Há tempos um filme não mexia tanto comigo como Baixio das Bestas, de Cláudio Assis. Sei que aqui o espaço é de música, mas como o filme é pernambucano, a trilha sonora é feita por gente da terra e China faz uma ponta como ator, achei que valia duas palavrinhas sobre o longa.
Acho que não é novidade pra ninguém que Baixio das Bestas venceu o Festival de Brasília do ano passado. E que foi vaiado e aplaudido com a mesma intensidade. Vendo o filme dá para saber bem o porquê. Ele é o espelho refletido na tela de nossa realidade. Mostra a Zona da Mata sem qualquer lirismo ou concessão. É o retrato ampliado da miséria humana. Cláudio Assis foi acusado de fazer o filme para chocar, de apelar para a violência em nome do grotesco. É justamente aí que reside toda a crueza e tristeza do filme: nele não há nada de inventado. O velho que prostitui a neta adolescente; o filhinho de papai que estuda no Recife e passa os finais-de-semana na casa da mãe, fazendo dela uma escrava; o delinqüente juvenil que espanta o tédio espancando prostitutas, tudo isso não é novidade no sertão. O que choca é ver tamanha brutalidade na tela do cinema. Muita gente (a maioria) sai de casa para o cinema para se distrair, para achar uma fonte de escape, para comer pipoca e esquecer da vida. Acho que foram essas pessoas que vaiaram o filme. O único motivo que conheço para o filme ser vaiado é o total desconhecimento por parte do público da realidade nordestina. Vi o filme com uma pessoa que não gostou dele. Mas não gostou justamente pelo motivo inverso: era realidade demais para uma noite de Sexta.
Tem outra coisa um pouco mais delicada: não gostamos que nossas mazelas e nosso subdesenvolvimento sejam mostrados em todo o país. Fere nosso orgulho. Ainda mais quando toda a crítica é unânime em apontar Baixio das Bestas como um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos. É nossa imagem refletida, ampliada e premiada para todo mundo ver…
Cinema tem obrigação de cumprir uma função social? Não, nenhuma. E é por isso que eu também saio de casa para comer pipoca e esquecer da vida. Mas é um alento quando aparece no mercado um diretor como Cláudio Assis, que não faz concessões e usa sua arte para denunciar a miséria humana. Gostar ou não do filme é uma questão de estética e repertório pessoal. Negar sua veracidade é de uma burrice sem fim. Ou cinismo, o que é ainda pior.
Ah, ia esquecendo: a trilha sonora é de Pupillo. China se sai bem como ator. E uma música do Devotos ilustra umas das cenas do longa. .
Kaiser e Os Intrusos
Beto Kaiser e banda Mucica se apresentam sexta-feira, dia 01/06, no Pedra de Toque. Os Intrusos também estarão por lá. O serviço segue abaixo.
R$ 10,00
Pedra de Toque Bar e Restaurante
Rua João Tude de Melo, 77
Shopping Parnamirim
Horário: 23h
Fones 32677188 – 30742183(reserva)
*O Bar estará aberto a partir das 21h
14 Comments
onde tá passando, Hugo?
O filme tá no cinema da fundação, Israel.
Rock and roll!!
Coincidência… Hoje encontrei uma pessoa que não gostou do filme, alegando que foi realidade demais pra se mostrar pra o Brasil todo, e que as pessoas ficam com má impressão de Pernambuco, do nordeste. Mas…
Qual o medo de mostrar a realidade de zona da mata decadente? É melhor deixar escondido?
Assisti, e achei um dos melhores filmes nacionais dos últimos tempos sim!
China se sai bem como ator, assim como todos os outros atores que fizeram o filme são bons também.
Quem ainda não viu, vá ver!
Hipocrisia, o nome disso é hipocrisia. Essa realidade é a realidade do Brasil todo. Aqui em Natal tinha colegas de escola que compravam caixas com 40 ovos para jogar nos travestis da estrada de Ponta Negra. E tem um zé ruela que conheço que não tem um pau pra bater num gato, mas tem um jipe Toyota. Com dinheiro de mainha. Mas isso não ocorre só aqui. E a violência contra negros, nordestinos e gays por grupos em SP? Cinema e música não tem obrigação de passar mensagem, se passar ótimo, mas também tem que ter diversão. E quem sai de casa para ir ao cinema e espairecer deveria ficar em casa. Vai beber num boteco com os amigos, vai dar uma trepada que espairece muito mais.
Se for igual ao Amarelo manga é uma bosta
assisti no shopping guararapes nuam quarta dessas. achei genial o lance de mostrar a zona da mata, principalmente aquelas cenas de queimadas que me éfaz lembrar qdo vamos pro litoral, tb achei interessante mostra a realidade dos boias-frias, seu aspecto castigado pela mazela do engenho e o lance do maracatu, que me abriu outra perspectiva do lance que até então desconhecia. Esse foi o lado bom… e merece ser aplaudido, porem a historia em si poderia ir mais além, historia essa que na minha opiniao não superou amarelo manga, que tb teve seu mérito em tb mostrar a realidade desse estado tão miserável quanto o nosso. Mas k pra nós, será que não tá na hora desse diretor mostrar a realidade do nosso interior? Tenho notado que ele está cada vez mais adentrando, estamos a espera de mais uma obra!
Por fim, é preciso que conheçamos mais nosso estado e o diretor fez muito bem nos informando mais sobre o mesmo e informando para o brasil, para que esse país possa pensar melhor sobre seus atos quando por vezes fica a empinar seu nariz com orgulho de sua prosperidade.
Se manca Andre dos Intrusos, vai fazer musica e para de falar merda na orelha dos outrros! Andre dos Intrusos, A MALA 20070 DA CENA PERNAMBUCANA!!!
queria assistir o filme, mais sou de menor .
sou a favor de filmes assim ate pq esse é o nosso pais , estado . q sirva de beliscao no barço de nossa sociedade e daqueles q escolhemos para governa .
Obrigado Forlan ! Ou seria Ferlan??
Eu como criticas com cerveja e gosto muito, porem, desde que sejam criticas de alguem que se identifique…nao fico fazendo cena..
Eu faço rock e amor ate mais tarde e tenho muto sono pela manha!
A verdade doi!
a verdade é que tu é uma malona Andre4
musico de internet
querendo fazer polemica e chamar atenção
faiz musica que espaço tem para que é bom e voce é uma mala!?!?
Forlana..
nao sei porque vc insiste com esse papo de banda de internet. Ja tocamos por ai sim, inclusive na ignorada batalha das bandas. Se eu sou mala, vc e mala dupla…e nem coloca a cara…..No minimo desprezivel…
Forlan e Intruso parecem um casal homosexual
é por coisas desse tipo que não deve nem dar tesão da galera atualizar o site. o pessoal não mede esforços em tacar o pau nos textos embora faça comentários muito piores.