Mais detalhes do Festival No Ar Coquetel Molotov 2007

No Ar Coquetel Molotov 2007

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL01 a 16 de setembro / 2007
Saraiva Mega Store – Espaço Manuel Bandeira
Exposição de fotos do festival No Ar 2006 pelo fotógrafo João Z

Terça-feira – 11 de setembro / 2007
Mostra Play The Movie – 18h30
Cinema da Fundação – Sala João Cardoso Ayres
“O Galo da Madrugada” – 45 min – (Dir: Gabriel Mascaro e Iezu Kaeru)
“Awesome; I fuckin’ Shot That!” – 90 min – (Dir: Nathaniel Hornblower)

Terça-feira – 11 de setembro / 2007
UK PUB – 22h
Noite Bazuka Discos
Shows com The Dead Superstars e Sweet Fanny Adams
Discotecagem: Love is All e André Balaio

Quarta-feira – 12 de setembro / 2007
Mostra Play The Movie – 18h30
Cinema da Fundação – Sala João Cardoso Ayres
“O Livro Multicolorido do Karnak” – 90 min – (Dir: Marcel Izidoro)
“Stop Making Sense” – 88 min – (Dir: Johnattan Demme)

Quinta-feira – 13 de setembro / 2007
Mostra Play The Movie – 18h30
Cinema da Fundação – Sala João Cardoso Ayres
“Botinada – A Origem do Punk no Brasil” – 110 min – (Dir: Gastão Moreira)
“This is Spinal Tap” – 79 min – (Dir: Rob Reiner)

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

SEXTA – 14 de setembro / 2007
14h – DEBATE – HALL DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UFPE
Como a Internet tem projetado artistas e criado fenômenos internacionais
Debatedores: Bruno Ramos (Slag Records), Dagoberto Donato (Trama Virtual) e Márcio Monteiro (UFPE)

15h30 – DEBATE – HALL DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UFPE
O papel da imprensa na legitimação e reconhecimento da música nacional
Debatedores: Lúcio Ribeiro (Popload) e Prof. Felipe Trotta (UFPE)

16h – MOSTRA DE CURTAS – SALA CINE UFPE

17h – SHOWCASES – SALA CINE UFPE
Backstages (PE); Fóssil (CE) e Elma (SP)

20h – SHOWS – TEATRO DA UFPE
Volver (PE); Supercordas (RJ); Love Is All (Suécia) e Prefuse 73 (EUA)

SÁBADO – 15 de setembro / 2007
14h – DEBATE – HALL DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UFPE
A literatura marginal e seus efeitos de ação política nas mídias alternativas
Debatedores: Carol Leão (Jornalista), André Telles e Camilo Maia (Subversivos e Livrinho de Papel Finíssimo)

15h30 – DEBATE – HALL DO CENTRO DE CONVENÇÕES DA UFPE
A periferia no centro do processo de desenvolvimento cultural-urbano
Debatedores: Canibal (Devotos / Alto Falante), Fernando Fontanella (UNICAP) e Rogério Costa (UFPE)

16h – MOSTRA DE CURTAS

17h – SHOWCASES – SALA CINE UFPE
Conceição Tchubas (PE); Hello Saferide (Suécia) e Suburban Kids With Biblical Names (Suécia)

20h – SHOWS – TEATRO DA UFPE
Vamoz! (PE); Wado (AL); Cibelle (SP) e Nouvelle Vague (França

No Ar Coquetel Molotov 2007

release:
NO AR COQUETEL MOLOTOV 2007: MÚSICA SE ESPALHA PELO AR NO RECIFE

O Projeto Tim Música Apresenta, com patrocínio do Funcultura, o festival No Ar Coquetel Molotov 2007, que acontece no Recife, nos dias 14 e 15 de setembro, no Teatro da UFPE. Além de grandes shows com bandas nacionais e internacionais, o festival No Ar Coquetel Molotov, hoje em sua quarta edição, se configura como um verdadeiro evento multimídia que engloba cinema, artes visuais, tecnologia e literatura em sua programação. Atento a tudo que acontece de legal no cenário cultural pernambucano, brasileiro e internacional, o festival organizado pelo coletivo Coquetel Molotov é um catalisador de idéias, projetos e, principalmente, música de qualidade.

Mais do que quantidade, o festival No Ar Coquetel Molotov investe na qualidade de suas atrações. Em sua breve história, o festival se consolidou ao trazer atrações inéditas e grupos de reconhecido prestígio entre a crítica musical especializada e que saíram do evento definitivamente consagrados pelo público. Neste ano, o evento traz shows com Nouvelle Vague (França), Prefuse 73 (EUA), Cibelle (SP) e as bandas da Invasão Sueca, além de diversos grupos nacionais de diferentes estilos e mais uma programação complementar que envolve Mostra de Curtas, Debates, Feira Cultural e Exposições.

TEATRO DA UFPE

Em parceria com o Consulado Geral da França, Bureau Export de la Musique e o Swedish Institute, da Suécia, o No Ar Coquetel Molotov conta com a participação de bandas francesas e suecas em sua programação. Os principais shows nacionais e internacionais do festival No Ar Coquetel Molotov têm como palco o Teatro da UFPE. Lá é onde atrações como Nouvelle Vague terão a oportunidade de conquistar o público brasileiro com suas elegantes releituras de clássicos do pop em estilo bossa nova. O grupo francês vem apresentar no festival o repertório de seus dois discos já lançados com versões para músicas de grupos tão diferentes como Depeche Mode, Echo & The Bunnymen e até Dead Kennedys.

Cibelle, nova diva da música brasileira no exterior, é uma das mais belas e agradáveis surpresas que o festival No Ar Coquetel Molotov reserva para o público neste ano. A cantora, que atualmente reside em Londres, fará seu primeiro show no Brasil com sua banda de apoio completa desde o lançamento do elogiadíssimo disco “The Shine of Dried Electric Leaves” (ST2). O festival ainda apresenta ao vivo o trabalho de um dos maiores produtores musicais do hip hop underground e música eletrônica dos EUA: Prefuse 73, nome do projeto musical de Guillermo Scott Herren, que já lançou diversos discos sob esta alcunha pela Warp Records. Com uma música que passeia pelo IDM com elementos de hip hop e uma vasta influência de ritmos como punk e free-jazz, a carreira de Guillermo “Prefuse 73” se assemelha à sua música: inquieta, criativa e capaz de explorar universos diferentes com bastante competência e ritmo.

O festival ainda apresenta em suas duas noites a terceira edição do projeto Invasão Sueca, com shows de novíssimos representantes da cena musical da Suécia. No Recife, a Invasão Sueca chega com os grupos Love is All, no palco do Teatro da UFPE, e Suburban Kids With Biblical Names e a cantora indie-folk Hello Saferide, na Sala Cine UFPE. Logo após os shows no Recife, as três bandas partem para invadir outras cidades brasileiras. Nomes locais e revelações nacionais como os grupos Supercordas (RJ), Wado (AL), Vamoz! (PE) e Volver (PE) completam a parte musical do evento.

SHOWCASES

A partir das 18h, após o término da Mostra de Curtas, a Sala Cine UFPE recebe showcases com bandas tocando em meio a uma projeção simultânea de vídeos em um telão. As projeções foram preparadas especialmente para a ocasião com imagens de filmes escolhidos pelas próprias bandas. Neste ano, se apresentam na Sala Cine UFPE os grupos Backstages (PE), Fóssil (CE), Elma (SP), Conceição Tchubas (PE), Hello Saferide (Suécia) e Suburban Kids With Biblical Names (Suécia). Nas edições anteriores, o espaço da Sala Cine UFPE obteve grande repercussão e boa receptividade do público com shows de grupos experimentais e artistas iniciantes.

DEBATES

Iniciando a programação do festival durante o período da tarde, acontecem os debates da Plataforma Integrada de Encontros Musicais: um palco de discussões sobre produção cultural com convidados da área musical e acadêmica. A II Plataforma Integrada de Encontros Musicais será realizada nos dias 14 e 15 de setembro no Hall do Centro de Convenções da UFPE. Nesta edição, os debates procuram reunir as investigações do mundo acadêmico em torno da produção musical com os conhecimentos práticos de profissionais reconhecidos e emergentes do campo.

Para tanto, o jornalista Lúcio Ribeiro (Popload) e o professor da UFPE Felipe Trotta debatem sobre o papel da imprensa no atual processo de reconhecimento da música. A interferência da internet na projeção de novos artistas será o tema discutido por Dagoberto Donato (Trama Virtual), Bruno Ramos (Slag Records/ advogado Bonde do Rolê e CSS) e Márcio Monteiro (UFPE). Além disso, a jornalista Carol Leão, André Telles e Camilo Maia (Subversivos e Livrinho de Papel Finíssimo) conversam sobre a arte como ação política. Fechando o ciclo de debates, o músico Canibal, Fernando Fontanella (Unicap) e Rogério Costa (PPGCOM/UFPE) discorrem sobre como as novas produções da periferia passam a interferir no centro do processo de desenvolvimento urbano. Para participar, os interessados devem baixar sua inscrição no site do Coquetel Molotov (www.coquetelmolotov.com.br) e enviá-la para o e-mail coquetelmolotov@coquetelmolotov.com.br até o dia 05 de setembro. As palestras são gratuitas e as vagas limitadas.

EXPOSIÇÃO

Comemorando o início das atividades da quarta edição de seu festival, o Coquetel Molotov organiza junto à Saraiva MegaStore do Shopping Recife uma exposição de fotos que procura reunir os melhores momentos da edição de 2006 do evento. Tortoise (EUA), CocoRosie (EUA), Spleen (França), Rubin Steiner (França), Móveis Coloniais de Acaju (DF), Júpiter Maçã (RS), Badminton (PE) e Ahlev de Bossa (PE) são algumas das bandas que foram captadas ao vivo pelas lentes do fotógrafo João Z. A exposição fica aberta ao público entre os dias 01 e 16 de setembro no Auditório Manuel Bandeira, na Saraiva MegaStore do Shopping Center Recife.

NOITE BAZUKA DISCOS

Como prévia dos shows do festival No Ar Coquetel Molotov, as bandas Sweet Fanny Adams e The Dead Superstars se apresentam ao vivo no UK Pub no dia 11 de setembro na primeira edição do projeto Noite Bazuka Discos. As duas bandas fazem parte do selo musical Bazuka Discos do Coquetel Molotov e vão mostrar nesta noite um repertório especial com direito a jam sessions entre seus integrantes. Completando a festiva noite, o grupo sueco Love Is All e o DJ André Balaio comandam as pick-ups com uma discotecagem especial. Os ingressos para a Noite Bazuka Discos custam R$ 5,00 (Ladies Free até 22h).

O Bazuka Discos é o selo alternativo do Coquetel Molotov que lança discos de bandas iniciantes e de propostas experimentais com tiragem inicial de 100 cópias. Os grupos recifenses Chambaril e Profiterolis foram os primeiros a integrar o catálogo do selo, obtendo críticas bastante positivas de seus discos. The Dead Superstars lançou pelo Bazuka Discos em 2006 o seu primeiro EP “Orange Girls In The Blue City”, onde transparecem nas músicas as influências recebidas de grupos como Velvet Underground, Yo La Tengo e Sonic Youth. O EP demo da Sweet Fanny Adams foi lançado pelo Bazuka Discos em junho de 2007 e contém o tipo de música que seus integrantes sempre gostaram de ouvir: rock direto, de garagem e dançante.

MOSTRA PLAY THE MOVIE

Em parceria com o Cinema da Fundação Joaquim Nabuco e a Saraiva Mega Store, o festival No Ar Coquetel Molotov apresenta uma mostra de documentários, clipes e curtas de temática musical em sua programação. De 11 a 13 de setembro, a partir das 18h30, a Sala João Cardoso Ayres, na FUNDAJ Derby, exibe gratuitamente médias e longas-metragens nacionais e internacionais com temática musical. Filmes recentes como “Awesome, I Shot That!”, de Spike Jonze, sobre um show do Beastie Boys em Nova York, se junta a clássicos como o show “Stop Making Sense” do Talking Heads, com direção de Jonathan Demme na programação da mostra, que ainda promove o lançamento do filme “O Galo da Madrugada” (Dir: Gabriel Mascaro e Iezu Kaeru). No dia 13 de setembro, a Saraiva Mega Store faz uma maratona de filmes exibindo no Auditório Manuel Bandeira lançamentos musicais recentes em DVD. Durante os dias do festival (14 e 15 de setembro), a Sala Cine UFPE abriga gratuitamente, a partir das 17h, uma mostra não-competitiva de curtas-metragens, selecionados pelo cineasta Leo Falcão.

INVASÃO SUECA

Pela primeira vez chega ao Recife uma edição do projeto Invasão Sueca, uma parceria do Coquetel Molotov com o Swedish Institute, que promove shows de novíssimos representantes da cena musical da Suécia no Brasil. No festival, a Invasão Sueca chega com os grupos Love is All, Suburban Kids With Biblical Names e a cantora indie-folk Hello Saferide. Logo após os shows no Recife, as três bandas partem para invadir outras cidades brasileiras. O projeto teve início no final de 2006 com a turnê dos suecos Hell On Wheels, Jens Lekman e El Perro del Mar pelas cidades de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro. No início deste ano, estreou na web o site Invasão Sueca (http://invasaosueca.uol.com.br), um portal de referência para o público brasileiro conhecer os novos grupos e a nova cena musical sueca.

FEIRA CULTURAL

Realizada no Hall do Centro de Convenções da UFPE, a Feira Cultural do festival No Ar Coquetel Molotov agrupa estilistas e expositores de moda, artistas plásticos, produtores culturais, zines e selos musicais. A Feira é de acesso livre e através dela, acontece um bom intercâmbio de informações e fluxos de negócios entre seus participantes. Os expositores tem a oportunidade de mostrar durante o festival seus produtos que variam de vestidos e camisas personalizadas a zines e discos importados. Participam desta edição a loja de roupas e acessórios ReverbCity (SP), o zine Lado R (RN), a loja de disco Flowers Records e estilistas pernambucanas de diversos ateliês, entre outros expositores. O coletivo Branco do Olho também irá preparar uma exposição relâmpago e intervenções artísticas no local.

INGRESSOS

A venda de ingressos para o Festival No Ar Coquetel Molotov 2007 começa no dia 22 de agosto, nas lojas Vivace Discos (Plaza Shopping Casa Forte e Shopping Center Recife) e no Café Castigliani (Cinema da Fundação – Derby). Pessoas do interior de Pernambuco e de outros estados podem reservar seus ingressos por e-mail (coquetelmolotov@coquetelmolotov.com.br) e aguardar as instruções. Os shows iniciam pontualmente no horário marcado. Os ingressos antecipados para a quarta edição do festival custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) para cada noite de shows no Teatro da UFPE, sendo que os showcases na Sala Cine UFPE, a Feira Cultural e os debates da Plataforma Integrada de Encontros Musicais são de acesso gratuito. Além do desconto de meia entrada para estudantes com a respectiva carteira de 2007 e pessoas acima de 65 anos, também possuem direito à meia entrada os Clientes TIM que apresentarem sua última conta ou cartão de recarga com seu aparelho TIM.

INGRESSO CIDADÃO

Nos dias dos shows, quem levar doações de leite, fraldas geriátricas e alimentos não perecíveis ganhará desconto de R$ 5 no valor do ingresso de inteira. As doações serão recolhidas pelo IASC – Instituto de Assistência Social e Cidadania, que terá um estande no Hall do Teatro da UFPE. O órgão assistencial da Prefeitura do Recife desenvolve ações e trabalha com pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social em diversas unidades distribuídas pelo Recife.

HISTÓRIA

Em suas edições anteriores, o festival No Ar Coquetel Molotov atraiu mais de cinco mil pessoas de várias partes do país ao Recife para presenciar shows com grupos dos mais diversos estilos e localidades. Logo em sua primeira edição em 2004, o festival trouxe as bandas Hell on Wheels (Suécia) e a escocesa Teenage Fanclub, causando enorme comoção em público e crítica local. No ano seguinte, três atrações internacionais vieram ao Recife: Berg Sans Nipple (França), The Kills (EUA/UK) e Dungen (Suécia), além do grupo paulista Hurtmold e da participação de grupos locais como Mellotrons e Mombojó. Em 2006, o festival contou com quatro grupos internacionais: Tortoise (EUA), Rubin Steiner (França), CocoRosie (EUA) e Spleen (França), acompanhados de atrações nacionais de peso como Móveis Coloniais de Acaju (DF), Júpiter Maçã (RS) e Valv (MG) fazendo shows incríveis para ficar na memória do público presente.

O festival No Ar Coquetel Molotov é uma das facetas mais importantes do coletivo homônimo que trabalha com o segmento de música alternativa e independente no Recife. Além do trabalho realizado com o festival, o grupo executa projetos como seu programa de rádio transmitido pela Rádio Universitária FM – 99,9 MHz e a Revista Coquetel Molotov. O coletivo ainda atua em outras frentes produzindo eventos, realizando assessoria de imprensa e lançando discos de bandas novas através dos selos Bazuka Discos e Coquetel Molotov Discos.

Projeto Tim Música Apresenta:
Festival No Ar Coquetel Molotov
Local: Centro de Convenções da UFPE – Cidade Universitária – Recife / PE
Datas: 14 e 15 de setembro de 2007 – A partir das 14h
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) – À venda na Vivace Discos (Plaza Shopping e Shopping Center Recife) e Café Castigliani (Fundaj – Derby)
Mais informações: www.coquetelmolotov.com.br
Patrocínio: FUNCULTURA – Governo de Pernambuco
Apoio Cultural: Prefeitura do Recife, Bureau Export de La Musique Française, Consulado Geral da França, Swedish Institute, Centro de Convenções da UFPE, Faculdades Integradas Barros Melo, SEBRAE, Saraiva Mega Store, Cinema da Fundação, PPGCOM-UFPE, UK Pub, Mingus, Bongosto Restaurante, Red Bull, Jornal do Commercio e TVU.

Posted quarta-feira, agosto 15th, 2007 under Notícias.

2 comments

  1. guilherme vieira da cunha says:

    caracas sábado ta muito legal
    diz q wado e muito bom
    irei conhecer