ENTREVISTA – Autoramas

Uma das melhores bandas do atual cenário rock brasileiro, o Autoramas toca sábado, dia 27, no Recife, dentro da programação do Festival Virtuemusica, que acontece no Pátio Externo do Armazém 14. Levei um papo por e-mail com Gabriel , guitarrista e vocalista da banda, e, de longe, o sujeito mais gente fina do rock nacional. Abaixo você confere a entrevista.

Será o primeiro show do Autoramas no Recife depois do lançamento de “Teletrasnpote”. O show será baseado nele?
 
Sim, a maioria das músicas é do “Teletransporte”, mas tem várias antigas que não podem faltar, e também estão incluídas no show: “Fale Mal de Mim”, “Você Sabe”, “Nada A Ver”. Nosso último show no Recife já teve a maioria do repertório do cd novo.
 
O que significou para a banda a saída da Monstro para a Mondo 77?
Acho que a Mondo 77 entende mais as necessidades e os desejos do Autoramas. A Monstro é um selo sensacional, que já marcou seu lugar na História, mas o marketing deles é mais focado no próprio institucional, não nas bandas.
 
“Teletransporte” expande um pouco os horizontes musicais da banda, tem até coisas da guitarrada do Pará. Como a banda veio a se interessar pelo estilo?
A Guitarrada é a Surf Music do Rio Amazonas, o princípio musical é o mesmo, tem muito a ver. Quando fomos tocar em Belém pela primeira vez, ouvi umas guitarradas na TV e pensei: “toco isso fácil”. Quando ouvi o cd dos Mestres da Guitarrada, nessa mesma viagem, percebi o quanto tinha a ver aquilo com a Surf Music. Quando fui assistir o Show do Vieira, Curica e Aldo Sena no Rio, eles tocaram uma do Ventures. Aí pensei: “tá vendo? Não sou louco” É impressionante como a música brasileira é rica e como nosso país é grande em todos os sentidos…Já estamos fazendo outras Guitarradas, não vai parar por aí não…
 
Como surgiu a idéia do clipe de “Mundo Moderno”? Verdade que o custo de produção foi só o das passagens para Londres?
A idéia foi do diretor, o Kirk Hendry, o inglês que nos abordou num show que fizemos em Londres e disse que queria fazer um clip nosso, filmar aquela nossa performance ao vivo habitual. Ele disse que da próxima vez que estivéssemos na Europa, estaria com tudo pronto para filmarmos. E assim fizemos. Estávamos tocando na Holanda, fomos de navio até a Inglaterra e aí rolou. Quando saiu a indicação pro VMB para Clipe do Ano, ele só me respondeu o email dizendo “Amazing” ahahahaha
 
Até que ponto “Mundo Moderno” é sobre você? A tecnologia te apavora um pouco? Você “nasceu para ser obediente”? :)
De forma alguma, é uma ironia, a letra foi escrita de uma maneira meio Dead Kennedys …A letra fala sobre as pessoas que não conseguem se adaptar aos novos tempos, às novidades. E não é só sobre tecnologia. Tem muita gente acostumada com os antigos padrões (seja tecnológicos, de comportamento, etc) que não consegue viver no mundo atual.
 
Você recentemente disse que não está no mercado independente por escolha, por opção, mas porque não havia outra forma por enquanto. Acha que ainda existe um preconceito entre os independentes com quem consegue romper com esse circuito e fazer sucesso? 
 
Sim, isso até tem a ver com a letra do “Mundo Moderno”, voltando à questão anterior…Antigamente, banda independente era sinônimo de banda iniciante. CD independente era sinônimo de CD demo. Hoje alguns dos maiores artistas do Brasil e do Mundo são independentes. Muita coisa mudou. Mas aquela galera mais antiga, desatualizada, ainda pensa segundo a antiga mentalidade. Esse preconceito é uma coisa bem tacanha, mas que existe, existe.
 
Como foram os shows anteriores dos Autoramas no Recife? Do que você lembra e o que espera deste agora?
Lembro com muito carinho de dois shows no Recife, um na Casa do Frevo, com o Rádio de Outono, que foi o primeiro show que fizemos completos (o primeiro mesmo, fomos só eu e Bacalhau, quem viu, viu) e o último, na Feira da Música do Brasil, foi muito legal tocar pra galera ao ar livre e conferir mais uma vez como tem roqueiro no Recife! Desse próximo espero me divertir bastante!

Posted terça-feira, outubro 23rd, 2007 under Notícias.

4 comments

  1. Autoramas é uma banda do carai,
    e Gabriel um cara sem frescura!!!!

  2. boa entrevista, hugo

  3. Muito bom Hugo, valeu mesmo!!!
    Abraços

  4. Melhor banda do Brasil.