Fernando Duarte: O novo secretário de Cultura de Pernambuco

Hoje foi anunciado pelo governador Eduardo Campos o novo secretariado. O novo secretário de Cultura de Pernambuco é Fernando Duarte, que era o Secretário Adjunto de Renato L na Secretaria de Cultura do Recife. Ele assume no lugar do Ariano Sussuana, que… hmm… fazia número ou “Aulas Espetaculo”.

Achei um perfil dele que chegou na posse como secretário adjunto de Renato L: “Fernando Duarte. Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Pernambuco em 1982 e artista plástico. Fez parte do Sindicato Bancários. É funcionário do Banco do Brasil desde 1982, cedido à Prefeitura. Está na administração municipal desde 2001. No primeiro mandato do ex-prefeito João Paulo (PT), foi secretário adjunto da Secretaria de Cultura do Recife ao lado do secretário João Roberto Peixe. Em 2005, assumiu a presidência da Fundação de Cultura Cidade do Recife“.

A grande pergunta que todos esperavam ser respondida continua em aberto “Quem vai assumir a Fundarpe?”. Segundo o blog de Jamildo: “o governador disse que o secretário de cultura será responsável pela indicação da direção da estatal. Eduardo disse que o próximo mandato não pode ser uma mera continuidade. “São novos desafios e novas cobranças“, diz Eduardo”. Já deixou margem pra uma nova pergunta… como disse a cantora Alessandra Leão no twitter “E as cobranças antigas, quem paga?”.

Agora fiquei ainda mais curioso ainda pra saber com quem vai ficar a Fundarpe nessa “partilha”. Será que continua com o PT? O PT de quem? O secretário Fernando Duarte é do PT de João de Paulo e o PT de Humberto Costa já pegou a Secretaria de Relações Institucionais, via Mauricio Rands (que nega, mas quer ser Prefeito do Recife). Sobrou algum quadro forte do PT pra (re)organizar a Fundarpe?

Ainda tem mais perguntas??? acho que muitas…

ps. se eu fosse ele acumulava os 2 cargos… 2 salários :P

Posted segunda-feira, dezembro 27th, 2010 under Notícias.

5 comments

  1. Evandro Sena. says:

    Olá Guilherme!
    Importante um esclarecimento: o Fernando Duarte não assumirá o lugar do Ariano Suassuna. Ariano ocupa uma Secretaria Especial (uma Secretaria que desempenha um papel representativo e que não cuida de uma política cultural do Estado – papel este que vinha sendo efetivado com muito sucesso pela Fundarpe que era vinculada a secretaria de Educação. A nova conjuctura é bem diferente: foi criada a Secretaria de Cultura (que antes não existia)com recursos próprios e que passará a cuidar da política de cultura do estado. Agora é torcer para que tenha-se continuidade ao que vinha sendo trabalhado nestes últimos quatro anos no Governo de Eduardo Campos. Mas existem ainda desafios e cobranças passadas que deverão ser contempladas. O nome de Fernando Duarte é forte e extremamente representativo pra Cultura na RMR e com certeza ele terá muitos aliados e constituirá uma boa equipe o que precisaremos no entanto é focar na idéia de que o Estado tem outras regiões extremamentes carentes em políticas públicas, com diferentes manifestações estéticas e demandas específicas.

  2. Segundo o Blog do Magno:
    João Paulo (PT) foi convidado para ser secretário de Cultura, mas não quis http://bit.ly/eIo9er

    A João Paulo, aliás, foi oferecida a pasta de Cultura. O ex-prefeito respaldou o nome de Duarte, mas não foi uma indicação dele, como também querem carimbar petistas de correntes antagônicas.

  3. Porque não colocar Tarciana Portela!!! Ela pode desenvolver uma belo trabalho com a garra que ela tem… e assim agradamos a Dilma.

  4. Graças a Deus que Luciana Corrupção foi embora. Uma patinha que tinha seus projetos e suas artemanhas aprovados por ela ficou com saudades.

    Nós aqui do maracatu rural de Nazaré vivemos com um encontro anual no carnaval. Não estamos sentindo saudades nenhuma de Luciana. Que não atendia a ninguém, ou melhor atendia a sua corja.