Rádio Universitária FM regride e tira novos programas do ar

Por Guilherme Moura em 26 de novembro de 2010

POFF! "Acabou. A diretoria ´nova´ da velha rádio não gosta de novidade e... poff. Agora é Almoço Musical do meio-dia a meia-noite"

O novo diretor do Núclo de Rádio e TV da UFPE, Professor de Engenharia (?) Ascendino Silva, já mostrou “a que veio” e tirou do ar os programas novos da Rádio Universitária FM. Os primeiros programas que sabemos que foram cortados são Toca Raul, do jornalista João Carvalho e Rodrigo “Nego Nu” Coutinho que ia ao ar às  terças; e o Retrovisor, do jornalista Haymone Neto, que ia ao ar às quarta.

Os dois programas foram criados na gestão do ex-diretor Alexandre Ramos, que vinha modernizando o núcleo (“Sinais de mudanças também na Rádio Universitária FM“). O novo diretor do núcleo assumiu depois da bronca da nota de esclarecimento que foi ao ar sem conhecimento da diretoria. No Acerto de Contas, Marco Bahé explica melhor: “Debate no blog sobre TVU e rádio universitária da UFPE derruba diretor“.

O cancelamento do “Toca Raul” foi divulgado, no meio da tarde, pelo twitter  @tocaRaul:

“- Nosso programa foi retirado do ar por determinação da nova Direção do Núcleo de TV e Rádios da UFPE. Razão é a não-formalização com a rádio.
– Foi da Direção do NTVRU, ainda com Alexandre Ramos, a decisão de nos convidar para a criação do Toca Raul. Hoje, o diretor é Ascendino Silva
– A gente queria agradecer aqui a fidelidade e resposta ao programa,além de uma oportunidade de agradecer aos ouvintes fora do twitter por essa grande experiência radiofônica que foi o Toca Raul.
– Sabemos que a decisão não é exclusiva pra gente… @progretrovisor tb tá fora da grade! Apesar de @haymone ser do quadro da UFPE…”

No twitter da coluna @Realejo, o jornalista João Carvalho contou mais detalhes:
“- Queria agradecer pela participação e apoio de todo mundo. Vocês podem ter certeza que eu, João Carvalho, e meu irmão, Rodrigo Coutinho estamos bastante magoados e chateados com tudo isso. Quando pinta um lance legal, pra movimentar e inovar, acontece isso.
– Eu acho uma pena. Porque fazíamos tudo de coração, sem ônus para a UniversitáriaFM. Pagávamos pra trabalhar, pq acreditamos de verdade numa comunicação pública de qualidade. E era isso que a gente queria passar. Alegria, ensinar ao povo que, “quem canta, seus males espanta”
Mas parece que a idéia é realmente transformar aquela estrutura num museu. Nos resta agora só agradecer à moçada e tocar o barco.
– Quem sabe não pinta outra rádio? Quem sabe a rádio Frei Caneca não sai, finalmente, do papel?”

Ainda repercutindo pelo twitter:
RT @pierrelucena: A nova direção da Radio e TV da UFPE já disse a que veio.Vai tirar o @Tocaraulfm para colocar Julio Iglesias, que é o que ouve o “dono da FM

RT @jarmesong: @ivanmoraesfilho @reciferock é aquela coisa de sempre… quem assume cargo muda tudo e desconstrói o q o anterior fez
RT @parodio @tocaraulfm é por decisões como essas que o NTVRU mantém esse elevado padrão de qualidade, audiência e ressonância na sociedade…
rt @ivanmoraesfilho Assim não pode, assim ñ dá! RT @tocaraulfm Nosso programa foi retirado do ar p determinação da nova Direção do Núcleo de TV e Rádios da UFPE

Que vergonha da UFPE :( O novo diretor já desfez os (poucos e duros) avanços da gestão anterior.
Rádio Universitária FM: agora é almoço musical do meio-dia a meia-noite ?
As rádios da UFPE tem jeito ainda? Vão conseguir piorar?

ps. Desculpem o texto caótico/twittado… estou muito chateado. Essa “novidade” me pegou de surpresa. Depois eu conto “as aventuras” do programa RecifeRock na velha Rádio Universitária… muita história bizarra. Imagino agora como vai ser…

17 Comments

  1. Posted 26 de novembro de 2010 at 18h11 | Permalink

    Ascendino? Com um nome desses esse cara deve ter 100 anos!
    O Haymone tava com um programa diário, pelas tardes, muito do bom. Sempre ouvia, preso no trânsito.
    Uma pena essa reviravolta.
    Richard Clayderman volta a cena.

  2. Posted 26 de novembro de 2010 at 19h14 | Permalink

    Que beleza! Quando a gente pensa que o negócio tá começando a andar, o processo regride e volta tudo ao marco zero. Que falta de visão, senhor Ascendino. Desse jeito o senhor vai virar Descendino.

  3. Momkie
    Posted 26 de novembro de 2010 at 23h25 | Permalink

    estou desolado!

  4. Vera Seixas
    Posted 26 de novembro de 2010 at 23h27 | Permalink

    Todas as coisas tem um tempo, nada é eterno, um dias as coisas acabam, isso é natural, outras coisas aparecem e substituem, pegando um novo público e nossos parabéns a toda a obra do nosso Raulzito, que foi muito bem divulgada durante todo esse tempo que o programa esteve no ar.

  5. Posted 27 de novembro de 2010 at 6h43 | Permalink

    Isso sim é que é um Filho da puta do caralho! tirar um programa como o retrovisor do ar? ele vai botar o que? receitas culinárias feito na época da ditadura? É mais fácil extinguir do que reformar não é sr.diretor? a TVU estava totalmente sucateada. Porque não investir na modernização para o padrão digital? e assim nós vamos indo, rádio lendária frei caneca, o fim dos programas da TVU, eita brasilzão!!

  6. ze
    Posted 27 de novembro de 2010 at 10h23 | Permalink

    Modernizar é colocar no AR alguns programas, do amigo alexandre? e os equipamentos, transmissor, concurso publico nada disso o alexandre “o grande ausente” munca fez nada. quanto aos programas da noite a seleção musical era boa, agora os apresentadores…

  7. Domingos
    Posted 28 de novembro de 2010 at 21h18 | Permalink

    puta merda ! balde de água fria do caralho

  8. queops negão
    Posted 30 de novembro de 2010 at 0h29 | Permalink

    no início dessa década passei por problema semelhante, só que na universitária am, quando um cidadão de nome josé bezerra assumiu a rádio e retirou CINCO programas do ar, sendo que eu fazia parte de dois. TODOS os cinco programas iam ao ar sem nenhuma remuneração, fazíamos tudo pq gostávamos, informávamos e nos divetíamos, daí empossaram o supra-citado josé bezerra que colocou de segunda a sexta-feira, das oito às nove da noite, um programa chamado “o dono da noite”, especializado em richard clayderman e coisas do tipo… é osso!!!

  9. Ze
    Posted 30 de novembro de 2010 at 19h00 | Permalink

    João Carvalho vai fazer a porralouquice do toca raul no NETV que a globo te bota pra rua

  10. Josué
    Posted 1 de dezembro de 2010 at 6h59 | Permalink

    1/a própósito, alguem sabe qual era a audiência dos programas retirados do ar? Tinha mais de cem pessoas que sintonizavam e rádio na hora desses programas?

    2/E realmente, as pessoas que estão reclamando da mudança da programação de fato ouviam a programação da rádio universitária ou é papo de internet?

  11. Josué
    Posted 1 de dezembro de 2010 at 7h03 | Permalink

    num tempo em que todos ficam na internet e tem acesso a baixar todos os tipos de música, qual é a graça e o sentido de ouvir Raul Seixas numa radio universitária? Será que quem gosta de Raul só conseguia ouvir sua obra na rádio universitária? As reclamações são cliches mas os tempos mudaram!

  12. Bruno
    Posted 1 de dezembro de 2010 at 11h19 | Permalink

    É realmente uma situação difícil. Posso falar pois já fui aluno do professor Ascendino e realmente se trata de uma pessoa antiga e bastante intransigente. É lamentável ver que a universidade ainda conserva este tipo de pessoas no seu ambiente

  13. ROY
    Posted 1 de dezembro de 2010 at 16h49 | Permalink

    TEN BRONCA NAO,ESCUTEM RAUL NO DISTORÇÃO NA AMPARO FM 98,5.
    TODO DOMINGÃO LIVRANDO VCS DO CHATO DO FAUSTÃO!DAS 3 AS 6 UM PROGRAMA FEITO PRA VOCES!

  14. menelau
    Posted 2 de dezembro de 2010 at 7h42 | Permalink

    Dizem que o diretor da rádio não tem nenhuma formação em música ou comunicação. Na verdade é um técnico de mesa de som que nada entende de música. RecifeRock, que tal chamá-lo para uma entrevista para saber qual a sua posição sobre essa situação?

  15. Posted 3 de dezembro de 2010 at 23h28 | Permalink

    Eu mesmo, ouvia TODO DIA a universitária FM. Isso não é clichê para protestar. E outra, se tiverem 100 ouvintes, esses 100 se multiplicam por 10 e assim por diante. O que faltava na FM da UFPE era INVESTIMENTO. Aquilo ali parecia um museu radiofonico da TV TUPI, nos anos 50.

  16. Posted 4 de dezembro de 2010 at 19h51 | Permalink

    Josué, sua besta quadrada, Toca Raul é só o nome do programa!
    O Josué deve ser o Ascendino disfarçado.

  17. Adivan Lima
    Posted 20 de dezembro de 2010 at 9h58 | Permalink

    UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO
    LICEU DE ARTES E OFÍCIOS

    INSCRIÇÕES PARA O CURSO DESENHO MECÂNICO – 2011.

    Local da Inscrição: Liceu de Artes e Ofícios
    Inscriçoes: Até o dia 10 de janeiro de 2011.
    Vagas Limitadas: 35 vagas
    Duração do Curso: 01 ano
    Valor da Mensalidade: R$ 127,50
    Telefones: 21194112

    Agradece a Direção.

2 Trackbacks

  1. […] This post was mentioned on Twitter by reciferock, metalrock, Anderson Melo, Ana Aragão, Késsia DE Souza and others. Késsia DE Souza said: RT @reciferock: Que vergonha: "Rádio Universitária FM regride e tira novos programas do ar" http://bit.ly/eavgkz […]

  2. […] diretoria do Núcleo de Rádio e TV da UFPE, que assumiu após a queda do antigo Diretor, resolveu tirar do ar os poucos programas que arejavam o ambiente da programação do Século XIX. Os excluídos foram o […]

%d blogueiros gostam disto: