Debate sobre música e rádio na Livraria Cultura

Por Hugo Montarroyos em 31 de julho de 2008

Será realizado neste sábado, dia 02 de agosto, na Livraria Cultura, um debate sobre Música e Rádio no Recife. Promovido pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, o encontro contará com a presença dos seguintes debatedores: o professor e pesquisador da UFPE Felipe Trotta; o produtor cultural e apresentador Roger de Renor; o produtor Thiago Vilella (Oi FM); o radialista Roberto Sousa (Universitária FM); Ivan Feitosa e Raob Napoleão, representando respectivamente a Asserpe e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.
O acesso é gratuito e o debate acontece entre 14h e 17h. Maiores informações no release abaixo:

ENCONTRO DISCUTE MÚSICA E RÁDIO NO RECIFE

A Fundação de Cultura Cidade do Recife promove, através da Gerência Operacional de Música, o debate “Música e Rádio” no próximo sábado (02/08), no auditório da Livraria Cultura. O encontro visa discutir alguns temas relacionados ao papel do rádio hoje na divulgação da música local, destacando-se emissoras e os programas que divulgam a música pernambucana, passando pela discussão que surge em torno das rádios comunitárias e das que ainda buscam autorização de funcionamento, sendo rotuladas como “piratas”.

Em meio aos debates sobre rádio como mídia de divulgação tradicional, também há espaço para se falar dos programas de rádio veiculados pela Internet, em formato de podcast, ouvidos em grande parte por um público mais jovem de uma geração que se desacostumou a ouvir rádio. O Debate “Música e Rádio” é aberto ao público e vai das 14h às 17h.

Debatedores – Para o evento foram convidados o professor e pesquisador da UFPE Felipe Trotta, o produtor cultural e apresentador Roger de Renor, o produtor Thiago Vilella (Oi FM), o radialista Roberto Sousa (Universitária FM), Ivan Feitosa e Raob Napoleão, representando respectivamente a Asserpe e a Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária.

DEBATE MÚSICA E RÁDIO
Encontro entre músicos e radialistas locais para discutir o papel do rádio hoje na divulgação da música
Local: Auditório da Livraria Cultura (ao lado do Paço Alfândega) – Recife Antigo
Data / Horário: Sábado – 02 de agosto – Das 14h às 17h
Debatedores: Felipe Trotta (UFPE), Roger de Renor (Sopa Diário), Tiago Vilella (Oi FM), Ivan Feitosa (Asserpe), Raob Napoleão (Ass. Brasileira de Radiodifusão Comunitária), Roberto Sousa (Universitária FM).
Realização: Gerência de Música da Fundação de Cultura Cidade do Recife
Acesso gratuito
Informações: (81) 3232.8945 /
musica.recife@gmail.com

6 Comments

  1. João do Ibura
    Posted 1 de agosto de 2008 at 16h18 | Permalink

    Obrigado pela informação!
    O debate deve ser interessante, na medida em que estão participando pessoas com posicionamentos antagonicos, tais como roger e o representante da OI FM, pois aquele costumava criticar essa radio no seu programa de auditorio.
    Outras possições antagonicas devem ser dos representantees da Asserpe e das radios comunitárias.
    Vale a pena conferir!

  2. André Mantra
    Posted 1 de agosto de 2008 at 17h37 | Permalink

    Grande evento!

  3. jonas
    Posted 2 de agosto de 2008 at 9h03 | Permalink

    cara. está faltando o pessoal da caétes, recife fm, transamérica, jovem pan.dentre outras …esses sim tem que dar explicações!!

  4. Bobó
    Posted 2 de agosto de 2008 at 18h39 | Permalink

    eu é que não caio nessa pis acho que é apenas uma briga pelo poder da comunicação, não vai dar em nada.
    Se Roge estivesse empregado em alguma rádio comercial ou qualquer outra, jamais ele debateria a possibilidade de socializar a comunicação.Voces acreditam que esses caras querem ou estão preocupados com alguem, ou será apenas que eles querem uma rádio para eles mesmos?
    Papo furado e do brabo.
    Voce já viu alguem do PT abrir mão de algum direito?
    Esse lógica de que radio é uma concessão pública e tome papo é surreal, tem tanta coisa errada neste pais, como se esses caras estivessem querendo a justiça e a coerência.
    Se as radios comerciais estivessem na mão dos caras do PT eles jamais estariam nessa reunião.
    A saíde é fazer uma música que agrade o publico e logo alguem vai pagar o jabá para a banda. Enquanto insistirmos com essa cena Suassunesca e PEtista, de artistas como Siba, Silverio, China, Lula Queiroga, Devotos, Eddie, Ortinho, vamos continuar fazendo debates na livraria mais próxima,fora do mundo e lamentando um monte, aquele velho papo de gente recaucadas entenderam?

  5. Izabel
    Posted 2 de agosto de 2008 at 21h50 | Permalink

    É isso aí bobó, você tem toda razão.

  6. João do Ibura
    Posted 5 de agosto de 2008 at 22h03 | Permalink

    A situação é mais complicada do que se imagina,pois estamos falando do Quarto Poder,que é a imprensa, que controla corações e mentes de grande parte da população, portanto, o governo fica sem condições de exigir a democratização da comunicação,mesmo tratando-se de concessões públicas, tendo em vista que isso seria um prato cheio para a oposição(independente de partido) que com o apoio da mídia poderia derrubar qualquer governo.
    Todavia, ficar criticando sem apresentar sugestões é ficar inerte a isso tudo,por isso a importancia de debates como este, que mesmo com um alcance pequeno, mas, atraves dele pode-se, por exemplo, precionar o poder publico para inaugurar a Radio Frei caneca, que serveria como fonte de influencia às outras radios. Por exemplo, lembram da antiga Radio Rock, depois dela outras radios passarama incluir na sua programação espaço para o rock and roll. Portanto, a radio frei caneca ou outras ideias pertinentes, podem ser uma forma de democratizar a comunicação.
    Acho interessante o que Bobó falou mas precisamos de ideias para começarmos a fazer algo em vez de ficar somente criticando,senão nunca teremos a oportunidade de seguer tentar mudar algo.

%d blogueiros gostam disto: