
Conferimos a pré-mix do primeiro cd do Carfax…
em 28/10/2004 por Hugo Montarroyos
Antes do texto de Hugo Montarroyos, acho importante explicar o que é PREVIEW, a nova coluna do RecifeRock!.
O Preview é um projeto antigo do site. A idéia é ir aos estúdios e conversar com as bandas durante as gravações. Tentar capturar um pouco desse momento e trazer para o público do site.
Não conseguimos pegar a Carfax no estúdio, mas botamos a mão no pré-mix e Hugo, com ajuda de Iana Reckman, comentam a produção e a sonoridade do primeiro cd da banda.
Aproveitem… enquanto tá quentinho… rock!
Guilherme Moura – RecifeRock!
ps. Os Preview já confirmados: Parafusa, Iupi e Rádio de Outono… Fiquem ligados…
Programado para chegar às lojas no final de Novembro, O Gosto Antigo da Novidade, primeiro cd da banda Carfax, possui 13 músicas e terá uma tiragem de 2 mil cópias, número expressivo para os padrões de um grupo independente.
O Recife Rock teve acesso à versão pré-mix do álbum, que conta com 5 faixas e dá uma boa pista de como será o disco cheio.
Gravado entre junho e agosto de 2004 no estúdio Via Som, no Pina, e produzido por Paulo Germano Filho e Marcelo Pompi (guitarrista e vocalista do Carfax), o pré-mix na verdade é uma versão mais bem produzida e vitaminada do EP de estréia, gravado em abril do ano passado e resenhado aqui no site.
Entre as músicas que compõem o disco, destaques para a já conhecida Ainda Queima (disponível na coletânea virtual Recife Rock – Um Ano de Rock!) e o quase hit Retalhos. Além delas, também figuram o ska invocado Corpo Fechado, a Radioheadiana Lado a Lado e o protesto social de Pega Ladrão. São pouco mais de 19 minutos que servem de aperitivo para o que ainda está por vir.
O disco ganhou muito em termos de produção. Nosso primeiro EP foi todo gravado por nós mesmos. Por melhor músico que seja, Pompi não é baterista, mas teve que tocar bateria na gravação daquele EP, exemplifica Iana Reckman, vocalista do Carfax.
Pois bem, a banda agora ganhou uma formação definitiva, com Marclo Pompi (guitarra/vocais), Iana (vocal), Beto Segundo (guitarra), Ronaldo (baixo) e Galego (bateria).
Iana fala também das mudanças que aconteceram entre o primeiro EP e a estréia em CD. Mudou tudo. O som está mais encorpado, tem uma densidade maior. Conseguimos arranjos de naipe de metais, ficou bem bacana, diz.
A arte do disco, feita pelo desenhista Eduardo Henrique Apolônio, é outro destaque. Ficou muito bonito, com textos e parte gráfica muito bem resolvidos, comemora Iana.
A evolução produtiva é visível. A produção desta versão pré-mix é caprichada e tudo indica que o disco seguirá essa trilha. Agora é só esperar o lançamento do álbum para conferir o produto final que começou lá atrás, com o lançamento do primeiro EP do Carfax.
Pra fechar… mais uma dica, Carfax toca esse sábado no Pátio de São Pedro. Confira na agenda!

Links:
» Carfax no RecifeRock
——–