Tapa na Orelha – Divulgue sua banda no Abril pro Rock

Muito bom ver o retorno que estamos tendo com a nova fase do site. E é justamente por causa disso que resolvi prestar um serviço de utilidade pública aos leitores. Seguinte: sei que a maioria das pessoas que vai ao Abril pro Rock quer mais é se divertir mesmo. Mas tem muita gente que aproveita o evento para estreitar os contatos e entregar o material de sua banda para jornalistas e produtores presentes no festival. Bem, é para esse pessoal que elaborei a lista de dicas abaixo para que você entregue algo minimamente decente. Boa parte delas pode parecer besteira, mas são os detalhes que fazem a diferença. Vamos lá:

1 – Procure carregar pouca coisa. Se der, compacte todas as informações em um CD multimídia. Fica mais fácil para quem vai receber seu material.

2 – Escolha a dedo para quem entregar. Procure saber quem é o cara da Folha de São Paulo, o sujeito da MTV, se vai ter alguém da Bizz e da Rolling Stone cobrindo. Dê prioridade a esses. Depois, se ainda sobrar alguma coisa, distribua com a imprensa local (incluindo o Recife Rock!).

3 – Seja curto, direto e educado. É chegar no sujeito e dizer algo mais ou menos assim: “Oi, tudo bem? Sou fulano e queria entregar o material da minha banda. Obrigado!”. Pode não parecer, mas ele está ali trabalhando…

4 – Jamais use expressões do tipo: “escuta aí!”. “dá uma força”. Pega mal.

5 – Elabore um release decente, que seja objetivo e direto. Algo do tipo: “somos isso, tocamos isso e já fizemos isso”. Ninguém tem paciência para perder tempo lendo release. Então, quanto mais curto, melhor. Evite contar a historinha da banda: “nos conhecemos numa mesa de bar, quando fulano teve a idéia de montar uma banda e telefonou para sicrano, que estava doente na casa da avó…”. Deixe para contar isso quando for famoso. E, pelamordedeus, coloque os contatos. Já vi muito release sem telefone de contato ou e-mail. Lembre-se: por mais genial que você seja, não vão bater na sua porta oferecendo um contato. Todas as boas (e más) notícias costumar vir por telefone.
Se português não é o seu forte, peça para alguém revisar o texto e suprimir os erros. Não é vergonha nenhuma. Professores e jornalistas vivem fazendo isso.

6 – Depois que entregar seu material, esqueça que o sujeito existe. Não fique mandando e-mail o tempo todo perguntando: “e aí, já escutou?”

7 – Não adianta nada caprichar na apresentação e ter um trabalho oco. O que importa é a qualidade da sua música.

8 – Se for entregar demo, escolha as três melhores músicas. É melhor entregar três boas do que nove regulares.

9 – Se preocupe também em entregar para as bandas de fora. Elas têm mais influência do que a mídia, pois já estão no mercado há algum tempo e, se realmente gostarem do seu trabalho, pode rolar alguma indicação para o selo/gravadora em que trabalham.

10 – Insistam. Se não der frutos este ano, tente no próximo. Se puder, peça o contato do jornlista/produtor quando entregar o material. Assim, quando você lançar trabalho novo já sabe para onde enviar.

Bem, agora você tem pouco mais de um mês para preparar tudo. Bom trabalho e boa sorte!

The Evans

Ian MacKaye, legendária figura do Fugazi, se apresenta no Recife com sua nova banda, The Evens. O show, que marca o lançamento do segundo número da revista Coquetel Molotov, será no dia 27 de março, no UK Pub. Os ingressos custam cinco reais. Mulher não paga até as 22h. A abertura será da pernambucana Mellotrons.

Simulacro

China recrutou 80% do Mombojó para gravar seu novo álbum, Simulacro, a ser lançado em abril. Recebi um material (muito bem produzido) com quatro músicas do disco. Apesar do crônico problema da voz de China, as perspectivas são muito boas: arranjos modernos, descolados, ênfase em guitarras e menos clima de MPB. O caminho é por aí, China…

Até a próxima!

Posted sexta-feira, março 9th, 2007 under Tapa na Orelha.

17 comments

  1. Boa!
    Gostei das dicas…
    Super úteis.
    :D
    Agora só espero a gente conseguir gravar a tempo.
    humpf.

    o/

  2. Sofia Egito says:

    … E esteja dito!

  3. Concordo plenamente com todas as dicas. Por mais q o cara queira q sua banda seja underground, um trabalho apresentável é o mínimo q uma banda que almeja de verdade estar vivendo de música precisa mostrar. Pernambuco tem muito o q mostrar, e mostrará mais principalmente quando houver organização e união.

  4. eita, vou publicar minha versão! :P

  5. 11 – Venda seu carro, hipoteque sua casa, alugue seu cachorro para um velhote solitário, venda tapioca na Dantas Barreto, enfim, arranje um troco.Aí mande sua música pra alguma bagaça estilo Rádio Recife e torre toda a grana que tu arranjou com esses trecos em ligações pros programas estilo “Pediu, Tocou!”.Ei, deu certo com os Beatles.

  6. Ramon Rodrigo says:

    Porra adorei aí as dicas, tanto do Bruno como do Hugo, muito boas! Aracaju agradece! kkk

  7. recife rock agora com serviço de utilidade pública. valeu.

  8. BOAS DICAS! COM CERTEZA ESTAREMOS LÁ SEGUINDO TODAS.
    E APROVEITANDO, FAZEMOS HARDOROCK, COM ELEMNTOS DE ROCK CLÁSSICO, INFLUÊNCIAS DOS ANOS 80 E ACRESCENTAMOS UM SAXOFONE.

    CONTATO:(81)91668939

  9. THE EVENS Hugo, no mais, bom post pra gurizada que tem banda!!

    abraço!

  10. Legal gostei das dicas!!
    talvez eu faça isso!!

  11. po galera legal pra caramba as dicas,tenho uma banda de harde core,somos d interior,itu.
    o nome da banda e staca zero.

  12. [12/03] Rádio de Lisboa busca bandas brasileiras pra incluir na programação de Portugal
    12 de março de 2007
    A rádio Ultra FM, de Portugal, está procurando material de bandas brasileiras para divulgar na cena metálica lusitana.

    Sediada em Lisboa, a rádio tem dois programas específicos que buscam material de bandas brasileiras de rock, metal e alternativo: Cuidado Com O Cão (toda sexta-feira, às 22h) e Rock In Brasil (todo sábado às 21h e todo domingo às 14h).

    SE mexam

  13. andre intruso says:

    Entao meus caros do recife Rock !

    Venho com imenso prazer dizer-lhes que acabamos de gravar mais 6 ineditas!! Hugo MOntarroyos e Bruno Nogueira e assiduos desse site:

    http://www.bandasdegaragem.com.br/intrusos

    Espero que comentem!!!
    ate!!

  14. banda: CARLOS ART & OS SECAEIROS says:

    AGRADECEMOS AS ORIENTAÇÕES.

    ATT.
    CARLOS ART & OS SECAEIROS
    (Banda do movimento “Caatinga Sound”, realizando no Sertão.

  15. GOSTARIA DE SABER O TELEFONE PARA CONTATO COM A BANDA POP ROCK DO RECIFE. NÓS 4. COM URGÊNCIA. QUEM SOUBER POR FAVOR ENVIA EMAIL PARA O SITE ACIMA OU AINDA PODE ENVIAR PARA JOSEALBERTOBARBOSA@HOTMAIL.COM OU AB_PRODUCOES@HOTMAIL.COM

    DESDE JÁ AGRADEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS.

  16. ai muito massa os concelhos…vo lembrar sempre disso…. ai galera estou querendo fazer contato com as bandas de outro estado….quem se intereçar ai vai meu imail:denystl830@hotmail.com …..wwwpalcomp3.com.br/ntdez quem tiver a fim d ouvir o som da gente da uma olhada la…nois somos do espirito santo …vlw galera fik na paaz i força sempre!!!!

  17. vicente rosa da silva says:

    Bom galera sou o vocalista da banda O P.U.T.A. e estou querendo inscrever a banda nós festivais de recife quero saber como é que faço…
    Nosso som é bem alternativo e é voltado pro social…