MTVirgem Maria!

Eu pensava que Gordo Freak Show era o auge. Mas se uma porcaria caiu, subiram outras. O programa no qual o presentador mandava o telespectador desligar a TV e assumia o lixo que trazia pras casas brasileiras – entre vários palavrões – foi só o começo pra MTV. Ok, a pós-modernidade pediu: “depois dos reality shows, como podemos denegrir ainda mais os outros?” Mas a gente não merecia.Já aturávamos o sexista e preconceituoso Neura MTV. Cazé humilhando as mulheres como pode e Marina não conseguindo ser feminina sem soar como uma Barbie. Em geral, quando ela abre a boca, eu fico com vergonha. Pior é quando Cicarelli comenta alguma coisa em Batalha de Modelos (onda as belas moças ficam em situações patéticas) ou Beija Sapo (onde praticamente todos do estúdio ficam em situações patéticas).

Mas nenhum destes se compara, em termos de preconceito e sexismo estratosféricos, ao Mucho Macho. Por estudar o assunto, eu me convenci a assistir dois programas para poder julgar. O que é aquilo, minha gente? Alguém pode me explicar onde neste mundo ver um convidado lambendo um suposto clitóris gigante e dizendo que já “comeu” algumas “vacas – sem ser o bicho!” – é entretenimento? E as “gostosas”? Exploram-nas como podem para confirmar o estereótipo de “loiras burras” e as coitadas não têm nem como se defender. Os “homens” do programa são altamente ofensivos e denigrem não só a imagem delas, como das mulheres em geral. A campanha “faça uma ‘baranga’ feliz” é o cúmulo! O quanto as pessoas precisam se humilhar para consquistar 15 segundos de fama? Está passando dos limites, isso eu posso dizer.

Acho que é óbvio, mas vou explicar que estes programas podem influenciar negativamente a formação dos adolescentes (público-alvo da programação da MTV), já que a lei supõe que menores de idade não têm seus valores totalmente construídos. Se um adulto assiste ao programa que tem uma bunda se abrindo na abertura e ri porque Marcos Mion humilha duas loiras, vá lá. Mas alguém que está construindo valores ainda tem direito e a chance de não ser igual.

Quem der uma olhada no Estatuto da Criança e do Adolescente ou na Constituição Federal vai notar que este programa (assim como o Gordo Freak Show) descumpre a lei. E eu nem preciso de apoio legal pra colocá-lo na berlinda. A mídia em geral não entende que o direito à liberdade de expressão que nos é assegurado tem o intuito de nos fazer melhores enquanto pessoas e cidadãos. Não de deturpar valores e humilhar os outros a troco de dinheiro e poder. Tudo no meio “televisão” é tão efêmero, passa tão rápido, que parece uma bobagem. Mas cada uma dessas porcarias está no nosso cotidiano, transformando nossas vidas com muito mais impacto do que parece.

A própria MTV, exibindo uma vinheta quanto à classificação indicativa, diz o seguinte: “a televisão brasileira (…) já colocou diversas porcarias no ar, isso por que alguns profissionais são capazes de qualquer coisa na luta pela audiência”. Outra grande hipocrisia da emissora é aquela vinheta que aparecia, não raro, por alguns minutos, onde se lia: “Desligue a TV e vá ler um livro”. Se a MTV produzisse conteúdos de qualidade, essa “dica” não seria necessária. Eles sabem que produzem lixo, mas simplesmente continuam produzindo!

Vocês podem até achar que só assim se garante a audiência, mas isto é um equívoco. Programas inteligentes também dão audiência. O “Programa Legal”, por exemplo, era feito para jovens, discutia assuntos sem sensacionalismos, tinha bandas ao vivo e dava tanta audiência que incomodou a Globo. Por falar em bandas, lembram quando música era o único assunto da Music Television Brasil? Pois é, já faz tempo.

Quem assistia à MTV no começo e meados dos anos 90 nunca imaginaria que ela chegaria a isso, mas é fato: ela está seguindo a tendência mundial, priorizando a “abundância corporal” à “competência cultural”, o “estúpido” ao “inteligente”, o “medíocre” ao “extraordinário”. E a gente vai junto, mesmo sem querer, na onda. Que essa também morra na praia.

Posted segunda-feira, abril 9th, 2007 under Notícias.

22 comments

  1. olha só, sofia voltou a escrever.
    só assim teremos mais textos inteligentes em meio a tantos machos

  2. C. F. Kane says:

    … e que Deus abençoe a (nova) Tv estatal do Lula.

  3. Charles Kane says:

    … e que Deus abençoe a (nova) Tv estatal do Lula.

  4. o jeito é ”Desligar a TV e ir ler um Livro!”

  5. Da última vez que liguei uma tv voluntariamente (e isso faz um bom tempo) dei sorte de estar passando um clipe do “ok go!”, na mtv. mas logo depois desliguei.

    as vezes me acho radical… mas prefiro ser radical e nunca ligar a tv do que levar um susto ligando-a e me deparando com um programa desses.

    humpf. :/

  6. O único progama que realmente é interessante atualmente e aproveita o apresentador que tem é o mtv debate.

  7. O único progama que realmente é interessante atualmente na mtv e aproveita o apresentador que tem é o mtv debate.

  8. juarez Juara says:

    O que já foi MTV…
    Programas como o Lado B, Fúria MTV, Gás total…
    Programação bem diferente de hoje em dia.
    Acho que poderiam sim ser adotados programas de auditório ou que não passassem apenas clip, agora essas porcarias que passam hoje em dia, ninguém com massa cinzenta ativa aguenta!
    E o pior é a avalanche de programas idiotas MADE IN USA!
    Isso sim é o fundo do poço!!

  9. E a desculpa para essa avalanche de porcarias é que nós não esperamos mais para asistir aos vídeos na TV com o fácil acesso aos mesmos pela internet, através do youtube, por exemplo. Mas com a qualidade dos programas feitos pela MTv há muito tempo não é possível assitir, mesmo. Fere qualquer cidadão com um pouco de senso. Há muito só assito a MTv de manhã, das 6hs às 7hs, horário no qual ainda passam clipes.
    Os programas de Cicarelli são realmente os piores. Mucho Macho ainda não tive o desprazer de assitir.
    Música? Agora só pela internet mesmo…

  10. Bruno Costa says:

    O problema da MTV Brasil é que ela é a filial do terceiro mundo. Ela não recebe 30 mil dólares por programa produzido (como o pimp my ride, que a cada edição eles “pimpam” os carros com equipamentos que custam em torno de 20 a 30 mil dólares) e é obrigada fazer com que a mixaria que ganha renda 24horas de programação. Ai nós temos programas de pouca qualidade estética e de pouco conteúdo mas de prosa rápida e muitas piadinhas desgraçadas (porque de engraçadas, são poucas) para entreter o público intelectualmente atrofiado.

    Viva a MTV Brasil!

  11. Vai assistir rede globo então! Paraíso Tropical, malhação, sessão da tarde….

  12. e se eu fosse vc ?! says:

    Espere um pouco! peraí…! pronto beleza!
    é bom ter pessoas escrevendo de “forma legal”, mas como todo mundo sabe, que dizer, “acham” que sabem… isso tudo já virou “lixo cultural” vai e vem sempre tem sempre alguem fazendo isso. se você coloca um programa de boa qualidade que aborde temas como politica, economia,e o social massa! ´otimo! e como seria!

    seria bem chato para boa parte de 180.000.000 de pessoas escutar a verdade. Logo, diz que é interessante. mas não entendo nada! existe uma ideologia já implantada por trás disso bem antes da senhorita sophia nascer. querida sophia mande seus ouvintes para uma instituição, procurar seus direitos e revindicar acima de tudo, não é só escrever. Tem que ter uma atitude, se não você cai no esquecimento.
    mulheres de todo o país lute pelas suas calcinhas enforquem os cananhas!
    rsrsrrsrsrs brincadeira!
    sophia meu amor use e abuse do quarto poder que é o meios de comunicação, não encha linguiça, certo !
    te amo minha linda vc é realmente muito linda !;*****

    chau !

  13. clarissa morais says:

    lutamos tanto para a censura acabar
    e conseguimos … so q esqcemos do limite .
    é preciso avaliar q tipo de expreçao liberdade queremos .
    na tv , na musica …
    é por isso q prefiro sopa diario!

  14. concordo plenamente!

    =D

  15. Vampira Malvada says:

    Já não tem mais graça ver um canal que criticas a globo e faz pior doque ela… Não vejo mais tv, só jornal mesmo pois tenho q ta informada pelomenos kkkkkk

  16. Acho que a minha tolerância com a MTV ainda respirava um pouco, pq eu gostava do Gordo Freak Show :P

    Dessas novidades, até que tou gostando do novo Jornal da MTV e do Debate MTV.

    Mas fora esses programas, os outros são completos lixos. Essa hipocrisia de “desligue a TV e vá ler um livro” é a -tão conhecida no nosso país – demagogia.

    A desculpa de “o público ver os clipes na internet, em sites como o youtube” também é um tiro no próprio pé, um bode expiatório pra colocar no ar programas de auditório como os do SBT, mas para um público jovem.

    O youtube virou um sucesso pq a MTV há ANOS já não passava clipes e não tratava de música como antes, então tivemos de recorrer à internet.

    Marina Person é uma velha metida a jovem, sempre puxa a sardinha pro lado dela (cinema) pq do resto não entende nada.

    Saudades de programas como “Clássicos MTV”, “Reggae MTV”, “Gás Total”, “Fúria Metal”, “Na Chapa”, “Feijão”, dentre outros. Ai de quem ousar comparar “Carla Sem Sal”, “Rafa Deficiência Mental”, “Sarah Mongolóide”, aqueles zé ruelas do Chapa Coco e aquelas gêmeas dementes com Fábio Massari, Rodrigo, Gastão, Tatiana, Edgard e Thunderbird, por exemplo.

  17. haha eu já acho o contrário, o Mucho Macho é o melhor programa da MTV hoje. O que a Sofia talvez não entendeu é que é um programa de ~*comédia*~, vou repetir pra ver se entenderam, é um programa de CO-MÉ-DI-A pra zoar os programas ridiculos voltado pras meninas que a própria MTV fez ao longo dos anos, tipo Meninas Veneno e Chá das Minas.

    Não sei se vai chegar no nível do “Piores clipes do Mundo” la de 2000/2001 mas tem tudo pra melhorar ainda mais.

    E eu apoio a campanha ‘faça uma baranga feliz’

  18. hey

    acho esses programas da mtv um lixo mesmo…raras excessões…

    mas o que o guilherme disse faz sentido…o mucho macho é , parece uma versão do meninas veneno…muito mais escrachado , é verdade…

  19. Igor Daniel says:

    Tá Looooco Meu ! ( Já diria MArcos Mion )

    Via Mucho Macho !

    Mulherada deve gostar do Marcos Mion… pq vira e mexe o papito ta com uma desfilando por ae !

  20. isso era uma mulher

  21. porque parece

  22. Concordo com que a Sofia disse me tudo, mas a minha pergunta é a seguinte: Pq essas mulheres deixam a MTV humilhá-las?
    Com certeza, nós mulheres, tb estamos em crises, a culpa tb é nossa.