Rádio de Outono, Profiterolis e Leux Perdis no Tributo ao Ronnie Von

Tributo ao Ronnie Von

Quem acompanha o RecifeRock já deve ter ouvido falar do Tributo ao Ronnie Von produzido pela jornalista Flávia Durante.

O tributo se chama “Tudo de Novo – Tributo ao Ronnie Von” e já está disponível para download no site www.ronnievon.com. São 30 bandas tocando músicas da fase psicodélica de Ronnie Von. Dentre estas bandas estão 3 bandas de Pernambuco: Rádio de Outono, Profiterolis e Leux Perdis.

O tributo é dividido em 2 cds, o primeiro volume é uma releitura do disco de Ronnie Von de 1968, enquanto o segundo traz uma compilação de 18 músicas lançadas entre 1966 e 1972.

Pra mim os destaques da compilação são Rádio de Outono com ‘Espelhos Quebrados’ (tocada em todos os shows da banda), Detetives com ‘Anarquia’ (música que durante um bom tempo foi tocada pelo Mombojó em seus shows), Os Insertos com ‘Meu Bem’ (maior hit do Ronnie Von), Continental Combo com ‘Pare de Sonhar com Estrelas Distantes’ e Ecos Falsos ‘Viva o Chopp Escuro’ (clássico! ‘Viva o Chopp Escuro’ dá uma dobradinha perfeita com ‘Sanduiche de Queijo’ do Casa das Maquinas. Hmmm… fome!).

trilha sonora:
Ecos Falsos – Viva o Chopp Escuro

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.


Detetives – Anarquia

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Em menos de 48 horas no ar, o tributo já foi baixado mais de 1800 vezes. Sendo 1174 downloads do cd 1 e 716 downloads do cd 2. Como eu sei ? O tributo esta hosteado no servidor do RecifeRock! Vai ficar até chique ‘RECIFEROCK PATROCINADOR DO TRIBUTO AO RONNIE VON!’ :)

Site: http://www.ronnievon.com

Rádio de Outono (divulgação)

Espelhos Quebrados
Composição: Arnaldo Saccomani
Versão de: Rádio de Outono (Recife/PE)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

“Não conhecíamos a obra de Ronnie Von, e ficamos muito surpresos com a riqueza e qualidade dos arranjos do disco escolhido para o tributo, especialmente a faixa ‘Espelhos Quebrados’. Na minha opinião, ela pertence a um time de música da qual fazem parte ‘Penny Lane’ dos Beatles, ‘God only knows’ dos Beach Boys, etc. Ou seja, uma música que toca no fundo da alma humana pela sua simples complexidade. Nosso principal objetivo com a nossa versão, era transgredi-la ao máximo. Ou seja, se em sua versão original, a música tem muitas cordas e nenhuma batida, nós usamos muita energia e distorções nos instrumentos, inclusive na voz. Sem perder, é claro, a veia pop instrínseca a Rádio de Outono.’ Ficamos muito satisfeitos com o resultado, e esperamos que o Pequeno Príncipe goste”.
Profiterolis (divulgação)

Seu olhar no meu
Composição: San Martin/Ronnie Von
Versão de: Profiterolis (Recife, PE)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

“Quando recebemos o convite para participar do tributo a Ronnie Von estávamos no meio das gravações de nosso primeiro disco em estúdio. Participar deste tributo foi uma oportunidade de desviar um pouco do que estávamos fazendo naquele momento. Enquanto no estúdio estávamos preocupados em produzir um trabalho orgânico de registro do repertório autoral da banda, gravar uma versão de Ronnie Von foi uma oportunidade de experimentar timbres diferentes num computador caseiro, abusando dos synths, pads e programações de bateria. No fim das contas nossa idéia foi dar uma roupagem futurista-retrô para a canção que escolhemos. Algo como Ronnie Von encontra Blade Runner, o caçador de andróides. A questão que fica é se o Ronnie da canção também estaria em dúvida se é humano ou replicante, mas isso nós não podemos responder para não estragar o final do filme. Na prática escolhemos a canção porque ela se encontra num registro bem parecido com o do vocalista da Profiterolis, o que facilitou bastante nosso trabalho. Tentamos até repetir o (d)efeito usado na voz de Ronnie presente na gravação original, que a faz vibrar e sair de tonalidade”.

logo de divulgação (???? :P )

Contudo, todavia
Composição: João Magalhães/Eneyda
Versão de: Leux Perdis (Recife, PE)

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

“‘Contudo, Todavia’ é uma música que dentro do próprio disco de Ronnie Von é uma faixa inusitada, marcada por interferências de estilos e subtextos. O Leux Perdis é um projeto musical que trabalha com conceitos de rupturas sonoras e desconexões eletrônicas. Sendo assim, achamos que a melhor forma de retrabalhar a música no tributo seria aumentando nela o conceito de interferência e ruído, resampleando trechos dela e sobrepondo uma voz impessoal, de um gerador de voz computadorizado, na total ausência de emoções, mesclando a isso, uma série de quebras de estilos descontínuos”.

release:
Tudo de Novo – Tributo ao Ronnie Von

Como boa parte de minha geração, conheci a brilhante “fase psicodélica” da obra de Ronnie Von com a regravação de “Silvia 20 Horas Domingo” pela banda gaúcha Vídeo Hits, e de matérias na revista Bizz e no site Senhor F. Buscando atrair mais atenção para esse trabalho tão obscuro, assim que entrei no famoso site de relacionamentos Orkut, no início de 2004, a primeira comunidade que abri foi a em homenagem ao Ronnie.

Na comunidade surgiu a idéia de um tributo ao disco de 1968, o mais importante desta fase. Como várias canções de outros álbuns também são significativas, não foi possível fazer um só volume. Outro também foi elaborado, com faixas de 1966 até 1972.

Há participações de bandas de todo Brasil, do Pará ao Rio Grande do Sul, o que prova que a obra de Ronnie Von atrai o interesse de vários fãs de boa música. E todos interessados em colocar o nome do artista em seu devido lugar na história do rock brasileiro.

Cada grupo deu sua visão à faixa que escolheu. Algumas regravações foram mais fiéis, outras reconstruíram totalmente a música. Algumas bandas contavam com mais, outras com menos recursos. Mas em comum, a admiração pelo trabalho do artista e o grande interesse na participação desta homenagem.

Como a idéia surgiu em uma comunidade virtual e para o acesso a esta homenagem ser amplo, o tributo será lançado gratuitamente na internet através do link www.ronnievon.com. O site conta também com depoimentos de admiradores e pessoas importantes na carreira de Ronnie Von, como o produtor Arnaldo Saccomani, autor da maioria das letras dessa fase.

Flávia Durante
jornalista, São Paulo

tracklist:
Volume 1 – Referente ao álbum de 1968

01. OVNI – Meu Novo Cantar
02. Os Vilsos – Chega de Tudo
03. Rádio de Outono – Espelhos Quebrados
Vinheta. Bar Íris
04. Naiti – Sílvia 20 horas, domingo
05. Os Almeida – Menina de Traças
06. Fantastic 5 – Nada de Novo / Lábios que beijei
07. Les Sucettes – Esperança de Cantar
08. Detetives – Anarquia
09. Cactus Cream – Mil Novecentos e Além
10. Clube da Luta – Tristeza num Dia Alegre
11. Leux Perdis – Contudo, Todavia
12. Os Skywalkers – Canto da Despedida

Volume 2 – Referente à canções que não são do álbum RV68

01. Os Insertos – Meu Bem
02. Royale – Igual a Peter Pan
03. Plato Divorak & Clepsidra – A Menina Azul
04. Astronauta Pinguim – Pra Chatear
05. Superlego – O Último Homem da Terra
06. A Banda de Um Amigo Meu – De como meu herói Flash Gordon irá levar-me de volta a Alfa do Centauro, meu verdadeiro lar
07. Videodrome – Onde Foi
08. Continental Combo – Pare de Sonhar com Estrelas Distantes
09. Vini F. – Máquina Voadora
10. William Laxtons – Você de Azul
11. Batucada Valvulada – Águas de Sempre
12. Ecos Falsos – Viva o Chopp Escuro
13. Profiterolis – Seu Olhar no Meu
14. Hype Quino – Continentes e Civilizações
15. Telerama – O Verão nos Chama
16. Malachai – Regina
17. Mário Broz – Aquela Mesma Canção
18. Quartzo – Eu era humano e não sabia

Link do site: www.ronnievon.com

Posted quinta-feira, março 22nd, 2007 under Notícias.

Comments are closed.