Fiddy Fala Sobre o Piedade Pro Rock

Fiddy (Foto de Divulgação)

Batata e Marcus falam sobre começo da banda, influências e sobre o cd da banda.
em 16/09/2005 por Diego Albuquerque

Conversamos por e-mail com a banda Fiddy de Jaboatão dos Guararapes. Na entrevista com Tiago ‘Batata’ (Vocalista) e Marcus (Guitarista) falamos sobre o show no Piedade Pro Rock, começo da banda, influências e sobre o lançamento do primeiro cd da banda. Confira:

Falem um pouco sobre a banda, quanto tempo de vida, como começou, onde se conheceram…?!

Pô… Fiddy é uma zona. Começou mesmo há quase 3 anos, com uns amigo de colégio fazendo musicas idiotas dentro de um quarto, usando violão e tambores pequenos. Depois disso a banda foi evoluindo, indo pra estúdio, fazendo músicas novas, assim como toda banda faz. Daí pra frente foram aparecendo shows, que é onde Fiddy se torna uma verdadeira baderna.

Explica pra quem não conhece a Fiddy como é o som da banda. Que som vocês curtem e quais são suas influências?

O som é barulhento pra quem não gosta de peso. É bastante pesado, possui percussão e teclado, o que deixa o som um pouco diferente do resto das demais coisas. As letras são “cantadas” em português pelos 2 vocalistas. Tudo regado a muita imbecilidade metafórica, idiotices lingüísticas, canções de ninar pesadas, funk, brega, peso, gritaria e danças estranhas. As influências são: System of a Down, Sérgio Malandro, In Extremo, Tati Quebra-Barraco, Slipknot, Balão Mágico e poesias desconexas da literatura brasileira.

Como foi o processo de gravação do cd de vcs?! (estúdio, quando foi gravado, que produziu, qual a tiragem do cd)?!

Rapaz foi tudo artesanalmente criado. Paum, um dos vocalistas, baixou uns programas na internet. Helvio, percussionista e dançarino, baixou outros. Aí foram evoluindo já tem um tempo, então decidimos gravar um novo azougue sonoro. no começo do ano nos reunimos pra começar as gravações que foram sendo feitas na casa de Paum, todos enfurnados num diminuto quarto calorento e fedido. O cd foi gravado muito lentamente e agora finalmente terminamos. Foi todo produzido por nós, não ficou lá essas coisas, mas ta até legal de se ouvir. Ah fizemos poucos cds a princípio (200 cópias) por falta de dinheiro, mas a medida que for vendendo, fabricaremos mais.

Fale um pouco sobre as composições presentes no cd ?

O cd tem 16 músicas. Incluindo algumas versões novas de músicas antigas, várias músicas novas, faixa de erros, uma cover “ao vivo” e uma faixa interativa, pra quem comprar o cd perder tempo vendo fotos, histórias, joguinhos idiotas e outras coisas. As músicas são escritas pela maioria dos membros da banda, maioria, porque tem uns que só coçam o ovo hahahahaha. As letras falam de coisas desconexas, temas infantis, sem lógica, com pouca lógica. O que vale é o encaixe das palavras. Mas se quiser achar um sentido em cada letra, ele existe.

Onde e quando poderemos comprar o cd? E vocês vão colocar músicas mp3 para download?

A partir do dia 17, no Show de lançamento né! Lá mesmo na Mr. Hyde por míseros 5 reais. Na Disco de Ouro, talvez na Gramophone (estamos negociando hehehe). Se quiserem comprar com os membros da banda ele sairá apenas por 5 reais também. O nosso objetivo é colocar algumas músicas nos principais sites de download: buscamp3, reciferock, tramavirtual, etc. Mas também estamos terminando nosso site, e lá poderão baixar a maioria das músicas.

Sobre a cena do Recife… A banda de vcs tem uma alfaia e toca ‘Manguetown’ do Chico Science. O som de vocês é mangue beat? É preciso misturar ritmos diferente para se fazer sucesso?

Nós não somos mangue beat. Nós não temos mais alfaia. Agora são 2 surdos. Mas com certeza temos influência de Chico Science e companhia, e tocamos essa música como forma de homenagear o movimento pelo que ele fez e representa. A gente só toca música própria, ai quando a galera vê uma cover conhecida, e ainda mais Chico, todo mundo gosta. Achamos que misturar ritmos não é sinônimo de sucesso. Tanto é que não somos famosos uahuahuahuah. O segredo de se obter sucesso, na minha opinião, é se dedicar ao máximo, tentar agradar a quem gosta da sua música, levar a sério (mesmo que seja uma palhaçada), independente de mistura de ritmos.

Vocês acham que tem espaço pra todos tocarem?! O que faz mais falta?

O espaço é pouco. Mas quem quer mesmo, acha uma brecha e adentra. O que acontece é que a maioria das bandas é muito morta aqui. Sem atitude pra fazer algo, criar um festival, fazer uma coisa para o bem comum, lançar um cd coletânea. Além disso, alguns patrocinadores continuam só querendo apostar nas coisas da moda popular, na música da massa. O público de rock de Recife é muito bom, é só acontecer eventos que eles estarão presentes.

Sobre shows, onde vocês já tocaram? Qual foi o melhor show da banda até hoje?

A gente já tocou em um monte de lugar po, aqui vão alguns: Teatro Maurício de Nassau, Ancoradouro, Boulevard Festival, Comentários, Portal do Show. Mas tem uns que marcam né… em 2003 a gente tocou no Dokas, foi o primeiro show mesmo assim. Tinha pouca gente mas foi massa. no final Hugo Montarroyos veio me entrevistar como se eu fosse famoso! Hahahaha foi legal. A gente já ganhou um concurso de bandas na Boate Comentários em Casa Forte, mesmo com o cara do som fuleirando com nós, a vitória ali foi muito massa! no PE no Rock ano passado foi muito bom também, pena que foi tão pouco tempo e nem deu pra gente tirar onda. O último nosso foi na Escola Parque, foi muito massa, todas as pessoas dançando e se empolgando. Acho que o ultimo sempre é o melhor.

Quais são os planos da banda para o futuro?!

Pergunta difícil… como todo ano que se passa, o vestibular tá aí novamente pra atrapalhar Fiddy e alguns dos seus integrantes ainda não conseguiram a vitória sobre ele. Quando tudo isso passar almejamos a consagração de pelo menos um dia na vida jogar o Rockgol uahuahauhuah, fazer um clip legal, um cd profissional mesmo, com uma tiragem maior e no auge… IR PRO FAUSTÃO COM AS LETRAS PASSANDO EMBAIXO HAHAHAHAHA!

E sobre o show de lançamento… (onde vai ser quem vai tocar / falem um pouco sobre as bandas que vão tocar)

O show de lançamento será num evento chamado Piedade Pro Rock, que acontecerá na Mr. Hyde, que é uma tentativa de movimentar a Zona Sul de Recife. A localização é muito boa, fica na Avenida Bernardo Vieira de Melo, próximo à Pizzaria Barazzone e do Só Caldinho. Ambiente climatizado, com capacidade pra 800 pessoas segundo o dono do local (mas só tem 500 ingressos). Entramos nessa também com as bandas:

Blues Label – Blues de qualidade, com músicos jovens, porém experientes.

Baaza – Rock n Roll com influência dos anos 70, meninos bons. Começando agora, é apenas o segundo show deles e já tem um publico com as letras na ponta da língua.

Fiddy – Rock louco e pesado com 9 caras dançantes e barulhentos.

Subversivos – Punk rock melódico comunista que dispensa comentários. O show é massa.

Hover – New metal pesadão e de qualidade, com direito a tambores e tudo mais.

É isso aí galera, esse espaço é para vocês mandarem um recado, deixar os contato, chamar a galera para os próximos shows, xingar, falar bem, mal, etc…

O resumo da obra é esse: Apareçam lá no Piedade Pro Rock no Sábado agora dia 17 que vai ser massa! 5 bandas legais de diferentes estilos pra todo mundo curtir de montão! Quem tiver 5 reais a mais leva pra comprar cd de Fiddy! Quem tiver mais 10 leva pra comprar camisa uauahuahuah. E ainda terá sorteio de bolsas, tattoo, piercing, cds e camisas de Fiddy. Show, não temos nenhum agendado fora esse. Contato: thiagobatata@gmail.com ou marcus_vn@hotmail.com

Xingar… eu quero dizer que todos os outros integrantes dessa banda são uns Fiddy rapariga e pode jogar tomate quem não gostar! VAI SER DO BALACO-BACO!

Ah falar bem: Valeu Reciferock pelo espaço! Do caralho o espaço que vocês dão as bandas daqui.

Falar mal: Porra Reciferock! Vocês não respondem emails! Faz uns 15 dias que eu mandei um perguntando como era pra botar um banner do show no site e nada! =)

E apareçam lá se der, pra fazer a resenha e tal!

Valeu mesmo caras!

Nota do Editor: Huhuhuhuh… num deu… estamos atolados de trabalho com a revista e os e-mails estão acumulando… Falhaaaa nossssaaaa… Mil desculpas.

Serviço:

Piedade Pro Rock

Sábado (17/09/2005) 19h

Local: Mr Hyde (Av. Bernardo Vieira de Melo, 1215 – Piedade – Próximo à Barazone)

Preço: R$ 5,00 – Info: 9105.0623 (Eduardo)

Fiddy, Subversivos, Baaza, Blues Label e Hover

Fiddy (Foto de Divulgação)

Links:
» Fiddy no RecifeRock!

——–

Posted sexta-feira, setembro 16th, 2005 under Notícias.

Comments are closed.