Tapa na Orelha – Carta ao leitor

Por Hugo Montarroyos em 6 de julho de 2008

Quando a manifestação é feita de forma educada e inteligente, como foi o comentário do Paes, faço questão de responder. Na verdade acho que estamos devendo já há algum tempo uma explicação sobre o momento que o site atravessa. A explanação do Paes fez com que a ficha caísse. Vamos lá: este site é tocado basicamente por três pessoas: Guilherme Moura, Bruno Nogueira e eu. Os dois primeiros foram convidados para a curadoria e, num segundo momento, para fazerem a assessoria de imprensa do Abril pro Rock deste ano. Eu fiquei de fora dos dois processos para ter liberdade crítica e um maior distanciamento para uma cobertura mais isenta e saudável do festival, ou o mais próximo que se possa chegar da objetividade, uma vez que imparcialidade é lenda. Bruno, entre outras atividades, é professor. Eu e Guilherme estávamos cursando Produção Fonográfica na Aeso no primeiro semestre. E o site acabou ficando um pouco de lado.

Para piorar tudo, em plena época de Abril pro Rock, assim que a programação foi divulgada, deu um pau geral no nosso servidor, e o problema ainda não pôde ser resolvido. Ou seja, o RecifeRock! atualmente está de fato muito aquém do gostaríamos que estivesse.

Eu também sinto saudades de tudo que você citou, Paes. Gostaria que o espaço estivesse com melhor atualização, que a página estivesse bonita, que estivéssemos com o mesmo gás e pique de outros tempos.

Nos restam duas coisas a fazer: a primeira é pedir desculpa aos leitores por essa fase de improviso. A segunda é dizer que estamos trabalhando para retomar o mesmo ritmo de antes. Talvez demore um pouco, mas eu sou o maior interessado em falar sobre o disco novo do Volver, do Insites, de ver novamente o Guia do Rock completinho, de acompanhar e levantar discussões acerca dos vários aspectos que norteiam o novo rock pernambucano. Só que, infelizmente, no momento, estamos sem as condições de trabalho necessárias, e com pouca gente para fazer muita coisa.

Agradeço bastante o comentário do Paes, e reitero que concordo em tudo com ele. Peço só um pouco de paciência aos leitores e sinceras desculpas às bandas e artistas pernambucanos que tiveram seu espaço reduzido aqui. E garanto uma coisa: não foi João do Morro que roubou tal espaço, e sim uma série de deficiências que estamos procurando superar.

Espero que compreendam. Críticas nos comentários, inteligentes e fundamentadas, são sempre bem-vindas. Valeu, Paes!

19 Comments

  1. Lenne Ferreira
    Posted 6 de julho de 2008 at 20h07 | Permalink

    Pelo que percebo, mesmo com um monte de críticas despejadas nos comentários, é que essa ainda é a página que a galera procura para saber o que está acontecendo no cenário musical alternativo da cidade, para ler matérias interessantes e contundentes (mesmo discordando), para sacar resenhas de discos e coberturas de shows. Enfim, para tudo que diz respeito ao Rock em Recife.

    E é muito massa encontrar coisas que apesar de não fazer parte do universo rock diretamente são apresentadas sob um olhar muito bem apurado e um texto impecável, sempre trazendo a tona reflexões válidas.

    Mesmo com um conteúdo desatualizado não consigo deixar de acessar o site todos os dias e conheço muita gente que faz o mesmo.

    Acreditamos no Recife Rock e torcemos para que essa fase passe logo (ta demorando)… Esperamos servir de motivação para superação de todas essas dificuldades.

    Não esqueçam que continuamos aqui…

  2. cristine
    Posted 6 de julho de 2008 at 23h56 | Permalink

    ok, Hugo, obrigado pelas explicações e desculpe se fui muito agressiva, sou leitora antiga do site e não aguento ver ele no estado em que se encontra. Ah, e além de Volver e Insites, tem muitas outras bandas tocando por aí e também com material lançado recentemente, The Keith, Unlucky seconds, Canivetes, Malvados Azuis e mais uma penca… gosto dessas bandas e conheço muita gente que gosta também e não vejo nada sendo falado delas, nem aqui nem em lugar nenhum.

  3. Francis
    Posted 7 de julho de 2008 at 6h38 | Permalink

    hugo, perdão mas não entendi direito o que voce quis dizer.
    Sera que precisa de tempo para tocar este site? Voces estudam as 24 horas do dia? Não saem de casa, não se divertem, não há tempo para isso e mais nada ou é apenas desculpa esfarrapada?
    Qual o problema na internet que não deixa voces fazerem nada aqui? É impossível de resolver? Voces não postam aqui do mesmo jeito?
    acho que voces na verdade estão cansados disso aqui, de tanta mediocridade, críticas e outras mais, voces entre outras, mexeram com gente graúda, gente poderosa. Lembro até que voces tiraram do ar algumas criticas feitas a Ariano suassuna, achei isso muito brega e covarde, aqui em Recife as pessoas como são sempre comprometidas, tem verdadeira paúra de criticar os poderosos. Enfim, acho que voces encheram mesmo o saco desta merda e voces devem achar os leitores daqui um monte de babacas selvagens. To errado?

  4. Painho
    Posted 7 de julho de 2008 at 9h17 | Permalink

    Eu acho que ao invés dessa turma reclamar tanto, deveria fazer um site também e ecrever o que bem entendesse nele.

    O cara já explicou umas 10 vezes os motivos de não postar mais com regularidade e etc, mas não tem jeito: sempre tem quem ache que é um boicote às bandas da cidade ou um complô arquitetado e minuciosamente posto em execução pelo Reciferock contra esse ou aquele indivíduo! Vixe maria!

    Negada, quem estiver achando ruim faz um blog ( que é de graça na net ),vai escrever sobre música e para de encher o saco do povo!!

    abraço!

  5. Posted 7 de julho de 2008 at 11h50 | Permalink

    bom…eu tinha reparado nisso, mais sei como é e nem falei nada….só deixei meio de lado…no meu blog tem link de vcs e sempre gostei muito de ver as novas das bandas pois meu bloo tb é sobre musica. Só eu posto e procuro as bandas e sei que da trabalho…bom por fim espero que a volta venha com tudo!

    =** do meninasnorock.blogspot.com

  6. Fernanda
    Posted 7 de julho de 2008 at 21h47 | Permalink

    Ah , mas fica fish , tem gente que só vem aqui
    pra encher o saco , falar asneiras meter o pau em uns e outros (em vocês).Outros só pra se “expressar” mostrar que é (metido a) culto e sabe responder a “alguma” altura , e se possível fazer do espaço para os comentários uma zona.

    Sem pressa.

  7. Víctor
    Posted 8 de julho de 2008 at 0h04 | Permalink

    A banda Plugins ta pra lançar CD no dia 12 e nada é divulgado aqui. Me lembro muito bem quando Bruno Nogueira postou uma matéria aqui dando dicas de como uma banda deveria proceder para se inserir no mercado musical, um dos exemplos citados foi o de organizar um show de lançamento e enviar convites para jornalistas, só que na prática não importa o quanto vc faça tudo certinho, sua banda só tem atenção quando é legitimada por algum dos grandes críticos do jornais que quase sempre não estão nem aí pro esforço que a galera faz para fazer um trampo legal. A Plugins tá seguindo a mesma cartilha citada por Hugo: “Façã você mesmo” e cadê o reconhecimento? E não é por que os caras têm grana para fazer as coisas não, muito pelo contrário. Quem conhece a banda sabe de onde são e a correria que fazem pra poder tocar e divulgar o trabalho.
    Acho que a gente tem que parar de colocar o Recife Rock no patamar de legitimador e começar a perceber o que rola na cidade sozinhos.

  8. Falcatrua Rap
    Posted 9 de julho de 2008 at 5h49 | Permalink

    Hugo, voce sabe responder porque na programação do Festival de inverno desse ano tem tanta gente que tocou ano passado? Oxi, e isso não era proibido, repetir escalação?
    E por que foram duas escalações? o que será que acontece lá dentro nesse meio tempo voces sabem?
    Coisas de Pernambuco.

  9. Painho
    Posted 9 de julho de 2008 at 8h53 | Permalink

    Eu acho que você está confundindo o Recbeat, que não repete escalação, com FIG.

  10. Mainha
    Posted 9 de julho de 2008 at 16h47 | Permalink

    é não Painho…no edital do FIG diz que quem tocou um ano não pode tocar no outro, para evitar panelinhas…mais uma piada de nosso políticos. Procure se informar melhor de nossas coisas Painho, para não falar abobrinha, certo?

  11. Posted 10 de julho de 2008 at 0h11 | Permalink

    Francis,

    Ninguém estuda 24h. Mas precisamos pagar nossas contas (e isso inclui o Recife Rock). Eu trabalho fora quase 14h por dia. As vezes mais. Fora estudar para seleção do Doutorado, para garantir que vou continuar pagando minhas contas exatamente como pretendo. De todas as nossas atividades, o RecifeRock é a única que não é remunerada. Portanto, certas horas pedem outras prioridades.

    Portanto, dedicar algumas horas por dia ao RecifeRock, muitas vezes, significa ignorar horas conseguindo algum outro trabalho. Isso porque nem entrei na vida pessoal.

    Os problemas não são impossíveis de resolver. Mas exigem dinheiro e equipe, duas coisas que não temos. Não temos um programador de banco de dados que tope trabalhar de graça igual nós fazemos aqui, afinal qualquer freela nessa área paga cerca R$ 3 mil para cima. Também não temos um designer, nem colaboradores fixos para dar conta do volume de conteúdo a ser publicado.

    Até já tivemos. A grande maioria deixou de lado quando encontraram um emprego fixo. E, sendo voluntários, também não temos como cobrar além do limite do bom senso.

    As críticas muitas vezes cansam sim. Mas estão longe de ser motivo para o RecifeRock ficar parado. Pelo contrário. A presença de leitores, mesmo aqueles que fazem comentários idiotas, sempre foi incentivo para sabermos que estamos sendo lidos e que precisamos continuar.

  12. Gustavo Maia
    Posted 14 de julho de 2008 at 12h34 | Permalink

    Nunca gostei muito do site e nem da maioria dos integrantes que sempre formaram a equipe. Gente meio doentia metida a cult.
    O próprio Hugo Montarroyos não é de ter muita coerência e adora meter o pau em alguém pra ter seus 15 segundinhos de fama.
    Acho que este site teve um grande potencial em um certo momento que essa cultura alternativa recifense tava bombando com lugares pra tocar, etc. Mas caiu porque nunca conseguiu se profissionalizar, sempre preferiu fazer a patotinha e jogar fora o resto achando que era falando mal dos outros que ia fazer a sua turminha se dar bem.
    Sou suspeito pra falar porque minha banda, ná época, foi detonada pelo Hugo, que coitado, falou mal da banda, do som, da vida, do público e de qualquer um que olhasse pra gente.
    Coitado! Realmente a banda da gente parou, mas nenhuma das queridinhas dele ainda deu certo.
    Sempre achei que pra falar mal de alguma coisa, você precisa, no mínimo, entendê-la. Mas aí já é pedir demais pro menino.
    No mais, é isso. Um forte abraço.

    Gustavo Maia

  13. Guilherme Moura
    Posted 14 de julho de 2008 at 16h13 | Permalink

    Gustavo Maia,

    tu era da Poeta Carcará ?
    cara… falando em profissionalismo. Tu ainda me deves o dinheiro de um banner, certo ? e vem cobrar profissionalismo ? Num dá.
    Deixa de rancor cara. Bola frente e sucesso como publicitário.

    O RecifeRock tem dezenas de problemas, mas nunca desistimos. Quantos sites e projetos surgiram e morreram nesses nosso 5 anos ? E quantos sites duraram tanto ?

    Bem-vindos a realidade da cena musical Pernambucana.
    O trabalho é sempre muito, a grana é sempre pouca.
    E pra piorar sempre sobra gente cheia de rancor, inveja, chororô…

    rock!
    g!

    ps. Tô sumido pq estou trabalhando no interior. Qq hora eu volto e arrumo a casa. Por enquanto o RecifeRock! fica sendo tocado por Hugo e Negaum.

  14. Gustavo Maia
    Posted 14 de julho de 2008 at 17h40 | Permalink

    Guilherme,

    Sempre te achei um cara bom da cabeça e até gente boa, tanto é que falei de maioria de integrantes e não de todos. Na verdade verdadeira, nunca fui com a cara de Hugo Montarroyos, tanto é que direcionei o comentário a ele.
    Continuando… o rancor eu não tenho, meu velho. Entrei no site depois de uns 3 ou 4 anos, eu acho. Não sabia nem que existia mais. Não imaginava era que você se lembrava tão bem de mim. Nem lembro do que foi, mas lembro dessa história do banner. Me passa o valor e tua conta, por que não sou de dever nada a ninguém não, muito menos a quem não me dou bem. Provavelmente foi alguma coisa da banda, né?
    Me lembro da resposta que você me deu uma vez quando eu falei que vocês deveriam (diante do texto de Hugo) tomar mais cuidado com o que escreviam, pois eu os considerava um meio de comunicação que era levado a sério pelo seu público. E você me respondeu: “nós não somos profissionais, isso é um site que as pessoas que tão aqui escrevem o que pensam e não nos consideramos um meio de comunicação. Então, pasciência.”
    Após 3 anos sem entrar no site, vejo que a sua resposta tinha razão. Perderam uma ótima oportunidade de fazer um trabalho profissional e o site acabou no que acabou, que apesar de você me dizer que não tem tempo nem pra atualizar, até que respondeu rápido o meu comentário.
    No mais, outro abraço.

  15. Guilherme Moura
    Posted 14 de julho de 2008 at 20h27 | Permalink

    Gustavo,

    Manda teu e-mail pra contato@reciferock.com.br que te passo minha conta para depósito e continuamos essa conversa. Todas as contas do RecifeRock ficam anotados no livro caixa. Não é nada pessoal só tento manter meu site funcionando.
    Li seu trabalho de graduação lá na Aeso esses dias.

    Uma coisa que pouco evoluiu nesses 5 anos foi profissionalização da cena. Todo mundo continua alugando o som de Zé e a segurança de Negão. Bandas tocando de graça e vários ´produtores´ devendo dinheiro pra todo mundo.
    Um dia chegaremos lá ;)

    Acompanho tudo pelo RSS do RecifeRock :)

    rock!
    g!

    ps. Acho que você se confundiu. Nunca escrevi ´pasciência´ (sic) e tenho certeza que todo blog é um meio comunicação. :)

    ps2. Quem quiser conhecer o trabalho de Gustavo (tem na Aeso):
    MAIA, Gustavo Moreira. A influência da mídia na música pernambucana. 2005. 45p.PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Orientação de: Mayra Cristine de Melo Waquim.

    ps3. Não tenha nada contra ele :)

  16. Gustavo Maia
    Posted 14 de julho de 2008 at 20h55 | Permalink

    Guilherme,

    Já te mandei o e-mail. Me passa os dados que a gente fica quite.

    Ps. É verdade. “Pasciência” nunca! Provavelmente seria um sorrizinho, um chorinho, ou até um pacienciazinho usando o ponto e vírgula. =) ;) ;X…..

    Ps2. Pra quem dizia que o antigo site do Recife Rock não deveria ser considerado um meio de comunicação, me espanta ver a sua opinião sobre blog. Acho que você não lembra da resposta, né? Tempos passados. Paciência!
    Acho que a gente já evoluiu muito desde então e é melhor esquecermos!

    Ps3. Ainda tem chances do site voltar a existir com todas aquelas coisas de guia das bandas, etc? Aquilo era uma das coisas mais legais do site, na minha humilde opinião. Acho que vocês poderiam dar uma reformulada e transformá-lo num verdadeiro portalzão. Como que anda as leis de incentivo à cultura? Naquela época rolava bastante e era capaz de dar pra contratar uma equipe grande e boa pra tocar o negócio….. são só alguns pensamentos amigos.

  17. Dalai
    Posted 15 de julho de 2008 at 0h12 | Permalink

    Nota-se claramente ai por cima que Gustavo e Guilherme travam uma educadíssima discussão sobre quem tem razão de não sei o que mais. Tenho a impressão que o que os dois queriam mesmo é mandar um ao outro pra p…..mas isso não é problema nosso. O mais importante na vida é ser educado. Honestidade é coisa de babaca.
    Ponto para Gustavo, que leva uma ligeira vantagem no processo argumentatório, mesmo não tendo pago o referido banner de Guilerme e seus sócios no site.
    E ponto porque?
    Explico: Guilerme em sua habitual arrogãncia, mente ao dizer que anda sem tempo. Conheço muita gente que acha bonito dizer isso, que é um cara muito ocupado, indispensável ao bom andamento da sociedade na qual encontra-se inserido(sic);
    usa de argumentos torpes, querendo ridicularizar os argumentos de Gustavo, inclusive com o uso do (sic). sic!!!!!!!!
    Se a situação das bandas daqui está uma porcaria o que eles fizeram para melhorar alguma coisa? Porque babaram tanto os empresários caloteiros, bandas sem pé nem cabeça que vivem se iludindo e tentando iludir com uma falácia de derrubar avião;
    isso não é lugar para se cobrar uma dívida por uma merda de banner, muito deselegante essa;
    este site entra no mesmo saco de inúmeros músicos dessa cidade que começam na profissão muito humildes, é só de brincadeirinha, trabalho com outra coisa, não sou nada, estou aprendendo, mas que na verdade correm desesperadamente atrás de afirmação e sucesso na música, mesmo que seja através de esquemas ex(s)púrios e vexatórios.
    Por essas e outras, voto em Gustavo.
    Mas com uma ressalva: pague a Gulherme o tal banner!
    Arigatô pela atenção dispensada e nos vemos em algum bar por ai.

  18. Posted 16 de julho de 2008 at 17h21 | Permalink

    “Mente ao dizer que tem falta de tempo” foi a frase do mês. Cuidado, Guilherme, o cara tá te perseguindo :P

  19. Foca
    Posted 16 de julho de 2008 at 18h56 | Permalink

    “Cuidado, Guilherme, o cara tá te perseguindo ”
    essa foi a frase do século. Cuidado Dalai, Bruno está com mania e perseguição!

%d blogueiros gostam disto: