Clipping JC: O Abril pro Rock continua marcado para a Fábrica Tacaruna

O Abril pro Rock continua marcado para a Fábrica Tacaruna, nos dias 16 e 17.


Produção insiste na Fábrica Tacaruna
Publicado em 16.03.2010
Jornal do Commercio – Recife/PE
Por José Teles

O Abril pro Rock continua marcado para a Fábrica Tacaruna, nos dias 16 e 17. “Vamos ter uma reunião com o Ministério Público. Até agora não tem mudança”, comentou o produtor Paulo André Pires, que adiou o anúncio da programação completa do APR, que seria feito ontem. Os nomes serão conhecidos amanhã, e desta vez sem a tradicional entrevista coletiva. Os artistas serão divulgados pela internet. Mas várias atrações vazaram no Twitter, e o site Recife Rock divulgou a programação quase inteira. A exceção foi o nome de maior peso no APR deste ano: o americano Afrika Bambaataa, que já foi anunciado no Recife duas vezes, mas adoeceu e não veio. “Desta vez, acho quase impossível ele não vir. Já tem até o contrato assinado. Ele faz só dois shows no Nordeste. Em Salvador, aberto ao público, no Pelourinho, e no sábado do Abril pro Rock. Toca com um DJ e um MC ”, garante o produtor.

A reunião de Paulo André Pires no Ministério Público é devida à liminar expedida, na semana passada, pelo juiz da 7ª Vara da Fazenda Pública da Capital, José Viana Ulisses Filho, contra a concessão de licença para realização de eventos na Fábrica Tacaruna. A alegação é de ameaça de risco ao patrimônio histórico. Uma liminar que também mexeu com outras produtoras. Uma destas é a Raio Lazer, que promove uma apresentação do grupo de heavy metal Megadeth, no dia 20 de abril. A produtora pretendia levar a banda norte-americana para o Chevrolet Hall, mas a casa já tem show programado para a data. Pensou-se também no pavilhão do Centro de Convenções, que terá uma feira de negócio no período. Assim, uma outra opção é a Fábrica Tacaruna. Ontem, na Raio Lazer, não estava definido onde o show da Megadeth acontecerá.

A Secretaria Especial de Juventude e Emprego é a responsável pelas ações na Fábrica Tacaruna. O secretário Pedro Mendes disse que está otimista quanto a revisão da liminar pela Justiça. “Entreguei a documentação para nosso departamento jurídico. Mas acho que vamos derrubar a proibição. Até porque, quem pode dizer que o patrimônio está sendo agredido são os órgãos competentes, e não o Ministério Público. Sempre que liberamos o local para shows, é a com a anuência do Patrimônio Histórico, das autoridades de trânsito, da prefeitura. Nunca houve reclamação contra volume de som. E, sempre que há algum evento na Fábrica, sugerimos que se empreguem pessoas que morem nas comunidades próximas. Aliás, eu fico curioso, porque o Chevrolet Hall faz eventos na parte externa da casa, com várias bandas, como o Festival de Verão, por exemplo, e o Ministério Público nunca se incomodou com isto”.

Segundo o secretário da Juventude e Emprego, shows devem continuar acontecendo na Fábrica Tacaruna, que será um espaço permanente para a música e outros eventos: “Com o aluguel do espaço faremos um fundo que será revertido para a Tacaruna. Vamos ajustar o local para ser oficialmente mais um espaço para a cidade. E ali tanto podem acontecer eventos para cinco mil pessoas, quanto para 30 mil”, diz Mendes, reforçando que a Fábrica Tacaruna será muito mais do que um espaço para a música.

“A antiga fábrica será transformada no maior centro de cidadania do País, o Centro de Cidadania Padre Henrique (homenagem ao padre assassinado por agentes da repressão do governo militar, em 1969). Cada galpão ficará com uma secretaria ou algum órgão do Estado. É um projeto do Ministério da Justiça e custará R$ 45 milhões. Com ele, pretendemos diminuir também a violência, ocupando estes jovens. O Centro de Cidadania Padre Henrique oferecerá muitas opções”. O local atenderá alunos da rede pública de ensino, que ali aprenderão os mais variados ofícios. A Fundarpe, por exemplo, instalará uma escola de artes cênicas no espaço.

fonte: http://jc3.uol.com.br/jornal/2010/03/16/not_369803.php

Posted terça-feira, março 16th, 2010 under Clipping.

4 comments

  1. Pedro Mendes, lembro dele nos “Rock na praça” :D

  2. Esse show do Megadeth vai rolar mesmo?Tá confirmado?

  3. O MEGADETH está confirmadíssimo, será dia 20 de Abril mesmo, o local será definido neste fim de semana, e na segunda feira, provavelmente, começará a divulgação do evento.

    A princípio o local deverá ser o Clube Português do Recife, mas a confirmação oficial será data na próxima semana, com serviço completo do show. (Data, Local, Preço, Horário, bandas de abertura e etc…)

    Metaleiros do Recife e de todo o Nordeste podem se preparar, esta será a única apresentação da banda no Nordeste.

    Aguardem mais informações.