Revolta Civil: Vamos Pogar a Vida Inteira!

Revolta Civil

em 02/09/2004 por Bruno Negaum

A banda Revolta Civil vai tocar na primeira noite do PANOROCK 2004 (04/09). Entrevistei por email o vocalista Élder. Confira a entrevista abaixo:

Explica pra quem não conhece a Revolta Civil como é o som da banda. Que som vocês curtem e quais são suas influências?

Explicar o som do Revolta Civil é simples e complicado ao mesmo tempo. Rotular o som da banda como hardcore é simplificar não só a variedade de nossas influências como também reduzir todas as ramificações dentro do hardcore. Agente procura não ficar procurando nome pra o som que agente faz, mas se for analisar agente faz basicamente uma junção entre a velha escola do hardcore (mais direto e crú), a linha mais crust (um HC mais violento e rápido), além da forte influência do crossover (fusão do punk com o metal) e do thrash metal, tanto oitentista quanto o mais moderno. É uma tentativa de juntar tudo o que os quatro da banda escutam. Cada um tem suas preferências e gostos individuais, mas acho que o que realmente é unânime entre agente são bandas como Hatebreed, DRI, Pantera, Sepultura, e bandas nacionais barulhentas como Ratos de Porão, Life Is a Lie, Presto?, Sick Terror (banda de alguns integrantes do Dance Of Days).

Como a banda recebeu a notícia de que iria tocar no PANOROCK 2004?

Na verdade a gente tem uma relação bem estreita com a Insano Discos. César há uns 2 meses atrás entrou em contato com a banda interessado em lançar a banda pelo selo dele, e aí agente passou a estar mais ou menos por dentro dos show que a Insano produzia. Sobre o PANOROCK, apesar dessa relação, foi uma surpresa muito grande e agradável pra mim, o primeiro a saber da notícia. Não houve qualquer sinal anterior da parte dele que agente ia estar no festival, e entre tantas várias outras bandas maravilhosas do underground da região é bem difícil você não ficar feliz com a presença num festival como este. Saber que iríamos tocar com bandas que agente escuta há um tempão, e dividir o palco com uns dos principais nomes do som pesado no Brasil e no mundo (4 das 10 bandas do sábado já fizeram turnê fora do Brasil) é uma recompensa maravilhosa para esse tempo na luta com a banda.

Como é que tá a expectativa para o show no PANOROCK 2004 ?

As melhores possíveis, e não tem como ser diferente tendo em mãos uma estrutura como a do ancoradouro e uma grade como esta. Só de pensar que depois de tocarmos a ultima música do nosso repertório vai entrar o Ação Direta é excitante. Além disto agente nunca esteve tão seguro quanto ao nosso repertório e músicas novas. A gente já tá há quase 2 anos com nossa primeira demo, “Ad Majorem Dei Gloriam”, e com nossa músicas novas a gente percebeu que ultrapassamos muitas barreiras que tínhamos quanto as composições. Além disto, a gente foi pegando uma certa experiência, apesar de pouco mais de dois anos de banda, com shows legais em Recife e fora do estado. É isto… minha expectativa é a casa lotada de neguinho pogando como louco e a gente no palco pulando tão insano quanto ou até mais loucos!

O que vocês estão preparando para o show ? Vocês podem dizer algumas músicas que vão rolar?

Como eu já falei, ainda estamos divulgando nossa primeira demo, mas já temos umas 15 músicas novas então pra quem conhece o som da banda apenas pela demo, não conhece metade da história. Claro que vamos tocar músicas da demo, como: “Povão na Avenida”, “Santa Inquisição” e “Cruel Human Instinct”. Todas estas tem um valor muito grande pra gente, mas não faz sentido você se prender a uma fórmula ultrapassada por que ela “deu certo”. Agente buscou incessantemente nesses dois anos compor coisas novas e diferentes. Não que a gente tá tocando indie rock ou death brutal, mas agente foi até onde conseguimos pra fazer uma coisa mais própria. Espero que a galera curta!!

Você já deu uma olhada na programação do PANOROCK 2004? Que show vocês tem curiosidade de ver?

Já sei até o número de contato dos “patrocinadores” e tudo o mais. Olhei sim, e da primeira vez eu num acreditei que fosse possível ver um show em Recife com Ação Direta, Sociedade Armada, Hanagorik, Giftshop (da Alemanha) e Estado Suicida num dia só, além das maravilhosas Pecapta e Ataque Periférico, que faz barulho importado do Rio de Janeiro. E o melhor, não é Abril Pro Rock nem PENOROCK! O que prova que Recife não está limitado apenas a dois festivais. Não é porque estarei tocando mas o PANOROCK foi um presente para a cena daqui. Há muito precisávamos de um espaço como este. E mais do que curiosidade, estou tenho o sonho de ver Sociedade Armada e Ação Direta ao vivo, além da já citada Ataque Periférico, do Rio de Janeiro, banda muito apreciada pela galera do Ratos de Porão.

Quais são os projetos da banda para depois do PANOROCK?

Bem, há projetos há muito tempo, mas tá mais pra conto de fadas que pra um projeto definido. Agente tá desde janeiro com um split pra gravar junto com a banda de hardcore feminino chamada Kawaii. Além desta, não falta material novo para gravar, e estamos muito ansiosos pra isto. Finalmente parece que agora sai a compilação lançada pela Pecúlio Discos, selo de Boka, baterista do Ratos de Porão, junto com bandas como o próprio Ratos, Mukeka di Rato, Life is a Lie, Ação Direta, entre outros clássicos nacionais. Mas uma coisa é certa; daqui pro final do ano vem muita coisa nova da banda. Splits, singles, ep, e qualquer proposta nova que rolar!

Esse espaço aqui é para vocês chamarem o pessoal pro show…

Pra quem estiver lendo e já está sabendo da programação do PANOROCK, eu acho que não será nem preciso um chamado meu pra o pessoal saber que o evento este ano promete. Só posso garantir que não vai faltar boa música e estrutura pra todo mundo prestigiar o evento, não só no sábado dia 04, onde o Revolta Civil tocará além das outras 9 bandas, mas também no domingo. Quem realmente curtir a música pesada não pode perder o evento, e quem perder dificilmente vai ter oportunidade igual. É isto… peço que compareçam, levem paz e muita vontade de se divertir e curtir música pesada mas de qualidade. Pelo menos no dia 4 de Setembro, no Ancoradouro, a partir das 19h, VAMOS POGAR A VIDA INTEIRA!

O PANOROCK 2004 rola sábado e domingo (04 e 05/09) no Espaço Ancoradouro!

Revolta Civil

Links:
» Revolta Civil no RecifeRock

——–

Posted quinta-feira, setembro 2nd, 2004 under Notícias.

Comments are closed.