Daniel Belleza: “Visual A Favor do Espetáculo”

Daniel Belezza e Os Corações em Fúria - Divulgação

em 16/04/2005 por Tiago Barros

O Glam Rock foi um movimento estético-musical de vida curta, mas que ainda hoje repercute e influencia muitas pessoas. E atualmente no Brasil, o grande representante dessa vertente é o Daniel Belleza & Os Corações em Fúria. Munidos de influências que vão do punk tradicional ao flerte com a música brasileira, o grupo tem se destacado não só pelo seu rock visceral, mas também por suas apresentações performáticas.

O vocalista e guitarrista Daniel Belleza nos falou a respeito das suas influências e da importância do lado visual em suas apresentações. E entrevista segue abaixo:

De início, o básico de qualquer princípio de entrevista: como foi o começo da banda ?

Eu, Johnny (guitarra) e Jeff (bateria) tínhamos uma banda que tocava versões de clássicos do punk rock e aos poucos fomos incluindo músicas minhas que haviam sido compostas ao longo de anos ao repertório. Com o tempo focamos o repertório totalmente em minhas músicas.

O visual dos integrantes remete bastante a artistas do dito glam rock, como David Bowie e T.Rex, mas o som de vocês possuem uma sonoridade mais crua e agressiva do que a dos artistas supracitados. Quais são as grandes influências da banda, tanto sonoras como estéticas ?

A banda é influenciada por uma diversidade enorme de coisas, que vão desde do punk rock até a música do nordeste brasileiro. Também somos influenciados por literatura, cinema e cultura pop em geral. Você pode tomar como exemplo Ramones, The Stooges, Lou Reed, Zé Ramalho, Secos & Molhados, Sex Pistols, Chico Buarque, Beatles, os filmes de Quentin Tarantino e David Lynch, etc. Mas isso tudo são coisas que são absorvidas, digeridas e mixadas e vão se transformar numa outra coisa que é o som da banda.

Como as pessoas em geral reagem ao visual, digamos, “exótico” dos integrantes do grupo quando vocês tocam ao vivo ?

Acho que as pessoas gostam bastante disso, pois infelizmente a maioria dos artistas não se preocupa com o visual, se esquecem que isso é mais uma ferramenta para tornar o espetáculo mais divertido e cativante. Usamos o visual a favor do espetáculo. Queremos que as pessoas se divirtam vendo nosso show. O lance é som e imagem.

Existe um cenário glam no Brasil ? Você consegue visualizar mais grupos que tenham uma proposta parecida com a do Daniel Belleza & Os Corações em Fúria aqui no país?

Acho que não existe cenário glam nem no Brasil nem em nenhum outro lugar, isso já acabou, foi um movimento dos anos setenta. O que nós fazemos é misturar isso com outras influências para produzirmos um mix de referências que atinjam de certa forma as pessoas, despertando um novo olhar sobre o que já aconteceu e o que estava sendo esquecido, mas que ao mesmo tempo abra a porta para algo novo.

Quais são expectativas da banda pra esse show no APR ?

Esperamos que seja uma grande festa, que todos se divirtam bastante com nosso show. Estamos super animados e vamos fazer de tudo para que seja uma experiência inesquecível para nós e para todos que estiverem lá.

Agora esse espaço é pra mandar um recado para quem vai assistir do Daniel Belleza & Os Corações em Fúria nesse domingo.

Nós estamos prontos para quebrar tudo e contamos com a ajuda de vocês !!! Vamos nos divertir muito juntos! Venham, vocês não vão se arrepender! Vamos fazer tremer !!!

Links:
» Daniel Belleza – Site Oficial

——–

Posted sábado, abril 16th, 2005 under Notícias.

Comments are closed.