13 anos de história, passagem por vários festivais pernambucanos importantes, abertura de shows de bandas como Pitty e Paramore e até turnê internacional com direito a gravação de disco novo em formato analógico, com fitas de rolo, em Miami… Quem não gostaria de conquistar tudo isso, não é verdade ? Mas nem vá pensando que isso é impossível porque o River Raid, daqui do Recife, lutou, correu atrás e conquistou. E toca no Rec-beat nesse carnaval para comemorar essa ótima fase e reencontrar os amigos! Confira abaixo a entrevista feita por e-mail com a banda, que fala de todas as conquistas do ano de 2008 e dos planos para o futuro:
Pouca gente sabe disso, mas a River Raid é bem antiga na cena recifense, né? Como foi que surgiu a idéia de voltar com a banda?
É sim! A banda foi formada em 1996 e naquela época conseguiu fazer coisas bem legais. Tocamos em importantes palcos da cena pernambucana (PE no Rock, Todos com a Nota, inclusive a Soparia…) e vencemos um concurso de bandas na TV, o Ultrasom MTV, que era apresentado na época por Edgar Picolli. A partir daí, cada integrante dedicou-se um tempo a projetos pessoais e, em 2005, resolvemos voltar para registrar as músicas que tínhamos e compor mais. Aí surgiu a idéia de fazer coisas em inglês, que terminou dando bem certo!
E valeu a pena?
Valeu a pena demais, sempre vale, em nome da música. Em função do primeiro disco e das músicas que gravamos em inglês abrimos caminhos interessantes aqui no Brasil e lá fora também. E tudo que tem acontecido ultimamente foi por causa dessa inciativa.
Vocês tiveram um 2008 de dar inveja a qualquer banda independente brasileira. Conta um pouco dessa experiência fora do país…
A experiência lá fora foi definitivamente um grande crescimento para gente, poder ter contato com o mercado americano e canadense foi um experiência que nos amadureceu muito. Tocamos em festivais na Flórida (FMF – Florida Music Fest), em Atlanta (Atlantis Music Conference) e Toronto (Canadian Music Week e North by Northeast), e como todos eles tinham um modelo de conferência durante o dia e shows durante a noite, pudemos participar de várias palestras e workshops a respeito do mercado da música, que foi uma ótima experiência para a gente fazer vários contatos!
No North by Northeast tivemos uma música analisada por uma bancada de críticos da Associação Canadense de Composição. E não é que eles curtiram “Time Up“?! A música também recebeu uma menção honrosa num concurso de composição mundial o ISC (International Songwriting Competition), que tinha grandes figuras na bancada de jurados como Julian Casablanca (The Strokes) e Frank Black (Pixies).
Se um dia eu contasse para alguém que essas duas figuras já ouviam The River Raid iam me falar que eu tava mentindo.
Acompanhando o blog de vocês no MySpace, dá pra saber que tem um disco novo gravado. Como foi o processo de gravação desse disco e quando ele sai?
A gente começou a pensar nas músicas em maio do ano passado e o processo de criação foi bem interessante. Utilizamos muito a internet para compor; trocávamos, por um bom tempo, idéias de arranjos através da rede. A internet foi uma grande aliada na fase de pré-produção do disco, que vai ter 10 músicas e será lançado em maio de 2009.
Vocês são a única banda de rock na programação do Rec-Beat. O que vocês estão preparando pra esse show?
Algumas surpresas… Mas só na hora, para quem for assistir o show!
O que podemos adiantar é que vamos fazer algumas músicas do disco novo e que estamos na pilha para esse show no meio do “maior carnaval do mundo”, esquentando as válvulas para o South by Southwest, que a gente foi chamado para tocar em março, no Texas. O show vai ser divertido e muito rock na veia!
Tem algum outro show do Rec-Beat que vocês estão curiosos pra ver? Se sim, qual?
Original Hamster, Afrika Bambaataa, Clay Ross e Vitor Araújo Trio.
Quais são os planos para 2009?
Lançar o disco, que teve a pré-produção e produção assinadas por Rodrigo Coelho e Felipe Tchauer (Red Traxx) e trabalhar o projeto Levi´s Music, que fomos chamados para participar no final do ano passado. Já começamos a prensar discos (esta semana, inclusive!) e gravaremos o clipe da música “420 Hora Local”, do primeiro disco, para ser lançado pelo projeto. A gente também quer tocar nos festivais nacionais e fazer uma turnê internacional.
Serviço:
Rec-beat 2009: Segundo Dia
Domingo (22/02/2009) 20h
Cais da Alfândega (Na frente do Paço Alfândega – Recife Antigo)
Preço: Grátis – Info: http://recbeat.uol.com.br
River Raid, Clay Ross (EUA), Vitor Araújo Trio, Wysa e Eddie
7 Comments
parabéns ao river raid! a banda é fantástica e merece muito mais!
fui num show deles num longiquo 1999 no Pe no rock.
eita saudosismo.
Manda bala galera…
Se em 1996 já era um banda competente e du caralho (eu tava lá e posso dizer!) agora a parada tá mais foda do que nunca!!!
Parabéns, Rock sempre e pé na estrada!
banda muito foda!
sim, mas quando eh, e de que horas eh o show do riverraid?
ok, primeira banda do domingo! 20hs! falou!
Olá,
tentei achar um contato no site.
Queria saber como faz para resenharem um disco.
O nosso acaba de chegar e está todo disponível em:
http://mmrecords.com.br/200812/luisa-mandou-um-beijo/
bj,
Flávia