Tapa na Orelha – Sobre o Rec-Beat 2009

O que mais fiz em 2008 foi queimar a língua. Assim que a programação do Rec-Beat do ano passado foi anunciada, cravei uma nota 7 para a escalação e disse que boa parte do motivo para o festival ainda passar por média era o fato de escalar o Devotos em seu show comemorativo de vinte anos de carreira. Deu no que deu: todos os headliners fizeram apresentações brilhantes, com destaques para os shows do Móveis Coloniais de Acaju e do Pato Fu.

No Abril pro Rock, cheguei a dizer que Céu era o “patinho feio” da programação. Pois foi dela o show mais concorrido do festival…Coisas da vida.

Agora surge a programação do Rec-Beat 2009, e confesso que dá um certo medo de falar qualquer coisa. Mas vamos lá…

No geral, achei a programação muito boa. Entre os pernambucanos, meu destaque vai para Junio Barreto, que possui um show muito bom. Sua banda é afiadíssima, e Junio é o tipo de artista que funciona melhor em palco do que em disco. Eddie (apesar de eu não ter gostado de seu último álbum, “Carnaval no Inferno”) também foi uma escolha acertada. Faz tempo que não toca no evento, está com CD recém-lançado e tem um público relevante disposto a vê-los.

Tenho minhas restrições à Catarina Dee Jah, artista que ainda acho um tanto verde e desorientada, sem uma identidade bem definida, mas confesso que só vi uma apresentação dela, no “No Ar: Coquetel Molotov” do ano passado. Será a chance de desfazer a má impressão deixada naquela ocasião.

Também não morro de amores pelo trabalho de DJ Dolores, embora reconheça que ele seja competentíssimo no que faz. E deve funcionar bem, como aconteceu em edições anteriores do Rec-Beat.

Vitor Araújo é um acerto no alvo, e sua apresentação deve ser das mais interessantes do carnaval. River Raid será a grande incógnita, talvez a única banda roqueira da programação.

Sobre o Cordel do Fogo Encantado, não é preciso ser gênio para saber que o Paço Alfândega vai ser pequeno para eles. Tomara que tudo corra bem e todo mundo consiga se divertir em paz.

A novidade é a escassez de nomes nacionais (fora os pernambucanos, claro). Deles, destaco o Burro Morto, bela banda de João Pessoa com os dois pés fincados na psicodelia.

Entre os internacionais, tenho muita curiosidade em ver o americano Clay Ross e Wysa, de Angola. E de finalmente confirmar se realmente Afrika Bambaata tem esse o público todo aqui.. .   

E vai ter João do Morro, em um horário extremamente conveniente: 20h. Quem não suporta o sujeito pode deixar para chegar mais tarde para curtir as outras atrações.

Em suma, boa programação, que privilegia a diversidade e leva novidade ao público sem cair na mesmice. Nos encontramos lá.

Posted terça-feira, fevereiro 10th, 2009 under Colunas, Tapa na Orelha.

37 comments

  1. E olha que Desorden Publico é muito bom. Acho que vai ser a surpresa do ano…

  2. faltou Hip-Hop daqui de recife.

  3. André Soares says:

    É bom queimar a lingua pra descer de vez em quando. Não faz mal a ninguém!

  4. gostei da materia. Acho que Gutie tem o direito de chamar quem quiser apesar de não concordar com certas atrações. Gosto de joão do morro mas não entendo como Dj dolores toca tanto no Recbeat e no Abril pro Rock pois todos os shows que vi dele o publico dispersa e o show é muito ruim e sem energia ou identificação com nada, muito tosco. Esse cara deve ser bem relacionado. Junior Brreto é muito fraco e dasanimado. Aposto minhas fichas nas bandas latinas, vai ser legal. Bom Recbeat a todos.

  5. Alguém me explica essa foto de João do Morro no banner do site?

  6. Joao do morro eh o cara!

  7. Alexandre Honório says:

    Não sei quanto a você, meu filho, mas vou estar na linha de frente quando o Africa Bambaata soltar os cachorros.

    Vamos, Kênia e eu, encarar a maratona mais uma vez…

  8. Alberto Kirsten says:

    A programação do Recbeat já foi melhor. Mas como dito no texto, pode ser que uma surpresa faça a gente se arrepender do que foi dito antes. Acho que só irei mesmo pra Afrika Bambaata, e vou ficar bem de longe, pois o que vai dar de maloqueiro num tá no gibi! No domingo o Marco Zero vai estar massa, na segunda tbm com Maria Rita, e na terça vou pra casa amarela ver Pitty.

  9. Uma pessoa que gosta de joão do morro e que diz que o show de Dj.dolores é ruim e ainda por cima diz que junio barreto é desanimado,com certeza está totalmento desatualizada da cena musical de pernambuco…faz um favor, vai pra salvador é mais tua cara….

  10. Engraçado… A turma desse site defende a liberdade de expressão para falar mal de tudo e todos, mas apaga, sem o menor pudor, os comentários que lhe criticam. Apagaram meu “post” no tópico “Programação do Rec-Beat”. Alguém pode explicar essa incoerência? Será que por aqui só se sabe bater?

  11. Bom, Apolônio.

    Eu não vi o seu comentário que foi deletado, mas o que eu posso dizer como membro do site é que a gente defende a liberdade de expressão sim, desde que exista um respeito e coerência nas opiniões.

    Tá, tem muita coisa que Hugo ou Bruno falam que eu posso não concordar, mas se eles estão falando, se expressando de uma maneira coerente, eu preciso respeitar a opinião deles.
    Não podemos aceitar que algumas pessoas entrem aqui na nossa “casa”, nos mandem ir catar coquinho, só porque não concordam com nossas opiniões.

    Um dia desses mesmo teve um guri que comentou como se fosse a minha mãe e ficou me chamando de “emo babaca” só porque eu falei do show do Fresno no Recife!

    Entendeu onde eu quero chegar? Não dá, bicho!

    Acredito que o seu comentário pode ter sido deletado porque não se expressou direito e de alguma maneira denegriu a imagem de alguém, me desculpe se estiver errado!

  12. Mecinho, estou bastante atualizada sobre a cena pernambucana e por isso mesmo emiti minha opinião. Sou obrigada a gostar do que voce gosta? só disse e repito que o show de Dolores e de Junior Barreto são ruins, tanto que eles só tocam em shows da prefeitura ou estou enganada? voce poderia me dar uma relação de shows que os dois fizeram em Recife que não foram shows publicos que gostaria de saber ok?

  13. não sei se vc lembra desse show:
    Dj Dolores na Nox
    Quinta-feira (20/11/2008) 22h
    Club Nox (Av. Domingos Ferreira – Boa Viagem)
    Preço: R$ 12,00 (as 400 primeiras pessoas ganham “1 Real, novo cd do Dj Dolores”) – Info: n/d
    Dj Dolores (com a participação de Fred 04)

    dentre outros…

    o ultimo show de junio barreto foi dia 17/01/2009
    no Rio de Janeiro junto com comadre fulozinha na sala Baden powell,ele faz muito sucesso no sul,como outros grandes artista de pernambuco…
    lembrando que ja gravaram musica dele de Gal Costa a Otto, e de Nação Zumbi a Roberta Sá,coisa que joão do morro não vai conseguir daqui a 100 anos de carreira!!!

  14. Perfect Stranger says:

    é verdade Geyvson. Por um lado, pode ser engraçado, mas denigre a imagem das pessoas que moram nessas localidades. Queria ver se teria graça fazer uma banda chamada “Os cara de boa viagem”.

  15. andre intruso says:

    Junio Barreto vai ser a hora de dar uma votla…fumar um cigarro e dar uma mijadinha!

  16. toda a massa funkeira recifense estará no sábado gritando:

    “Party people
    Party people
    Can y’all get funky?
    Soul Sonic Force – can y’ll get funky?
    The Zulu Nation – can y’ll get funky?
    Yaaah!”

  17. PANEEEEEEEEEEEEELAAAAAAAAAAAAAAAA

  18. mas que falta de argumento hein seu Mecinho.

    Quer dizer que o currículo de Dj dolores é esse tempo todo fazer um show numa boate de playboy e sem nem saber se foi bom se gostaram, entre outros. Que outros?
    Belo currículo, Mui belo.
    Junior como mais de um milhão de caras toca em Sampa mas e dai poxa? sinceramente, voce conhece alguem que fica em casa, no trabalho ou na rua ouvindo esses caras?
    Recife tem alguma coisa contra esses caras por não dar muita bola para eles?
    Belos currículos Mecinho, parabéns voce convenceu todo mundo!
    Me conta Mecinho.

  19. tudo bem por Junior que teve suas musicas gravadas por cantores renomados mas ele é muito aguado e canta mal, o show é fraco. compor é diferente que interpretar.
    eu gostaria de saber mesmo é o que credencia o Dj para estar em todas, é festival, natal, carnaval, não perde uma. Tenho curiosidade em saber o porque de um artista tão sem expressão em nossa sociedade ser escalado em todas as datas publicas, pode conferir no Google. Explica para mim Mecinho. Na boa, é curiosidade mesmo.

  20. Jose Henrique says:

    Nanda Au Au está certa.
    Junior Barreto é o mesmo caso de Lula Queiroga, ou seja:
    Um compositor mediano e péssimo cantor, mas cheioooo de amiguinhos.
    “Quem tem padrinho não morre pagão”

  21. uau
    sera que é agora que catarina queima a lingua desse renomado reporter de blogue???
    uiii

  22. o lado bom do mangue beat – Recife apareceu para o Brasil com uma cena alternativa.

    o lado ruim – Recife está dominado por seus membros até hoje! quase 15 anos depois do movimento. renato L, gutie, roger,lula cortes, silvério (não que sejam todos do mangue. mas são da mesma gangue).. dentre vários outros! já estamos em 2008. Vamos acreditar mais em outras vertentes da múaica…chega de som multicultural. Kd o ROCK o METAL o REGGAE o SAMBA o BREGA…

    tudo bem vcs cehgaram ao poder com louvor. È hora de reelembrar a revolução que vcs causaram. façam o que vcs queriam que os “donos” da cena fizessem na década de 90.

    mais chances aos novos talentos de Recife

    CHEGA DE MESMISSE!!!!

  23. Caramba, dizer que Junio Barreto é um compositor no nível de Lula Queiroga é sacanagem. Acho ele um dos tops letristas da nova MPB :)

  24. Jose Henrique says:

    Tá bom, Bruno, ele não é do mesmo nível que o Queiroga.
    É pior! :>)
    Agora, quem tem mais amigo é páreo duro.
    Nada contra a velha e boa amizade, mas, tudo contra essa brodagem do mal.
    Acho uma bosta essa mania que artista tem de, por exemplo, em entrevistas citar só os amiguinhos como bons.
    O pior é que ainda não perceberam o mico que pagam, pois qualquer um com um pingo de perspicácia nota o quão fake é essa postura.

  25. Herança Maldita says:

    as vezes parece que nós pensamos sozinhos. Zeca foi muito feliz no que disse, tambem achoisso.
    chico nos deu visibilidade com a força de sua música mas em compensação deixou um legado ruim para nós que é justamente essa turma que se perpetuou em nossa cultura, todos ligados a politica como militantes disfarçados de paladinos da cultura, e que pouco contribuíram para nosso desenvolvimento como artistas. Agora ‘poder gira apenas na mão desses que embora digam sempre que nos defendem mas na verdade defendem é seus próprios interesses e de seus amigos.
    O que de importante e prático deixaram para nós Siba, Dolores, Zero 4, Otto, Ortinho, Isaar, nada mesmo. Mas estes ganham dinheiro como nunca sonharam e nós os sustentamos com nossos impostos. Deplorável!

  26. Po, mas Lula Queiroga só faz trocadilho “tudo enzinma” de publicitário :P

    Vc pode até não gostar, mas não dá pra ser tachativo assim e dizer que terrível e sem salvação.

  27. Jose Henrique says:

    Pô, Bruno, me lembrar de “tudo enzima” foi golpe baixo.
    Tudo bem, o Junior Barreto é melhorzinho e tal, mas não é o que querem fazer dele, né?
    Foi mais nesse sentido que falei.
    O Jorge Dü Peixe é que devia ser mais gravado, é um belo letrista.

  28. pow cara o recife´já teve
    programação melhor cade as bandas endependentes como matalanamão os cachorros devemo0s olhar mais pra nossa terra e deixa as outras cultura de lado ser não
    daqui há dez anos as nossas crianças só vão ouvir essas merdas de fora pow.

  29. andre intruso says:

    Bruno meu caro…

    Me estranha vc dize que J.B é um dos melhores compositores da nova geraçao…

  30. Não sei porque estranha. Qdo eu tava na Folha fiz até uma entrevista bem grande com ele, quando saiu o único disco. Tem o texto no meu site, em algum canto :P Até disse que ele podia ser um próximo Caymmi.

    O que acho ruim é que esse povo tem pouco ritmo. Junio Barreto lançou aquele disco, foi elogiado, regravado por Gal e Maria Rita, indo no pique… ai puf, parou. Não engrena nunca assim.

    Mas gosto muito do disco dele. É rechado de hits. Se tivesse um espaço a mais na programação de uma rádio, certeza que entraria no repertório nacional. Se pensar em termos de Pernambuco, é mais legal que Lenine, que no pique acaba pegando mto mais espaço.

  31. Jose Henrique says:

    Um próximo Caymmi!?!?
    Putzzzzz!
    Cuidado da próxima evz quefor entrar no mar, Bruno.
    Os seres marítimos podem querer se vingar.
    Vi o nome de Gal e de Maria Rita e me lembrei que tem uma coisa que me intriga.
    Por que é que Pernambuco NUNCA teve uma cantora de nível nacional?
    Falo em termos de prestígio, popularidade e qualidade artística.
    Mistériooooooooooo!

  32. Roger, não precisa ficar gritando no microfone em seu programa, como um locutor de quermesse em cidade do interior, agente não está surdo viu?
    Em teu programa, passa uma mosca pela imagem Roger grita – Olha lá gente, passou uma mosca pernambucana por aqui, isso é maravilhoso, uma mosca multicultural, só tem aqui –
    e outra, todo mundo sabe que a gravação é na torre malakof, não precisa gritar o tempo todo. Parece Beto Café.

    E diga a mestro Ademir Araujo que a Calipso não sabe tocar frevo ,as sabe fazer musica para o povo e que musica não é melhor quem sabe tocar um móio de frevos manjados que todo mundo toca. eles fazem musica popular, é só ele conferir no Carnaval. Quem sabe chimbinha não pega uj ônibus e vai visitar o maestro araujo no escritorio dele na Dantas Barreto, pedir uma aulinhas. Eita povo metido e orgulhoso!

  33. E Monica Feijó???

    Brincadeira :P

  34. Julio Oliveira says:

    A CAVEIRA PRETA TE PERSEGUE 4
    – LE MAL BASQUE –

    BANDAS :

    Arquivo morto – hc power tosco
    Ugly boys – punk rock
    Eu o declaro meu inimigo – old school HC
    Xico xavier – power violence
    Esmoleo – fastcore

    Varanda do matuto (em frente ao bar burburinho) / Recife Antigo
    Sexta feira, 20 de fevereiro de 2009
    Entrada R$ 3,00
    Inicio do baile as 17h
    Fantasias por favor!
    Material independente a venda no local
    HR produções.

  35. Abaixo a enganação desse site!

  36. João do Ibura says:

    Os gostos musicais são bem diversificados aqui, por isso, soa meio arrogante dizer que o que vc gosta é otimo e o resto não presta, pois, gostar ou não do show de junior barreto e DJ Dolores depende do que vc realmente procura na musica, até por que têm pessoas aqui que gostam de ivete e sangalo e joão do morro, portanto, dificilmente vão gostar daqueles outros dois musicos que citei.
    Agora, atrelar a qualidade do musico ou espetaculo a quantidade de apresentações feitas em ambientes distintos é simplificar o debate, pois a iniciativa privada, por exemplo, pensa na bilheteria, então eles normalmente vão preferir o som que tem um apelo mais popular, dái o grande numero de shows de João do Morro. Em suma, o fato de a banda/musico fazer ou não muitas apresentações não lhe qualifica como uma atraçõa com ou sem qualidade, pois existem muitas bandas de jazz, blues, metal, dentre outros, que fazem poucos shows ou só se apresentam em “guetos”, o que não quer dizer que elas não tenham qualidade musical.

  37. andre intruso says:

    Proximo Caymmi……perai……perai…….mas perai de com força!