Carfax: A Evolução Produtiva

Carfax (divulgação)

Conferimos a pré-mix do primeiro cd do Carfax…
em 28/10/2004 por Hugo Montarroyos

Antes do texto de Hugo Montarroyos, acho importante explicar o que é PREVIEW, a nova ‘coluna’ do RecifeRock!.

O Preview é um projeto antigo do site. A idéia é ir aos estúdios e conversar com as bandas durante as gravações. Tentar capturar um pouco desse momento e trazer para o público do site.

Não conseguimos pegar a Carfax no estúdio, mas botamos a mão no pré-mix e Hugo, com ajuda de Iana Reckman, comentam a produção e a sonoridade do primeiro cd da banda.

Aproveitem… enquanto tá quentinho… rock!

Guilherme Moura – RecifeRock!

ps. Os ‘Preview’ já confirmados: Parafusa, Iupi e Rádio de Outono… Fiquem ligados…

Programado para chegar às lojas no final de Novembro, “O Gosto Antigo da Novidade”, primeiro cd da banda Carfax, possui 13 músicas e terá uma tiragem de 2 mil cópias, número expressivo para os padrões de um grupo independente.

O Recife Rock teve acesso à versão pré-mix do álbum, que conta com 5 faixas e dá uma boa pista de como será o disco cheio.

Gravado entre junho e agosto de 2004 no estúdio Via Som, no Pina, e produzido por Paulo Germano Filho e Marcelo Pompi (guitarrista e vocalista do Carfax), o pré-mix na verdade é uma versão mais bem produzida e vitaminada do EP de estréia, gravado em abril do ano passado e resenhado aqui no site.

Entre as músicas que compõem o disco, destaques para a já conhecida “Ainda Queima” (disponível na coletânea virtual “Recife Rock – Um Ano de Rock!”) e o quase hit “Retalhos”. Além delas, também figuram o ska invocado “Corpo Fechado”, a Radioheadiana “Lado a Lado” e o protesto social de “Pega Ladrão”. São pouco mais de 19 minutos que servem de aperitivo para o que ainda está por vir.

“O disco ganhou muito em termos de produção. Nosso primeiro EP foi todo gravado por nós mesmos. Por melhor músico que seja, Pompi não é baterista, mas teve que tocar bateria na gravação daquele EP”, exemplifica Iana Reckman, vocalista do Carfax.

Pois bem, a banda agora ganhou uma formação definitiva, com Marclo Pompi (guitarra/vocais), Iana (vocal), Beto Segundo (guitarra), Ronaldo (baixo) e Galego (bateria).

Iana fala também das mudanças que aconteceram entre o primeiro EP e a estréia em CD. “Mudou tudo. O som está mais encorpado, tem uma densidade maior. Conseguimos arranjos de naipe de metais, ficou bem bacana”, diz.

A arte do disco, feita pelo desenhista Eduardo Henrique Apolônio, é outro destaque. “Ficou muito bonito, com textos e parte gráfica muito bem resolvidos”, comemora Iana.

A evolução produtiva é visível. A produção desta versão pré-mix é caprichada e tudo indica que o disco seguirá essa trilha. Agora é só esperar o lançamento do álbum para conferir o produto final que começou lá atrás, com o lançamento do primeiro EP do Carfax.

Pra fechar… mais uma dica, Carfax toca esse sábado no Pátio de São Pedro. Confira na agenda!

Carfax (divulgação)

Links:
» Carfax no RecifeRock

——–

Posted quinta-feira, outubro 28th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.