Adiel Luna & Coco Camará ganha o Pré-Amp 2010

Deu coco! Em segundo lugar ficou a Fiddy e em terceiro Rails.

Adiel Luna e Coco Camará: Vencedores do concurso Pré-Amp 2010 (Foto: Marcelo Soares/Divulgação)

Não consegui chegar de viagem a tempo pra assistir a final, por isso demoramos a postar o resultado. Mas agora é oficial… tá no  site do Pré-Amp 2010:

“Resultado Final – FESTIVAL PREAMP2010
Primeiro Lugar – Adiel Luma (sic!) e Coco Camará
Segundo Lugar – Fiddy
Terceiro Lugar – Rails”

O grupo (de Coco) Adiel Luna & Coco Camará ganhou R$ 15 mil para gravação e prensagem de um Cd e um show no carnaval do Recife. Fiddy e Rails vão tocar em algum polo do Carnaval do Recife com cachê pago pela prefeitura.

A Comissão julgadora foi formado por Fred 04 (representando a Prefeitura), artista plástico Mozart, o produtor musical Carlinhos Borges (Estúdio Carranca), o músico Sérgio Cassiano (ex-Mestre Ambrósio, agora em trabalho solo) e a jornalista Carol Santos.

Jurados da final do Pré-Amp 2010: Fred 04 (representando a Prefeitura), artista plástico Mozart, o produtor musical Carlinhos Borges, o músico Sérgio Cassiano e a jornalista Carol Santos. (Foto: Marcelo Soares/Divulgação)

Deve ter sido bem díficil “comparar” as seis bandas. Todas tem estilos bem diferentes e pra complicar a maior parte já são antigas ou formada por músicos com longa estrada. Minhas duas apostas naufragaram :(

Vocês foram ver o shows? O que acharam do Resultado?

ps. Visse? RT @jarmesong: Fiddy é o Náutico do rock PE? Vice-campeão no Microfonia, vice no Gas Sound e agora vice no Pré-AMP hehehe

ps2. As fotos da Final por Marcelo Soares: http://www.flickr.com/photos/marcelo_download

ps3. Achei um vídeo de Adiel Luna tocando na ´semi-final´ do Pré-Amp:

Posted sexta-feira, fevereiro 5th, 2010 under Destaques, Notícias.

19 comments

  1. O resultado final, com Adiel Luna & Coco Camará em 1º lugar, me surpreendeu bastante. Não que eles não merecessem, são muito bons, animam bastante o público. É que eu apostei em outras bandas, como Cangaço por exemplo, esperava que fosse ficar entre os 3 pelo menos…

    Fiddy empolgou bastante, foi a banda com a missão de abrir a noite e ainda assim conseguiu levar um bom público e levantou todo mundo pra curtir. Mereceu MUITO estar entre os 3, não sei qual critério desempatou as bandas (a diferença foi de meio ponto, pelo que foi divulgado), mas deve ter sido bem apertada a contagem dos pontos.

    Não assisti Rails, infelizmente. Cangaço representou muito bem o heavy metal pernambucano, como eles bem disseram. Não se deixaram levar por ‘forçassão’ de barra alguma, achei bem legítimo o som deles e mereciam estar entre os 3.

    Vamos, agora, esperar a divulgação das datas dos shows das 3 bandas no carnaval e apreciar mais um pouco da qualidade das 3 bandas! Parabéns a todos que participaram e ao público, que resistiu até o fim!

  2. essa é boa:

    RT @smaila: “Eu não me arrepiava assim com uma banda desde que eu vi Chico Science ao vivo pela primeira vez”, Fred 04, jurado do Pré-Amp, sobre a Fiddy

  3. O Pre-Amp deste ano foi ,no mínimo ,impressionante.

    Bandas ótimas e uma concorrência com um clima único.

    Mas… O que acontece com a imagem do Recife, musicalmente falando, depois do que aconteceu?

    Como não classificam uma banda do porte da Semente de Vulcão, cuja proposta musical se mostrou demasiadamente apta para nos representar por aí?!

    Pior… como bandas do porte da Semente de Vulcão, Cangaço e Fiddy, que indubitavelmente necessitam de um trabalho maior, em termos de produção e gravação, perdem uma chance de ter seu material gravado para representar nossa cidade pelo estado a fora, quissá, país a fora, pra uma banda de coco??????

    Atitudes como estas,são deprimentes. Que validez daremos a estes jurados nos próximos Pre-Amps?

    É provável que muitas pessoas não ficaram com a raiva que fiquei, por se tratar de um desrespeito com o público e com as bandas que concorreram (pois até estas não concordaram com o resultado final, incluindo as vencedoras). E como tenho um nome a zelar, não entrarei em mais detalhes sobre minhas perspectivas acerca deste resultado deplorável, de um festival que se mostrou, inicialmente, revolucionário para as bandas locais.

    Mas pensem a respeito…

    Até quando deixaremos ser “jurado” de um festival deste porte, pessoas que nem se quer respeitam os grupos que estão se apresentando, dormindo em seus respectivos shows?!

    Isso deve ser combatido! Ridículo, no mínimo…

    Parabéns pro pessoal do Semente de Vulcão que fez um show impressionante! Parabéns pros meninos do Cangaço, que mostraram profissionalismo e musicalidade de sobra. E parabéns pro pessoal do Fiddy,que consegue fazer qualquer um bater cabeça num show!

    No mais, só gostaria de dizer que dar R$ 15.000,00 pra uma banda de coco gravar um cd que poderia ser gravado no meu quarto é um pouco de “falta do que fazer”.

    Vamos abrir os olhos.

  4. Ponto de Cultura says:

    ADIEL LUNA E O COCO CAMARÁ ISSO É PERNAMBUCO

    A cada ano que passa, vejo o espirito desta terra reafirmar que somos um Povo de alma que aflora o sumo da cultura, gente que é a pura dolçura que Faz se embebedar-nos com a nossa rica identidade. Gente nova que faz o Antigo ser tão atual e por isso tão original. Ontem na rua da moeda pude Assistir uma das coisas mais linda que já vi nos ultimos tempos. *adiel luna E o coco camará*, eitá coisa boa!

    As palavras que tenho para dizer: já valeu o meu carnaval e agradeço a todos Que fazem parte desse grupo pela oportunidade de assisti-los e de receber Esse presente.

    Há muito tempo que não via um grupo levar aos palcos a alma, a essência do Samba de coco, tansformando aquele espaço-cenário em um salão de samba e Levar a todos que se encontravam na rua da moeda ao universo da simplicidade Das palavras cantadas, ritimadas que combustivavam os nossos corpos Convidados a sambar. O caminho que esse grupo vem perccorendo, para falar a Sua verdade, garantir o seu direito de continuar a brincar e ser Reconhecido, é bastante honesto com o público e com eles mesmos. Um grupo Que canta a verdade, que se retrata e retrata a sua cominidade, a sua Cidade, o seu estado e o seu país.

    Quando paramos e ficamos “abestados”, encantados, adimirados com algo desse Tipo, faz nos perguntarmos: por que é tão dificil para os gestores culturais Pernambucanos reconhecerem os grupos da nossa terra que são de raiz, de Comunidade, de gente de verdade? Por que é preciso para os nossos gestores Culturais estratificar, construir uma piramide cultural? Classificar quem Deve ganhar mais? Quem deve ganhar menos? Quem deve tocar nos melhores Palcos? Quem deve tocar no pior horairio? Quem deve tocar nas festividades e Quem não deve? Quem deve “ler na cartilha” deles? Se não, estarão marcados Para sempre por não aceitarem os baixos caches e as outras condições?

    Pra que tudo isso, se os gestores vendem o carnaval de olinda, recife (no Geral, o de pernambuco), as manifestações tradicionais, para atrair Turistas? O marketing é o carnaval multicultural de blocos, maracatus, Caboclinhos, bandinhas de frevo, afoxés, coco, torças e tantas outras Manifestações, mas são essas as mais desvalorizadas pelos nossos gestores, Que despejam boa parte do orçamento público no carnaval, para os medalhões Por eles escolhidos como os fodões, enquanto a cultura popular ficará em seu “devido lugar”, só para servir de bandeira para atrair a “gringada”, Cervejarias e tvs para fazer a propaganda de “politiqueiros” culturais.

    Enfim, como sempre digo: depois que a esquerda assumiu o poder no brasil. O Brasil se endireitou de vez.

    Espero que todos que lerem esse texto, canalizem mais suas energia na magia Cultural produzida pelo *adiel luna e o coco camará* , do que nessa Politicagem. Isso é mais pernambuco.

    Espero assistí-los outras vezes.

    Que os nossos queridos mestres e guias continuem iluminando todos, a bela Voz e poesia deste grande cantador *adiel luna e o guerreiro marcone alves.*

    * *

    Guitinho da Xambá.


    “…o chão do meu terreiro
    é o umbigo do mundo…”
    guitinho da xambá

    Casa Xambá -PE
    81-3451.4915 // 9938.6328
    http://www.xamba.com.br

  5. Recife: um caso de amor e ódio
    Em apenas um segundo, do amor ao ódio pelo Festival Pré AMP 2010 se deu a transformação. Aparentemente democrático e bem estruturado ( pela primeira vez em muitos anos de Pre AMP) fui levado a acreditar num resultado livre de interesses particulares. Objetividade é o que prometia o julgamento com os cinco itens de avaliação; profissionalismo, desempenho, originalidade, execução e estética, e, no entanto, a Semente, único grupo a preencher totalmente os cinco itens, não ganhou a primeira colocação. Pois bem, você ,Recife, cidade libertária, cidade dos poetas, veio mostrar ontem( 4/2/2010) o quanto você está aprisionada em velhas falcatruas. Mas você, Recife,ainda é maior que este loteamento empanelado e há de saber reconhecer quem te ama verdadeiramente. Ontem, você, representada oficialmente por uma instituição, me feriu profundamente; e, ontem mesmo, você representada pelo seu povo, mostrou que é justa, acolhedora e terna. Em seus braços me entreguei, pelo povo; e, dos seus braços fui arrancado violentamente por indignos recifenses que a representam por força de lei.
    Semente de Vulcão, vitórias garantidas são inescrupulosamente perdidas, mas o trabalho de vocês tem raízes profundas e veio para ficar!

  6. RT @sarahisfollowed: FIDDY no carnaval do Recife! pólo JARDIM SÃO PAULO, dia 16/02 às 18h! tô lá já! o/

    to tentando confirmar o local dos 3 show :) quem souber alguma info! GRITA!

  7. João Menelau says:

    Parabéns a Adie e Côco Camarál!! Tava torcendo por eles tbm… de lá de trás do palco dava pra sentir a vibração do público :)
    Pena que a semente ficou de fora das 3 primeiras, mas o reconhecimento do público foi massa!

  8. Adiel Luna e Coco Camará, vencedor do Pré-AMP, abre a programação da terça do RecBeat http://bit.ly/aGFPJs (via @jarmesong)

    mais um

  9. No Recbeat????????

    Minha nossa…o povo endoidou de vez….

  10. Intensificando as Palavras do Hugo Rioli, gostaria de registrar aqui a minha indignação. Acho que o Fiddy mereceu estar entre as três vencedoras, por sua criatividade, profissionalismo e performace (mesmo que eu ache alguns integrantes da banda um tanto ‘forçados’ , como um dos vocalistas), porém quanto ao primeiro e ao terceiro lugar, foi injusto, tanto com o público quanto com as outras bandas que participaram do festival. A própria produção do Evento deixou bem claro que um dos (se não o principal) quesitos que a bandas deveriam possuir era a ORIGINALIDADE.
    E quem estava lá, viu. As bandas vencedoras do primeiro e terceiro lugar nao fizeram nada que já nao tenha sido feito antes (e feito várias vezes). Não digo aqui que fizeram apresentações ruins, muito pelo contrário. Todos músicos excelentes e de profissionalismo impecável, porém, originalidade quase zero!!

  11. O Recife Rock deveria, pelo menos, mandar os jornalistas aos shows para fazer a cobertura, ao invés de transformar isso aqui num fórum, onde todo mundo que foi ao show terá uma opinião mais válida que a dos jornalistas que não compareceram ao evento.
    O papel de vocês é formar opiniões, munidos do poder de imprensa que têm
    Se nenhum dos jornalistas pode ir, não deveria nem ser feita a matéria…

  12. Marcos Equipadora says:

    Bixo,

    só digo uma coisa (e que EU e MUITA GENTE viu): Fred 04, jurado do pré-amp 2010, DORMIU durante as apresentações.

    Vivam pernambuco, honrem a memória dos seus avós e pais que construiram nosso estado, honrem chico science que colocou nossa musica no mapa do mundo. Se respeitem e combrem POSTURA desse evento (e seus jurados) que usaram o dinheiro público para promover o festival.

    ps.: Camarão que dorme a onda leva viu 04…

  13. Fiz questão de ver, escutar e analisar todas as apresentações. Embora, tendo como prioridade torcer pela Semente de Vulcão. Mesmo assim, procurei me pautar pelos critérios de avalliação divulgados anteriormente ( profissionalismo, desempenho, execução, estética e originalidade).Fiquei sabendo de alguns comentários como este do jurado nos braços de Orfeu. Evidentemente,um caso desse tipo é deplorável. Mas, a minha preocupação maior é saber como foram as notas do corpo de jurados, até mesmo para proporcionar maior reflexão para que a semente possa corrigir algo que ainda falta para que ela seja considerada efetivamente dentro dos critérios acima mencionados. Portanto, fica aqui a sugestão para que seja publicado item por item as notas dos jurados. Saudações!

  14. Raquel, Natália, Bárbara e Éthel says:

    Concordamos com a opinião acima do Tulio. Não existe imparcialidade no jornalismo. Se abster de posicionamento frente ao resultado do Pré-Amp dá margem a comentários intolerantes, pejorativos e desrespeitosos. Só uma pessoa sem conhecimento de causa afirma que um CD de coco pode ser gravado em um quarto, e que o trabalho de Adiel Luna e Coco Camará não é original. Atitudes como esta nos mostra o grau de preconceito que ainda existe sobre as manifestaçõesque vem do povo, como se estas não alcaçassem um patamar artístico merecedor de tal premiação.

    Chega de pensamentos colonizadores, já basta a posição que os grupos populares são normalmente colocados ante a cena pernambucana, portanto, esse prêmio é uma mostra de novas possibiliades para a cultura popular, que merecidamente ganha espaço no Pré-Amp, Recife Rock e Rec Beat … só para começar.

  15. PARABENS a ADIEL LUNA E O COCO CAMARÁ. Como citei num texto em outra ocasião, esta conquista terá como um dos eixos, a inveja de quem não consegue construir nada e se limita a ficar soltando o verbo sem fundamento. O coco deve ser respeitado sim!!! Com toda a propriedade que nossa identidade tem. Poucas expressões são tão originais. Chegar a uma final com um repertório focado totalmente no improviso só prova a ousadia, a criatividade e a originalidade do grupo, que quem critica não consegue fazer sequer 10%. Não cito nomes, mas com certeza a carapuça serviu.

  16. Semente de Vulcão foi de longe a melhor banda desse festival, mas acabaram colocando uma banda(inha)de “pop britanico” (a banda Rails) na frente deles. A Rails formada por um bando de marmanjos já “velhos”, fazendo musiquinhas de garotos (tipo Jonas Brothers, arg!!! eca!!!). E isso em Recife, “a manguetown”, e com direito a projeção da bandeira da Inglaterra no palco. Realmente Zero 04, você devia é estar dormindo mesmo. Como dira Bória Casoy, uma vergonha.

  17. Senhores, sou do tempo da fundação da AMP no Teatro Maurício de Nassau, Recife Antigo. Infelizmente, por motivos pessoais, não dei continuidade ao trabalho. A AMP vem conquistando, com muito trabalho, a credibilidade da sociedade pernambucana. Não sei o porquê da não publicação das notas do corpo de jurados. Por favor, não deixem que a ética e a moral dos senhores sucubam a interesses excusos!Façam o que é de dever da AMP. publiquem as notas, até mesmo da etapa das 18 classificadas!

    12 de fevereiro de 2010 13:10

  18. A foto dos jurados devia ser feita quando Fred 04 estava dormindo ¬¬

    Deplorável!

  19. Apesar da Semente não estar entre as 03, fico feliz por Adiel Luna e Coco Camará, sem dúvida a melhor mesmo.

    Alem da Semente de Vulcão não ganhar, fiquei decepcionado com a Cangaço não ganhar nada tambem.