The Playboys: ‘Somos Uma Banda Séria’


em 24/09/2004 por Hugo Montarroyos

Queria ter feito a entrevista abaixo com o The Playboys ao vivo. Infelizmente, devido a escassez de tempo, teve que rolar por e-mail mesmo. Mas ainda assim valeu muito a pena. Confira abaixo o papo com João Neto, vocalista do The Playboys, que, entre outras coisas, falou sobre o Movimento do Alto dos Apartamentos de Boa Viagem, Chico Science e da “parceria” com Hermeto Paschoal. Sem contar que ele ainda fez questão de editar minhas perguntas…

No Pan no Rock o show de vocês foi marcado pela ousadia e pelo fato de ironizarem o movimento do Alto José do Pinho e Chico Science. Isso sem falar na parte sonora, que conta com o auxílio de brinquedos.

Antes de mais nada queremos dizer que nós somos os THE PLAYBOYS, e somos uma banda séria!

Existem tantos movimentos por ai, os Movimentos do Alto José do Pinho (é duca……! ) , do Alto do Mandú, do Alto Santa Isabel e queríamos também entrar nesta onda, por que não? Nós, os “punks perfumados”, absorvemos o que há de melhor na cena musical e colocamos na nossa roupagem, o resultado disto foi a criação do “Movimento do Alto do Apartamentos de Boa Viagem” que vem crescendo a cada ano ( o trânsito no local não nega! ) sem contar que já existe alguns movimentos em paralelo como é o caso do MAACF, nosso primo rico da zona norte, o Movimento do Alto do Arranha Céus de Casa Forte.

Sobre Chico Science, é melhor nem falar nele, pois dizem que falar de defunto dar azar e… VIXE! Chega deu um arrepio aqui…

Então vamos falar dos imitadores do finado carangueijo, e para isto recorremos ao Pai (de santo) Magui que sempre atende nossas preces… Viva Chico!!!

Tocar com instrumentos de brinquedo não é uma criação nossa, isto foi uma idéia de Hermeto Paschoal na época que ensaiávamos juntos em meados de 90. Isto resultou em uma proposta musical inserida na estética da música dodecafônica. Antigamente, os instrumentos de brinquedos eram apenas uma cornetinha e uma guitarrinha de brinquedo, agora temos que ter um mini-caminhão pra transportar todo nosso equipamento que vem aumentando a cada período de acasalamento. Pois como vocês sabem temos dois tecladinhos de brinquedo, um tecladinho macho e outro “fêmi” (tecladinhos de brinquedo se reproduzem tanto quanto hamster, daí vocês tiram ), sem contar com a segunda guitarrinha de brinquedo que está em fase de aperfeiçoamento (a Fender e a Les Paul estão de olho querendo saber o segredo do sucesso dessas guitarrinhas feitas pelo nosso Prof. Pardal) e ainda temos todos os instrumentos de sopros imagináveis que é regido por João Neto, um eterno fã e pupilo de Louis Armstrong.

O que terá de diferente no PE no Rock?

Além dos THE PLAYBOYS ter sido a única banda que vai tocar (tocou nos dois festivais ( PAN E PE NO ROCK), surpresas não faltarão!! De lá pra cá, sem dúvida nenhuma, somos uma banda mais madura, estamos carregando uma bagagem bem maior, fruto de quase de um mês de meditação em um spa na Grécia. Além de todo nosso virtuosismo adquirido, o repertório vai ter uma pegada mais forte, sem contar com as participações especiais ( inclusive do além ) que estão sempre presentes. Por sinal, as nossas queridas Barbies (Backin Ball Cats Barbies) não vão poder ir perfumar o ambiente devido a um show que elas vão ter no interior, perto de Buenos Aires.

Vocês não têm medo de caírem no estigma de “engraçadinhos” ?

Não só engraçadinhos, como também, cá pra nós, somos umas gracinhas, né? ;)

Afinal, vocês estão mais para o pop, o rockabilly ou o punk?

Na verdade, a gente está mais para o erudito…

Todas as nossas músicas são fruto de um árduo trabalho e de um estudo de pós graduação na Berklee Music School from Boston Massachucets, além de ser resultado de uma pesquisa massificante dentre as mais diversas sonoridades e ritmos existentes nos quatro cantos do mundo, é uma mistura que envolve o regional com o universal, muitos costumam chamar de Armorial com guitarras, inclusive as de brinquedo!

Mas… é… tem que escolher entre as três opções?

Podemos pedir ajuda aos universitários de plantão?

Vocês esperavam ser escalados para o PE NO ROCK?

Há cinco anos a gente já vem sendo assediado pra tocar no PE NO ROCK. De lá pra cá, nossos empresários vem estudando a proposta e até que enfim, houve uma brecha na nossa agenda, e estamos aproveitando pra fazer o lançamento do cd “Brincando de Punk” no próprio evento. Vai todo mundo brincar com a gente lá no PE NO ROCK! Vai ser uma festa!

É isso, se quiserem acrescentar alguma coisa, o espaço é de vocês…

Gostaria de aproveitar a oportunidade e falar para todos que o rock n’ roll é contradição! O rock n’ roll é o não-racional miscigenado com as paranóias do mundo! O rock n’ roll também, meus caros amigos, é o filho bastardo do blues! Isto mesmo, é o filho bastardo daquele que um dia cuspiu na tua cara por haver distorções demais, notas de menos, atitudes demais e perfeição de menos, então companheiros, não vamos nos prender a estilos musicais e padrões lobotômicos que entopem seus tímpanos e atrofiam seu cérebro, incapacitando você de raciocinar. Abram seus ouvidos, suas mentes, seus olhos e veja que todos nós somos um emaranhado de sentimentos e incertezas, assim como o rock n’ roll!! Obrigado!!

Links:
» The Playboys no RecifeRock

——–

Posted sexta-feira, setembro 24th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.