Eddie e Academia da Berlinda no Som na Rural

Por Guilherme Moura em 29 de janeiro de 2009

Duas do Som na Rural de Roger de Renor. Hoje, Eddie grava o programa, no Pátio da Igreja de São Pedro (Olinda) e  TV Brasil exibe o programa com a banda Academia da Berlinda.

Eddie (divulgação)

Anota aí:
Gravação do programa Som na Rural com Eddie
Quinta (29/01) 16h
Pátio da Igreja de São Pedro (Olinda-PE)

Segundo Fábio Trummer na comunidade da Eddie no Orkut: “Vamos tocar 6 músicas pra gravação: Desequilibrio, Gafieira na Avenida, Bairro Novo/Casa Caiada, Me diga o que Não foi legal, Pode me Chamar e  não lembro a outra… rsrsrrs… mas acho que vai dar pra tocar outras alem destas.”

Mais tarde, na tv, é vez do programa Som na Rural com a Academia da Berlinda. A gravação foi na frente da sede do Homem da Meia Noite no Bonsucesso no último domingo do ano passado (28/12). O Som na Rural é exibido toda quinta, às 19h (hora daqui) pela TV Brasil, TV Pernambuco e pela internet www.tvbrasil.org.br/online. A TVU/Cultura transmite (e mal divulga) o programa nas tardes de domingo.

Na próxima semana é a vez de DJ Dolores no Som na Rural. Na sequência devem vir os programas com A Confluência e Zé Brown gravado na Praça 13 de Maio (17/01), Lula Côrtes & Má Companhia no Pátio do Carmo (22/01) e Claudionor Germano e Maestro Ademir Araújo no Parque da Jaqueira (24/01).

Mais uma dica que tirei da comunidade do Som na Rural no Orkut: “Em abril o Som na Rural vai viajar pelo interior de Pernambuco (agreste, sertão…) e outros estados (Paraíba, Ceará…). Ainda não temos data, nem local definidos, só a certeza que iremos mostrar tudo que pudermos da cultura nordestina!!!”. Sugestões  pro e-mail do programa: somnarural@gmail.com

Academia da Berlinda (foto de Marcelo Lyra)

release:
Som na Rural – Academia da Berlinda – 29/01

No Som na Rural desta quinta-feira todo mundo dançar colado ao som da conexão pernambucana-caribenha Academia da Berlinda. A banda foi criada em 2004 com a intenção de animar festas das cidades do Recife e Olinda. Com um repertório inicial baseado em releituras criativas para clássicos do brega, a Academia da Berlinda conquistou rapidamente uma legião de fãs dispostos a gastar a sola dos sapatos dançando agarradinho.

Formada por músicos de outras grandes bandas de Pernambuco – Mundo Livre S/A, A Roda, Eddie, Orquestra Contemporânea de Olinda e DJ Dolores e Aparelhagem – em pouco tempo, seus integrantes também passaram a compor músicas envenenadas por afrobeats e pela influência de ritmos caribenhos: merengues, rumbas, carimbós, cumbias e guarachas.

Gravado em Olinda, no Largo do Bomsucesso e em frente à sede do bloco do Homem da Meia-Noite, o Som na Rural mostra a performance da Academia da Berlinda ao tocar seis das treze faixas de seu CD de estréia. O programa começa com a música Academia da Berlinda, que traduz com perfeição qual a intenção do trabalho deste grupo.

Em seguida, é hora de ouvir Bela Vista, uma homenagem da banda ao Clube Bela Vista, um dos redutos mais tradicionais para se dançar música cubana no Recife. Clube localizado no subúrbio da cidade, o baile do Bela Vista é freqüentado por um pessoal que há décadas venera o som “caliente” de Cuba e de suas redondezas. Para o telespectador entender melhor não só o Clube Bela Vista, mas todo o circuito de bailes que rolam Recife animados por estes ritmos caribenhos, Som na Rural entrevistou os dois d.J.’s mais requisitados do pedaço: Edinho Jacaré e Waldir Português.

Depois, a Academia da Berlinda toca “Envernizado”, música que faz parte da parte da trilha sonora de dois longas-metragens pernambucanos Baixio das Bestas, do cineasta Claudio Assis, e Deserto Feliz, do cineasta Paulo Caldas. Na seqüência Ivete e fechando o programa “Cumbia do Lutador”, um contagiante hino revolucionário sobre um guerreiro que sempre sobra nas pistas de dança, mas a galera da Academia incentiva este cidadão a não perder as esperanças.

No quadro “banda indica banda”, o programa ainda mostra o grupo Ska Maria Pastora que faz uma versão original para um clássico do frevo “Madeira que Cupim não Rói”, de Capiba.

Próximo programa: DJ Dolores – 05/02

Sobre o Som na Rural:
Som na Rural é um programa sobre música que estreou em dezembro/08. Fruto de uma parceria entre a TV Viva e a TV Brasil, sua transmissão é semanal em rede nacional durante 06 meses. O programa é apresentado pelo comunicador Roger de Renor, ao longo de 48 minutos.

Cada programa tem como atração uma banda e/ou artista, que se apresenta em um set montado em algum espaço público do Recife/Olinda (praça, ruas, parques…) que faça parte de sua história (iremos gravar pelo interior de Pernambuco e outros estados ainda não definidos). Uma Rural Willys faz parte deste cenário e também serve de locação para as entrevistas que Roger fará com estes artistas.

Transmitido toda quinta-feira, às 20h (horário de Brasília) pela TV Brasil (NACIONALMENTE) e pela TV Pernambuco canal 46. Em Recife pela TVU – canal 11 aos domingos às 14h.

Mais info ?
Som na Rural no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=56689706
Blogue do Roger
http://www.rogerderenor.com.br

2 Comments

  1. Grasy
    Posted 29 de janeiro de 2009 at 9h19 | Permalink

    O programa com a Academia foi muto bom!

  2. Guilherme Moura
    Posted 30 de janeiro de 2009 at 10h24 | Permalink

    A resenha do disco da Eddie e outras novas entram em breve.
    Espero que semana que vem (dedos cruzados).
    g!

%d blogueiros gostam disto: