As Mais Novas – La Garantia

E aí, pessoal! Tudo massa? Quem costuma acompanhar “As Mais Novas” percebeu e reclamou porque não demos sinal de vida na semana passada, né? Mas essa semana, excepcionalmente, apresentaremos duas bandas novas pra vocês. Quinta-feira vocês irão conhecer o trabalho de Infa & Os Inflamáveis, mas hoje nós iremos falar do rock´n roll da banda La Garantia!

La Garantia nasceu um pouquinho antes de 2005, quando Diego Bezerra chegou à cidade do Recife. Figurinha conhecida na cena de Aracaju, Diego (ou Gato, como é chamado pelos amigos) começou a conhecer o rock recifense bem na época do “boom” das bandas indie (Profiterólis, Rádio de Outono, Vamoz!, entre outras…). Liderando a lista dos shows em que mais vibrou está a final do primeiro Microfonia, que deu ao Volver o reconhecimento e a oportunidade que ele sempre quis ter.

Empolgado com tudo o que estava acontecendo, tentava convencer a alguém que suas composições eram legais e tinham tanto potencial quanto as bandas que estavam em alta, até que conheceu os meninos da Porão GB, que logo lhe apresentaram Felipe Marenas, que assim como ele, sentia necessidade de criar um projeto pra mandar sua mensagem e tocar com todo o seu sentimento.

A banda só veio estrear nos palcos em 2007, na inauguração do extinto Anarquia Pub, em Olinda. Logo depois ao sucesso do show, convidaram Enio Damasceno, do Mellotrons, pra participar da gravação do tão sonhado EP tocando guitarra e ele acabou ficando pra sempre! E Leandro Videira, que até então era só o proprietário do estúdio onde a eles ensaiavam, acompanhou as gravações, se encantou pelas músicas e passou a fazer parte do grupo também.

Com as músicas na mão, o antigo “forasteiro” Diego e seus amigos, trataram de divulgar o seu som e foram chamados pra dividir o palco com várias bandas (entre elas Móveis Coloniais de Acaju, Lafusa, Mormaço, etc…), e realizaram o sonho de serem selecionados para as eliminatórias do Microfonia desse ano e serem admirados por gente como Bruno Souto, vocalista da Volver:
O La Garantia é mais um grupo que tem a coragem de fazer um som desse tipo aqui na terrinha. Os caras estão de parabéns pela honestidade e pelas boas músicas, muito bem arranjadas.

E aí? Ainda não está convencido que o som da La Garantia é legal?
Ah, bicho! Comece a escutá-la agora, leia a entrevista abaixo e tire as suas próprias conclusões!!!

La Garantia – Bilhete do Show

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Como foi que a La Garantia nasceu?
É uma trama tão cheia de reviravoltas, de questões freudianas, heiddegerianas e nietzscheanas, isso sem contar as desilusões, que eu tenho até preguiça de contar.

Explica pra quem não conhece como é o som da banda. Que sons vocês curtem e quais são as suas influências?
A gente não tem muita certeza de como definir o som da gente. Não que a gente queira dizer que é uma coisa nova, que não tenha com o que comparar, claro que não! O som da gente é a junção das influências de cada um, então eu acho que dá pra comparar com um monte de coisa, mas é que quando você compõe você entende a música, e música é uma coisa que bate diferente em cada pessoa. Eu já ouvi desde “me soa rock gaúcho” até “eu percebi um ‘Interpol’ ali no meio”.

Acho que é mais fácil pra tu aí, bro! Define a gente aí…

Como são os shows de La Garantia? O que não pode faltar neles?
Os shows da gente são sempre uma bagunça! Sempre falta alguma coisa, sempre dá pau no som, mas a gente está sempre lá, sorrindo (isso quando não acontece de algum idiota subir na bateria no meio do show, e achar que pode descer uma baqueta velha nos pratos de Videira, aí o tempo fecha, e digo isso com conhecimento de causa!!!). E o que não pode faltar no show da La garantia sou eu, ou Enio, ou Videira e não pode faltar de jeito nenhum o Gato, porque não teria a menor graça sem ele.

É difícil ser uma banda nova no Recife?
É, rapaz, é sim…

Quais são os planos futuros da La Garantia?
Que seja sempre uma bagunça, que sempre falte alguma coisa, que o som continue dando pau e que a gente esteja lá sempre, sorrindo. É claro que se não faltar nada, se o som não der pau e só precise que a gente esteja lá, fazendo bagunça e sorrindo, vai ser melhor.

Quais são as melhores bandas pernambucanas pra vocês?
Isso é complicado… Mas Nação Zumbi, Mellotrons e Superoutro estão nessa lista.

Tem alguma banda nova legal na cidade? Indica aí pra gente!!!
Tem a Gandharva, mas eu não sei o MySpace não… Na verdade, eu não sei nem como se escreve! E tem a Javacafé também, que é uma banda que promete pra caralho, e que eu também não sei onde tem as músicas pra turma escutar. E tem a Jahstafary também, que é um reggae classe e que tocou com a gente outro dia.

Se quiserem acrescentar algo, o espaço é de vocês!!!
O Sr. é uma Autarquia.
Vai por que quer, falta de resposta é que não é.

E aí? Gostou da La Garantia e quer saber mais sobre o projeto?
Acesse já o seu MySpace e Fotolog!

E mais, se você conhece ou toca em alguma banda e está na correria, lutando para conseguir um lugar ao sol, manda um e-mail pra gente com sugestões: reciferock@gmail.com .

Até quinta-feira lagarantiasoyo com Infa & Os Inflamáveis!!!

Posted terça-feira, setembro 30th, 2008 under As Mais Novas.

6 comments

  1. Achei bem morgadinho.

  2. Fernando Barreto says:

    É isso ae galera, botem pra arrombar.

    Abraços.

  3. massa..essa banda é legal.

  4. po o que eu mais gostei foi que os car passaram 2 anos pra sair tocando que pena que muitas bandas hoje em dia nao querem fazer isso so querem tocar e pegar mulher!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    boa sorte ai pros caras que tem futuro

  5. João do Ibura says:

    Espero que o som seja melhor do que as respostas do entrevistado.

  6. Falem de Bandas da cena enorme do metal pernambucano nao só das modinhas. existem bandas como: Alcoholocaust, Carrasco entre outas alguma duvida manda um e-mail!