Foi um ano esquisito. Por vezes até sombrio. E, sobretudo, irregular. A coisa até começou bem, com o Porto Musical e belos shows de Nelson Sargento e dos Autoramas no Marco Zero.
Depois veio o Rec-Beat, que rendeu excelentes shows do Zefirina Bomba, Instituto e Tom Zé. A grande revelação local foi sem dúvida o Rivotrill, que segue a cartilha do Jethro Tull com o grande mérito de não cair na chatice absurda por vezes provocada pela banda de Ian Anderson.
E, finalmente, a água mole do The Playboys enfim furou a pedra dura do Abril pro Rock, em show irregular e histórico. Históricas também foram as apresentações de Mutantes e Marky Ramone no festival. Aliás, ver um ramone de perto equivale a esbarrar em um beatle na rua. A emoção deve ser a mesma. E duas bandas pernambucanas que fizeram dois showzaços no APR simplesmente desapareceram do mapa depois: Fiddy e Monomotores.
Depois do Abril pro Rock a cidade caiu em um vazio sem fim. Nada acontecia. Para piorar, ainda perdemos O Rafa, jovem flautista do Mombojó, músico talentoso e gente boníssima. O vazio ficou então ainda mais vazio…
Alguns meses depois, veio o No Ar: Coquetel Molotov, e com ele o grande mico do ano: escalado para se apresentar na Sala Cine PE, o Backstages simplesmente não apareceu para tocar. Nunca tinha visto isso na vida…O festival ainda contou com público recorde, uma apresentação maravilhosa da cantora Cibelle e um show de lugares-comuns do Nouvelle Vague.
E o prêmio de picaretagem do ano não poderia ser outro: PE no Rock 2007: o produtor escalou sua mulher como uma das atrações principais, quebrou a única regra que estabeleceu, “desperdiçou” dinheiro público e sequer teve a capacidade de anunciar em público o cancelamento do evento. Resultado: teve gente que foi ao Marco Zero ver um festival que não aconteceu. O mais triste de tudo é colocar na lama a marca PE no Rock, outrora um festival tão organizado e bem-resolvido.
Descobri que existe uma seita chamada Teatro Mágico, e que seus seguidores são, como todos os fanáticos, uns chatos de galocha.
Teve também o surgimento da Nox como a melhor casa de shows do Recife.
A bela surpresa acabou vindo no final, com a ótima edição do Pátio do Rock, com grandes shows de Vamoz!, Amps & Lina, Erro de Transmissão e tantos outros. O ano em que China calou a minha boca com o excelente Simulacro. E por falar em disco:
Disco do ano: Danmed Rock n’ Roll – Vamoz!
Música do ano: Inferno – Nação Zumbi
Show do ano: Mutantes, né?
Revelação: Júlia Says e Erro de Transmissão
Retorno apropriado: River Raid e Amps & Lina
O que esperar de 2008
– Abril pro Rock mais enxuto e repaginado.
– Terceira edição do Microfonia
– Segundo disco do Volver
– Segundo disco do Carfax
Particularmente, 2007 é um ano que quero deletar da memória. Espero que para você tenha sido bem melhor. E que 2008 seja perfeito (ou quase isso) para nós todos. Um ano roooooooooooooooooooooooccccccckkkkkkkkkkk!
17 Comments
2008 já vai começar em grande estilo, com show da Pitty no Recife dia 11/01
Foi o ano em que apareceram os Intrusos e incomodaram mta gente! Eheheh
Acabaram ate com o Pe no Rock! ahhhhaaahh
Bem, minha retrospectiva em 2007:
ECHO – NO clube Ferroviário de Jaboatão ( nunca ví uma roda punk tão grande!QUE SHOW!!!!)
Pluguins no Zero Um bar – (simpilsmente fodástico!)
Ugly Boys e Erro de transmissão no pátio ( porra, muito foda!)
PE NO ROck – a MAIOR FRUSTRAÇÃO DO ANO!!!!KKKK( RINDO PRA N CHORAR!)
MATALA E ATAQUE SUICIDA – no pátio – Um verdadeiro TAPA NA ORELHA MEEESMO!
espero que ano que vem seja assim!!!
NÃO DEIXEM O ROCK MORRER!
UAUAHAHUAHA;;;;;;OPS…..
Quem salvou meu 2007 foi: 1-Wander Wildner e o Bloco ” espero que saia em 2008 também ” Eu não consigo ser alegre o tempo inteiro. 2-No Carnaval Nação e Carfax em Olinda. Angra: 15 anos no Velho Portuga. Mutantes e denovo: Nação Zumbi no Abril(embora o som estivesse sofrível) e depois.. bem depois só mesmo o Scorpions . Se bem que o fim de ano promete, afinal tem o projeto paralelo da Nação na Sexta 21/12 e a própria no dia 22/12 Sábado. Faltou??? Ortinho, Lula Côrtes,Massacration..
fiasco do ano
VIRTUEMUSICA
o mico do ano foi o virtuemusica, hugo. não queira defender seus amiguinhos jogando a culpa pra cima do backstages e do festival do coquetel. mr catra foi cancelado no recbeat tb nesse ano e aí vem você dizer que “nunca tinha visto isso na vida”. forçação de barra só pra chamar a atenção.
Mr. Catra perdeu o vôo por causa do Caos Aereo que tava rolando em fevereiro. Cancelamentos desse tipo acontecem o tempo todo.
O Backstages não tocou porque um dos caras da banda decidiu não ir e ficou em casa.
Olá amigos do Recife Rock!
Meu nome é Daniel Marco, e gostaria de pedir licença para divulgar o Programa “Caixa acústica”, apresentado por mim às sextas feiras , no horário de 18 ás 19 horas na rádio comunitária Alternativa FM 98.1, na cidade do Paulista, cuja proposta é tocar o som de bandas alternativas de todas as vertentes, e também as bandas da cena local. Nesse primeiro programa, tocaremos PJ Harvey, Radiohead, Smashing Pumpkins, e as pernambucanas Mombojó, Mula Manca e Zéfiros.
Às bandas interessadas em divulgar seu trabalho, favor enviar e-mail com link para: danfemarco@hotmail.com
Obrigado pelo espaço e, conto com o apoio de vocês!
Saudações a todos. Entre mortos e feridos estamos vivos e com uma proposta firme para 2008. Aguardem!!!
aí tu tá inventando, bruno. o que ouvi dizer é que o baterista tava no trampo e não podia chegar na hora do show
Sim, foi isso.
Se ele não pediu folga no trabalho, então é porque decidiu não ir. Ele ligou para a banda ainda, horas antes, falando que não ia mesmo.
Ótimo resumo.
Concordo plenamente que Mutantes foi o show do ano e que Erro de Transmissão e Julia Says são as revelações…
o/
R evelação pra mim foi os The Keith, rock do bom, uns fofos, disco ,claro o da nz, e do vanguart, que lançou um cd muito bom, o show deles foi muito bom, tb no Recbeat, conseguiu apagar o show chato da mellotrons, o Simulacro do China, como artista solo foi muito bom. Tb gostei da Ceú, grande cantora. Pronto, agora podem me xingar! rsrssrsrsrsrsrsrsrsrssrsrsrsrsrs
Mas a grande e bonita e prestigiada
presença foi do Macaco cagão no recife rrock, ele postou grandes tópicos e colocava tanto questões como colocações (pleonasmo triste, colocar collocações,aff)
Continuando, o macaco cagão deixou muita gente de boca fechada, pq o que aparece de opiniões bisonhas( meu me incluo, galera), mas ele n, talvez ele seja um ótimo jornalista que criou este personagem pra tolerar as besteiras pueris da galera, heheheheheeheheheheheehehe, daria um prêmio a ele neste ano chato e sem graça pra o rock de um modo geral. Que venham mais festas grandes, com muita gente, de rock, mais pesado,além dos indies, e que n tenha skol nas festas, que cerva ruim!!!!
Corrigindo: ****(eu me incluo).
Que massa Júlia Says como revelação!!!
O som desses meninos é mto instigado!
Estou torcendo, para a proxima conquista!
Parabéns a Erro de Transmissão!!
Merecidamente, banda revelação do ano…
e muitas coisas aindas estão por vir… :D