Conheças As Atrações do Philips Music World

Philips Music World Festival

em 25/09/2004 por Bruno Negaum e Guilherme Moura

Conheça um pouco mais sobre as atrações que estarão tocando hoje na primeira edição do Philips Music World Festival em Recife. Saca aí:

 Vusi ‘The Voice’ Mahlasela

VUSI “THE VOICE” MAHLASELA (África)

O compositor Yusi tem está completando dez anos de carreira. Yusi cantou na posse do presidente Nelson Mandela, em 1994. Em 1981, aos 16 anos, o cantor entrou para o grupo de poesia Ancestrais da África, que vivia sob a mira do Apartheid. Foi fundindo experiências políticas, a influência maior do compositor chileno Victor Jara, o jazz africano e o folclore do seu país que Mahlasela chegou ao primeiro álbum, “When You Come Back” (1992). De lá para cá, espalhou a sua musicalidade em mais quatro CDs. Entre seus conterrâneos, o cantor é tratado como um tesouro nacional.

MÚSICAS MP3: Melodi ya Melodi (2.65mb), Silang Mabele (5.33 mb) e When You Come Back (3.85mb).

Manecas Costa

MANECAS COSTA (Moçambique)

Entre as várias definições para a música do cantor e violonista Manecas Costa, a mais completa é: “Música tradicional para o século 21”. Nascido em 1967, Costa começou a tocar violão aos nove anos. Costa apareceu para o mundo em 1987, quando foi convidado para participar do festival Decouverte, organizado pela rádio França Internacional. Aos 20 anos, suas letras de conteúdo social e humanitário motivaram a Unicef a nomeá-lo embaixador da boa vontade. Em 1990, conflitos em seu país levaram o músico a Lisboa, onde se estabeleceu e gravou seu primeiro disco, “Mundo di Femia”. Depois de passar o resto da década tocando com o grupo Tama, Costa reassumiu a sua carreira solo e lançou “Fundo di Mato”, cuja faixa-título é hit em Portugal.

MÚSICAS MP3: Paraíso di Gumbe (5.73mb), Fundo di Mato (6.47mb) e Ermons di Terra (6.56mb).

Jane Bunnet e Los Jubilados

JANE BUNNET E LOS JUBILADOS (Cuba)

Canadense de nascimento, parisiense por opção e cubana de coração. Assim é a saxofonista Jane Bunnett, que traz na bagagem duas indicações para o Grammy e o recente título de melhor saxofonista-soprano da revista “Downbeat”. O estilo da saxofonista funde influências de músicos de vanguarda como John Coltrane e Pharoah Sanders, sem deixar de lado aspectos mais fundamentais vindos da música de Duke Ellington e Charlie Parker, por exemplo. Em sua busca pela verdadeira música cubana, ela recebeu a bênção de ilustres músicos do país. Para realçar essa legitimidade, ela vem ao Brasil, acompanhada do grupo Los Jubilados, uma agremiação de músicos de Santiago de Cuba.

MÚSICAS MP3: Almendra (5.24mb), Jane and los Hoyos (6.65mb) e Son Santiaguero (6.41mb).

Ray Lema

RAY LEMA (CONGO) e CHICO CÉSAR (Participação Especial)

A sede de saber e de experimentar torna única a trajetória do pianista e compositor Ray Lema. Dono de um estilo musical que não vê limites na hora de se fundir com outros sons, ele vem encantando músicos, platéias e críticos. A imersão na música ocidental teve início em 1979, quando ele ganhou uma bolsa da Fundação Rockefeller para estudar música nos EUA, onde morou e gravou seu primeiro álbum, “Koteja”. Desde 1981, o pianista vive na França. Ali formou os grupos Carma (com músicos de Camarões, Congo, Haiti e Guadalupe) e Bwana Zoulou Gang. Apesar das bandas, Lema sempre é convidado individualmente para projetos como um disco de Stewart Copeland (ex-baterista do Police) e a composição orquestral com o professor Kirim Stefanov (maestro do Coral de Arte da Bulgária). Neste ano, ele excursiona explorando a “horizontalidade” dos ritmos africanos e a “verticalidade” das melodias ocidentais, sozinho ao piano.

MÚSICAS MP3: Green Light (4.05mb), Partage (4.50mb) e Stop Time (4.75mb).

Dj Dolores: Aparelhagem

DJ DOLORES: APARELHAGEM

Depois do projeto Orchestra Santa Massa, DJ Dolores (A.K.A. Helder Aragão) continua em busca da batida perfeita com sotaque brasileiro. Dessa vez, Dolores cria uma zona de confluência entre as várias expressões da tradição musical urbana do norte e nordeste do país, revistas sob a ótica da eletrônica.

Nesse novo projeto, destacam-se os metais de acento nordestino, melancólicos como velhos temas de reggae, guitarras limpas, plugadas on line, percussão, sintetizadores vintages e laptop.

DJ Dolores entende que o termo “eletrônica” define um modo de produção, de instrumentação, não uma estética final. Diante desse argumento, sente-se livre para se apropriar e reinterpretar toda a rica tradição musical brasileira, dinâmica por natureza, que vem se transformando rapidamente através do contato com os meios de comunicação, as novas tecnologias, e as próprias perspectivas históricas oferecidas pelo mundo contemporâneo.

Em 1997, lançou seu primeiro disco mas já atuava nas pistas de dança do Recife em 1989, na então embrionária cena Manguebeat.

De lá até os dias de hoje, compôs várias trilhas para cinema (O Rap do Pequeno Príncipe contra as Almas Sebosas, Narradores de Javé …), dança (Desatino do Norte, com o Corpo de Baile do Teatro Municipal de São Paulo, Versão ao Vivo, com Peter Diezt …) e teatro (A Máquina, de João Falcão). Seu trabalho tem sido constantemente premiado por público e crítica. Desde 2000 frequenta o circuito europeu de clubes e festivais, tendo realizado em 2003, com a Orchestra Santa Massa, uma tunê de 34 shows entre Europa e Estados Unidos além de tocar nas principais cidades brasileiras.

Em 2004, a banda DJ Dolores: Aparelhagem realizou uma grande turnê por 14 países, incluindo lugares como Turquia, Eslovênia, Macedônia e outros.

Atualmente, Dolores se encontra finalizando o CD deste novo projeto.

CONTATO: djdolores@uol.com.br

MÚSICAS MP3: Dança da Moda (Remix – 7.44mb), Catimbó (2.91 mb) e Dança da Moda (2.55mb).

Serviço:

Festival Philips Music World

Sábado (25/09/2004) 19h

Local: Marco Zero

Preço: grátis – Info: www.musicworld.philips.com.br

Sivuca e Orquestra Sinfônica, Vusi Mahlasela (África), Manecas Costa (Moçambique), Jane Bunnet e Los Jubilados (Cuba), Ray Lema (Congo) + Chico César e DJ Dolores: Aparelhagem

fonte: http://www.musicworld.philips.com.br

Links:
» Site do Philips World Music Festival

——–

Posted sábado, setembro 25th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.