Música para empreendedores

Livro Música Ltda

Foi lançado nessa segunda-feira (31) o livro Música Ltda – O Negócio da Música para empreendedores, de Leo Salazar, durante uma coletiva no Sebrae. O material é a versão ampliada e revisada da monografia de conclusão de uma especialização em Gestão em Negócios que Salazar já tinha disponibilizado no Overmundo. Também é o resultado final do curso – de mesmo nome – que ele ministrou recentemente, que chegou a atrair até grandes nomes da música local, como Zé da Flauta e Geraldo Maia. É um material até então inédito e extremamente fundamental para quem quer viver profissionalmente de música.

O livro chega talvez no seu momento mais oportuno. Enquanto órgãos como a Prefeitura do Recife e a Fundarpe sofrem para pagar artistas que não emitem nota fiscal, abrindo uma enorme brecha ilegal na contratação de músicos em Pernambuco, o livro ensina todos os passos para se criar um CNPJ, como estruturar e manter uma firma e, o mais interessante, como aproveitar vantagens que estão disponíveis para micro-empresários. Com a idéia de que a banda É uma micro-empresa, Salazar chama atenção que é possível o uso do cartão do BNDES, por exemplo, para gravar um disco ou organizar uma turnê.

São quatro partes: o negócio da música, empreendedorismo, finanças e marketing. No final o livro ainda traz um modelo de plano de negócios para uma banda, mostrando passo a passo do registro do nome e da empresa, a um guia para cálculo de cachê – considerando quanto cada um pretende receber, quem está envolvido na apresentação e custos adicionais que recaem sobre a banda. Segundo Salazar – que já trabalhou como produtor das bandas Devotos, Eddie e Mula Manca, entre outras – a parte financeira ainda é a maior dificuldade que os artistas tem para trabalhar.

Música Ltda está a venda por R$ 15 na biblioteca do Sebrae – por trás do Sport – e também na internet no site www.musicaltda.com.br. Segundo o autor, ainda esse mês o livro estará a venda nas livrarias Cultura, Saraiva e Fenac.

Posted terça-feira, junho 1st, 2010 under Notícias.

21 comments

  1. Tive a ótima oportunidade de realizar esse curso com o Leo. O cara é super atencioso, faz questão de estar proximo ao aluno, sempre se mantendo em contato com a turma, fora a pipoquinha que rola nos intervalos.
    O local onde o curso é realizado é bem central, salas confortáveis, estacionamento amplo.
    Além disso, é uma boa oportunidade pra conhecer mais pessoas que trabalham no meio.
    O curso realmente te ajuda a pensar e agir como um músico/empreendedor profissional, auxiliando bastante nos entraves de quem vive da atividade musical.
    Ah e o curso é ótimo também para outros empreendimentos na área, não apenas uma banda. Enfim, curso super recomendado.

  2. Anna Andrade says:

    Fiz esse curso com Leo.. De primeira qualidade!

  3. só uma correção
    o livro está sendo vendido a R$ 20 no Sebtrae ou diretamente comigo
    obrigado bruno, arthur e anna!

  4. fiz o curso de leo – musica ltda. – e recomendo a todos os artistas que queiram se organizar profissionalmente a fim de garantir um trabalho seguro e legal.

  5. Curso muito bom,esclareceu e tirou muitas duvidas que tinha em relação à venda e divulgação de minha banda.Falar de Léo,como só o conhecia de nome,participar de um curso ministrado por ele foi uma das maiores experiências vividas,super gente fina!Valeu pelas conversas em sala de aula e parabéns pelo conteúdo do curso. Sem esquecer, é claro,da pipoquinha rsrsrs. Um salve à todos(as) e até sábado,não esqueçam!!!!!

  6. É a primeira vez que um curso dessa natureza é dado em nossa cidade. Fiz e gostei muito. Aconselho todos ligados na música pra fazer.

  7. No mundo da música nao cabe amadorismo e informalidade. O curso e/ou o livro do Léo é uma ótima oportunidade para os músicos se organizarem. Fiz o curso e recomendo!

  8. Lara Klaus says:

    Gostei demais do curso. Leo sabe tudo e pôde esclarecer todas as nossas dúvidas.

  9. O curso Musica Ltda. foi muito importante para mim nesse momento, pois abri minha empresa recentemente e as questões tratadas no conteúdo, são fundamentais e norteadoras. Léo tem uma metodologia dinâmica e diferente, possibilita a interação do grupo e traz muita informação do mercado. Recomendo a todos que fazem parte da cadeia produtiva da música.
    Aproveito para divulgar que nossa Festa de Formatura é sábado – 05.06, as 22h no Burburinho, o som fica por conta dos alunos e também terá venda do livro Musica Ltda.

  10. Leo é o cara. É muito importante ter um profissional desse porte em Recife, nossa região com tantas bandas mais falta conhecimento. Pode fazer o curso recomendo, fiz e sinto falta das aulas e da galera. E a pipoquinha é claro.

  11. Fiz e adorei o curso. Mudou muito meu conceito sobre algumas coisas que eu conhecia e me apresentou um novo horizonte no mercado musical, pode se dizer que dei um direcionamento melhor na minha carreira e na vida pessoal. Muito obrigado a Leo Salazar por essa oportunidade de aprender o que realmente é necessario para se lançar no mercado. Segundo round vem ai e espero que as pessoas procurem, vale muito fazer esse curso!

  12. É o que realmente tava faltando, o musica LTDA é bastante esclarecedor, com um clima muito legal dentro de sala, linguagem de músico, todos se entendendo, recomendadíssimo a todos da área. Fui o primeiro a me tornar um empreendedor individual na turma e já tô colhendo vários frutos por conta disso. abraço a todos!!!!

  13. Rafael Coutinho - Banda Expresso Folia Clube says:

    Além de conhecimentos super importantes para a gestão de uma banda/empresa, o curso abriu ainda mais a minha cabeça para certas coisas. Com conhecimentos do Música LTDA, agora, por exemplo, estou planejando a primeira turnê da banda em outra região. Quem está envolvido com a música, não pode deixar de fazer o curso.

  14. George - N'zambi says:

    Também fui aluno da primeira turma do curso, e posso dizer que, do ponto de vista prático, é altamente funcional para bandas e produtores musicais. Abrimos nosso CNPJ e tamo como a mão na massa!
    Parabéns a Leo e parabéns ao Sebrae pelo apoio na edição do livro!

  15. acredito que formato do curso é muito bem desenvolvido, conseguimos traçar claramente o panorama dos mercados dentro da produção musical em vários aspectos e vimos também o quão é viável viver de música.

    parabéns a leo pela construção da tese e do curso, ao sebrae pelo apoio e aos colegas de classe!

  16. Também participei desse curso e foi muito grande a mudança que estabeleci para minha carreira profissional presente e as perspectivas futuras. Agora é só utilizar na prática o que aprendemos no curso e fazer parte de um grupo bem estruturado, com apoio técnico e profissionalizado.
    Valeu Leo!
    Seu curso foi música para os meus ouvidos e eu agradeço por demais.

  17. turbonegro says:

    Finalmente alguem mostrou o caminho oculto da panelinha.

  18. Finalmente alguem mostrou o caminho oculto da panelinha (2).

  19. Olá, bacana o livro.
    Queria avisar que o Novanguarda (@novanguardaBR) está sem produtor no momento.
    Disco, shows, agenda geral… ta uma loucura.
    Interessados, mandar proposta para: juliovanguarda@hotmail.com

    Obrigado.
    http:/www.myspace.com/novanguarda

    abs.

  20. Grande Salazar!
    A pesquisa do Leo é sem igual!
    Uma contribuição que fazia falta para a cadeia produtiva musical do Estado, sobretudo para os músicos que possuem trabalhos independentes.
    Parabéns e meus agradecimentos por mais uma leitura obrigatória em minha vida!