Hanagorik: “Qual É A Cena Rock Que Existe ?”


em 26/11/2004 por Hugo Montarroyos

Principal representante do cenário pesado de Pernambuco, o Hanagorik tem uma larga experiência em concursos. Entre tantos que já participou, o grupo conquistou o terceiro lugar no “Festivalda” , festival de porte nacional que contou com a participação de bandas dos mais variados estilos. Abaixo você confere a entrevista feita com Tuca , guitarrista do Hanagorik, que conta sobre a experiência da banda nesse tipo de evento e questiona a existência de uma “cena rock” em Pernambuco.

Qual a experiência do Hanagorik em concursos de bandas ? De quais vocês já participaram ?

Participamos do “Recife Rock Fest” (promovido pela “Arte-Viva”), em 1993, “Skol Rock” 96 e 97, “Rock Brigade/Boss” 96 e “Festivalda” Brasil 99.

Vale a pena participar desses concursos ? O que muda na vida de uma banda após tocar nesses festivais ?

O Grande lance, pelo menos para o Hanagorik, era a oportunidade de tocar para um grande público, numa aparelhagem legal, e tornar a banda mais conhecida. Então posso dizer que valeu mesmo a pena, pois tivemos a oportunidade de apresentar nosso som para um tipo de público que normalmente não iria à um show de metal.

Qual foi a maior injustiça que você já testemunhou num concurso ?

Quando falamos de concurso, os resultados e opiniões são muito relativos, pois na maioria das vezes o cara que está julgando tem o seu próprio gosto musical. Se ele gosta de The cure, por exemplo, dificilmente vai votar numa banda que tenha um som como o Led Zeppelin, e vice-versa.

Não me venha falar de ser justo e imparcial porque o jurado não pode lutar contra sua natureza. Em 99, no “Festivalda”, havia uma ótima banda chamada Banguela-Banguela, que eu jurava que iria levar o primeiro lugar. No final das contas, eles não ficaram nem entre os três primeiros.

Você se arrepende de ter participado de algum concurso ?

De forma alguma !

Alguns alegam que concursos são nocivos porque estimulam a competição entre as bandas, fragmentando a cena e promovendo a desunião entre as bandas. Você concorda com isso ?

Isso é demagogia, pois competição existe no dia-a-dia e em qualquer forma de arte ou trabalho. Ou será que as bandas mesmo de forma velada não estão sempre competindo ? Será que a mídia, quando diz que uma banda é melhor do que a outra, não está alimentando uma forma de competição entre elas ? Qual é a cena rock que existe em Pernambuco ? Eu estou falando as coisa comunitária mesmo, das pessoas se ajudando e abrindo os caminhos de um único objetivo. Desde os meio dos anos 70 estamos vivendo a era do egoísmo, onde todos querem se dar bem, muitas

vezes passando por cima do próximo. O Hanagorik tem várias bandas realmente amigas, no Recife, no interior e no exterior. Mas nunca conseguiram trabalhar como uma unidade. A diferença é que a competição nos festivais é institucionalizada. E esse papo de competição vem desde a época dos Beatles e Beach Boys !!! E até certo ponto foi saudável para ambos. É graças a competição que hoje temos duas obras-primas que são “Sg. Peppers” e o “Pet Sounds”.

Se lembra de alguma história estranha que tenha acontecido em algum concurso ?

Um dos fatos mais estranhos foi o Hanagorik ter ficado em terceiro lugar no “Fetivalda” 99, num festival em que haviam bandas realmente muito competentes e que tocavam um estilo bem mais pop que o nosso.

Entramos como “Carcaças e Carcarás” e o nosso cover foi “Tomorrow Never Knows”, da fase psicodélica dos Beatles, num arranjo completamente chapado. No entanto, abocanhamos o terceiro lugar e realmente foi uma surpresa para nós, pois não esperávamos sequer ser selecionados quando mandamos o material.

Que conselhos você dá para as bandas que estão dispostas a participar de algum concurso ?

O mesmo conselho que daríamos a nós mesmos: vão em frente, aprendam com a experiência e a usem da melhor forma quando realmente engrenarem uma carreira, pois vai chegar um tempo em que vocês irão trilhar por outras paias. E, afinal, como disse o sábio Geraldo Vandré: “A vida não se resume a festivais”.

Quem será o grande vencedor da final do Microfonia ?

A resposta vocês saberão aqui no RecifeRock!

Links:
» Hanagorik no RecifeRock

——–

Posted sexta-feira, novembro 26th, 2004 under Notícias.

Comments are closed.