Entrevista Vanguart: “Entre a fase rock de Dylan e um MC5 chapadão”

Eles estiveram aqui na turnê do Banda Antes MTV. O Vanguart, banda de Cuiabá, no Mato Grosso, tem influências que vão de Bob Dylan até Velvet Underground. Considerado pela crítica como um dos nomes mais promissores da nova safra, o grupo se apresenta na segunda-feira de carnaval no Rec-Beat. Troquei umas idéias com Helio Flanders, vocal/violão/gaita, que falou das influências da banda e de como será o show no Rec-Beat.

Vanguart (divulgação)

Vocês tocaram no Recife durante a turnê Banda Antes MTV e foram muito bem recebidos, principalmente durante a execução de Semáfaro. Como foi a experiência?
Nós da banda sempre tínhamos aquela vontade de conhecer o Recife, por toda a história cultural que a cidade tem, de Lula Côrtes à Chico Science. Gostamos muito da receptividade e é incrível como em todos os lugares que a gente passa, muita gente canta “Semáforo”. Lembro que depois de tocar, fiquei zanzando pela festa a noite inteira conhecendo gente e trocando idéia, depois ainda fomos pra um Maracatu há alguns metros do Armazén 14. Foi muito foda!

Como será o show do Rec-Beat? Neil Young e Nick Drake (algumas das influências da banda) são pouco carnavalescos, não?
Acho que o Carnaval a gente “pula” com o som que a gente gosta. Nosso show hoje em dia é bem mais rock’n’roll que Neil Young e Nick Drake, por exemplo, eu diria que chegamos entre a fase rock de Dylan e um MC5 mais chapadão.. então, é carnaval!

Existe uma cena no Mato Grosso? Como ela é?
Existe cena em Mato Grosso sim e ela vive um momento ímpar. Novas bandas surgindo, se unindo e trabalhando para fazer a cena local crescer, e têm dado certo. O bacana daqui é que é uma cena um pouco menos viciada do que em outros locais. Não existe uma fórmula que as bandas seguem e acho que isso acontece por a cena ser tão nova. O Festival Calango que acontece há alguns anos foi fundamental para criação da consciência de música autoral por aqui também.

Por que resolveram cantar também em português?
Porque estamos no Brasil, principalmente. Eu sempre achei a letra da canção mais importante do que tudo, e como letrista é muito importante você ter uma resposta imediata do público. Isso não acontecia com o inglês. Nosso disco novo será mesclado entre os dois idiomas. Sobre deixar o inglês de lado, não acredito que aconteça também. Gostamos muito de brincar com todos idiomas.

Este espaço é seu para dizer o que bem entender :)
Recife! Estamos muito ansiosos em rever a cidade que transpira história e poesia. No carnaval, isso com certeza se multiplica e muito! Até dia 19 no Rec Beat! Hey Yo Silver!

Serviço:
RecBeat 2007 – Terceiro Dia (19/02)
19h30 Mellotrons
20h30 Vanguart (MT)
21h30 Raies Dança Teatro (SP)
22h00 Mr Catra (RJ)
23h30 Instituto – Show Tim Maia Racional (SP)
00h30 Montage (CE)
Local: Cais da Alfândega

Vanguart (divulgação)

Posted quinta-feira, fevereiro 15th, 2007 under Notícias.

2 comments

  1. O show foi bem bom ontem, bom mesmo!!

  2. demaiss,amei!!!!