
em 14/04/2005 por Tiago Barros
Música para beber e brigar; esse é o nome do segundo disco dos cariocas do Matanza, mas pode ser também a melhor forma de definir o countrycore vigoroso feito pela banda. Atração desse sábado, o já conhecido dia mais pesado do Abril Pro Rock, o quarteto veio mostrar que o Rio de Janeiro também é terra de rockeiros mal encarados e beberrões.
O vocalista Jimmy, também conhecido como o Gigante Irlandês, nos falou um pouco da história da banda, da influência forte do ícone country Johnny Cash no trabalho do grupo e mostrou que por trás do porte físico amedrontador existe um cara simpático e bem humorado. Confiram o que rolou na entrevista abaixo:
Pra começar, conte um pouco da história inicial da banda: como vocês se conheceram, pq fazem esse som, etc…
Talvez eu e o Donida (guitarrista do Matanza) sejamos os únicos cariocas que gostam de country antigo. E ainda fomos cair na mesma banda, o Acabou La Tequila, quando éramos moleques.Daí pra criar uma banda de country tocado da única maneira que sabemos, a porrada, foi um pulo…
Quais são as principais influências da banda, tanto estéticas como sonoras ?
O Matanza é uma banda baseada na tríade Slayer – Johnny Cash – Reverend Horton Heat. Além disso, nos cercam os universos das ilustrações do Coop, os filmes do Sergio Leone e as historias em quadrinhos dos Freak Brothers.
O Matanza passa a impressão, tanto no som e nas letras das músicas quanto nos clipes, que é uma banda formada por arruaceiros e beberrões convictos. Isso tudo procede ou no fundo vocês são bons rapazes ?
Acreditamos no que dizemos, só não temos mais idade e saúde pra fazer aquilo tudo.
Pra vocês, rock de verdade tem que ser sujo e agressivo ?
Não necessariamente, mas fica bem melhor assim.
Vocês irão tocar no dia mais pesado do festival, junto com bandas que, em geral, fazem um som bem dispare ao do Matanza, como Sepultura, Dead Fish e o Shaaman. O que vocês acham de tocar com bandas que possuem uma sonoridade tão diferente da de vocês ?
Nem acho tão distante. São todas bandas que tocam rock. Acho, inclusive, que o show do Sepultura vai ser muito foda e vou estar na primeira fila, vendo tudo.
O Matanza esta para lançar um disco tributo ao finado countryman Johnny Cash. Conta para gente como é esse projeto e o pq da escolha do trabalho de Cash para um tributo…
Foi um acerto de contas. Tanto precisávamos explicar esse papo de country hardcore que tanto falamos, como também precisávamos mostrar como o Johnny Cash nos influenciou tanto. Espero que as pessoas entendam nossa veneração pelo cara com esse disco que fizemos.
Mais algum projeto fora esse disco tributo ?
Em junho, gravamos um DVD pra MTV, que vai ser lancado em agosto. E aí vamos começar a compor o disco novo.
Para dar término a entrevista, o que a rapaziada que quer ver o Matanza ao vivo pode esperar desse show de vocês no sábado dia 16?
Eu prometo toda minha disposição, suor e cerveja nesse show.Vocês podem cobrar!
Links:
» Matanza – Site Oficial
——–