Tapa na Orelha: A Mangueira de João Paulo quase cai

Foi por pouco. A Escola de Samba Mangueira, cujo enredo homenageava o centenário do frevo (homenagear com dinheiro alheio é uma maravilha), obteve a décima colocação entre as doze agremiações que desfilaram. Foi sua pior colocação desde 1994.

Confesso que torci muito para a escola ser rebaixada. Seria o maior anti-marketing político da história de Pernambuco. E a prova irrefutável de que o prefeito João Paulo jogou três milhões de reais no ralo. Ainda que a Mangueira se sagrasse campeã, não justificaria nunca um investimento deste porte, algo para gringos e turistas de outros estados verem.

Uma das primeiras matérias que fiz na vida foi a cobertura do desfile das escolas de samba do Recife, na avenida Dantas Barreto. Quem nunca foi não imagina a pobreza das agremiações locais. Coisa de dar pena. Lembro-me que um travesti desfilou em todas as escolas, que mal tinham alegorias e componentes. Uma coisa de dar vergonha, tristeza e revolta.

Não me sai da cabeça uma frase que Cannibal nos disse em entrevista aqui para o site: “a prefeitura pode dar três milhões para quem ela quiser, desde que também dê para quem está precisando aqui. É o mesmo que você cuidar do filho dos outros e não cuidar do seu”.

Essa história me deixou tão revoltado que estou pensando em jamais votar neste senhor novamente, que contou com meu voto nas últimas vezes em que foi candidato. Sem contar que a Mangueira está sendo investigada por associação com o tráfico de drogas, jogo do bicho e lavagem de dinheiro. Aliás, toda aquela palhaçada que é o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é financiada com dinheiro sujo. E, além de toda a verba suja que a Mangueira usufruiu neste carnaval, seus cofres foram engordados com a generosa quantia de três milhões do cofre público da prefeitura. Como se todas as agremiações pernambucanas desfilassem lindamente todos os anos. Como se tudo estivesse muito bem, obrigado, pelos lados de cá. Prefeito João Paulo: foi a maior merda que o senhor já fez na vida. Espero que pelo menos se arrependa e se envergonhe do que fez.    

Posted sexta-feira, fevereiro 8th, 2008 under Coberturas.

49 comments

  1. Cidadão do Recife says:

    Pouco me importaria se todas as Escolas de Samba do Rio de Janeiro fossem, repentinamente, abduzidas por alguma raça alienígena e que nunca mais aparecessem pelas bandas do nosso sistema solar. Não fariam a mínima falta por aqui!

    Aliás: acho que a população da metade da Europa sofreria imensamente pela perda das tais escolas. Nunca mais os coitados poderiam curtir o carnaval no Rio, na maior putaria e comendo tudo que é nêga que vê pela frente. Também não mais encheriam a cara de caipirinha, bebida obrigatória para todo gringo alegre.

    Ai que saudades das marchinhas de Sílvio Santos:

    A pipa do vovô nao sobe mais
    A pipa do vovô nao sobe mais
    Apesar de fazer muita força,
    o vovô foi passado pra trás!

    A pipa do vovô nao sobe mais
    A pipa do vovô nao sobe mais
    Apesar de fazer muita força,
    o vovô foi passado pra trás!

    Ele tentou mais uma empinadinha
    A pipa nao deuu nenhuma subidinha

    Ele tentou mais uma empinadinha
    A pipa nao deu nenhuma subidinha

    A pipa do vovô nao sobe mais
    A pipa do vovô nao sobe mais
    Apesar de fazer muita força,
    o vovô foi passado pra trás!

    ISSO É QUE ERA CARNAVAL!!

  2. Assino em baixo!

  3. Cidadão do Recife says:

    Pra quem não conhece o clássico do Sílvio, aí vai o link:
    http://www.esnips.com/doc/8f8207d2-77d7-4432-a6b2-69c7f22bbeec/Silvio-Santos—A-pipa-do-vovo

  4. cara, podo mundo sabe que num é de hoje que as escolas de samba estao envolvidas com associação com o tráfico de drogas, jogo do bicho e lavagem de dinheiro.por que será que as beijar-flor ganhou 6 vezes em 7 anos. mas fale a verdade hugo, vc esta colocando esse comentario por algo maior.. deixe claro seu sentimento.. vc deixou de ganhar algo?!

  5. Eu nunca assisiti essa porra de desfile das escolas de samba do RJ, então por mim que se fodam.

    Também não aprovei a prefeitura do Recife dar 3 milhas pra mangueira enquanto as escolas de samba daqui dividem 300 mil doados pela prefeitura, acho que devemos sim cuidar do que é nosso. Se eles queriam fazer uma homenagem ao Recife e ao frevo, ótimo, mais ae a prefeitura do Recife dar 3 milhões ja é demais.

    ENQUANTO A PREFEITURA DO RECIFE DEU 3 MLLHÕES PRA MANGUEIRA AS ÃGREMIAÇÕES QUE DESFILARAM NA DANTAS BARRETOS DIVIDIRAM UMA MIGALHA.

    E PRA NÃO ESQUECER OS BATUTAS DE SÃO JOSÉ PRA FECHAR NÉ??? CADÊ A AJUDA????

  6. Hugo, my dear!

    Quanto ao repasse dos TRÊS MILHÕES… Bom, arroto: É o Partido dos Traíras metendo as pontas de sua infame estrela no cu do povo.

    Ass.: Sthephanie Desirèe, a esposa daquele seu amigo de infância, dono daquele tabuleiro de war que espera a ilustre presença de Vossa Senhoria, para, enfim, apoderar-se de Vladivostok!

  7. Tárcio Fonseca says:

    Galera tá viajando mesmo em relação ao site.

  8. Lenne Ferreira says:

    Me lembro de quando era bem novinha e minha mãe me levava para Dantas pra ver os desfiles das Escolas de Samba do Recife, minha avô desfilava em uma que não lembro o nome, ela era uma das baianas, ficava rodando horas e eu achava tudo lindo… Era muito trash, os carros eram empurrados por uns caras que normalmente estavam bébados,um monte de traveco madrinha de bateria (sem preconceito, mas era engraçado), os arranjos e ornamentos simples de dá dó mesmo. Fazem alguns anos que eu não vou mais lá, depois que minha avó adoeceu minha mãe parou de me levar, eu cresci e passei a frequentar outros lugares durante o carnaval,mas sempre achei que alguém deveria olhar para aquela galera. É deprimente saber que o prefeito disponibilizou uma quantia tão alta para mangueira sem sequer promover uma ação que beneficiasse as escolas de samba locais. E olhe que não seria só elas as beneficiadas. Aumentaria o público e consequentemente geraria mais renda pra os comerciantes ambulantes. Eu não sei o que se passou pela cabeça do prefeito mas realmente foi a maior merda que ele já fez…

  9. bom, qto a dinheiro investido na Mangueira e a colocação dela, num tem nenhuma relação direta. pois já se comentava antes do carnaval q a Mangueira não teria uma boa colocação, devido ao envolvimento de algumas pessoas da mangueira com o tráfico e com a repercussão na TV, pegaria mto mal a Mangueira ser campeã. e outra, qto ao dinheiro q foi gasto, esse msm dinheiro, q veio da área de turismo, não poderia jamais ir pra educação ou saúde, quem estuda sabe o q eu tou dizendo, não vou me delongar explicando. só falta o pessoal criticar os 31 milhões gastos no carnaval. se vcs não leram, o retrono financeiro no carnaval foi simplesmente 10 vezes maior, e aí, compensa ou não?

    Concordo q não devria ter sido gasto esses 3 milhoes com Mangueira, não pelo valor em si. mas acharia mais interessante se fosse colocada essa verba a disposição das escolas de samba daqui de pernambuco, q apesar
    de eu num gostar msm, pelo menos estaria apoiando e dando valor as coisas daqui. e estaria na mesma área de turismo.

    encerro dizendo que, graças a João paulo o recife tem esse carnaval q tem hj, tão bom. alguém se lembra como era o carnaval até o ano 2000 e depois dele, como ficou? acho q melhorou não?

  10. Não caiu porque era a Estação Primeira de Mangueira a queridinha do Beira-Mar, gente boa… Se fosse a escola unidos do Santa Cruz…

  11. E não votarei nele por outros motivos além deste, chega de Fred Salim e outras almas sebosas.

  12. e os 150 mil de pré – amp

  13. João Paulo cagou feiooo!!!!

    Total falta de respeito…a mangueira deve ta achando graça dos babacas da nossa prefeitura até agora.

  14. Deixam de ser Babacas!
    Esta historia nao e nova,se lembram?? (SANDY &Junior)
    Estes gastos sao a maneira mais facil para desviar dinheiro para as campanhas, pois nao tem licitaçao.
    este ano tem eleiçao, Vamos ter grandes shows no Marco Zero,Parque Dona QUEM???, etc
    Todos sem licitaçao e uma grana preta.

  15. Cidadão do Recife says:

    É por isso que A Pipa do Vovô não Sobe Mais, meus queridos…

  16. Romildo Nogueira says:

    Pois é…o nosso João, oriundo das camadas populares, já residiu no Ibura, defensor dos sem-tetos, estudioso Marxista. Será que o danado aloprou com o poder e esqueceu suas origens?O episódio de Sandy e Júnior foi terrível…mas,o episódio da caravana da educação( levou 60 ônibus lotados de Professores e Professoras para a SBPC em Salvador ),foi digno de Dom Quixote; e olha que foram quase 2 mi…os polos descentralizados, e aí está uma boa política de pão e circo…O Parque dona Lindu…a idéia é genial,mas o danado encarnou com Boa Viagem…E, agora,mandou me chamar, eu vou prá Recife festejar, alegria…é Frevo,é Frevo,é Frevo…O enredo está massa…Este João…o danado deve estar lendo Maquiavel e Sun Tzu ( O Príncipe e Arte da Guerra ).Pois é…um sujeito simples, Zen, está se transformando num grande Político e todo grande Político gera polêmica…Bom, de qualquer modo, ainda sou PT!

  17. joão pé frio! says:

    joão pé frio!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  18. Jose Henrique says:

    Pois eu achei bacana, não é gasto, é INVESTIMENTO.
    Há uma enorme diferança.
    As escolas de samba daqui de PE sempre foram umas merdas, não é o forte de PE, ponto.
    Falem o que quiserem, mas seu João Paulo deu um salto enorme de qualidade no carnaval de Recife.
    Isso é inconteste.

    A melhor maneira de fracassar é querer agradar a todos.

    PS: Pra ficar claro, não sou PT, há tempos voto nulo.

  19. Antonio Lucio says:

    Hugo, cara, eu sempre leio o RecifeRock, vejo muita gente te criticando, mas acho que você faz um trabalho bacana de crítico musical…
    Mas este teu texto tá texto de blog pessoal, sabe cara? Eu penso que um site, que tem uma marca forte regionalmente e tem poder de influência na opinião de uma determinada tribo, não pode ser confundido com um blog onde você põe suas opiniões pessoais sobre qualquer assunto.
    Mas o site é seu, e de mais alguns, e você faz o que achar que deve. Isto que escrevi é apenas a opinião de um leitor assíduo do RecifeRock!. Não vou entrar nem no mérito do assunto que tu levantou, só queria deixar isso mesmo. Abraço!

  20. Antonio Lucio says:

    “Aliás, toda aquela palhaçada que é o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro é financiada com dinheiro sujo.!”

    Isso é radicalismo. Tem que respeitar qualquer tipo de cultura.

  21. “não justificaria nunca um investimento deste porte, algo para gringos e turistas de outros estados verem”

    não entendi isso…

    o carnaval tem q ser ‘vendido’ pra quem? população de glória do goitá?

  22. Jose Henrique says:

    hahahahahhaha, essa foi boa!
    Glória de Goitá ou então Exú! ehehehhee

  23. vc´s sabem qual eh a distancia de exú pa ki??

  24. Cara, vamos somar tudo:

    3 milhoes pra Mangueira
    500 mil pra Sandy e Junior
    80 mim pra Marisa Monte.

    isso é que é cuidar das pessoas, engordando o cofre alheio em detrimento da cultura local.

    Eita povo besta que nao aprende a votar…

  25. Vocal dos canivetes says:

    Eu nao sei se alguem viu aqui a cobertura do baile municipal(num lembro se foi na band ou na tvu, as duas tavam transmitindo)onde nela o nosso ilustrissimo senhor prefeito Joao Paulo entre outras ao falar da programacao do carnaval disse que a mesma seria grandiosa esse ano por ter atracoes como nacao zumbi, lenine etc. e pasmem LEGIAO URBANA, quase morri de rir com a minha mae (se la nao estivesse do meu lado acharia que tava com algum problema auditivo) quando vi tamanha garfe.Sr Joao Paulo vamos ter um pouco de cultura pra cuspir na estrutura nao e?Ou o senhor acha que carnaval ressucita ate defunto?

  26. Vocal dos canivetes says:

    Ah e sobre o carnaval concordo plenamente que a coisa melhorou MUITO desde a gestao do Joao Paulo(pra nao dizer que so falo mau) mas sinceramente eu duvido que o Sergio Cabral tiraria tres milhoes dos cofres do orcamento do Rio de Janeiro pra doar pro carnaval daqui de Recife.Nao estou querendo ser regionalista ate pq sou carioca tbm.Agora ficar tirando verba de uma cidade com ja tao parcos recursos como Recife pra ficar ficar doando(ou dopando como preferirem) dinheiro pra escola de samba do Rio de Janeiro e muita pagacao de pau da um tempo!!!

  27. Achei bom por João Paulo, mas achei ruim pelo Recife cujo centro precisa de investimentos. Os turistas vêm aqui pra ver prédios velhos e sujos, esgoto esborrando pelas calçadas, ruas sujas e fedorentas, poluição visual total. Se é pra investir no turismo porra, vamos melhorar a cara da cidade que está péssima.

  28. Zé Cule,

    Gastaram muito mais que isso :) Só para a Band fazer cobertura nacional do Carnaval o município + estado pagaram juntos um valor maior que o pago para a escola de samba. Se não me engano, foi R$ 8 milhões.

  29. pela primeira vez (e provavelmente a última) eu concordo com o sr montarroyos.

  30. Complicado.
    Concordo que não é justo dar tanto dinheiro assim pra uma escola de samba onde, com certeza, metades dos componentes nem sabe cantar algum frevo.
    A cidade ta feia, suja, poluição visual, sonora, cheia de trombadinha… linda quando aparece na globo…. cheia de efeitos especiais e tal. Bem q podia cuidar mais da cidade do dia a dia, a de favelas, ruas sujas, ônibus lotado.

    Bem, concordo que é deprimente o carnaval multicultural do recife patrocinar parcamente as escolas de samba local. No mínimo uma hipocrisia, só pq elas nunca passaram na globo??? (ta.. esse ano passou né? Mas e ano passado? E antes?)

    E o que joão paulo fez ou não fez pelo carnaval do recife… não é o assunto do post.

    Ano de eleição… todo mundo sabe falar… mas na hora de mostrar a verdadeira atitude…. não fica ninguém. Todo mundo sabe como deve votar… é muito pratico votar nulo, ou vender o voto pra depois ta reclamando.

    Consciência minha gente.

  31. investimento no turismo , pouco importa a colocação da mangueira , milhares de pessoas , viram e ouviram sobre o carnaval de pernambuco , o que pode trazer mais turistas nos proximos anos

  32. Rsrsrsrs…

    KKK…

    É hilário o sentimento. Dá leitura, tudo é uma viagem. Tu conseguiste. Por isso que eu gosto tanto. Senhor Horrível. Sou teu fã!!!

  33. Concordo com cada linha.

  34. Bianca... Ninguém sente dissabor(?) says:

    “E o que me resta é bem pouco ou quase nada, do que ir assim, vagando nesta estrada perdida”

    Tráfico de drogas, jogo do bicho, lavagem de dinheiro, enredos politicos… Pior que tudo isso foi a Estação Primeira de Mangueira não fazer uma homenagem decente no centenário do seu ilustre fundador! (um único carro alegórico no fim do desfile foi bem pior do que não fazer nada).

    Em outubro de 2008 Cartola completaria 100 de idade.

    Exercitem a memória:
    http://br.youtube.com/watch?v=oEO0XLDaKYI

  35. beleza hugo, continue reclamando assim e aguarde a programação do carnaval no ano que vem com mendoncinha e cadoca. abertura com asa de águia, ivete sangalo e 15 trios elétricos com chiclete com banana

  36. parabens ROCKSTAR pela iniciativa recife precisa disso.

  37. Valeu, Rony…

    Tá mais do que na hora do pessoal se mobilizar ao invés de ficar reclamando das circunstâncias.

    Vamos trabalhar e torcer pra que dê tudo certo…

    Abração!

  38. Cara….

    O dinheiro foi para divulgação da cidade, do turismo… Comparar isso com a verba dos blocos da cidade não tem nada a haver.

    Política não é uma equação matematica simples!

    Não tô defendendo o prefeito, não!! Quero mais é que ele se foda! Ele e todos os outros governantes!

    Deu errado, por conta de todos os acontecimentos da mangueira este ano…mas não vamos ser tão ingenuos nos comentários.

    Falar de corrupção, bandidos, associação com o tráfico de drogas, jogo do bicho e lavagem de dinheiro é apelação! Até parece que é só na Mangueira que tem dessas coisas!

  39. Vamos deixar de poesia barata!

    tudo rola dinheiro… a mangueira fudeu o cú de PE. O prefeito já gastou, agora é tarde! vota nele novamente!

    Gostaria que o carnaval fosse realmente “um carnaval”, essa coisa de multicultural é uma bosta! no lugar de gastar rios de dimdim com gente de fora, era bem melhor resgatar os artístas daqui, criar festivais ou algo que incentivasse a produção de novos talentos e novas músicas, essa coisa de rolar só música velha já encheu o saco!!!!!!!

    vamos fazer algo novo!

  40. Qual outra prefeitura fez o que está fez????? mesmo gastando milhões…devemos votar em um melhor do que este, pq se agente votar novamente na classe dominante DEMOCRATAS E aliados, esses 3 milhões de reais q foram dito que foram gastos, nem aparecem, tudo e resolvido por debaixo dos panos…. claro q fez cagada, mas qual a prefeitura q deu espaço pra cultura pernambucana…

  41. joão do ibura says:

    O problema é que joão paulo deveria invertir 4 milhões, pois um milhão seria para comprar os jurados daquele desfile.
    Desculpem a bricadeira, mais, falando serio, vc escrever um comentário “jornalistico” dizendo que não tem vontade de votar no PT por causa dos 3 milhões na mangueira(escola) é deixar claro qual a posição politica desse site(ou desse jornalista). Não se dixem influenciar por comentários desse tipo, vamos observar o conjunto da sociedade e das ações do governo e se a gestão de jõão paulo foi boa ou não. Besteira qualquer governo faz, contudo, vamos colocar na balança e ver se a cidade teve ou não mais beneficios durante esses 2 mandatos. No caso da cultura, podemos citar os polos descentralizados, o carnaval multicultural, que privilegia tambem quem não suporta o tradicional, o fim da baianada em Boa Viagem, dentre outros. Agora, se existem outros aspectos que fazem vcs. não votarem no candidato dele, então façam isso com conciencia e não se deixem levar por um comentário dito “jornalistico.
    Obs.: Já pensaram na possibilidade da mangueira ter ficado nas ultimas colocações justamente por divulgar um carnaval que concorre turisticamente com o do Rio de Janeiro? vale refletir.

  42. é complicado!!!

    a prefeitura gasta 3 milhões com a mangueira pra ela fazer aquele desfile nojento enquanto as escolas daqui vivem na miséria.

    isso serve como castigo!!!

    castigo pra mangueira q era p/ ter homenagiado Cartola (um dos fundadores da escola que completaria 100 anos d não sei lá oq).

    e castigo pro povo pernambucano q não foi homenagiado, pq se aquilo foi homenagem, qualquer coisa é então.

  43. Valeu galera, se eu ganhar as eleições no ano que vem só vai dar Almir Rouche e Banda Pinguim, Marrom Brasileiro e Alcimar Monteiro. Hugo, desde já vc está convidado para ser o meu Secretário de CUltura. Obrigado pela força.

  44. ================================================
    ★ ROCKSTAR – PRODUÇÃO MUSICAL INDEPENDENTE ★
    ================================================

    • REUNIÃO com representantes de bandas do Recife
    e região metropolitana.

    ================================================
    • Data: 18/02/2008 (próxima segunda-feira)
    • Hora: PONTUALMENTE às 16:00h
    • Local: Bodega do Matuto – R. Tomazina, 113
    • Recife Antigo (em frente ao Burburinho)
    ================================================

    ================================================
    EM PAUTA: AÇÕES INTEGRADAS!
    ================================================

    • Viabilização de SELO para artistas independentes.
    • Realização periódica de EVENTOS.
    • Lançamento de COLETÂNEAS musicais em (CD)
    • Custo acessível.

    ================================================

    Os interessados devem confirmar presença enviando
    nome e número telefônico para contato para o e-mail
    rockstarbox@gmail.com

    ================================================
    • Detalhamento da proposta somente em reunião.
    ================================================

    Rock!

  45. bem amigos da rede crobu says:

    esse rockstar ta começando a enxer saco

  46. putz.
    imagina o carnaval ‘abaianado’ como rola com a maioria dos ‘festivais’ do nordeste! /o\

    oh ceeeooos!
    quem podera nos defender?????

    *procura*