As Mais Novas – Civaia

E aí, pessoal! “As Mais Novas” dessa semana vai falar de uma talentosa e corajosa banda (que mais parece uma orquestra!!!) de Olinda que manda a palavra de Deus em suas poesias e faz arte misturando o famoso set de baixo, bateria e guitarra á computadores, percussão e até instrumentos de sopro, como o saxofone! Conheçam Civaia!

Civaia nasceu das conversas entre Fernando Moraes e Victor Chitunda sobre culturas afro-orientais e religião e da vontade de criar uma banda para musicar conceitos e a fé de seus integrantes atuais, que até então, faziam parte do “Projeto Sinai”, um dos ministérios de louvor de sua igreja. O nome “Civaia” surgiu de uma dessas conversas, só que lá na casa da avó de Victor, Dona Amélia, que é oriunda de Angola e sabe falar “umbundo”, um extinto dialeto angolano. Os meninos ficaram encantados quando viram os angolanos de um coral no qual Dona Amélia fazia parte cantando e louvando em tempos de miséria e fome, e ficaram mais ainda ao ouvir o refrão de um desses cânticos, que falava “Civaia Suku”.

Depois de pesquisar sons, compor músicas e letras, chamar amigos para participar do projeto, trocar de formação algumas vezes (o que é normal na história de qualquer banda, não é verdade?) e ensaiar bastante, os meninos descobriram que o refrão da música, em português, significava “Louve a Deus”. Perfeito! E assim; Victor (voz e percussões), Fernando (guitarra), Raimundo (guitarra), Paulo (guitarra), Demóstenes (baixo), Glauco (bateria), Marcos (programações) e Yuri (saxofone) abraçaram esse nome e vem espalhando a palavra de Deus, conquistando os aplausos, corações desamparados e a admiração de muitos músicos reconhecidos aqui na cidade, como Marcelo Pompi, do Carfax:

“Há algum tempo atrás, se você tinha uma banda com um som muito característico e pessoal isso era um puta problema pra poder fazer a mesma “proliferar” pelo seu lugar de origem. Não que hoje este problema esteja resolvido, mas talvez o ‘lugar de origem’ tenha se tornado bem maior. Digamos que ele agora é toda a área do terceiro planeta após o sol ou pelo menos a área coberta por sinais de satélite e, mais especificadamente, a Internet!

Me deparei com a Civaia dentro do MySpace da Carfax. Como sempre, escuto e depois aceito e comento em reciprocidade à atenção.
De cara, o som me chamou atenção pela bela harmonia vocal dos caras e pelos timbres pessoais de cordas da faixa ‘Venefício‘. ‘Antídoto‘ me pegou de surpresa com timbres quentes de tudo. Guitarras bem boladas e construídas, baixo na medida e uma bateria realmente animal, bem certeira e complexa… Aliás, ‘complexo’ é uma ótima palavra pra definir o som da banda, né?

Não tem como não perceber a influência do ‘The Mars Volta’ no som, mas o mais legal é perceber vários outros elementos, inclusive uma personalidade sendo lapidada com esmero.

O lugar de origem é bem maior mesmo, assim como as possibilidades de se fazer a música que está em suas veias serem compreendidas e assimiladas por alguém em Recife, São Paulo ou Bali. Eu compreendi e assimilei!

E aí? Ainda não está convencido que o som da Civaia é legal?
Ah, bicho! Comece a escutá-la agora, leia a entrevista abaixo e tire as suas próprias conclusões!!!

Civaia – Antídoto

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Explica pra quem não conhece como é o som da banda. Que sons vocês curtem e quais são as suas influências?
De uns tempos pra cá, muita banda ficou obsoleta como influência pra o grupo, não que a gente deixou de gostar, mas passou a se interessar por novas combinações, antigamente era muito comum Saosin, Underoath, Dead Poetic entre outras bandas que tiveram sua época pra gente.

Mas a sonoridade em que trabalhamos no momento após o lançamento do nosso EP o veneno e o antídoto, é uma mistura de Progressivo agressivo, com linhas Experimentais melódicas e beats eletrônicos. A gente escuta muita coisa diversificada e o que achamos que venha somar com uma sonoridade mais rica em novas texturas e nos climas das músicas, que nesses requisitos estão: Jaga Jazzist, The Fall of Troy, Radiohead, Cinematic Orchestra, Damiera, The Sound Of Animals Fighting, King Crimson, The Mahavishnu Orquestra, The Mars Volta, e outras centenas que a gente vê algum fator interessante e se influencia, mas essas são as principais.

Tem 8 pessoas na banda, haja gosto musical, de Funk estilo James Brown e Michael Jackson até Metal do Mal tipo Mastodom e Norma Jean.

Como são os shows da Civaia? O que não pode faltar neles?
São enérgicos, vibrantes e em alguns momentos para se prestar atenção na sonoridade que viaja por várias atmosferas melodiosas, e o que não pode faltar neles é a intensidade em que os sentimentos e os conceitos que queremos expor são mostrados.

É difícil ser uma banda nova no Recife?
É por causa da falta de espaço e apoio cultural para todos os estilos musicais, mas não é, quando se trabalha duro para que um resultado seja alcançado, e quando há talento, acho que não há dificuldade, e aceitação da originalidade e por que não dizer de uma nova “genialidade”.

Quais são os planos futuros do Civaia?
Trabalhar em deixar o grupo mais conciso para apresentações, gravar o “Sacrifício que dividiu a historia” nosso primeiro CD, e um Home-Studio que esta em fase de planejamento.

Quais são as melhores bandas pernambucanas pra vocês?
Nação Zumbi e Cordel do Fogo Encantado, as duas tem percussão forte, e gostamos muito disso, fora psicodelia que a Nação Zumbi de alguma forma trás, e as belas composições do Cordel.

Tem alguma banda nova legal na cidade? Indica aí pra gente!!!
Tem o Haveria, que tem uma temática bastante interessante, trabalhando o progressivo de forma harmoniosa, sem perder uma linha instrumental bonita.
O link pra escutar é: Myspace.com/haveria

Se quiserem acrescentar algo, o espaço é de vocês!!!
Obrigado pelo espaço, esperamos aparecer por aqui mais vezes.

E aí? Gostou da Civaia e quer saber mais sobre o projeto?
Acesse já o seu MySpace e Fotolog!

E mais, se você conhece ou toca em alguma banda e está na correria, lutando para conseguir um lugar ao sol, manda um e-mail pra gente com sugestões: reciferock@gmail.com .

Até semana que vem!!!

Posted quinta-feira, setembro 18th, 2008 under As Mais Novas.

Tags:

23 comments

  1. Mais uma banda gospel que não foge a regra, excelentes músicos e criatividade zero. 90% das bandas gospel do país vivem de copiar e colar, e acham que fazem boas músicas. Sem falar das letras que são enfadonhas, falando sempre do mesmo tema, e da mesma forma. Fora a atitude forçada, a impressão que se tem é que eles começaram a ouvir rock anteontem e começaram por: Catedral ou oficina G3, ou seja, um péssimo começo. Com essas músicas, só conseguem convencer o público gospel que tem o hábito de digerir tudo sem pensar.
    Sim, para não fugir a regra e a melodia está bem parecida com Sleeping Awake do POD

  2. Eduardo Rodrigues says:

    a banda já tem seus méritos por buscar influências de mestres da criatividade (King Crimson, Mahavishnu Orchestra, Mastodon, Cinematic Orchestra, Mars Volta). O som é legal, mas tem que ser muito lapidado na minha opinião. Fiquei curioso pra ver o show dos caras.

  3. surpreendeu! essa música é BEM Mars Volta, o que, pra mim, é massa =D

    só acho (analisando apenas por essa musica, que fique claro) que se a galera não deixar tao explicita essa influencia a coisa pode rolar ainda melhor, pq os músicos sao todos muito bons e o trabalho com as vozes também.

    Parabéns à banda. Se continuarem ralando terão um grande futuro com certeza.

  4. Carlos Albuquerque says:

    Eu achei o som bastante inovador, e discordo em gênero, número e grau do comentário feito pelo “Jesus” acima.

    Os caras de fato estão em potencial, ainda pra ser lapidado, mais tem futuro.
    Me surpreendeu por serem Cristãos e fogem completamente da estética gospel.
    Eles são diretos e fazem bonito!

    Sabem o que querem. Espero vê-los em breve pelo Recife afora.

  5. Víctor Chitunda says:

    Ótima reportagem!
    O negão torna as coisas mais atrativas!
    pisadgpaisdgiagdsapd

    só uma correção: O “UMBUNDO” é a seugunda língua mais falada de Angola.
    A primeira é o Português.

    abraço

  6. Galera, Se essa banda tem como influência The Mars Volta, ja vale. É isso ai galera do Civaia, segurem a onda, nao deixem a peteca cair, feito muita banda aqui em Recife. Como diz o Ac/Dc “It´s a long road if wanna rock n´ roll”. Parabens!!

  7. uruuu Parabéns pessoal :)
    muito sucesso na vida de vcs (L)¹²³

    Sou fã dessa banda \o/\o/

    Civaia pra sempre ¬¬*

    beijos para todos’s

  8. Joao Grandao, quem te disse que o “Jesus” vai pro inferno? Se arrepender de que? De dar uma opiniao? Tarde demais pra que? Pra ir prum inferno caricato? Quem inventou esse inferno?

    Velho, ir pro inferno por desconhecimento musical é lasca viu… Quer dizer, tem um lado bom: Padre Marcelo deve ir pra lá, pq de música ele n sabe nada.

    Nossa!! Eu tb devo ir!! AAAAAAAHHHHH

    (bom, mas nao vou me converter. Melhor estudar um livro de Almir Chediak, o meu salvador!)

  9. Som muito bom! Vocês são de grande potêncial.
    Espero ver muitos shows de vocês, parada MUITO CRIATIVA.

    No entanto, não ouvi nenhuma música, com saxofone, percussão e programações.
    Se querem de fato fazer isso, devem gravar uma música logo!
    Afinal, é esse o “marketing” da banda!

    Mas a proposta por si só já é interessante.
    Curioso para ouvir vocês!

  10. Dá ainda dá pra perceber Saosin e Underoath no som de vocês!
    O som é do caralho, é só achar alguém que dê uma lapidada nas idéias mesmo.:P

  11. Carlos Albuquerque says:

    Eu sinceramente acredito no potencial dos meninos. Mas claro, eles devem ser mais trabalhados. Quem sabe no ano que vem nós não temos uma nova sensação entre as bandas recifenses?
    Eles são bons, enérgicos. Vi a última apresentação deles no FESTIVAL MOTIVO e gostei muito do que vi. Embora a qualidade do som não estivesse bom, eles executarm muito bem suas músicas e o vocalista interagiu e até dançou com a platéia!
    A música nova é muito bacana, VOCÊS TEM QUE GRAVAR!
    Se trabalharem forte, pode ser que cheguem longe.
    E o fato de serem crentes, não atrapalha nisso.
    Se forem bons, conseguem!

    NÃO PAREM ESSE BELO TRABALHO!

    EU TAMBÉM ASSIMILEI O SOM DO CIVAIA.

  12. Harmônico e bastante inovador. Tem futuro!

  13. De todas que rolaram até aqui, esta é a mais completa.
    Mais ainda não é boa não.

  14. É MARA

  15. Víctor Chitunda says:

    RAPAZ!
    ATÉ O SEU LADIR PASSOU POR AQUI!
    ASÇDHAADÁHOSADHSAO´HDD

  16. Certamente o Iº comentário foi escrito por um falso Profeta[hehehehhe!], pois se o verdadeiro Messias escutasse o som do CIVAIA, o Mestre iria curtir pra caramba! De vez em quando bato com o Chitunda e alguns integrantes da banda por aí, e sei que os caras tem Vida com Deus! Certo dia num acampamento há 3 anos atrás me surpreendi ao ver um gordinho de +- 15 ou 16 anos fazendo sua devocional sozinho às 6:00 da manhã, esse Gordinho era o Raimundinho(Guitarra), isso mostra que a turma não é só música e sim VIDA.

    Parabéns pro CIVAIA, boa música, diferente e surpreendente!

  17. Mai rapaz, essa banda se garante!
    É um caminhão de Cd de rock!

  18. Sérgio Santos says:

    Taí, gostei!! Mas, pra uma banda que é quase uma orquestra, essa música tá bem garageira, o que é tão bom quanto!! Com o peso que os metais adicionam, talvez fique melhor ainda!!
    É muito bom ouvir uma banda recifense nova com potencial e com a energia de uma banda madura. Parabéns a galera!
    É só lapidar para não cair na mesmice do gospel, como já alertaram, e tem tudo pra dar certo. Ganharam um ouvinte!

  19. Sem sombra de dúvida esse jesus ai é falso profeta, eu sou super fã do p.o.d e não tem nem sequer semelhança com slepping awake. Fora que se tivesse assim como a música da civaia se assemelha ao the mars volta era um ponto positivo, a ser trabalhado. É muito dificil atingir um nivel de trabalho como o dos caras num lugar de tão pouco investimento a música. O que vale é o que os integrantes disseram, o trabalho. esse esforço faz as coisas acontecerem, e já aconteceram, civaia é uma das bandas atuais com mais futuro na minha opinião. um som diferente com diversas influencias, psicodelia e o toque recifence da coisa. banda gospel? não existe isso, a mensagem de deus é uma só, e olhe que eu sou ateu e consigo sentir alguma coisa diferente nas letras da civaia. enfim, viajei bastante aqui, boa sorte a civaia e continue nesse caminho e eu tenho certeza que tera futuro.

  20. Essa música eu não curto muito não, mas a mais nova do myspace, tá massa!
    Lets go guys!

  21. civaia é do caralho.
    tamos aí em 2009!

  22. so passando pra deixar um abraço pro povo ^^ rsrsrsrsrs

  23. Vei, esse primeiro cara que comentou falou uma asneira tamanha, dificil de imaginar. O cara encheu o texto dele de preconceitos e esperou que nós não notassemos. ¬¬ Civaia desde que começou é uma excelente banda (melhor ultimamente com black fazendo uma voz ao estilo Rx Bandits.) As letras são interessantes, bem elaboradas, assim como as melodias.