
em 04/02/2005 por Guilherme Moura
Conheça um pouco mais sobre as bandas que estarão tocando hoje na primeira noite do Rec-Beat 2005. Olha aih:
![]() |
FACES DO SUBÚRBIO (Recife/PE)
Há 12 anos a banda Faces do Subúrbio incrementa a cena musical pernambucana com sua música, híbrido de rap e embolada (preocupação com a preservação dos ritmos nordestinos). Música para pensar, que denuncia a cruel realidade das periferias, sem perder o encanto, um verdadeiro convite à reflexão acerca das disparidades sociais, através da música, motivo pelo qual a banda foi indicada ao Grammy Latino, sendo a única banda de Rap brasileira que concorreu ao prêmio, atravessando com o nome de Pernambuco diversas fronteiras. No seu novo trabalho intitulado “Perito em Rima”, a banda, com nova formação, aproveita para anunciar em alto e bom som que ao contrário do que muitos pensam está de volta com toda força. Repaginada, entretanto com a mesma essência. Faces do Subúrbio é a prova cabal que o subúrbio é, pensa, sente, que as pessoas de lá são como qualquer outra, buscam incessantemente a felicidade, a paz, a oportunidade, mas que vivem em condições desiguais, as quais geram revoltas que são demonstradas de diversas formas. Eles escolheram a música para tentar acordar o asfalto.
Integrantes: DJ Beto (pick ups), Eduardo Slap (baixo), Oni (guitarra), Perna (bateria) Tiger (vocal) e Zé Brown (vocal)
Site: Faces do Subúrbio no RecifeRock
MP3: Homens Fardados (4.18 mb)
Último Show no Recife: Palco Underground agosto/2004 Campo Grande
![]() |
OS REPLICANTES (Porto Alegre/RS)
No final de 1983, os gaúchos Claudio Heinz, Heron Heiz, Carlos Gerbase e Luciana Tomasi compram uma guitarra e um baixo Rey, um amplificador Giannini, um microfone e uma bateria Pinguim. Montam tudo em uma garagem da Marques do Pombal e começam a fazer músicas, ou melhor, punk rock. Num belo dia, já em 84, o amigo Wander Wildner aparece na garagem com uma guitarra Veronese e tenta tocar com eles, mas a tentativa é frustrada. Wander passa um mês ouvindo uma fita cassete com as músicas gravadas e, em outro ensaio, as coisas funcionam perfeitamente. Em 16 maio de 84 fazem o primeiro show oficial, no bar Ocidente, em Porto Alegre. Canções como “Surfista Calhorda”, “Nicotina” e “Sandina tornam-se verdadeiros hinos. Depois de quatro discos lançados, Wander sai dos Replicantes em 89. Gerbase assume os vocais e Cléber Andrade, a bateria. Em 2002, Gerbase deixa a banda e, difícil de acreditar, Wander volta aos vocais. Lançam um álbum e fazem sua primeira tour internacional em maio de 2003, com 24 shows em sete países europeus: Suíça, Bélgica, Holanda, Noruega, Suécia, Finlândia e Alemanha, tocando com bandas como Dead Kennedys e Molotov Cocktail. Em setembro de 2004 lançam o álbum “Em Teste”, coroando os 20 anos da banda de punk rock mais amada do Brasil.
Integrantes: Wander Wildner (vocais e guitarra), Cláudio Heinz (guitarra), Heron Heinz (baixo) e Cleber Andrade (bateria).
Site: http://www.osreplicantes.net
MP3: Agora é Tarde (2.68 mb)
Último Show no Recife: Abril Pro Rock 2000 – Pavilhão do Centro de Convenções
![]() |
CHINA (Recife/PE)
Depois de quase cinco anos à frente do Sheik Tosado (grupo de carreira meteórica), e de ter participado do Rock in Rio 3 como uma das atrações do Palco Mundo, China decidiu largar a banda para cuidar de outros afazeres. Mas a saudade dos palcos foi maior, e em 2002 apresentou no festival Humaitá pra Peixe (RJ) o protótipo do que seria a sua nova música. Na época, o selo Cardume começava a se organizar e a empatia foi mútua. O pernambucano percebeu que ali teria espaço para trabalhar seu disco com tudo o que estava faltando no mercado fonográfico: Liberdade. Aí, foi só lapidar a concepção, as músicas, e os parceiros que estariam nessa empreitada. Foram dois anos de muito trabalho e de várias idéias que acabaram resultando em “Um Só”, seu disco de estréia. O estilo de sua música? China se pergunta até hoje. “Samba pesado, Bossa Nova pós moderna, intimismo tropical, samba nervoso? É ouvir e tirar as suas próprias impressões.”
Integrantes: China (vocais), Rafael (bateria), Hugo Gila (baixo e microcord), Pierre (teclado) e Bruno Ximarú (guitarra)
Site: China no RecifeRock
MP3: Um Só (2.38 mb)
Último Show no Recife: Cidade de Andada na Rua Nova – Maio/2005
![]() |
NEGROOVE (Recife/PE)
Som dançante e meio irresponsável. Sarcástico e com recheio. “Rico de nascença”, mas a fim de se misturar nas ruelas suburbanas mais longínquas. O nome Negroove surgiu entre uma cerveja e outra, no pátio de São Pedro, numa Terça Negra no fim de 2001. Passaram a encontrar-se na Maturi Records (protótipo de estúdio, clube de campo e eventual residência de Pedro Aléssio, um dos fundadores da banda), remontaram e desmontaram a formação algumas vezes, até chegarem na atual. A estréia nos palcos veio em novembro de 2003. A banda produz um som inspirado na alegria do samba, na febre do funk que contagiou o mundo em 70 e na sonoridade afro-brasileira. Essa mistura compõe o cabedal da Negroove, na tentativa de fundir diversão e musicalidade numa só idéia.
Integrantes: Jr. Black (voz e efeitos), Zay (vocais), D. Meileres (vocais), Ivan Leite (guitarra), Jabah (guitarra), Paulinho Banana (baixo), Mavi Pugliese (sax), Sebba Man (percussão), Cristiano Lemgruber (bateria)
Site: Negroove no RecifeRock
MP3: Caipora Maturi (5.97 mb), Exu Aspartame (4.71 mb) e O Incrível Homem de R$ 9,14 (3.91 mb)
Último Show no Recife: Rinha dos Movimentos na MAC/Olinda em janeiro/2005
![]() |
RÁDIO DE OUTONO (Recife/PE)
Uma banda de rock-sem-guitarra. Com quase quatro outonos de vida, uma demo muito bem falado e um público fiel, o grupo vem sendo um dos destaques da nova cena musical pernambucana, graças à alegria e espontaneidade do seu pop’n’roll. Os mais de 30 shows que fizeram em 2004 serviram de preparação para o CD que acabam de gravar. O disco, que teve a produção dos DJ’s Léo D. e William P., será a primeira cria do selo Coquetel Molotov Records, e tem previsão de lançamento para o dia 20 de março, quando o outono chegar. Enquanto não chega, a banda disponibiliza em seu site o single “Além da razão”, que, assim como os shows, tem lhes rendido ótimos comentários.
Integrantes: Bárbara Jones (voz e efeitos), Gleisson Jones (bateria e voz), Júnior Vieira (teclado e voz) e Kleber Crócia (baixo e voz)
Site: Rádio de Outono no RecifeRock
MP3: Além da Razão (4.39 mb) e Sabe-Tudo (1.96 mb)
Último Show no Recife: Rock na Tamarineira em janeiro/2005
Serviço:
RecBeat 2005 (primeiro dia)
Sábado (05/02/2005) 19h
Local: Cais da Alfândega (Recife Antigo)
Preço: grátis – Info: n/d
Faces do Subúrbio, Os Replicantes (RS), China, Negroove, Rádio de Outono e Afoxé Oxum Pandá
fonte: assessoria de imprensa Rec-Beat 2005
——–