William P Dá Dicas para gravação de cds para o Microfonia

Por Hugo Montarroyos em 26 de outubro de 2004

William P tocando com a banda Diversitrônica

Saiba os cuidados que sua banda deve adotar na hora de produzir o CD
em 26/10/2004 por Hugo Montarroyos

As inscrições para o Microfonia, concurso de bandas que vai credenciar a vencedora à uma vaga no Abril pro Rock 2005, terminam neste sábado, dia 30 de outubro. Pegando esse gancho, decidimos fazer uma série de entrevistas com alguns produtores para que eles dêem algumas dicas de produção para as bandas que vão participar do processo seletivo do Microfonia. O primeiro entrevistado é o produtor e DJ William P do estúdio Mr Mouse, que produziu, entre outros, os discos dos Astronautas, Vamoz e Four Pigs.

William acredita que o cuidado com a parte gráfica do material a ser entregue aos jurados é essencial para uma banda iniciante. “Antes de escutar as músicas de uma banda, o júri inevitavelmente vai ter contato com o CD em si. Então é bom caprichar na capa. Nada de entregar CDr com coisas escritas à mão, porque por mais legais que sejam as músicas, a banda já vai sair em desvantagem em relação a outra banda que tem um material visual mais bacana. E além do mais, todo mundo tem um amigo que faz design e pode fazer uma capinha bacana”, afirma William P.

Outra boa dica que o produtor dá é em relação ao critério a ser adotado na escolha das músicas que vão compor o CD. “No caso de um concurso como o Microfonia, a escolha das músicas que estarão no CD é fundamental, já que o regulamento pede apenas duas músicas autorais e uma cover. Se você tem uma banda com disco gravado, mesmo que seja demo, é bom escolher as duas músicas que impressionarão mais os juízes e colocar a melhor de todas para abrir o CD. O mesmo se aplica para as bandas que ainda não gravaram nada: escolham as melhores e tentem fazer o melhor dentro do que o orçamento de vocês permitir.”, diz.

William também alerta para um pecado comum cometido por nove entre dez bandas iniciantes. “Eu vejo por aí muita banda boa que, em vez de gravar duas ou três músicas num bom estúdio com bons resultados, prefere gravar 15 músicas com o mesmo orçamento num estúdio fuleiro. O resultado acaba sendo tão desastroso que ofusca o que a banda teria de bom para mostrar. No caso do Microfonia, não tem segredo. São só três músicas, então dá pra caprichar,” esclarece.

Quanto aos aspectos técnicos, William P não mede palavras. O ideal é tomar como base o material já gravado por sua banda preferida. “Se a banda já tem material gravado, o ideal é comparar as faixas que serão mandadas pro concurso com faixas de seus artistas preferidos. Itens como volume e qualidade sonora devem ser observados. Se suas músicas estão bem gravadas, com volume e qualidade de um cd comercial, isso pode ser um diferencial fundamental quando elas forem ouvidas junto com as outras concorrentes. Uma boa masterização pode fazer isso pelas suas músicas, mesmo que elas tenham sido gravadas em outro lugar ou há algum tempo atrás,” conclui.

Outro ponto que muitas vezes passa despercebido diz respeito à duração das músicas. “Se suas músicas são muito longas, talvez seja interessante fazer uma versão menor para apresentar no concurso. Imagine se os jurados já tiverem ouvido 50 bandas antes da sua e sua primeira música demora seis minutos pra chegar no refrão. A sensação que vai passar é que a coisa demora demais para chegar no que importa”, aconselha William.

Para terminar, uma dica de quem trabalha no ramo e sabe que tudo pode acontecer nessas horas. “Um conselho que pode parecer óbvio, mas deve ser seguido: teste o seu CD em vários aparelhos. Mesmo com todo o avanço nas mídias e nos gravadores de CD, ainda há chance de seu CD dar pau na frente dos avaliadores. Seguindo essas dicas simples, os avaliadores poderão prestar total atenção ao que realmente importa na sua banda: a música”.

É isso! Seguindo esses passos, suas chances de tocar no APR 2005 ficam ainda maiores. Agora é com vocês!

[ Nota ] Aproveite e leia também as dicas de Carlos Eduardo Miranda (jornalista, produtor e diretor artístico da Trama). Conversamos com ele, antes do Abril Pro Rock 2004, o tema é um pouco diferente, mas tem umas dicas legais de kits/demos para bandas novas. Confira na parte de links…

Mr Mouse Est;udio

Links:
» Site do Mr Mouse Est;udio
» Matéria: ‘CD DEMO NA MÃO ? MIRANDA DÁ AS DICAS’
» Site do Microfonia

——–

%d blogueiros gostam disto: