Rádio Frei Caneca FM já tem um teto

Rádio Frei Caneca - imagem retirada da pintura Execução de Frei Caneca, de Murillo La Greca

Rádio Frei Caneca FM já tem um teto …agora falta o mais difícil espaço no dial, congestionado pelas rádio de brega e evangélicas.

Fiquei animado quando o Prefeito anunciou que ia anunciar (anúncio do anúncio!) o espaço da Rádio Frei Caneca FM. Pensei por alguns instantes que poderia ser a frequência (espaço no dial) que rádio iria ocupar, mas o prefeito anunciou apenas o endereço físico. A sede da rádio vai ser na Avenida Dantas Barreto, ali no centro. Bom já é um primeiro (ou segundo ?) passo…

A rádio Frei Caneca FM é um projeto da década de 60, do vereador Liberato Costa Júnior. A idéia da rádio é educar divulgando a cultura local: “A rádio tem que ser voltada para cultura, noticiários, figuras proeminentes da sociedade, divulgar o Recife, as ações da Prefeitura e os discursos da Câmara”, disse o vereador ao site do CMI Brasil.

Já faz tanto tempo que já tava virando lenda a rádio. Desde campanha do PT rola a história da volta da rádio Frei Caneca. Em 2005, foi formada uma comissão para instalação da rádio com participação de Fred 04 (Mundo Livre S/A), Renato L (jornalista), Roger de Renor (Sopa Diário) e representantes da secretaria de cultura e sindicatos. Exatamente três anos depois a rádio volta a ser falada, olha a notícia sobre a rádio Frei Caneca:

13:01 – Prefeito anuncia espaço da Rádio Frei Caneca
O prefeito João Paulo promoveu, na manhã desta quinta-feira (13), a cerimônia de anúncio do espaço onde funcionará a rádio pública e educativa Frei Caneca. O evento aconteceu na Sala de Reunião do Gabinete do prefeito (9º andar do edifício-sede da Prefeitura) e contou a presença de secretários municipais, presidentes de órgãos, e vereadores, entre os quais, o presidente da Câmara, Josenildo Sinésio, e Liberato Costa Júnior, que na década de 60, foi o autor do projeto que cria a rádio.

A Rádio Frei Caneca, que será instalada na avenida Dantas Barreto, nº 498, no bairro de Santo Antônio, pretende ser um veículo de divulgação da cultura local, além de abrir espaço para os artistas e o povo da terra. “Será um importante instrumento para manter viva a história do Recife, evidenciando a alma da população”, destacou o prefeito. Segundo João Paulo, o projeto de implantação da rádio está na fase final, aguardando a concessão do Ministério das Comunicações, e a expectativa é que o processo seja concluído até o final do ano. Apenas na gestão de João Paulo, por meio da Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação, é que a criação da rádio teve andamento.

“A minha intenção foi criar um organismo para acompanhar a modernidade da cidade vivia. A Rádio Frei Caneca foi pensada para divulgar o Recife, uma cidade que devemos amar”, disse o vereador Liberato Costa Júnior. A rádio já dispõe de dotação orçamentária para o funcionamento (recursos previstos pelo orçamento municipal) e a autorização do II COMAR (Segundo Comando Aéreo Regional da Aeronáutica) para a instalação do transmissor.

Em 2005, o prefeito nomeou uma Comissão de Instalação da Rádio com a intenção de realizar um estudo sobre os aspectos jurídicos de criação da emissora, programação e análise técnica. Já em outubro do ano passado, João Paulo viajou até Brasília (DF) para discutir com o ministro das comunicações, Hélio Costa, as questões ligadas à outorga da Rádio Frei Caneca.

fonte: www.recife.pe.gov.br

Posted quinta-feira, março 13th, 2008 under Notícias.

4 comments

  1. Até que fim a Rádio Frei Caneca irá tornar-se realidade.

  2. Como andam as radios de Recife?

  3. galera to louco pra ouvir boa musica e ter noticias do recife e do pernambuco, ja to fazendo propaganda pra tds meus amigos aqui em sampa! desejo que esses srs. de gravatas apressem isso. um abrç a tds