Programação do Carnaval do Recife 2009

A coletiva para divulgar a programação do Carnaval do Recife 2009 está rolando agora no Clube das Pás (a reforma ficou massa!). É aberto ao público, então além de jornalistas, tem um monte de gente por aqui, junto com alguns músicos e produtores. A mesa da apresentação foi com Renato L, João da Costa e André Brasileiro (que é o cara que faz a programação do Carnaval).

Ainda não saiu a programação do Rec-Beat. Como todos os anos, eles vão fazer um lançamento próprio na próxima terça. Como sempre, tem MUITA coisa. Abaixo tem as atrações principais do Marco Zero. Mas tem muito artista, como Pitty, Zé Brown, Lula Côrtes, etc, que estão nos pólos descentralizados. Em anexo tem um PDF com a programação completa.

Depois pinçamos mais trechos da programação aqui.

Sexta-feira | 20.02
Vítor Araújo
Caetano Veloso
Claudionor Germano
Miucha
Nave do Frevo (Ortinho, Silvério Pessoa, Lula Queiroga, Fred 04, Fábio Trummer, Junio Barreto e Isaar)

Sábado | 21. 02
Antono Nóbrega
Mônica Salmaso
Silvério Pessoa e Fábio Trummer
Fernanda Abreu
Elba Ramalho

Domingo | 22.02
Mundo Livre com Manu Chao e Eugene Hurtz (Gogol Bordello)
Lenine
Nação Zumbi e Siba e a Fuloresta

Segunda-feira | 23.02
Leci Brandão
Maria Rita

Terça-feira | 24.02
Geraldo Azevedo
Alceu Valença
Apoteose com a Orquestra Multicultural (MAESTRO SPOK COM A PARTICIPAÇÃO DOS MAESTROS ADEMIR ARAÚJO, CLÓVIS PEREIRA, DUDA, EDSON RODRIGUES, ZÉ MENEZES, NUNES, FORRÓ , FÁBIO CÉSAR, LURDINHA NÓBREGA, CARMEM LÚCIA E CANTORES CONVIDADOS)
Claudionor Germano

Posted terça-feira, fevereiro 3rd, 2009 under Notícias.

91 comments

  1. Julio Oliveira says:

    em relação do povo pernambuco não escutar frevo durante o ano ao rapaz está certissimo. Todo mnto em fevereiro se diz um amante do frevo e tudo o mais. Mais quando passaro o carnaval…

  2. a terça feira ta pra se lasca so tem ferras vou frevar a noite inteira. na qarta feira nao quero ver chorar!

  3. Gostaria que oa formularem o texto referente ao carnaval do Recife não se utilizarem de termos comuns do Estado,(exemplo: que massa, que arretado,ta danado… ) pois quem está lendo em outro estado(que têm outro costumes e outros vícios de linguagens) não compreenderão o que estão querendo dizer, será mais conviniente colocar um vocabulário universal.

    tenho orgulho en ser nordestina
    junni

  4. Uma grande pena alguém que se denomina sociólogo querer reduzir a classe de músicos e artistas de Pernambuco a um bloco homogêneo, que está diretamente atrelado à classe política… Professor isso é simplismo, há vários grupos de artistas, provindos de diferentes espaços, com relações diferenciadas com o Estado,e é mais triste ainda acreditar que isso é suficiente para silenciar esses artistas…isso é um absurdo!!; com relação à ausência de uma política cultural que consiga assegurar à produção musical pernambucana alcançar o mercado cultural nacional,isso é um grande problema em todo o país, inclusive no seu Estado (Bahia), onde na verdade quase exclusivamente os grupos que se enquadram no axé possuem incentivos e alcançam tal projeção nacional; outra questão delicada é tratar o carnaval de recife como multicultural e o da Bahia como não o sendo, talvez se o professor ou os outros bahianos andarem em outros espaços que não os dos grandes blocos de axé, perceberá que existem diversos grupos trabalhando com influências diversas da cultura popular, o que caracteriza também um multiculturalismo, apesar de a Grande Mídia não se sensibilizar com esses grupos…
    Outra questão é a do não reconhecimento da visibilidade que os artistas pernambucanos, e dessa cultura produzida por esses artistas, a partir dessa gestão do pt, adquiriram; não podemos dizer que já é o suficiente para garantir a sua sobrevivência dentro do próprio Estado, porém dizer que tal incentivo(O carnaval) não é relevante é o mesmo que fechar os olhos;
    Ademais realmente pernambucanos e bahianos não tem que ficar trocando farpas no intuito de convencer sobre qual o melhor carnaval, mas cabe a reflexão sobre as distinções de prioridades entre um carnaval e outro, e o destaque dado pela mídia a cada carnaval… por que será que o “balanço” do carnaval bahiano tem maior respaldo midiático que o “multiculturalismo” do pernambucano?
    E por último professor, antes de generalizar “gostos” musicais, deve-se ter seriedade para tentar entender as relações entre a produção cultural e a aceitação dessa produção pela população… será que o fato de a Ivete ter grande espaço midiático e grande aceitação em todo o país não possui nenhuma explicação, no sentido da tensão entre produção cultural e recepção pelo público?
    Me despeço me identificando, sou graduando em história pela UECE, amante de música, e vou passar o carnaval com vários amigos em RECIFE.
    A Todos que me acompanham… Vamos cair na Gandaia!!!!!!!

  5. Isick Kauê Bianchini Onci?

  6. Isick, voce é muito chato mas vou lhe responder.
    A mídia vai atrás de quem o público se identifica que é o caso de Ivete.
    ë muito simples, os baianos concorrem entre si. Tem axé e tem Pitty, tocando rock. Mas um rock que agrada certo?
    Pernambuco fala muito mas faz uma música de elite e usa o argumento da multiculturalidade para justificar a dependencia de artistas de fora no Carnaval, que é um a festa de dinheiro como um cultura zero, um cala a boca nos artistas.
    Voce sabe o que é um festival chamado Pré Amp e o quanto se desvia de vrba ali?
    Vai dormir Isick que tem mal é falta de cachaça!

  7. A perfeitinha says:

    Num vai ter cordel do fogo encantado naoo eh?

  8. Para a Vera:
    Não entendi o que vc quis falar,mas,vc deve estar muito mal informada sobre carnaval da Bahia,carnaval esse em que pobre não brinca(a respeito dos blocos “baratíssimos”),em que dentro já é um inferno,imagine fora dos blocos,e é baseado apenas em um único rítmo.No carnaval,ninguém quer saber de política,e sim apenas se divertir.Não tem no Brasil um carnaval com tantas atrações de graça,e de qualidade,igual aqui.vamos deixar o hipocrisia de lado,e o puxa-saquismo partidário do outro,e vamos nos divertir,de preferencia bem baratinho,pois é carnavalllll!!!!

  9. Estamos na época em que a mídia de massa fabrica o artista! Já viram o espaço que a Ivete tem na GLOBO? Outros tantos na própria Bahia têm a mesma qualidade ou até melhores do que ela, com carisma também. Mas, a mídia fabrica!

    Não posso desconsiderar que a música baiana é animada e boa para Carnaval … mas daí a ficar ouvindo o ano inteiro é duro!

    Com relação ao Carnaval … pelo que me consta é uma festa para ser popular! E, de fato, o Carnaval mais popular do Brasil é o de Recife e Olinda. Diversão garantida e baixo custo.

    Quanto aos artistas vejo da seguinte forma: se os pernambucanos colocarem apenas artistas locais são bairristas, se colocar artistas de fora não consomem a própria cultura … particularmente vejo como coerente o Carnaval pernambucano, uma vez que procura agradar a todos.

    Sou carioca e moro em Natal/RN. Não é porque sou carioca que tenho que valorizar apenas samba e funk … gosto de tudo … o problema é que tem qualidade e falta de qualidade em tudo … e aí entra o gosto pessoal …

    Mas, Carnaval de verdade … popular, que agrada a todos … realmente … só em pernambuco!

  10. Adorei a programação

  11. pow!!! esse carnaval 2009 vai bombar!!!

  12. imagine vc brincar um carnaval 100% grátis, enquanto em outros estados só com dindin!!!!

  13. Sinceramente, isso ta + pra semana cultural que carnaval… Realmente só indo pra Salvador mesmo.
    Secretario de turismo deveria se reciclar.

  14. poxa era bom q tivesse pitty mais ta otimo amei esse ano

  15. nivaldo mendes da silva says:

    gotaria de saber os show do polo de jardim são paulo´e se é verdade que pitty vai esta no show.

  16. Não tem pra ninguém,o carnaval de Recife e Olinda é o melhor. Moro em Natal, sou colunista do jornal Correio da Tarde, já estou me preparando para cair no frevo pernambucano, a programção está show!!!

  17. CINCERAMENTE NAO SEI O PORQUE DESSA IDOLATRAÇAO TODA PRA IVETE, POW GENTE!! PERNAMBUCO E MARAVILHOSO, ALIAS O BRASIL E MARAVILHOSO…ACHO O POVO AI EM CIMA DEVE DEIXAR DE FALAR M… E E CURTIR MUITO BEM O NOSSO CARNAVAL!! PARABENS A PREFEITURA DO RECIFE…NOTA 10!!!!E ALIAS A PITTY BEM QUE PODERIA ESTA NO MARCO ZERO TBM NE GALERA!!!

  18. Ei!
    eu fui no site http://www.carnavaldorecife.com.br
    e vi lá que vai ter cordel terça-feira no polo MAngue na av. Alfândega!
    V6 naum colocaram isso aí…:p

  19. Tá tudo muito bom…mas kd o Zeca Baleiro no melhor Carnaval Cultural do Brasil?!?!?!? =/

    hunft! =/

  20. Carnaval chegando, hora de brincar, pular, e vocês debatendo politica, socialismo, capitalismo…
    Quem faz a festa não são os politicos, nem os artistas. Quem a festa somos nós!
    Temos a festa mais democrática do pais, onde só não brinca quem é prego. Podemos ver artistas prestigiados sem tirar um centavo do bolso.

    Recife mudou bastante… E durante o ano acontece muita coisa também, mas falta divulgação.

    Eu fui ao Festival de Bonecos do SESI, e achei muito legal. Depois conversei com pessoas que também queria ter ido, mas só ficaram sabendo depois, ou algo desse tipo.

    Debater politica não ajuda. Porque desde que o mundo é mundo que quem tem dinheiro da ultima palavra.

    O negócio é aproveitar esses dias de festa!

    (Por favor, não me batam, rs…)

  21. Esse carnaval vai ser show…Uma delica de alegria, de calor humano, esperanças de mudanças!!!!

    Recife

    Ah Recife, que saudade de você!
    Do rio Capibaribe
    Do carnaval multicultural
    Saudade do teu frevo, do teu maracatu atômico e da tua ciranda
    Das belas pontes que desenham a cidade
    Da praça do Marco Zero ao anoitecer
    Do teu povo alegre e guerreiro
    Ah Recife, só quero te reencontrar e cantar:
    ‘Voltei Recife. Foi a Saudade que me trouxe pelo braço…’
    E voltar a me emocionar ao escutar o som da orquestra de frevo passar

    Madá Guimarães

  22. É DELICIA VIU GALERA UI …UI…
    BEIJOS PARA TODOS OS POVOS DE SANGUE FERVENDO E AMORRR NOS CORAÇÕES!!!!=D

    Se o amor é fantasia, eu me encontro ultimamente em pleno carnaval.

    Vinícius de Moraes

  23. Jose Henrique says:

    Eu vou bater é palmas pra vc, Lê!
    Só não concordo com:

    “Debater politica não ajuda. Porque desde que o mundo é mundo que quem tem dinheiro da ultima palavra”

    O mundo sempre tá mudando, embora alguns não percebam.

    Bom carnaval a todos!

  24. cade cordel do fogo encantado que não esta ai?

  25. Othon Gleybson da Silva says:

    O carnaval do recife muito massa,mas a apresentação de Caetano Veloso,foi uma vergonha uma pessoa que so passa 10minutos no palco que canta meia parte das musicas não merece o respeito.Poxa Tava esperando muito do show dele mas não tava afim de cantar pelo menos ficava em casa.

  26. A programação tá inquietantemente legal,mas faltou Cordel e Teatro magico pra ter ficado perfeito.

  27. vanessa vieira says:

    gostaria de saber se pitty vem para o marco zero?se não onde ela vai está?

  28. Primeiramente, como é que tem pessoas que podem dizer que a bahia é um estado monocultural…. pelo amor de Deus… isso é uma mediocridade barrista que todo Pernanbucano tem e que precisa refletir.
    Em primeiro momento, farei um retrospecto de todos os artistas baianos de respeito na música brasileira…
    Raul Seixas – Maior ídolo de Rock da música brasileira, sem comentários. “Baiano”
    Marcelo Nova – um dos maiores parceiros de Raul, desde à época que tocava nos Panteras aqui em Salvador. “Baiano” _ atualmente no Camisa de Vênus.
    OBS: Nem vou falar de Pitty que ta começando agora, ainda falta um tempo para fazer uma análise mais aprofundada sobre a sua pessoa.
    Novos Baianos… PePEu GOmes, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo (baby do Brasil), Moraes Moreira.. Baianos – Gravaram o Cd “acabou chorare” na década de 70, eleito recentemente por uma revista estrangeira como o melhor cd brasileiro do século XX!
    Caetano Veloso.. Baiano..Sem comentários
    Gilberto Gil.. mais ainda sem comentários em termos de música…Dorival Cayme e filhos… sem comentários…Maria Bethânia… Armandinho.. Gal Costa…JOÃO GILBERTO… DEMÔNIO DA MÚSICA MUNDIAL, ícone da Bossa Nova.. Esse ae não precisa dizer nada… bota todo mundo que já citei no Bolso. Além do que, existe uma cacetada de regionais aqui que não cabe aqui falar.
    Isso e eu nem me refiri a cantores e bandas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Asa de Àguia, Jammil, Banda Eva, Olodum, Timbalada, dentre outros….
    Portanto, caros amigos, antes de vcs falarem de Ivete Sangalo e outros, peçam licença a todos que já citei da música poupular brasileira pra depois discutirem com essas novas celebridades da Axé Music.
    Não sejam mediocres ao ponto de dizer que a bahia so se resume a Axé Music, Pagodão, pois não é verdade… tem rítimos dos mais variados e cultura das mais diversas do planeta. Se a mídia consumista só explora o que dá dinheiro eu não posso fazer nada… é do sistema, não sou eu e nem vs que vão mudar esse ciclo…
    Agora… dizer que carnaval Salvador é só para quem tem dinheiro pra sair em bloco e em camarotes é conversa fiada… pois eu mesmo sai agora todos os dias na ONDINA e foi tranquilão… vi todos os trios…só com o dinheiro da cerveja… curti como a porra!

    Além do que… tem o Cicuito Batatinha, no pelourinho, que só rola Fanfarra… só o Frevão… sem cordas e blocos… pra todo mundo…

    É o carnaval mais democrático que existe… não existe nehum dispositivo legal que proíba qualquer outro rítimo.

    Sem mais declarar;

  29. eu qria ver cordel no carnaval

    ao enves de lenine q foi uma bosta**

    da proxima vez pensem melhor e coloquem cordel do fogo encantado é muito melhor e o povo gosta mais**

    bjus bom carnaval**

  30. Guilherme Moura says:

    @ Vanessa,

    Pitty (BA)
    Segunda (23/02) às 23h30 no Polo Jardim São Paulo (Av. São Paulo)
    Terça (24/02) às 23h30 no Polo Casa Amarela (Pátio da Feira de Casa Amarela)

  31. os shows começam q horas??

  32. AS NOITES DO RECIFE ANTIGO E MARAA!!!
    HOJE VAI SER MELHOR AINDA COM ALCEU VALENÇA
    VAMOS NESSA, NAO PERCA O CARNAVAL
    DO RECIFE E OLINDA E OTIMO!!!
    SAIR DE CASA VAMOS GALERAAAA!
    BEIJOS FUIIIIIIII!!!!!!!!!

  33. Acho um absurdo as comparações entre os carnavais da Bahia e de Pernambuco; são eventos festivos diferentes. Mais absurdo ainda é essa afirmação simplista de que o carnaval de Recife é multicultural e o da Bahia monocultural; ambos apresentam facetas da diversidade cultural brasielira. Quem fala isso não sabe que em Salvador desfilam blocos de índio como Apaches do Tororó, blocos afros como Olodum, Ile-aê, Muzenza, Didá, além de Filhos de Gandhy, samba de roda do Recôncavo, blocos irreverentes, de crítica social e espontâneos como a Mudança do Garcia, pessoas fantasiadas, entre outros. O carnaval de Salvador é um imenso tapete multicultural que se estende por mais de20 quilômetros, além de importantes nucleações festivas na quais se toca vários ritimos como no Pelourinho (Centro Histórico). Quanto ao preço dos abadás caros, paga quem quer! Pode-se participar gratuitamente… Tem blocos populares a baixos preços para quem quiser participar ou então dezenas de trios independentes pra quem quiser acompanhar sem pagar nada….
    Em vez de comparar, deve-se brincar democraticamente na Bahia ou em Pernambuco; é a diferença que torna a cultura brasileira interessante. Já pensou se em todo lugar só se tocasse axé ou apenas frevo? A rivalidade é tão furada que vários baianos viajam para Pernambuco para curtir e vários pernambucanos vem correr e dançar a trás do trio elétrico. Um amigo meu participa dos dois carnavais: dois déias em um e dois em outro. Chega de elucubrações teóricas e de excessiva politização da trama carnavalesca…. Vamos cair na folia do Axé, Frevo ou dos dois.

  34. A respeito do show da maria rita, eu discordo com o nosso amigo lá em cima que fala sobre “não saber se o show dela é apropriado no carnaval”…
    Eu a assisti no FIG e achei como sempre um show alegre e de boa energia, e esse então do nosso carnaval 2009, seria impossivel algo dar errado, a voz da Maria Rita cantando sambas de primeira, isso sim é carnaval.
    Sem falar nos nossos já queridinhos do carnaval que não podem faltar(Eddie, China, Mombojo, Cordel do Fogo Encantado…entre outros).
    De certa forma a prefeitura não mudou MUITO em relação a cultura,mas algumas falhas (Cordel no rec beat ao invés de marco-zero) ainda precisam ser APRENDIDAS, pelos novos produtores e organizadores.

  35. Até agora só ouvi comentários ruins a respeito dos shows do Marco Zero.

    Mas agora vou falar o que vi:

    Alceu poderia mostrar mais respeito pelas pessoas que ficaram esperando ele por muito tempo em pé, aguentando chuva… Ele chegou animando legal, mas do nada ele muda e quer sair do palco com um simples “xau”. Se mostra bossal, como se não quisesse estar ali. Se não me falha a memória, ele até falou algo do tipo “Nem sei mais o que cantar. Quero ir embora, e o povo não deixa. Não aguento mais ficar aqui”. Talvez não tenha sido com essas palavras, mas foi algo desse tipo.
    Sou amiga de pessoas que conhecem ele pessoalmente. E todos sempre falam que ele é assim mesmo, sem consideração, sem respeito.
    Eu o admiro como artista. E acho que como artista ele nos deve respeito também. Afinal, ninguém é artista sem público.

    Agradecendo o comentário do José Henrique =)

    E aguardando o carnaval 2010…

    Beijo!

  36. Wilkinson Kécio says:

    poderia ter nesse domingo que vem um encontro rock no marco zero….

  37. nunca perdo um carnaval no recife e com assas pelas banda e que nao vou perde mesmo…

    so falto chicabana……. e Bomde do maluco…..^^^^^^^^^^^^ mais gostei… =]

    pegem meu msn ae gallera:

    junior13@2009.com.br

  38. bbb@hotmail.com says:

    Cultura é algo relativo…Se eu fosse americano, por exemplo, eu perguntaria aos pernambucanos ou bainos por que a cultura musical afro daqui se resume praticamente ainda a bater tambor, enquanto os afro-americanos de lá já deixaram isso faz muito tempo, e fazem algo de boa qualidade e muito mais sofisticado faz décadas (jazz, soul, blues, hap, hip hop, disco, rock, dance, … ) (estilos de alcance mundial).
    Acho que em terra de cego quem tem um olho só é rei.

  39. BBB, acredito que o seu conceito de “sofisticação” está pra lá de equivocado. A percussão não se torou algo forte na cultura dos negros americanos se deve pelo fato de que todo a cultura africana nos EUA foi completamente oprimida na época da escravidão. Os negros daquele pais acabaram assimilando a cultura branca. Os instrumentos musicais do jazz, por exemplo, são essencialmente europeus.

    A percussão não significa “atraso” cultural econômico, pois se isso fosse verdade, os japoneses não tocariam aqueles famosos tambores gigantes deles, não acha? A Disco Music que você cita, tem dezenas e mais dezenas de grandes hits que tem percussão. Aliás a Disco se aproximou muitíssimo da música latino-americana.

    Garanto que o que Marcelo D2 faz em relação ao rap, misturando com samba, você não vai encontrar lá EUA. O que ele faz tem a nossa cara. Se ele estiver lá, fizer igual aos americanos , meu caro, ele tão somente será mais um.

    O Sepultura ao injetar percussão no seu clássico álbum “Roots”, deixou de ser “mais um”. Você acha que americano faria algo igual?

    A nossa vantagem, BBB, é que temos mais referenciais para misturar com rock, e eles não. Eles costumam utilizar as mesmas referências. O que Strokes, Killers, Franz Ferdinand, Oasis entre outros fazem, já se fez antes…não há nada de realmente inovador no rock lá fora. Há?

  40. Frevo, ciranda, caboclinho, forró… Nada têm a ver com tambor.
    Spok mesmo montou uma Big Band pra tocar frevo.
    Além do mais, é um tremendo engano achar uma batida de maracatu menos sofisticada que um solo de blues.
    No Brasil do século XXI não cabe mais complexo de viralata.
    Foi-se o tempo.