Pátio do Rock 4: Mp3 na Seleção das bandas

Igreja de São Pedro

Vem aí o quarto Pátio do Rock, promovido pela Prefeitura do Recife no Pátio de São Pedro.  O festival vai acontecer entre os dias 22 e 25 de novembro de 2007 com 20 bandas. Serão 5 shows de 30 minutos por noite com uma banda convidada (headliner) e quatro selecionadas pela curadoria do festival.

A seleção vai ser bem parecida com a do ano passado. São 16 vagas para novas bandas Pernambucanas de rock (‘em suas várias vertentes’). Como no ano passado, o festival vai dar prioridade para bandas que ainda não tocaram no Pátio do Rock e que fazem música autoral (nada de cover!). As bandas selecionadas receberão uma ajuda de custo da Prefeitura e 30 minutos no palco do Pátio de São Pedro pra mostrar seu som.

A grande novidade desse ano é o uso de músicas em MP3 para seleção das bandas. Agora os grupos não precisam entregar mais cds de áudio e release em papel, esse ano basta um cdzinho com 5 músicas em MP3 e o release da banda em um arquivo texto. As bandas que quiserem caprichar no seu material podem adicionar fotos de divulgação ou shows e até vídeos ao vivo.

Anotem os prazos:
Entrega de Material: 24 de agosto a 24 de setembro
Nome dos selecionados: 05 de novembro de 2007
Datas do festival: 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2007

Regulamento:
PÁTIO DO ROCK 4 – REGULAMENTO

1. Da realização
O Pátio do Rock 4 é uma realização da Prefeitura do Recife / Secretaria de Cultura / Espaço Cultural Pátio de São Pedro, através da sua Gerência Operacional de Planejamento e Produção da Programação Cultural do Espaço Cultural Pátio de São Pedro.

2. Dos objetivos
O Pátio do Rock nasceu da iniciativa do Espaço Cultural Pátio de São Pedro, através de sua Gerencia Operacional de Planejamento e Produção da Programação Cultural, na intenção de gerar oportunidade para as novas bandas do rock Pernambucano, incentivando a criatividade musical local, incentivando novas bandas da cena Pernambucana, intensificando o circuito de festivais de música dentro do estado e consolidando o Pátio de São Pedro como pólo de todos os ritmos. O objetivo é valorizar e estimular o rock em seus diversos estilos, na cidade do Recife, litoral e interior de Pernambuco, em mais um espaço para as bandas do gênero.

3. Local, data e hora
O Pátio do Rock 4 será realizado na cidade do Recife nos dias 22, 23, 24 e 25 de novembro de 2007 com início sempre às 20h.

4. Das inscrições e seleção
4.1 – As inscrições serão realizadas na administração do Espaço Cultural Pátio de São Pedro, casa 04, no horário de 09h às 14h no período de 24 de agosto a 24 de setembro;
4.2 – A curadoria terá o prazo para julgamento de 01 de outubro a 01 de novembro de 2007 para a seleção das bandas;
4.3 – O resultado da seleção será divulgado no dia 05 de novembro de 2007;
4.4 – Serão selecionadas 16 bandas que irão se apresentar da seguinte forma: cada noite terá apresentação de 04 bandas selecionadas, cada uma com 30 minutos de apresentação.
4.5 – Cada noite terá também a apresentação de 01 banda convidada, cada uma com 50 minutos de apresentação.
4.6 – Poderão inscrever-se bandas de todos os estilos de rock do estado de Pernambuco, através do preenchimento da ficha de inscrição devidamente assinada, como também da ficha de autorização das músicas e comparecimento no endereço acima especificado com o material descrito no item 4.7;
4.7 – O material necessário para a inscrição consiste em 01 CD contendo:
– Pelo menos 05 músicas em formato mp3;
– Gravação com pelo menos 128Kbps e 44.100Hz de qualidade;
– Release, texto de apresentação obrigatório, em formatos DOC, PDF ou HTML;
– O CD deve conter identificação da banda e telefones de contato;
– Também podem ser colocados no CD, capa digitalizada e fotos de divulgação ou dos shows em formatos JPG, BMP ou GIF ou vídeos em formatos AVI, MPG, MPEG, WMV ou MOV.
ATENÇÃO: não serão aceitos releases impressos em papel.

5. Das categorias musicais
Poderão participar bandas de rock de todos os tipos. Todas elas serão classificadas dentro das seguintes categorias: punk/hardcore, heavy metal e pop/rock.

6. Critérios de Avaliação
Serão avaliadas somente músicas de autoria da banda ou com autorização das composições que serão apresentadas assinadas pelos respectivos autores. O critério de avaliação será a qualidade sonora e visual (quando houver) dos trabalhos apresentados. O material enviado para o processo de seleção será avaliado por uma curadoria formada por jornalistas do Jornal do Comércio, Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco e um representante do RecifeRock!.

7. Disposições gerais
7.1 – A Produção do Pátio do Rock 4 oferecerá às bandas selecionadas palco, luz, som, casa de apoio e água mineral;
7.2 – Todas as bandas terão que se apresentar com seus próprios instrumentos, exceto a bateria (corpo da bateria) que é de responsabilidade do som. Porém, o baterista deve trazer toda a ferragem incluindo pedal, caixa, pratos e estantes. Não poderá haver troca da bateria;
7.3 – É de responsabilidade do som contratado, os amplificadores de baixo e guitarras como também a mesa de som dos monitores e a mesa de som do PA.
7.4 – Todas as bandas, após a seleção, deverão estar em dia com a Ordem dos músicos do Brasil seção Pernambuco e deverão entregar com urgência à Gerência Operacional de Planejamento e Produção da Programação Cultural do Espaço Cultural Pátio de São Pedro, o mapa de palco;
7.5 – As bandas se apresentarão no palco fixo do Pátio de São Pedro que mede 08 X 06m;
7.6 – As bandas deverão chegar no dia de sua apresentação com 02 (duas) horas de antecedência;
7.7 – Após a seleção e definição das datas e horários de apresentação os mesmos não poderão ser alterados, incluído-se as bandas que chegarem atrasadas no dia de sua apresentação.

PÁTIO DO ROCK 4
Coordenação: Fred Salim
Auxiliar de Coordenação: Bruno Padilha
Diretora do Pátio de São Pedro: Tânia Sá
Contatos: 3232 2864 / 3232 2865 (das 09h às 14h)
Email: patiodesaopedro@gmail.com

Posted terça-feira, agosto 21st, 2007 under Notícias.

17 comments

  1. Guilherme Moura
    Obrigado amigo, realmente ficou otimo.
    Um grande abraço.
    FRED SALIM

  2. Marlon Pierre says:

    Tudo muito otimo, porém uma ressalva. Ordem dos Músicos? qual o musico que toca rock que tem isso? uma instituição falida que nao ajuda em nada, so faz atrapalhar? Sei nao…

  3. ORDEM DOS MUSICOS é o caralho!!!

    isso é uma praga velho!!

    meu irmão…vcs querem asfixiar as bandas de pernambuco é ..PE NO ROCK agora isso no pátio de são pedro…

    ORDEM DOS MUSICOS E O CARALHO…

    puta que pariu!!!

    Mudem esse nome ai ..ROCK não tem NADA HAVER COM ORDEM DOS MUSICOS….

    agora além das bandas lutarem contra a falta de espaço e apoio tem que lutar tb contra produtores incoerentes e inescrupulosos!!

  4. ola somos uma banda de palmas no tocantins e gostariamos de saber se podemos participar da seleção..? tocar no patio do rock seria uma oportunidade de mostrar nosso trabalho em outro estado…pois aq não ha um insentivo para o rock abraços e até…

  5. Essa dái da Ordem dos Musicos…quebrou muita gente……o espaço pras bandas de rock ja é tão limitado…por aki…e ainda ficam colocando mais um obstaculo….”VAMOS DAR UM VIVA PARA IGNORANCIA DO HOMEM” \O/

  6. Guilherme Moura says:

    banda vis compulsiva,
    Só podem participar bandas de Pernambuco.

    Sobre a exigência da carteirinha da OMB:
    Por ser um evento promovido pela Prefeitura, eles tem que seguir todos os ‘tramites legais’ (pelo menos no regulamnento). É bom perguntar pras bandas que tocaram nos outros anos como foi, se cobraram a carteirinha de todos integrantes das bandas.
    Sei que no Abril Pro Rock todo mundo teve que tirar.

  7. Fala Sério Fred!!! Como vc pode exigir que as bandas tenham OMB Se este Festival é para bandas iniciantes???

    Quanto foi a ajuda da prefeitura no ano passado ???

    300,00 para banda.. isso daí não dá nem p 2 integrantes da banda pagar a OMB…

    Vcs tem que rever isso aí!

  8. Pedro Henrique says:

    Poxa eu soube que pra tirar a carteira de ordem dos músicos são 300 reais por cabeça …Fica um tanto inviável para as bandas, se a ajuda de custo pelomenos cubrisse os gastos …mais ainda fica a incerteza de tirar e não ser selecionado!!

    Gostaria que vcs esclaressecem issu!!!

  9. Gente a obrigação da Ordem dos Músicos é uma lei,mas nosso amigo Pedra Rica, Presidente da Ordem dos Músicos do Brasil seção Pernambuco, sempre esta sensivel e por se tratar de Bandas iniciantes e amadoras ele poderar liberar.
    Depois das Bandas Selecionadas conversaremos com ele.
    Agora as Bandas Convidadas tem que ter a carteira e a Nota Contratual da Ordem dos Músicos.
    FRED SALIM

  10. Quanto a ajuda de custo o nome já esta dizendo.
    Nossa inteção foi ajudar as Bandas selecionadas com o transporte.
    FRED SALIM

  11. Parece-me que o Ministério Público Estadual entrou com uma ação civil pública para que OMB/PE não exigisse filiação nem cobrasse anuidade para os músicos que não fossem regentes, instrumentistas, copistas, solistas ou professores, “sempre com ligação ao sentido técnico da Música, arte que requer conhecimentos de sinalização vocal, partitura, solfejo, harmonia, composição”. Parece-me também que a Justiça Federal Pernambucana acatou pedido liminar, então isto já estaria gerando efeitos jurídicos imediato.
    Vi essa informação nesse site http://www.artistasdamusica.org.br/acao_em_andamento.php?load=a1
    Favor a organização do festival nos informe a respeito dessa exigência.
    Obrigado.

  12. Sou de Curitiba-Pr, Também gostaria de saber se podemos tocar neste festival.

    Obrigado

  13. Não pode, Renato. É só para bandas de Pernambuco.

  14. Blza, imaginei…

  15. Alguma novidade sobre a informação dada pelo Thiago? Procede essa informação?

  16. Essas tensões são constantes, Breno. Na verdade existem várias liminares, sempre caindo e sendo reposta, nunca chegando a uma conclusão.

    A carteira da OMB para participar do pátio é uma formalidade. Assim como foi pedida nos anteriores. A produção sempre dá um jeito de um contorna isso para que os vencedores possam tocar.

  17. CaLLoU e os ArgONauTaS says:

    Boa iniciativa, essa de OMB tem que constar apenas no edital em conformidade com a legislação. Mas não dá para acatar em se tratando de bandas iniciantes, participantes de um festival promocional. Espero que a famosa “vista grossa” como é corriqueiro em alguns casos intituidos, seja visto nesse sentido. Hasta la vista.