Para a Molecada Entender o Teenage Fanclub

Teenage Fanclub... quem ??? (foto divulgação)

em 30/04/2004 por Hugo Montarroyos

O que diabos é o Teenage Fanclub? Essa pergunta deve estar rondando a cabeça de muitos moleques nos últimos dias. Afinal, nunca se falou tanto por aqui de uma banda tão pouco conhecida. É difícil conhecer o Teenage por vários motivos:

a) seus discos não são lançados no Brasil;

b) os caras não estão nem aí para o sucesso e quem, com menos de 20 anos, se interessaria por uma banda de rock regressivo em pleno 2004 ?

Bem, garanto que muitos conhecem Oasis, Blur, Belle and Sebastian, Weezer, Radiohead e Gorillaz. Pois bem, se não fosse o Teenage Fanclub, nenhuma dessas bandas existiria. Eles são considerados os “pais dos indies” e, ao mesmo tempo, são adorados pelo grande circuito, a banda preferida de gente como Noel Gallagher e Thom York. Na Escócia, terra dos caras, eles são considerados reis.

O som que fazem pode ser definido como punk agridoce, rock retrô, pop descarado e sem-vergonha. Mas é, sobretudo, rock! Peça para qualquer crítico de música listar suas bandas preferiras. Faça o mesmo com qualquer músico que aprecie o bom e velho rock n’ roll. O Teenage Fanclub, pode ter certeza, estará na lista. Que o diga Marcelo Gomão, da Vamoz!

Teenage Fanclub é Norman Blake (guitarra/vocal), Gerard Love (guitarra/vocal), Raymond Mac MacGinley (baixo/vocal) e Francis MacDonald (bateria).

Discografia:

A Catholic Education (1989)
Bandwagonesque (1991)
Thirteen (1993)
Grand Prix (1995)
Songs From Northen Britain (1997)
Howdy (2000)
Four Thousand Seven Hundred and Sixty Seconds: A Short Cut to Teenage Fanclub (Coletânea – 2004)

Teenage Fanclub toca amanhã no festival No Ar: Coquetel Molotov! Então apareça lá pra entender… :)

Teenage Fanclub (foto divulgação)

——–

Posted sexta-feira, abril 30th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.