Começa Hoje o Pré Amp 2005

A Roda

em 31/01/2005 por Guilherme Moura

Release:

A Articulação Musical Pernambucana (AMP) realiza pelo segundo ano consecutivo o PRÉ AMP . Uma mostra que pode ser considerada um verdadeiro mosaico da diversidade musical do Estado, pois leva ao palco montado na Rua da Moeda, lado oriental do Bairro do Recife Antigo, 30 apresentações entre grupos e cantores que representam os mais diversos estilos (gêneros) e propostas de música produzida em Pernambuco. Frevo, samba, rock, punk rock, reggae, maracatu, hip-hop, mpb, jazz, chorinho e outros gêneros da música vão desfilar nos quatros dias do evento. Para valorizar e estimular essa diversidade, a AMP, nesta edição lança a Campanha “Ouça Pernambuco” (abaixo).

De 31 de janeiro a 03 de fevereiro o PRÉ AMP (apesar de não ser um evento carnavalesco) será a atração da semana pré-carnavalesca para nativos e turistas que não podem esperar até o início do reinado de Momo para cair na folia. Com apoio direto da Prefeitura da Cidade do Recife, o evento já faz parte do calendário cultural do Recife e sua realização inserida no carnaval Multicultural da Cidade. O PRÉ AMP é um dos apoiados pela PCR dentro do PROGRAMA PARA A CULTURA como vetor de desenvolvimento (geração de renda, fomento à produção e inclusão social).

Em 2004, primeiro ano do PRÉ AMP um público de mais de 5 mil pessoas por noite prestigiaram o evento que ficou marcado pela sua qualidade e diversidade. Vinte e seis atrações se apresentaram durante 4 dias naquele ano. Bonsucesso Samba Clube, Erasto Vasconcelos, Mombojó, Comadre Fulosinha, Orquestra Popular do Recife, Faces do Subúrbio, Siba e a Fuloresta, Cascabulho e Alex Mono, dividiram democraticamente o palco, com Maracatu Leão Misterioso, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Procurados, 3 ETs Records, Santa Fogo, Cila do Coco, Negroove, entre outros nomes.

Em 2005, a Articulação Musical Pernambucana monta a grade de apresentações mantendo os critérios que prevaleceram no primeiro ano. Grau de participação e envolvimento junto à entidade como também; a diversidade da cena musical em Pernambuco; associados que participam das discussões nas reuniões, fóruns e seminários da entidade; expressões artísticas dos movimentos sociais da periferia que trabalham com a perspectiva de uma sociedade mais justa e solidária; trabalhos de bandas e artistas que durante o ano tiveram participação ativa e relevante no cenário cultural do estado; bandas e artistas que expressam originalidade criativa e artística. Mas prevalecendo sempre o critério de ser um trabalho artístico de qualidade profissional.

Homenagem: A AMP institui que a partir deste ano o festival terá sempre um homenageado. Nesta edição a escolha foi para o Maestro Ademir Araújo e Orquestra Popular do Recife, que neste ano completa 30 anos ininterruptos e que está lançando o seu primeiro cd “Olha o Mateus”.

CAMPANHA “OUÇA PERNAMBUCO”

A dificuldade de divulgação nas rádios e tevês da música produzida em Pernambuco tem sido o maior entrave para o seu desenvolvimento. Considerando o resultado do estudo da cadeia produtiva da música, que foi uma promoção conjunta da secretaria de Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, do Centro Josué de Castro e do SEBRAE-PE, a Articulação Musical Pernambucana (AMP) decidiu lançar este ano no PRÉ AMP uma campanha pela valorização da diversidade musical pernambucana. Durante todo o festival através de panfletos e intervenções dos apresentadores, nos intervalos dos shows, o público será estimulado (como ouvinte e telespectador) a ligar para rádios e tevês locais e sugerir a execução da música produzida no estado na grade de sua programação.

Sem pretensão de ser dominante ou hegemônico por parte de algum gênero ou tendência estética e ciente da diversidade musical de Pernambuco, a campanha visa atender uma demanda contida de música tradicional ao universo pop, do rock ao frevo, do samba ao tecno, do reggae ao instrumental, entre outros ritmos e gêneros produzidos no Estado, da periferia ao centro, do litoral ao sertão, passando pelas zonas da Mata e Agreste.

Não é nenhuma novidade que Pernambuco é uma mina inesgotável de produção musical, tornando-se destaque no cenário nacional e internacional. Artistas e grupos de Pernambuco estão sempre sendo alvo de interesse na mídia, dentro e fora do Brasil. Em festivais e eventos internacionais, em especial na Europa, a música produzida em Pernambuco tem seu lugar reservado. Mas isso não tem refletido positivamente na mídia de rádios e tevês locais, muitas dessas com programação Pácua & Via Satélite, centralizadas no eixo Rio – São Paulo, o que causa uma perda não só para o mercado de trabalho dos músicos, como também perde a população que se vê preterida do acesso ao que de melhor é produzido, musica de qualidade, por isso Ouça Pernambuco e viva a diversidade.

ATRAÇÕES

Todas as apresentações serão acompanhadas pelo Retinantz (trabalho paralelo do Media Sana, de Gabriel Furtado, Igor Medeiros e Queopes Negão), que fará um trabalho de projeção semelhante a primeira edição do evento em 2004, mas trazendo algumas surpresas para este ano.

SERVIÇO: PRÉ AMP 2005

Dias: 31 de janeiro e 01, 02, 03 de fevereiro

Hora: a partir das 20 h

Local: Rua da Moeda (Bairro do Recife Antigo)

Realização: Articulação musical Pernambucana (AMP)

Patrocínio: Secretaria de Cultura da cidade do Recife

Informações: Flávio Mamoha (coordenador geral da AMP) – (81) 8811-2272

SEGUNDA 31/01

20:00 Orquestra de Frevo Arabiando

20:50 Carol Pinheiro

21:30 A Roda

22:20 Grupo Terra

23:10 Paisagem do Caos

23:55 Bongar

00:30 Pácua & Via Sat

TERÇA 01/02

20:00 Estuário

20:40 Mula Manca

21:20 Zantorriff

22:30 Favela Reggae

23:20 Tha Playboys

00:00 Sambohêmios

00:45 Ylê de Egbá

QUARTA 02/02

20:00 OK Victoria

20:40 Almir de Oliveira

21:20 Iuri Bambas

21:55 Mira Negra

22:35 Volver

23:15 Eta Carinae

23:55 Astronautas

00:45 Devotos

QUINTA 03/02

20:00 Valéria Pimentel

20:40 A Moenda

21:20 HOMENAGEM a Maestro Formiga e Orquestra Popular do Recife

22:00 Êxito D´Rua e Donas

22:40 Azabumba

23:20 Zeh Rocha e Flor de Cactus

00:00 Maracatu Estrela de Ouro de Aliança

00:45 Éder “O” Rocha

01:25 Coquistas do Amaro Branco

Mula Manca e a Triste Figura

——–

Posted segunda-feira, janeiro 31st, 2005 under Notícias.

Comments are closed.