Carnaval do Recife é especial e me identifico muito com isso.

Como será o show ?

Basicamente coisas inéditas. Faremos versões novas para “Catimbó”, que toco desde 1999, e “Dança da Moda”.

O que você acha de tocar na mesma noite com bandas de estilo s totalmente diferente, de ritmos tão diversos como chorinho, blues e hip hop ? Rola alguma apreensão ?

Não. a única expectativa que sinto é por que se trata de uma estréia. Ainda teremos que rodar muito até chegarmos ao show ideal.

Qual show do RecBeat você tem curiosidade de ver ?

Rapaz, nem sei qual é a programação…

Depois do RecBeat vocês saem em turnê ?

Sim, irei para a Escócia, receber o prêmio da BBC. Em seguida, encontro com a banda na França e faremos algumas gigs por lá.

Queremos perguntar mais coisas sobre a Trilha sonora de “Narradores de Javé” e o prêmio, se tiver como, falaremos mais sobre isso depois do RecBeat…

Beleza!!! posso disponibilizar um track dos narradores para os leitores do site.

(Nota: aproveitamos que a faixa está disponível no site da Folha e colocamos o link para quem quiser baixar a nove mp3 do Dj Dolores, que faz parte da trilha sonora do filme “Narradores de Javé”. O link para download esta no final da notícia)

Além de DJ Dolores (Helder Aragão) nos sintetizadores, samplers e na vitrola, a Aparelhagem conta com Lucas dos Prazeres, Isaar França (vocal e percussão) e Francisco “Forró” Amâncio.

A Aparelhagem faz sua estréia segunda-feira (20/02) no festival RecBeat 2004. Chegue lá! Os shows começam à partir das 19h30.

Links:
» Mp3 da trilha dos ‘Narradores de Javé’ – 1.3mb – (clique com o botão da direita e use Salvar como.)
» Dj Dolores: Aparelhagem no Guia do Rock

——–

Posted sexta-feira, fevereiro 20th, 2004 under Notícias.

One comment so far

  1. Giovanna Victor says:

    Preciso fazer orçamento de uma apresentação do Dj Dolores, pra um evento grande em BH/MG…tenho urgência. Não consigo fazer isso via Myspace e o site dele tá em construção. Será q vcs poderiam me ajudar?
    Se sim, obrigada! Se não, valeu assim mesmo. Abs!