Ciclo de Palestras Inaugura o Abril Pro Rock 2008


release:
CICLO DE PALESTRAS INAUGURA 16a EDIÇÃO DO ABRIL PRO ROCK

Apesar dos shows no Chevolet Hall começarem apensa na sexta-feira, a 16a edição do festival Abril Pro Rock tem sua estréia oficial nesta quinta-feira (10), com o primeiro ciclo de palestras que promove no Recife. Durante dois dias, importantes produtores e pensadores da cadeira produtiva da música independente passam pela cidade para falar sobre produção, circulação e consumo de música. O evento é gratuito e tem entrada aberta para todos que comparecerem, a partir das 14h, no auditório da Livraria Cultura.

O ciclo de palestras é uma parceria do Abril Pro Rock com a Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin) e Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso). Direcionado principalmente para as bandas, o evento procura explicar para os iniciantes o processo de produção, tanto artístico quanto executivo, de um grupo independente. Como ele pode circular em turnês pelo Nordeste e se divulgar na Internet. Ainda fala sobre a produção de festivais, dando dicas de como iniciar um evento de médio porte, além de como manter um veículo de mídia na Internet que possa interagir com o mercado de música.

Abaixo, seguem o perfil de cada um dos palestrantes, com contatos, data, hora e títulos das respectivas palestras. O representante do MySpace Brasil, Luiz Pimentel, junto com o produtor musical Iuri Freiberger, também aproveitam a viagem para conhecer o primeiro curso de produção fonográfica do Nordeste, na Barros Melo / Aeso e conversar com os alunos, adiantando um pouco do que será debatido na Livraria Cultura.

PALESTRA – PRODUÇÃO EXECUTIVA E ARTISTICA DE BANDAS
Quinta-feira, às 14h

Fabrício Nobre (Monstro Discos) fabricio_nobre@uol.com.br
Vocalista da banda MQN, de Goiânia, Fabrício é o atual presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes. Na palestra, ele vai falar sobre produção executiva de artistas, com base na experiência que teve com grupos como o brasiliense Lucy and the Popsonics, que encerrou recentemente uma longa turnê na Europa e Estados Unidos, com passagem em importantes festivais como o South by Southwest.

Iuri Freiberger (produtor musical)  iff.voy@terra.com.br
Músico da nova e elogiada banda gaúcha Tom Bloch, recentemente contratada pelo selo Som Livre Apresenta, Iuri é um dos produtores artísticos mais requisitados do rock independente no Brasil, com mais de 40 discos já produzidos. Ele fala na palestra sobre como funciona esse trabalho dentro do estúdio, com base em casos como das goiânias MQN e Valentina, além da pernambucana AMP.

PALESTRA – TURNÊS NO NORDESTE
Quinta-feira, às 15h30

Anderson Foca (Centro Cultural DoSol Rockbar) eventos@dosol.com.br
Produtor e músico, Foca mantêm em Natal o Centro Cultural DoSol Rockbar, espaço que movimenta turnês de bandas nacionais pelo Nordeste. Com isso, também faz circular grupos das capitais vizinhas, promovendo intercambio na música independente no Nordeste. Na palestra que promove no Abril Pro Rock, ele fala dessa experiência e dá dica paras as bandas de como entrar nesse circuito.

Rafael Bandeira (HeyHo Rockbar) heyhorockbar@hotmail.com
Produtor cearense, Rafael mantêm na cidade o HeyHo! Rockbar, além de realizar o festival Ponto.CE anualmente e produzir a banda Fóssil. Ele promove turnês pelo Nordeste em parceria com o DoSol Rockbar, aproveitando a proximidade entre as cidades para dividir custos e trazer ao Nordeste artistas de outras regiões do país. Junto a Anderson Foca (acima) ele falará dessa experiência, passando um pouco do caminho das pedras para as bandas interessadas.

PALESTRA – FESTIVAIS INDEPENDENTES
Quinta-feira, às 17h

Gustavo Sá (Porão do Rock, Brasília) gustavorumbora@hotmail.com
Gustavo faz parte da equipe que produz o Porão do Rock, na capital do país. Considerando um dos eventos de maior porte no cenário independente, ele contrapõe um dos extremos da palestra sobre festivais no Brasil, falando da experiência própria em montar um evento de música na terra do Ministério da Cultura.

Marcelo Domingues (Festival Demo Sul, Londrina) | demosul@pop.com.br
O produtor do festival DemoSul traz o outro extremo para a palestra de festivais independentes. Ele fala da experiência de montar um evento de médio porte sem grandes apoios ou patrocínio, mas ainda assim trazendo bandas de outros estados para se apresentar em Londrina. A Eddie, de Pernambuco, já foi uma das atrações do Demo Sul.

PALESTRA – DIVULGAÇÃO DE BANDAS NA INTERNET
Sexta-feira, às 14h

Luiz Pimentel (MySpace Brasil) luizp@myspace.com
Luiz é jornalista e já foi fundador e um dos editores da revista Zero. Ele agora é gerente de conteúdo do MySpace, maior plataforma social de música no mundo, no Brasil. No Abril Pro Rock, ele fala da experiência de implementação do site no país, dando dicas de como melhor utilizá-lo para divulgar uma banda na Internet.

Fernanda Cardoso (Tramavirtual) fernandacardoso@trama.com.br
Jornalista e representante do site Trama Virtual, que lançou no Brasil a melhor experiência até o momento de comercialização de músicas online. Chamado de “download remunerado” o sistema encontra empresas interessadas em financiar as MP3’s de bandas cadastradas no site, já tendo pago valores acima de R$ 2 mil por mês para os músicos com maior número de downloads. Fernanda vem ao APR explicar como funciona o download remunerado e como melhor utilizá-lo.

PALESTRA – MÍDIA INDEPENDENTE
Sexta-feira, às 15h30

Paulo Terron (With Lasers) pterron@yahoo.com.br
O blog With Lasers é hoje a principal fonte de notícias sobre as duas bandas independentes de maior repercussão no exterior, o Bonde do Role e o Cansei de Ser Sexy. Todas as notícias sobre eles saem primeiro via Paulo Terron, para depois chegar na grande mídia. Como conseqüência, Terron é hoje convidado para colaborar com veículos de grande porte, como a revista Rolling Stone. Ele fala no APR sobre como articular um espaço próprio na Internet e conquistar espaço na grande imprensa.

Bruno Maia (Sobremusica) brunomaia@gmail.com
Jornalista carioca, Bruno conseguiu, através do trabalho que faz no blog Sobremusica, ser convidado para cobertura em alguns dos principais eventos de música no mundo, como o festival Roskilde, na Dinamarca (o segundo maior da Europa). Paralelamente, ele produz o programa AleatórioFM que foi chamado para integrar a programação da rádio Multishow FM e é foi contratado como representante do departamento de mídias digitais da gigante EMI.

PALESTRA – COOPERATIVAS DE MÚSICA
Sexta-feira, às 17h

Pablo Capilé (Circuito Fora do Eixo, Cuiabá) cuboplanejamento@gmail.com
Produtor da banda Macaco Bong (que se apresentou em 2007 no Rec-Beat), Capilé é um dos articuladores do Espaço Cubo e circuito Fora do Eixo em Cuiabá. Sistemas de cooperativa que desenvolveram uma moeda própria no cenário independente, onde as bandas se apresentam e recebem horas de gravação ou material de divulgação como cachê. Ele fala no Abril Pro Rock sobre a experiência de implementação desse serviço chamado “Cubo Card”.

Claudão Pilha (A Obra, Belo Horizonte) |  claudao@aobra.com.br
Com base no trabalho implementado por Pablo Capilé, Claudão Pilha, que produz o festival “1º Campeonato Mineiro de Surf” deu inicio ao modelo de uma associação brasileira de casas de show. A idéia é articular produtores com problemas similares ao encontrado em Cuiabá e poder difundir essa nova forma de trabalho pelo Brasil.

Posted quinta-feira, abril 10th, 2008 under Notícias.

2 comments

  1. joana gurgel says:

    O primeiro dia de palestras do APR foi simplesmente fantástico. Super produtivo mesmo! Achei bem diferente dos “formatos padrões” que geralmente acontecem nos Festivais Independentes nos quais já passei.
    Como o Bruno disse, eles realmente conseguiram um jeito de não ficarem enrolando com debates que, no fim, davam no mesmo! :D

    Parabéns ao APR!

  2. … E o segundo dia foi tão bom quanto o primeiro… Oportunidade valiosa pra quem lida com produção musical independente.

    Bacana a iniciativa. Reservadas as devidas proporções, foi tão importante quanto o próprio circuito de shows do Abril pro Rock.