Confira o Regulamento do ‘Claro Que É Rock’

Claro que é Rock

em 01/03/2005 por Guilherme Moura

Pronto, o site do ‘Claro que é Rock’ já está no ar, o endereço é http://www.claroideias.com.br. Pra facilitar pra todos, eu peguei o regulamento do festival em flash e transformei em texto.

Só pra lembrar, o ‘Claro que é Rock’ é um concurso para novas bandas de Rock, que passará por 8 cidades brasileiras. A primeira etapa vai rolar aqui no Recife no primeiro dia do Abril Pro Rock 2005. O esquema é assim: você inscreve sua banda no site do concurso e envia o material (cd + release + foto + documentos) para a Caixa Postal do evento no Rio de Janeiro (estranho isso né ?), até o dia 01 de abril; uma comissão vai selecionar 5 bandas de todo nordeste que se apresentarão na sexta-feira do Abril Pro Rock, junto com Placebo e uma banda nacional (a ser definida); o ganhador da etapa Recife leva R$ 15 mil em equipamentos e ganha uma vaga na final do concurso em setembro.

Ainda tem dúvidas ? claroqerock@claro.com.br

REGULAMENTO DO CONCURSO “CLARO QUE É ROCK”

1 – A CLARO, através do evento “CLARO QUE É ROCK”, realizará um concurso para seleção de novas bandas de Rock, em todo o Brasil, entre os meses compreendidos entre fevereiro e setembro de 2005.

2 – O concurso tem como objetivo revelar novas bandas de Rock, em todo o Brasil, incentivando o surgimento de novos conjuntos musicais do mesmo gênero (Rock).

3 – Estarão aptos para concorrer, nas etapas seletivas, conjuntos musicais compostos por, no máximo, 8 (oito) integrantes, residentes e domiciliados no Brasil que não possuam contrato ou qualquer outra espécie de vínculo comercial com gravadoras, ou que não tenham lançado qualquer gravação em disco, compact disc, e/ou mesmo qualquer outro tipo de gravação que tenha sido veiculada comercialmente.

4 – Participantes menores de 18 (dezoito) anos, deverão apresentar autorização dos pais, curador ou representante legal, com firma reconhecida, devidamente acompanhada da autorização do Juizado da Vara da Infância e da Juventude, quando e ser for o caso, para participação no Concurso “CLARO QUE É ROCK”, e nas demais apresentações públicas previstas neste Regulamento.

5 – O não cumprimento por parte dos participantes, de qualquer das normas, condições e prazos estipulados no presente concurso, inclusive, mas não excluindo, a falta em alguma das etapas seletivas e/ou etapas finais resultará na sua imediata eliminação do concurso.

6 – Fica desde já acertado que os participantes e/ou seus representantes legais responsabilizam-se total e exclusivamente por todos os seus atos, isentando a CLARO de qualquer responsabilidade ou obrigação, podendo vir a responder, civil e criminalmente, por eventuais danos ocasionados na consecução do concurso.

7 – Fica vedada a participação de funcionários da empresa organizadora do evento, da CLARO e todos os seus sub-contratados, assim como de seus cônjuges e filhos, bem como a participação de um mesmo integrante em duas bandas distintas.

8 – Cada banda deverá eleger um de seus integrantes como seu líder, junto à produção do “CLARO QUE É ROCK”, que será denominado simplesmente “REPRESENTANTE”, e que ficará responsável pelo preenchimento e assinatura da ficha de inscrição, consignando sua concordância com relação às condições dispostas nesse Regulamento. Fica desde já entendido que os demais integrantes da Banda estarão automaticamente de acordo com o regulamento e demais acordos contratuais que porventura forem formalizados.

9 – O concurso será realizado em 2 (duas) etapas, quais sejam:

9.1. – A 1ª etapa da seleção será iniciada em 15 de abril de 2005, consistindo na fase eliminatória do Concurso “CLARO QUE É ROCK”, sendo denominada “SELETIVAS CLARO QUE É ROCK”, e a ser dividida em 3 fases, com a seleção de 08 (oito) Bandas no total, a saber:

9.1.1. – A 1ª fase consistirá no ato de preenchimento da inscrição e do envio do material disposto no Artigo 6º para a Caixa Postal 37.808, CEP 22.640-970- Rio de Janeiro – RJ, até o dia 01 de abril de 2005.

9.1.2. – A 2ª fase consistirá na análise e na seleção, por uma Comissão composta por profissionais de notório conhecimento musical, de todo o material encaminhado no ato da inscrição das Bandas, para definição das 05 (cinco) melhores Bandas de cada uma das cidades em que estarão sendo realizados shows. As Bandas selecionadas nesta fase receberão uma carta com aviso de recebimento da Comissão, em que deverão encaminhar as informações solicitadas a um e-mail a ser fornecido pela comissão, dentro de um prazo de no máximo 02 (dois) dias, a serem contados da data de recebimento da carta. Os selecionados nessa fase estarão se apresentando, entre os dias 15 e 30 de abril de 2005, na cidade mais próxima, conforme o ítem 9.1.3, abaixo transcrito.

9.1.3 – Na 3ª fase eliminatória, as Bandas que forem selecionadas pela Comissão estarão se apresentando nas seguintes cidades: Recife, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Brasília, Campinas, São Paulo e Rio de janeiro. Ao final da apresentação será anunciada a Banda vencedora de cada cidade totalizando a seleção de 08 (oito) Bandas, bem como será realizado Show da banda “Placebo”, em cada uma das capitais dessa etapa seletiva.

9.1.4 – As Bandas escolhidas na 3ª fase eliminatória receberão da CLARO o valor equivalente a R$ 15.000,00 (quinze mil reais) em equipamentos de som, a serem escolhidos à critério exclusivo das Bandas. No ato de compra dos aludidos equipamentos de som, os participantes deverão estar acompanhados de um representante e/ou funcionário indicado previamente pela organização do evento.

9.2. – Na 1ª etapa da seleção, os participantes ficam desde já cientes de sua total e exclusiva responsabilidade quanto ao transporte, alimentação, locomoção, hospedagem dos integrantes das Bandas e de seus familiares, bem como ficam responsáveis pelo custeio e manutenção dos instrumentos musicais utilizados nas apresentações referentes a esta etapa.

9.3. – A 2ª etapa da seleção ocorrerá nos mês de setembro de 2005, consistindo na fase final do concurso, com a realização de shows de bandas nacionais e internacionais de renome, ainda a serem definidas pela CLARO, nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, e com a participação das 08 (oito) bandas finalistas, na forma do item 9.3.5, que estarão concorrendo nesta etapa da seleção. Na 2ª etapa ocorrerá a venda de ingressos para o público em geral, ficando desde já o participante ciente de que não receberá qualquer porcentagem na remuneração auferida por conta dos Shows, não se limitando ao recebimento de royalties.

9.3.1.- A Comissão Organizadora do Evento através de carta, com aviso de recebimento, comunicará aos representantes das 08 (oito) Bandas finalistas as datas e locais dos shows que serão realizados nesta 2ª etapa da seleção.

9.3.2. – Os integrantes das 08 (oito) Bandas finalistas receberão da Comissão Organizadora do Evento, o transporte terrestre de ida e volta de todos os participantes das Bandas e de seus instrumentos musicais para os locais das apresentações, incluindo a sua hospedagem.

9.3.3 – Na 2ª etapa do Concurso “CLARO QUE É ROCK”, as 08 (oito) Bandas selecionadas serão avaliadas por um Júri composto por:

2 (dois) membros do Estúdio de Gravação “Toca do Bandido”;

1 (um) jornalista especializado;

2 (dois) especialistas do meio musical;

1 (um) voto do público (formato a ser definido pela CLARO).

9.3.4 – Fica desde já acertado que as decisões do júri serão irrecorríveis.

9.3.5 – No mês de setembro de 2005, serão realizados 2 (dois) shows na cidade do Rio de Janeiro, cujas datas serão informadas aos participantes mediante carta descrita no item 9.3.1, no seguinte formato:

1° dia de Show:

Palco Principal – Apresentação de Bandas Nacionais e Internacionais de renome, a serem definidas pela CLARO;

Palco “Demo Hits” (2º Palco) – Apresentação das 4 (quatro) primeiras Bandas selecionadas na 1ª etapa da seleção;

2° dia de show:

Palco Principal – Apresentação de Bandas Nacionais e Internacionais de renome, a serem definidas pela CLARO;

Palco “Demo Hits” (2º Palco) – Apresentação das 4 (quatro) últimas Bandas selecionadas na 1ª etapa da seleção.

9.3.6 – No mês de setembro de 2005, serão realizados 2 (dois) shows na cidade de São Paulo, cujas datas serão informadas aos participantes mediante carta descrita no item 9.3.1, no seguinte formato:

1° dia de show:

Palco Principal – Apresentação de Bandas Nacionais e Internacionais de renome, a serem definidas pela CLARO;

Palco “Demo Hits” (2º Palco) – Apresentação de Bandas selecionadas na 1ª etapa da seleção;

2° dia de show:

Palco Principal – Apresentação de Bandas Nacionais e Internacionais de renome, a serem definidas pela CLARO;

Palco “Demo Hits” (2º Palco) – Apresentação de Bandas selecionadas na 1ª etapa da seleção. No 2º dia de show, será anunciada a Banda vencedora do Concurso “CLARO QUE É ROCK”.

9.3.7 – As Bandas selecionadas para a 2ª (segunda) etapa do Concurso “CLARO QUE É ROCK”, deverão submeter-se ao plano de palco, rider e músicas do repertório a ser fornecido pela Comissão Organizadora.

9.3.8- As 8 (oito) bandas selecionadas estarão automaticamente participando do evento “DEMO HITS” e poderão ter seus nomes e imagens divulgados em todos os meios de comunicação estipulados naquele regulamento. Para maiores informações, vide regulamento da Promoção “DEMO HITS” que se encontra disponível no site www.claroideias.com.br.

10 – As inscrições serão efetuadas através do preenchimento completo de “Ficha de Inscrição” que estará disponibilizada no site www.claroideias.com.br. As “Fichas de Inscrição” deverão ser encaminhadas para a Caixa Postal 37.808, CEP 22.640-970 – Rio de Janeiro- RJ, até 1 de Abril de 2005, acompanhada dos seguintes materiais/documentos:

– 01 (um) CD com até 2 (duas) músicas inéditas que deverão ser encaminhadas em arquivo de áudio normal ou em MP3, devidamente identificado com o nome da Banda e seus componentes; Foto da Banda com todos os seus integrantes em formato digital ou impressa em papel fotográfico;

– Cópia dos documentos de identidade e CPF de todos os componentes da Banda;

– Descrição da Banda identificando cada um dos seus componentes, com o respectivo instrumento que cada um toca, bem como histórico/ release da Banda;

– Para as Bandas que gravarem músicas em língua estrangeira faz-se necessário o envio da letra e tradução literal para a língua portuguesa;

– Todos os integrantes das Bandas participantes, ainda que menores de 18 (dezoito) anos, deverão assinar e enviar, junto com a Ficha de Inscrição e o CD, o Termo de Cessão de Uso de Direitos Autorais, assim como o Termo de Cessão de Uso de Imagem, Som e Voz, que estão disponíveis no site www.claroideias.com.br, atribuindo a cessão de uso destes direitos à CLARO e demais Produtores do “CLARO QUE É ROCK”, sob pena de desclassificação. Na hipótese de o participante ser menor de 18 (dezoito) anos, os Termos de Cessão deverão estar assinados por um de seus pais, curador ou responsável legal, ficando acertado que todos os Termos de Concessão deverão ter suas firmas reconhecida em Cartório.

11 – Em todas as fases seletivas do concurso “CLARO QUE É ROCK”, cada uma das Bandas participantes fará uma apresentação com duração de até 20 minutos, com a execução de no mínimo 2 (duas) músicas.

12 – Em caso de força maior que obrigue o cancelamento de qualquer etapa ou fase das eliminatórias, as apresentações serão transferidas para novas datas que deverão ser informadas pela Organização através de cartas com Aviso de Recebimento.

13 – A organização do Concurso, a seu exclusivo critério, poderá modificar as datas e os locais de apresentação das Bandas participantes, ficando responsável pelo envio de carta, com aviso de recebimento, para cada uma das bandas selecionadas.

14 – A Comissão Organizadora estabelecerá os horários para ensaio e passagem de som, ficando desde já acertado que as Bandas selecionadas deverão obedecer a estes horários para reconhecimento de palco, equalização de som, aquecimento e apresentação, sob pena de desclassificação imediata da Banda.

15 – As Bandas participantes devidamente inscritas e cientes deste Regulamento, autorizam, neste ato, a gravação de áudio e/ou vídeo, filmagem das apresentações, com o objetivo exclusivo de divulgação dos materiais promocionais do concurso, o direito de gravação de todas as músicas e 5 (cinco) fotos da Banda, para fins de download e uso em wallpapers de celulares, independente de qualquer ônus para CLARO.

16 – No momento da inscrição, os participantes assumirão toda e qualquer responsabilidade no que se refere à autoria da música inscrita, bem como sua utilização no concurso “CLARO QUE É ROCK”, de acordo com o exposto neste regulamento, isentando a CLARO, a partir deste momento, de todo e qualquer pleito ou reivindicação de terceiros. Os participantes declaram, ainda, que não existe qualquer impedimento legal ou contratual que impossibilite a utilização das músicas inscritas E QUE DESDE JÁ AUTORIZAM a usar, a divulgar e a ceder, a quaisquer terceiros de seu interesse, seu nome, imagem, voz, declarações, gravações, entrevistas, e quaisquer reproduções daí derivadas, em todo mundo, através dos meios de comunicação, tais como rádio, televisão, revista, jornal, material de marketing, internet, dentre outros meios de comunicação de mídia eletrônica ou impressa existentes e que venham a ser criados; podendo para tanto e, inclusive, nas mesmas condições previstas serem exibidos juntamente com a sua imagem, na qualidade de seu representante, sem quaisquer restrições, os logotipos da empresa “CLARO”, tudo isto vinculado a sua participação no concurso.

17 – A Banda vencedora receberá os seguintes prêmios:

a) Gravação, em um estúdio de renome nacional, de um CD que será finalizado sob custeio exclusivo pela CLARO;

b) Gravação de 02 Vídeo Clipes;

c) A Patrocinadora Oficial do Evento, em nome do festival “CLARO QUE É ROCK”, estará oferecendo, a título de premiação, uma Van para a Banda, ficando a última inteiramente responsável pelo zelo e manutenção do veículo, comprometendo-se ainda a Banda a utilizar a Van adesivada para fins de turnê, por no mínimo 1 (ano), e divulgar, pelo período mínimo de 1 (um) ano, a patrocinadora “CLARO” nos eventos/ shows que participar.

18 – Fica vetada a participação da Banda vencedora em shows, locais ou eventos patrocinados por outras empresas atuantes no mercado de telecomunicações pelo período de 1 (um) ano a contar da data do anúncio do ganhador.

19 – A Patrocinadora Oficial do evento “CLARO”, poderá a qualquer momento abdicar, sem qualquer justificativa, do seu direito de divulgação dos materiais promocionais e correlatos, bem como exigir a paralisação da divulgação de sua marca pela Banda vencedora nos shows que serão realizados, e ainda exigir a devolução de todo o material que contenha sua logomarca ou do seu nome.

20 – As Bandas concorrentes e/ou seus integrantes não poderão, em qualquer hipótese, fazer menção negativa ao concurso, ao festival, a organizadora e/ou a Patrocinadora do evento, sob pena de sua imediata desclassificação no Concurso “CLARO QUE É ROCK”, independentemente das cominações legais não se limitando às perdas e danos que porventura vierem a ser apuradas.

21 – Fica vedada a participação de Bandas que contenham em suas vestimentas, equipamentos e acessórios, a logomarca de empresas concorrentes à Organizadora e/ou a Patrocinadora do concurso “CLARO QUE É ROCK”.

22 – Os casos não previstos neste Regulamento, serão submetidos, analisados e decididos pela Comissão Organizadora do Concurso “CLARO QUE É ROCK”.

Documentação do festival:

Termo de Concessão de uso das músicas

Ficha de inscrição

Termo de Concessão iso de imagem, som e voz (para menores de idade)

Dúvidas ? claroqerock@claro.com.br

Links:
» Site do Claro que é Rock
» Site do Abril Pro Rock 2005

——–

Posted terça-feira, março 1st, 2005 under Notícias.

Comments are closed.