RESENHA: Volver – Acima da Chuva

Volver - Acima da Chuva - 2008

Volver – Acima da Chuva – 2008 (Senhor F)

Escute: Volver – Tão Perto, Tão Certo

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Primeiro a notícia:

”A banda Volver lança seu novo disco em parceria com o portal MySpace Brasil neste dia 3 de julho. Batizado de ”Acima da Chuva”, o disco traz onze canções com a marca registrada da banda recifense. O disco integral ficará disponível para “download” gratuito por um mês, até o lançamento de sua versão física. É o décimo – primeiro lançamento de Senhor F Discos e segundo da banda pelo selo”.

http://www.myspace.com/volverbrasil

Fonte: Senhor F

Agora a resenha: Volver – Acima da Chuva

O segundo disco de uma banda serve, entre outras coisas, para reafirmar a identidade dela. Para deixar claro, de uma vez por todas, qual o tratado estético a ser seguido por ela. Com “Acima da Chuva” o Volver consegue tal intento na maior parte do álbum. E, quando não alcança esse objetivo, deixa explícito algumas influências, sendo Strokes e Los Hermanos as mais visíveis delas.
“Acima da Chuva” supera a ótima estréia do Volver com “Canções Perdidas num Canto Qualquer”. As letras, que já eram boas no primeiro trabalho, ganham um cuidado ainda mais especial neste. Mas o que salta aos olhos mesmo é a evolução vocal de Bruno Souto. Dá para perceber que ele se preocupou bastante com a qualidade da voz em todas as faixas. Parece ter sido essa também uma das preocupações dos produtores Leo D e William P, do Mr. Mouse, que novamente fazem um trabalho primoroso com a banda.
“Acima da Chuva” abre com a bela “Pra Deus Implorar”, e fica de cara a impressão de que estamos diante de um disco do Strokes com Marcelo Camelo nos vocais. Antes que os mais chatos (como eu) se apressem em atirar as pedras, vale ressaltar que a comparação aqui não é depreciativa, muito pelo contrário. Outras duas faixas seguem essa linha: “Não Sei Dançar” e “Tão Perto, Tão Certo”. Esta última sintetiza o trabalho lírico de Bruno Souto, simples e direto, criativo mas sem frescuras, vide o verso “para sentir tão perto sua ausência em mim”. O trabalho de guitarras é notável, assim como a evolução deles como músicos.
Mas é quando o Volver se aproxima do Volver que o disco extrai seus melhores momentos. “Acima da Chuva” não foi escolhida à toa como canção-título. Trata-se da composição que melhor retrata a personalidade da banda, aquela que carrega o DNA e a assinatura do Volver: balada entre o inteligente e o ingênuo.
Outro momento de destaque é “Coração Atonal”, que traz a melhor letra do disco, sem vergonha de citar Elton John e de ser corajosamente brega em sua poética. Aliás, um brega de categoria, diga-se de passagem, pois não é qualquer um que é capaz de escrever algo como “eu desafino com você nesse meu coração atonal”.
Em suma, não dá para escapar do chavão nessas linhas: “Acima da Chuva” apresenta um Volver mais maduro, tanto na parte musical como nas letras. E a conclusão parece lógica: quem gosta do Volver vai gostar ainda mais. Já quem não gosta…

Cotação – ótimo

Volver (divulgação)

Posted sexta-feira, julho 11th, 2008 under Discos.

Tags:

87 comments

  1. Chimbinha e Joelma says:

    Olá pessoal, nos da banda Calypso, estamos aqui para parabenizar a Volver. Pq sendo brega ou rock, o importante é fazer o que gosta. Como diria nossa companheira bahiana, a pitty, o importante é ser vc, mesmo sendo bizarro, não é chimbinha?! Calypso!

  2. eu e meu pai tb adoramos a volver!

  3. Roberto Carlos e Erasmo says:

    Já que virou moda dupla famosa postar sua opinião, eu e meu amigo Erasmo resolvemos tambem dar a nossa bicho.
    Acho a Volver uma banda papo firme, tremendona bicho. essa banda é uma brasa mora. Aposto que eles são influenciados pela jovem guarda bicho.
    Se fosse alguns anos atrás certamente chamaria os caras para tocar comigo na R4 morou?
    a Wanderléia mandou dizer que se amarra em voces também.
    Splish splsh, um beijo para voces!

    (e André Mantra, pagou um micão cara!)

  4. Zé Rico e Milionario says:

    muito bacana essa banda Volver, vamos cantar suas musicas em nosso show!

  5. Tom e Vinicius says:

    Estamos no além mas gostamos muito da Volver, eles tem uma bossa muito nova.

  6. William e Fátima says:

    A Volver é um show de audiencia. Boa noite!

  7. Jagger and Richard says:

    Oh yeah, The Volver gimme satisfaction! Great band of Brasilian but i like!

  8. Tenho certeza que o Capiba é de uma banda chamada Os Intrusos, o grupo mais invejoso de Recife!

    Volver neles!!!!!!!!!

  9. Bondage pra todo mundo, Volver de cú é rola!!!

  10. voces gostam de sexo?

  11. Pink e Cérebro says:

    Volver é muito bom. Quando estou fazendo meus planos fico escutando as músicas dos garotos. Espero que a Volver não invada o mundo antes de nos, pois dessa maneira nunca sobrara espaço para mim e pro pink. Só seu que eu e o Pink junto com a Volver vamos invadir o mundo. Já estou bolando um plano infalível.

  12. André Mantra says:

    ZZZZZZ…

  13. como assim se a gente gosta de sexo? claro oras, inclusive, vou confesar que já transei ouvindo volver! ahuahuahua o primeiro disco!

  14. aliás foi na mesma época que conheci a banda, essa “amiga” me apresentou, em grande estilo aliás.

  15. eu tambem já transei ouvindo a volver. Eu e minha gatinha fizemos um sexo muito louco ao som desse musicos maravilhosos que forma a Volver. Impressiona a qualquer mortal como, ao ouvir a Volver, instantaneamente vem o desejo de um belo sexo oral na parceira.
    Notei tambem que quando colocava o Cd da Volver, as plantas aqui de casa cresciam mais cheirosas.
    E por mais de uma vez, percebi que com volver no toca CD, meu membro sexual cresce 1 cm por mês. Ë realmente um CD para qualquer ocasião!

  16. Bem caro amigos… A verdade é que VOLVER é mais do mesmo. Banda óbvia , cheia de amigos da midia, som cliche e uma vontade absurda de ser a mulher maravilha.
    Se não transcorre do coração, nao tem sentido, perde a razao e cai no rio da mediocridade.
    Não adianta , é aquela velha historia: ” Deram as guitarras certas nas maos erradas e fizeram do rock essa grande piada” ( Intrusos!).
    E mudando um pouco…Falar que titas e paralamas nao seriam nada sem midia e uma precipitaçao tosca e debilitada, pois quando o talento é vigente e urgente, o monntro – midia corre atras do mesmo para que se estabeleça essa relãção monetaria, mas lembrem – se bem:
    O monstro midia so gera os seus cifroes pra quem esta um grau acima na inteligencia , na inovação e no coração vivo , com alma latejante e um certo desprezo para ” o que os criticos vai falar”. No mais ..é rock!

    http://www.bandasdegaragem.com.br/intrusos

  17. Nota!

    Meu caro Capiba…estao dizendo que voce sou eu..ou eu sou voce..esclareca ao De volta ( sic)…que voce nao é dos Intrusos…rsrs Se contar ninguem acredita..

    “Falta é cultura pra cuspir nessa estrutura! Raulzito!

  18. Lendo os posts

    Andre Mantra

    Desculpe desaponta-lo mas eu nao sou o tal Capiba. Faz tempo que nao posto por aqui e fico surpreso ao ver que voce nao me esquece. Eu sempre assumo o que opino por aqui, e , como agora, deixei minha opiniao sobre o que vejo no tema Volver.
    No mais, quero te dizer que gosto de mulher e pedir encarecidamente que voce me esqueça, por que eu respeito as bichonas como voce, porem, como dira Roger:
    Eu gosto é de mulher!

  19. André Mantra says:

    Fake é Fake! Zzzzzzz…

  20. Mantinha

    vindo de vc eu sabia que nao haveria argumeto…

  21. hahahahaa! o doido se entregou mermo, e eu fui ouvir a tua banda pq tu falou mal da rapazeada daee que surpresa, mais do mesmo é elogio pra vcs! hahahahahah!

    ps: interessante notar que o post do instruso ae apareceu depois de deduraram ele!!! hauahauhauahuah

  22. jajá amigo do (d volta) says:

    andré intruso invejoso seboso!!!

    o que importa eh boa música!!!

    volver neles!!!

  23. rsrs,,pior que as bichas baba ovo…continuam me dando o ibope errado….rsrs

  24. ooo falta do q fazer…
    inclusive minha de estar perdendo tempo lendo e respondendo esses comentarios..!

  25. Fernandinha says:

    gente, inovar não é necessariamente ter que fazer algo revolucionário, libertário, é não. É apenas fazer uma música que não seja uma cópia, ou clichê de algo que já existe, uma música com uma boa letra cativante, uma melodia arrebatadora. Dá para ser?

  26. Volver sempre!

  27. Karina, eu adoro….
    volver e sexo é lógico… voce esta afim…
    te aguardo…

  28. Parabéns a Volver… sou fã declarado da banda e sempre que posso vou ao show dos caras…

  29. hahahahaha virou um mural de recados amorosos, acima da chuva vou decolar!

  30. Sinceramente, essa ladainha toa aí é um saco! Pra mim, banda com influência de jovem guarda não é rock, é brega!Aqui são todos uns índios que não sabem nem onde tão metendo o pé! Tô pra ver algum crítico de rock recifense escrever alguma resenha realmente interessante e analítica ( de preferência imparcial) do que um texto mela cueca rasgação de seda,como o que acontece na maioria das vezes, tentando empurrar goela a baixo da plebe burra,certos grupos que já deveriam estar mortos e enterrados
    Só passei por aqui pra constatar: De 4 anos pra cá…o marasmo é o mesmo.realmente!

  31. minhas considerações:

    ANDRE MANTRA e ANDRE INTRUSOS são os internautas postadores de blog mais chatos, neuróticos, frustrados, palpiteiros, metidos, presunçosos, inoportunos, invejosos, ociosos, desinformados e infelizes que existem na face terráquea.

    a VOLVER é a quase banda de sucesso mais chata, clichê, metida a merda que existe nesse site.

    Vão a merda!

  32. Licinha…

    So nao me compare com esse dai, por favor! Concordo com algumas caracteristicas que vc me atribuiu, e , vá a merda!

  33. Volver é chato pra cacete,
    mas os caras tão fazendo o som pra quem gosta
    não adianta de nada os outros anonimos ficarem
    chatiados com a carreira profissional da banda.

  34. Adoro a Volver!
    Acima da chuva …muito bom! não canso de ouvir.
    A música NATURAL, também é muito boa!!!!

    “Rir do sufoco é tão louco e não cabe em mim”

    Parabéns Volver!!!

    bjao :*