Tapa na Orelha – O PE no Rock já mudou a vida de alguém?

Eu sempre gostei do PE no Rock. Desde sua primeira edição, simpatizei com a proposta: um evento só para as bandas pernambucanas. E foi sucesso de público em seu primeiro ano, 1998, com show memorável dos Devotos, e belas apresentações do Querosene Jacaré, Jorge Cabeleira e uma galera que estava numa fase bem boa naquela época.

Achei ainda mais bacana quando, em 2002, o evento abriu as portas para bandas “forasteiras”: Cólera, Pavilhão 9, Sabotage. Era uma estratégia inteligente de atrair a atenção para as bandas locais através de nomes já consolidados e respeitados no Brasil, algo que o Abril pro Rock já fazia. Mas, venhamos e convenhamos, será que, atualmente, não existe uma supervalorização em cima deste festival? Afinal, ele projetou que banda? Mudou a vida de que grupo? Transcrevo abaixo as programações das últimas duas edições do festival, em 2003 e 2004.

PE NO ROCK 2003 – Clube Português
Sexta: Estrógeno, Fourpigs, Sharkattack, Astronautas, Democratas e Rodox (DF)
Domingo: Aborígenes, Sickness, Sick, Psycho Clown, Devotos, Protesto Urbano, Os Cachorros e Garotos Podres (SP)

PE NO ROCK 2004 – Ancoradouro
Sexta: Pressão Sanguínea, Nós, Zantorriff, Azougue, Kaia Na Real, Dr. Dedo Verde, Mundo Livre S/A (participações: B.Negão, Jorge du Peixe e Cannibal)
Sábado; Girimum & Seus Maxixes, Sickness, Physalia, The Playboys, Fuzer, Terra Prima, Fiddy, Nitrominds (SP), Dyluvian, Os Cachorros, Sociedade HC e DFC (DF)

Agora, quem puder, por favor, me responda: por onde andam Fourpigs, Shark Attack e Democratas? E Aborígenes? Sicnkess e Pyscho Clown? Protesto Urbano? Sociedade HC? E o que aconteceu com o Nós? Com o Zantorriff e o Azougue? Com o Dr. Dedo Verde? Sem falar de Girimum e Seus Maxixes!

Das que “vingaram”, dá para citar apenas The Playboys, Fiddy e talvez Estrógeno e Terra Prima. Physalia e Sick acabaram servindo de embriões para o surgimento de outras bandas. E Os Cachorros não contam, pois são filhotes do festival.

Mas ainda assim é muito pouco para um festival que se dá tanta importância… Alguém tem notícias recentes de Fuzer e Dyluvian? Quem tiver, por favor, poste nos comentários. Eu quero muito estar errado. Mas, que eu saiba, o PE no Rock não mudou a vida de ninguém. Nem o Abril pro Rock muda atualmente, já que toda a indústria da música está de cabeça para baixo, perdida e sem saber o que fazer. O PE no Rock é (ou era) um festival simpático. E só!

p.s. Realmente tenho limitações para entender a diferença entre hc melódico e emo. Para o ignorante aqui, é tudo a mesma coisa: melodias no punk e letrinhas chorosas que deveriam estar na boca de cantores sertanejos, bregas e pagodeiros. Evidente que eles devem ter lá as suas diferenças, mas confesso que não vou perder meu tempo com isso. Se você tem um texto bom e gosta dos estilos, entre em contato com a gente. Quem sabe você não vira setorista de emo/hc melódico aqui no site? Eu simplesmente me recuso…

Posted terça-feira, outubro 16th, 2007 under Tapa na Orelha.

66 comments

  1. Paul…

    Repito tudo que eu disse…

    Seria ” O Paul falou ta falado?????”

    Fiztv : fiztv.com.br

    Incomum ! Ate que enfim vc falou algo coerente!
    Eu nao acho que o mundo errou, porem nao preciso aceitar tudo que se diz acerto…
    No mais é rock !

  2. Sou um músico cristão, acredito em algo mais que a música pode proporcionar além de letras que passa um monte de besteiras…não da nem pra refletir.
    Admiro bandas como: Legião Urbana, Barão Vermelho, Titãs, O Rappa, Los Hermanos, Pitty, etc…Bandas com conteúdo nas letras e melodias…mas como tem bandas aqui em recife que não tem um minimo de contéudo.

    Viva a paz e o amor…dane-se a bagaceira!

  3. Simplesmente, Hanagorik e Insurrection Down que ja foram com tuor montada Para Europa, e tocaram tambem no PE NO ROCK.

  4. intrusososososososososososos!

    pega fogo o cabaré!!!

  5. Rodrigo Baltar says:

    caro hugo,
    gostaria de falar em primeiro, que é um prazer estar correspondedo aqui no site recife rock e deixar aqui a minha opinião sobre suas democráticas palavras:
    gostaria de iniciar informando que em nenhum momento o festival PE NO ROCK teve como principal objetivo revelar um grande nome da cena musical,o seu principal objetivo era diversão, pura e simples. Se no meio desse caminho bandas como ASTRONAUTAS, OS CACHORROS, DEVOTOS…tiveram grandes apresentações, digo até inesquecíves,outras tiveram a sua opoprtunidade de se apresentar num bom palco, com organização britanica, vc mesmo achava isso amigo,para um bom público. Era tudo o momento amigo, e tudo na vida passa. Fico feliz quando relembro que o própio site Recife Rock, ter tido como uma das principais coberturas no início de sua importante vida no festival. Sem falar nos shows alucinantes dos GAROTOS PODRES, CÓLERA, PAVILHÃO 9, PLANET HEMPE… Tudo na vida é fase e torço para que os produtores atuais do festival consigam mostrar para essa nova geração que a diversão estará garantida e ainda mais que a proposta desse ano com acertos e erros, é fazer essa diversão gratuíta. Democracia pura !!!
    sorte a todos e forte abraço, Rodrigo Baltar ( PE no ROCK 1998/2004 )

  6. Esse HUGO é um frustrado… além de tudo, ainda é um ateu INVEJOSO!!! Ele é jornalista de beira de esquina… por isso q só fala merda! deve ter vindo de são paulo pq lá não tem lugar p ele… um cara que não tem escrúpulos e não respeita as pessoas não deveria ter a atenção de ninguém…E esse papo já rendeu demais…
    Que venha o PE NO ROCK!!! Eu quero eh rock!!! VAI SER DU CARAIIIIIIIIIIIII!!!E ESSE ANO TAH MAIS FODA AINDA PQ TEM P TODOS OS GOSTOS!!! chega dessa panelinha idiota do recife!

  7. Rafaela, 08/04/2007 says:

    É muito complicado entender o que acontece hoje no (underground)recifense se é que existe mesmo isso,
    como grande admirador de rock´´n´´roll o que observo e que já não se valoriza ou se reconhesse mais certos clichês que o rock`n`roll carrega.Pelo menos o que eu aprendi a gostar não se parece nada disso que eu vejo aí.Um monte de moleques que tocam por modismo, pessoas que saem de suas casas única exclusivamente pra assistirem o show da banda do amiguinho da escola e depois como uma trocida organizada ou trenzinho do maternal se retiram de forma rídicula e prevízivel dando vez a próxima banda e seus miquinhos amestrados, realmente issom não é rock´n´roll não o que eu aprendi a gostar!

  8. o Rafaela disse tudo. Tem muitas bandas que andam com uma torcida atrás e essa torcida é inimiga das bandas que a banda que eles vão atrás não gosta.
    É complicado mas é isso mesmo!

  9. Júlio César says:

    Putz, vida longa ao PE no Rock… Rodrigo Baltar, Geraldinho, Rogério, valeu mesmo…vcs foram essenciais para todos nós, eu ainda não conheço esta nova galera que está organizando o evento atualmente, mas podem contar conosco, mas realmente o PE no Rock juntamente com Lourdes Rossiter, Abril pro Rock, Serginho, Júlia, RoGê e Rádio Cidade, Wilde Portela, e tantos outros jornalistas…vcs foram e sempre serão muito importantes para nós…eu assino pela galera de Surubim, continuem lutando para engrandecer a nossa música…o resto é balela…

  10. Rodrigo Baltar says:

    escrevo para aqueles que viveram e conhecem a história do festival.
    galera o negócio é o seguinte: em 2004 minha missão com a cena roqueira deu uma parada. resolvi caminhar em outros passos, hj atuo no setor público, mais precisamente na Fundação de Cultura da Cidade do Recife. aqui, aprendo a conviver com respeito e profissionalismo em todas as vertentes da nossa música pernambuca.Gostaria de falar que, o PE NO ROCK (1998-2004) era foda! era o festival mais furioso do estado e tinha(tenho) o maior orgulho disso. quero deixar claro que nessa fase atual, nada tenho com a produção do evento, pois entendo que a minha fase passou e montei um acervo de histórias e amigos que guardo até hj! acho injusto as palavras que estão atirando ao evento.gostaria que as pessoas separassem a fase furiosa do evento com a sua atualidade. afinal, o festival era um tiro certeiro para a cena underground ! nunca se respeitou tanto as bandas que por ali passaram, cobertura em todos os meios de imprenssa,festas de lançamentos, peladas de futebol horríves, companheirismo…porra isso tudo não valeu nada? vamos com calma galera, a história tá ai para ser contada e é sempre bom agente conhecer também! agradeço aqui as quase 70.000 pessoas que prestigiaram as 7 ediçoes do evento, evento que bateu recorde de público no antigo CIRCO MALUCO BELEZA na edição de 1999. o que falar das 10.000 pessoa em uma sexta feira em pleno parque memorial arcoverde? da últimna apresentação do SABOTAGE, do show do PAVILÇHÃO 9?ouvir da CÒLERA, que o PE NO ROCK foi o maior e melhor evento da carreira humilde de 25 anos de punk da banda…quanto aos CACHORROS, a banda tinha a cara do festival e cresceu junto com ele, com deixar uma banda que vendeu cerca de 10.000 cds numa fase onde a pirataria comessava a reinar e de forma independente e ainda tinha uma música entre as 5 mais tocadas na programação da Rádio Cidade…justiça é nome disso! assim também foi a convivência com a DEVOTOS, grande parceira e amiga do evento…Uma coisa é vcs estarem insatisfeitos com a produção atual do evento outra é jogar no lixo a sua bela passagem na cena roqueira de Pernambuco.
    abraços a todos,
    rodrigo baltar.

  11. muito papo furado e pouca música legal!

  12. Hugo! Venho que tu fala demais, qnt tenho um Festival voltando para banda de PE,vc critica tanto assim , só pq as banda não vigaram… Porra Hugo de deseja o que? O festival voltando para média? Eu sou vocalista de uma banda Punk! Tentei coloca a minha banda no site do Recife Rock, e encontro maior dificudade, primeiro por ser de Vitoria de Santo Antão, segundo pelo frecura que eu vejo para coloca a banda no site e outra por não ter agenda de show no site, para quem quer ajuda a sena de Pernambuco, tem esta frecura toda e o cara vem e fala que o PE DO ROCK, é assim, pq não tem nenhuma banda de nome nacional… Porra! Se ligar, A Merda da MTV ve DEVOTOS, com uma banda pequena… E a gente aqui saber o DEVOTOS é uma banda do caralho… Com certeza eu estou viajando… Mais vejo que esta na hora de fala menor e ajuda mais…

  13. Graaande Rodrigo Baltar, pela elegancia do seu comportamento em relação ao novo produtor do PE no Rock e das críticas que ele vem recebendo, embora eu nem saiba quem ele é.Como vc mesmo disse, tudo são fases e vc cumpriu de maneira brilhante a sua fase de PE no Dock, com uma produção super organizada.Agora é seguir por outros caminhos e ter a certeza do dever cumprido.Abraços.Vê se deixa um contato. Mary Endo/Produtora da Banda Reativa.Ex-produtora da The Playboys.

  14. SINCERAMENTE

    DEMOCRATAS FOI A UNICA BANDA DESSA MERDA TODA QUE VINGOU

    ALIAS DEMOCRATAS FOI A CENA DO ROCK DE RECIFE

    DEMOCRATAS FEZ A CENA

    FOI A 1º BANDA DE HC MELODICO DE PERNAMBUCO OU ATEH DO NORDESTE
    UMA DAS PRIMEIRAS DO BRASIL

    CPM 22 FOI ASSISTIR O SHOW DELES EM SAO PAULO
    PEDIRAM CD AUTOGRAFADOS

    DEMOCRATAS TOCOU COM THE OFFSPRING, RUFIO, FEZ VARIOS SHOWS PELO BRASIL

    FOI CITADO POR PITTY, DEVOTOS NA MTV

    NUNCA SE VENDEU
    ERAM OS VERDADEIROS ROCKSTARS

    DEMOCRATAS FOI UMA GRANDE FANTASIA NO MUNDO DAS DROGAS E ROCK N ROLL
    QUANDO APARECERAM PROPOSTAS PRA TOCAR NA GRINGA, EUA E EUROPA A BANDA ACABOU….POR MOTIVOS PESSOAIS….e nem chegaram a LANCAR O MELHOR CD DELES APENAS GRAVARAM MAS QUEM QUISER SACAR… TEM NO YOUTUBE POE PRA PROCURAR -=> DEMOCRATAS HC JA CANSEI

    É ISSO O Q EU SEI SOBRE OS CARAS…

    E VOCES DO RECIFEROCK …. DEVIAM TER VERGONHA NA CARA E RESGATAR O MATERIAL Q TINHA NO SITE RELACIONADOS A ELES COMO SHOWS AO VIVO E TUDO MAIS
    obs : ou pelo menos manda pro meu email o material com conteudo dos caras quero relembrar

  15. esse show de sabotage foi no dia do meu aniversario, nao esqueço mais nunca!!!foi um dos melhores shows da minha vida!!!valeu galera!!!