Gravação de cd ao vivo e de dvd costuma ser um show diferente do habitual, mais técnico e mecânico, pois a intenção é gerar um produto perfeito, sem falhas. Mas, quando se trata da gravação do cd e do dvd de comemoração dos vinte anos de carreira do Devotos, a emoção acaba dando a tônica de todo o processo. Ainda que músicas precisem ser gravadas mais de uma vez; que os problemas comecem logo na primeira música; que toda a parafernália tecnológica esteja a serviço de uma gravação burocrática tal e qual um programa de TV, foi difícil não se emocionar ontem no Alto José do Pinho.
Câmeras não faltaram. Ao contrário, até assustava o número delas. Uma grua à direita do palco, pessoas de produtoras de TV, de programas independentes, gente da MTV, dos jornais. E de Natal, Maceió, João Pessoa, Caruaru. E do Jordão, Mustardinha, Curado. Pessoas que vieram de longe porque sabiam que o momento era especial.
Um sujeito muito bem vestido, camisa por dentro da calça, me vê com a camisa do Devotos e pergunta se eu faço parte da produção da banda. Respondo que não, que sou apenas um fã. E ele explica: “eu acabei de chegar de João Pessoa. Larguei do trabalho agora, por isso estou vestido assim. Sou fã do Devotos há mais de dez anos, e não perderia este show por nada”. Além de fãs antigos como ele, muita gente nova, muita criança no colo dos pais, coisa realmente bonita de se ver. O clima era esse.
Alto José do Pinho lotado, a banda sobe ao palco e Cannibal confessa no microfone: “galera, eu nunca estive tão nervoso na minha vida.” E emenda com o grito:”Tudo que eu queria não podia terminar”. “Dia Morto” acabava de ser executada para abertura do show, e veio o primeiro problema. Cannibal de novo ao microfone: “Deixa eu contar uma história. O pessoal da técnica insistiu para que arranjássemos uma bateria nova para o show de vinte anos da banda. E o pedal da bateria acabou de quebrar. Antes tivesse ficado com a velhinha mesmo”. Ninguém segurou o riso. Alguns minutos de ajustes, e “Dia Morto” é tocada novamente, agora com mais raiva ainda. Emendam com “Nós Faremos que Você Nunca Esqueça” e “Caso de Amor e Ódio”. A roda comia solta na frente do palco. A grua registrava toda a reação do público, e cada presente parecia saber que estava fazendo parte de um momento histórico.
Aí Cannibal diz que vai chamar um amigo especial. Antes de anunciar quem é o tal amigo especial, Lirinha entra, com seu timing único, vestindo uma camisa do Náutico Vermelha e Branca. Juntos, cantam “Dança das Almas”, canção que encerra o último cd da banda, “Flores Com Espinhos para o Rei”. E aí veio a surpresa mais bacana da noite: atacaram com uma versão furiosa de “A Matadeira”, que ficou excepcional tocada pelo trio e com os vocais de Cannibal e Lirinha. Sem contar que o Alto quase veio abaixo. Lindo!
Adilson Ronrona (agora um respeitado senhor casado), entrou de pijama para cantar “Sociedade Alternativa”, e o Devotos devolveu a homenagem tocando o clássico mor do Matalanamão, “Mim Dai”.
Durante “Mas Eu Insisto”, a banda sai do palco e abre espaço para o Afoxé Ilê de Egbá tocar tambores e fazer evoluções. Depois a banda retorna para a explosão do peso do hardcore com o batuque do afoxé. Após o término do show, a música precisou ser repetida por problemas técnicos na gravação.
E vieram “Eu Tenho Pressa” (que também precisou ser repetida), “Tem de Tudo”, “Faz Parte do Cotidiano”. Eis que Clemente, dos Inocentes, é chamado ao palco. Toca e canta “Alien” junto com a banda. Diz que compôs a próxima canção na época do Plano Cruzado (a maioria presente nem era nascida nessa época), e manda uma bela versão de “Pátria Amada”.
E surge imponente “Punk Rock Hardcore Alto José do Pinho”, porrada que tantas vezes me deixou sem voz e sem fôlego nas rodas-de-pogo da vida. E, para felicidade geral do Alto José do Pinho, “Punk Rock…” também precisou ser tocada novamente.
Pelo que se viu do show, do esmero de todo o pessoal da técnica e da banda, o CD e DVD têm tudo para ficar lindo. Gravado no local certo, por gente que sempre acreditou que “a revolta pode ser de paz”.
Danem-se a suposta e mitológica imparcialidade e a educação formal. Não dá para terminar este texto de outra forma: Parabéns, Cannibal, Neilton e Celo. Vocês são do caralho!
32 Comments
Hugo, vc eh rapido no gatilho,hein!
Devotos arrasou msm!
E Lirinha n tava de camisa do nautico, ate pq ele eh (urgh!) tricolor. A camisa dele era vermelha e branca, so isso! De perto dava pra ver q eram uns rostos e tal.
Massa ver a tranquilidade q eh o Alto, e a relaçao de amor mutuo com a banda!
E n tem como definir de outro jeito msm, foi do caralho! \,,,/
:****
ah, faltou vc falar de “brincando do jeito que dá”, q foi maaaaaassa demais!
:***
Du caralho!
Rapaz, fui pros 10 anos da devotos, e fui pra esse ontem, domingão foda, essa festa de 20 anos foi demais.
Coisa linda de se ver, so de ver ma banda como o devotos chegar aos 20 anos e reencontrar velhos amigos la no alto fez de meu domingo um dos melhores domingos que eu ja vivi.
Parabéns Devotos e parabéns a boa recepção dos moradores do Alto José do Pinho, quem era de fora do bairro se sentiu em casa.
Vida Longa ao Devotos!!!
Vida longa ao Punk Rock/Hardcore!!!
parabéns primeiro ao recife rock…pelas recentes atualizações!!
a hugo pela notável crescente maturidade nos textos…
e aos devotos por não terem “desistido”
salve o rock de pernambuco!!
Parabéns aos Devotos. Sucesso!!!
To sem fôlego até agora… Realmente um show como o de ontem não dá para sair da cabeça de quem o presenciou.
LINDO…Quando eu gritva isso todo mundo me olhava como se dissesse ” Quem é que essa louca ta chamando de lindo aqui. Pensa que tá num pagode é?”, mas eu me referia ao show, que de fato, foi muito lindo.
Três crianças ao meu lado chupavam um pirulito em cima de umas cadeiras enquanto suas mães berravam com o som instigante da banda. Eles não demonstravam nenhum medo da roda (muito perto de nós)que crescia cada vez mais. Muito pelo contário, pareciam bem a vontade. Dali há alguns anos essa gurizada como tão bem colocou Cannibal “mesmo que não sigam na música pelo menos terão orgulho de seu lugar”.
Infelizmente me acovardei e não entrei na roda, mas senti toda energia que vinha dela. Pensei nos meus 17 anos, qundo a imprudência não me fazia pensar e me enfiada dentro de uma roda para levar porrada e dar umas poucas também… Ontem entendi, mais uma vez, a necessidade do grito. A nessecidade da expressão.
Hugo, faço coro com vc. DEVOTOS É DO CARALHO…
Puzt, de boa , moro na bomba do Hemeterio passei minha adolecencia curtindo musicas undergrounds e de peso mas , como eu só não esculto músicas que sempre são mais internacionais nesse genero(Hardcore) eu sou muito Orgulhoso em ter Devotos(Otima Banda de Hardcore)como proximo ao meu bairro,representando todas as cominidades carentes de Recife e espelhando outras do Brasil com projetos sociais e culturais, 20 anos de Devotos acompanho desde 1998(Oo, tou ficando velho, rsrsr) Parabens Devotos
alguem apaga meu post anterior? rsrsrs e alguem pode dizer pelo menos a previsao de qnd sai o DVD? ? ? ? desde jah obg
foi muito foda…
pena que eu tive que sair na segunda musica
quando o clemente adentrou ao palco…
mas
foi lindo, como diria meu amigo George…
e respondendo ao Erick
o cd esta previsto para lançamento em novembro
e o dvd é bem provavel que só ano que vem
nao sei ao certo!
Devotos…
Eu não consumo, mas mesmo assim neste 20 anos fui a uns 6 shows apenas(todos aberto ao público)ainda sim confesso que admiro demais esse povo trabalhador da música e principalmente da terra (e comunidade) que vivem.
Devotos fora a primeira banda de rock que eu presenciei nos meus 32 anos até então, a influênciar uma geração da década de 90 que ainda chorava pela perda do Kurt Cobain, era incalculável a quantidade de garotos tocando “Eu Tenho Pressa”, “Dia Morto”, “Luz da Salvação” e “Futuro Inseguro” e as bandas até as tocavam (apenas) em ensaios, seja por homenagens ou paródias, mas as tocavam.
Fazer e sobreviver do rock (hardcore então…)nesta cidade, sem mudar de endereço é uma dádiva, digna de homenagens, tributos… E toda emoção em uma semana com três eventos distintos, sendo dois em teatros e lotados!( Vover e No Ar Coquetel Molotov) mostram que o Recife tem sede por novidades, mesmo que as mesmas sejam os endereços e causas (gravação de dvd ou não)ousadia de fato é o que as pessoas esperam dos seus artistas preferidos e aspirantes a ídolos.
Parabéns ao Devotos por ontém, hoje e por mais 20 anos de rock.
meu velho foi du carai …
cheguei na metade mas deu pra curtir muito
devotos forever
Foi foda de mais.
Ainda acredito que o hardcore não vai ser engolido pelo indie, reggae e Emo.
Tinha muuuita gente mesmo.
DEVOTOS NELES!
Parabêns devotos pelo belo show
som,luz tudo perfeito
quero meu dvd agora
O lugar certo para a grande festa, onde tudo começou, Alto José do Pinho, foi lá onde o Devotos formou-se e cresceu, foi através do Devotos que bandas surgiram no Alto, mostraram que o punk rock também é cultura, tornando-se grande influência para bandas que se iniciavam não só ali, mas também em outros bairros, realmente o lugar perfeito pra grande festa, todas as classes, todas as raças, todos juntos alí, com um só objetivo, cantar, gritar, pular, rodar (pois a roda é da paz) e comemorar os vinte anos do Devotos. A festa foi linda e eu também estava lá! Gritando, pulando, cantando, pois pra mim foi maravilhoso e emocionante participar de um momento tão especial, o Devotos ainda troxe seus verdadeiros amigos pra subir no palco e participar daquela grande festa, foi perfeito! Como disse Clemente: “Daqui a vinte anos, estarei aqui novamente” Grintando suas letras que expressão e lutam por um mundo melhor! É isso Devotos, ainda há muita coisa por vim, sorte e flores para abrir nossos caminhos!
só vi até clemente sair do palco, parece que a música após foi a última. não sei, só sei que adorei. moro no Vasco da Gama, próximo ao “Zé do pinho” e só tenho quinze anos de idade. nunca vi ninguém amar tanto e dedicar-se tanto a um local como o trio Devotos. muitos parabéns Devotos e valeu por esse show!
Fooooi otimoo! adorei
Garanto que o povo do alto nunca viu uma coisa tão linda e inovadora como o show de 20 anos do Devotos! muitas cameras, convidados e a gravação do DVD e CD. adoreii muitoo! euu estava lá e nunca vou me esquecer deste momento unico que contarei para meus filhos e netos! Parabéns Devotos.
Moradora do Alto josé do Pinho.
BUA…BUA….
POXA …
NÃO DEU PARA IR PARA ESSA GRANDE CELEBRAÇÃO;
20 ANOS DE UMA DAS MELHORES BANDAS DO BRASIL, DO BRASIL SIM!!!!
MAS SO EM LER ESSE COMENTARIO DO MONTARROYOS,FIQUEI ARREPIADA.PARABÊNS DEVOTOS!!!!!
IBURA /RECIFE
hum arrepiada!!
da-lhes hugo!!
Poxa realmente o show foi de arrepiar qualquer um …
muita gente,muitos gritos, e claro muita emoção…
o Alto José do Pinho nunca viu coisa tão linda assim!!
^^
emocionante jamais esqueçerei deste show, se o show de comemoração de vinte anos de Devotos foi planejado pra ficar marcado pra sempre, pode ter certeza q ficará…
todo mundo viu…
Parabêns Devotos!!
Sucesso SEMPRE!!!
Pablo- Alto José do Pinho*
sou daqui coo muito ORGULHO!!
Putz, queria ter ido ao show! Moro em Natal e a última vez que vi Devotos tocando foi naquele distante Abril do Rock de 1997!! Um casal de amigos meus foi pra gravação do DVD e adorou.
o Agora tá Valendo ainda tava fresquinho, recém-lançado (acho um disco bem atual ainda). Depois de quase ficar surdo de tanto ouvir o CD em casa, eu fui ver de que os caras eram feitos no palco do APR. Resultado: um dos melhores shows que já vi na vida!! Àté hj eu uso a expressão “punkrock hardcore” em diferentes situações, rsrs
PS: escrevo ouvindo “mata matar já não convééééééééémmm, não convéééééééémmmmm!!!”
Nem fui…neh foda…?
mas taí um DVD que num vou comprar pirata…
soh vai prestar se for original…
Boa matéria e belissimo comentário da Lenne Ferreira, que me fez sentir-me um velho, pois deixei de ir a esse show por ter uma audiencia no dia seguinte. Em outras epocas eu iria ao show e não perderia a audiencia.
Tudo bem que punk rock não é muito minha linha, mais esse show valeria a pena, não somente pelo significado, mas pela diversão de ir novamente ao alto, coisa que eu fazia regularmente, rever amigos.
Quanto a opinião de mario, merece ser respeitada, apesar dele não respeitar as alheias, pois tambem acho limitado o puck rock, apesar de Devotos ser um diferencial nacional nesse segmente.
Bem, não perderei outra oportunidade, quem sabe não conheço a Lenne, que pela sua sensibilidade nos comentários, deve ser uma pessoa interessante e que vale a pena conhecer.
NÃO FUI QUE DROGA!
MAS CONFESSO ME ARREPIEI QUANDO
LI A PARTE DE LIRINHA,FIQUEI ATE IMAGINADO A CENA!
ESSE DVD VAI SAIR FOGO!
MTO BOM!
Obs.: Lirinha não estava com a camisa do Nautico!
ola amigos, alguem sabe me dizer o imail ou telefone do pitoco que fabrica alfaias(carlos alberto) ficaria muito grato , Marcos defensor , uberlandia MG IMAIL marcos_percussion@yahoo.com.br. um abraço a todos.
Foi Muito Bom o Show de Gravação do CD e do DVD da Devotos. Neste Dia Passei a Tarde Todinha No Alto Zé do Pinho Na Casa de Um Amigo Chamado Sérgio do Rato Que é Vocalista da Banda 3° Mundo Me Preparando (Tomando Umas) Para o Show de Logo Mais a Noite, o Show de 20 Anos da Devotos. Levei a Minha Filmadora MiniDV e Fiz o Meu Registro.
dayvisondj@hotmail.com
POW tem esse show p download ??? POis infelizment eu ñ moro em RECIFE :'(
Sou de Salvador – Bahia conheci a Banda Devotos numa exibição na TVE aqui de Salvador no Domingo 16/05/10 não sabia que tinha uma Banda Fenomenal esses caras são nota 10, por favor me indique como adquirir CD / DVD dos Devotos, aguardo resposta no meu e-mail: alf-ads@hotmail.com. Aguardo com urgencia os caras são 10.