Rádio de Outono – “Demo Ep”

Rádio de Outono -  Demo EP (2004) - Independente

Novas ondas do pop pernambucano…
em 16/06/2004 por Marcelo Benevides

Novas ondas do pop pernambucano

Se existe um caminho do bem para a dita música pop, o caminho é o descompromisso. E é justamente essa proposta de “sinceridade” sonora que move os integrantes da banda recifense Rádio de Outono, formada em 2001. Depois de gravar o single Devaneio Sideral (2003), o grupo lançou, em abril deste ano, um EP demo com cinco faixas.

Como a própria RdO define em seu texto de apresentação, a atmosfera que percorre o ritmo de composição do conjunto integra “influências brasileiras e estrangeiras intermináveis”. De fato, Bárbara Jones (vocais e efeitos), Gleisson Jones (bateria e vocal), Dídimo Jr. (teclado e vocal) e Fernando Barreto (baixo e vocal) – onde Bárbara figura com um suave lead vocal – explicitam a teoria logo na abertura Sabe-Tudo, citando vultos como William Shakespeare, Tom Zé e Caetano Veloso (com seu Araçá Azul), frisando: “Não quero ser a maioral, eu quero ser apenas uma pessoa normal”. Em outro momento, complementa: “Ser ordinária me faz bem”. É a ingenuidade consciente do bom pop.

Com duetos vocais, Eu Sou O Tao começa a consolidar o teclado como um dos mais importantes elementos do grupo – afinal, a banda não conta com guitarra, o que faz crescer mais ainda a responsabilidade dos músicos. Mesmo assim, a RdO evoca os compassos dos Beatles para “seguir em frente sem ter medo de errar”, como diz a música.

The Antithesis of Our Love foi escrita pelo parceiro Jeff Clause, com arranjos da Rádio de Outono – a música é a única do EP que possui letra em inglês. As variações rítmicas, vocais e duetos etéreos mergulham a canção no psicodelismo, acentuado – como num flash-back – em um rápido flerte com o samba.

Depois do ácido, o mel. A romântica Antidotal traz teclados trêmulos à moda da Jovem Guarda, tendo sido incluída como bônus do single Devaneio Sideral.

Nem o Pó tem um ar de revolta (com direito a gritos) que não combina com a doçura das músicas escolhidas – a autoria é dividida entre a banda (arranjos), Jeff Clause e André Ferraz .

O EP da Rádio de Outono é uma espécie de prévia do primeiro CD do grupo, que tem previsão para ser lançado no segundo semestre de 2004.

Onde Comprar:

com a banda pelo e-mail: radiodeoutono@radiodeoutono.com.br

Preço médio: n/d

Rádio de Outono - foto de divulgação

Links:
» Rádio de Outono no RecifeRock

——–

Posted quarta-feira, junho 16th, 2004 under Discos.

Comments are closed.