Hoje tem as eleições do Conselho de Política Cultural

Nos dias 17 e 18 de maio, o Recife escolherá os novos representes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural do Recife

Eleicão do Conselho de Política Cultural ocorre nos dias 17 e 18

Nos dias 17 e 18 de maio, o Recife escolherá os novos representes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural do Recife, que terá mandato de dois anos. Todos os representantes da Sociedade Civil serão eleitos diretamente pelos componentes dos 19 Fóruns Permanentes, contemplando 12 Segmentos Culturais, o Fórum Temático de Cultura do Orçamento Participativo e as 6 Regiões Político-Administrativas da cidade do Recife.

Os Fóruns Permanentes não apenas elegerão seus representantes, mas acompanharão de forma sistemática a gestão da Secretaria de Cultura. Pela transversalidade da representação do Poder Público, abrangência e forma democrática de participação e escolha dos representantes da Sociedade Civil, o Conselho Municipal de Política Cultural do Recife constitui-se na mais avançada experiência de democratização da gestão cultural no país, garantindo a participação da sociedade na definição das políticas públicas de cultura e o controle social dos recursos destinados aos programas, projetos e ações culturais, no âmbito dos Municípios, dos Estados e da União.

Para concorrer a uma das 20 vagas, os candidatos precisavam estar inscritos no Cadastro Cultural do Recife, em um dos segmentos culturais ou numa das seis Regiões Político Administrativas da Cidade. As inscrições de candidatos aconteceram até o dia 24 de abril, no Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas), onde funciona a sede do Conselho.

Conselho – O CMPC é hoje o órgão que, na esfera da área cultural do município, institucionaliza a relação entre a administração municipal e os setores da sociedade civil ligados à cultura, participando da elaboração e do acompanhamento da política cultural do Recife. É composto por 40 membros, sendo metade do poder público e a outra metade da sociedade civil.

Contempla, pelo lado da sociedade civil, a representação de toda a gama de criadores de 10 segmentos culturais, produtores, trabalhadores da área cultural, instituições culturais não-governamentais, além da representação de todas as Regiões Político-Administrativas (RPA’s) da cidade e do Fórum Temático do Orçamento Participativo. Todos os representante da sociedade civil são eleitos diretamente pelos componentes dos 19 Fóruns Permanentes (Artes Visuais, Design, Artesanato, Patrimônio e Arquitetura, Audiovisual, Literatura, Música, Artes Cênicas, Ciclos Culturais – este com dois representantes, Fórum Temático de Cultura do Orçamento Participativo, Produtores Culturais, Trabalhadores da Cultura, Instituições Culturais Não-Governamentais e 6 RPA’s). Nessa concepção, os Fóruns não apenas elegem seus representantes, mas acompanham de forma sistemática, com reuniões bimensais, a gestão cultural da cidade.

Pelo lado do poder público, numa visão de transversalidade da cultura, contempla a representação das mais diversas áreas da administração municipal, a representação de órgãos das administrações estadual e federal, bem como do poder legislativo municipal.Essa estrutura garante a participação da sociedade na definição das políticas públicas de cultura e o controle social dos recursos destinados aos programas, projetos e ações culturais.

ELEIÇÕES DO CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍTICA CULTURAL

CANDIDATOS

RPA 1
01 CARLOS AUGUSTO PEREIRA 10
01 MOISES SEVERINO DA SILVA 26

RPA 2
02 CRISTINA DE LIMA SANTOS 34
02 SEVERINO CARLOS DE AMORIM 60

RPA 4
04 ANTONIO MARCIO DE CASTRO 22
04 ERASMO MANOEL DE SOUZA 12

RPA 5
05 OSVALDO ALEXANDRE CELESTINO 27
05 SONIA MARIA DE OLIVEIRA 20

RPA 6
06 DARIO HENRIQUE PEREIRA JUNIOR 75
06 NADJA CRISTINA DE CASTRO 82

SEGMENTOS
AUDIOVISUAL
FERNANDA FREIRE DE SOUZA 21
OSMAN GODOY 52

ARTES CENICAS
LADIMIR FERREIRA 69
ZACARIAS GOUVEIA DE LIMA 63

ARTESANATO
JACILÉA BONFIM DIAS 85
NIVALDO JORGE DA SILVA 59

ARTES VISUAIS
BARBARA PEREIRA COLLIER 25
ELIAS IZIDORIO CAVALCANTI 54
PLINIO PALHANO 81

CICLOS CULTURAIS
BOI FACEIRO 30
TRIBO INDIGENA TAPIRAPE 19
TROÇA CARNAVALESCA ABANADORES DO ARRUDA 35
TROÇA CARNAVALESCA M. BACALHAU DO BECO 31

DESIGN
LUCIDIO LEÃO 33
RODRIGO FERNANDO NEVES BARBOSA 43

FÓRUM TEMÁTICO OP
CRISTIANE MICHELLE DAS NEVES 18
JOSE CLETO MACHADO 14

LITERATURA
ALEXANDRE SANTOS 28
JOSE BEZERRA DE LEMOS 23

MÚSICA
ADRIANO DE SOUZA ARAUJO 51
ALEXANDRE SILVA DE ALBUQUERQUE 13

PATRIMÔNIO E ARQUITETURA
ANNE CLEIDE SILVA XAVIER 70
MAGDALENA MARIA DE ALMEIDA 29
PERICLES DUARTE DA FONSECA 47

PRODUTORES CULTURAIS
PEDRO DE LIMA CASTRO 83
RELICÁRIO PRODUÇÕES CULTURAIS EDITORIAIS LTDA 38

TRABALHADORES DA CULTURA
GABRIELA MARIA SEVERIEN DOS SANTOS 24
NEWTON CORDEIRO CAIVANO 84

CALENDÁRIO DE VOTAÇÃO:
RPA´S – 17/05
SEGMENTOS CULTURAIS – 18/05
Local: Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas – São José
Horário: das 09h às 17h

Posted segunda-feira, maio 18th, 2009 under Notícias.

Comments are closed.