Opinião Pernambuco Debate o Manguebeat

Por Guilherme Moura em 22 de dezembro de 2004

Zeroquatro (Mundo Livre S/A)

em 22/12/2004 por Guilherme Moura

Hoje à noite, às 19h, rola o Opinião Pernambuco especial sobre os 10 anos do Manguebeat. Os convidados para o debate são Zeroquatro (Mundo Livre S/A), Renato L (Manguetronic) e José Teles (JC).

O Opinião Pernambuco passa na TVU/Cultura (Canal 11) das 19h às 20h. Dá pra assistir o programa via web no site da TVU ( http://www.ufpe.br/tvu/tv.htm ).

É isso…

Fonte: http://jc.uol.com.br/jornal/2004/12/22/not_120026.php

Opinião Pernambuco revê o manguebeat

22/12/2004

Neste ano, diversos veículos midiáticos do País, entre redes de TV, revistas, jornais e rádios se ocuparam de registrar o que não podia passar em branco: os dez anos do manguebeat. Hoje, a partir das 19h, o movimento musical que imprimiu uma nova cara à música brasileira, nos anos 90, é tema do debate do programa Opinião Pernambuco, da TV Universitária.

O músico Fred 04 e os jornalistas José Teles e Renato L são os convidados para a conversa desta quarta, dia dedicado ao tema geral Atualidades. Os nomes não foram escolhidos por acaso. Todos os três tiveram relação direta com o movimento e são referência até hoje quando se trata de manguebeat. “Procuramos escolher as peças-chave na história do mangue. Eles foram fundamentais para que o movimento crescesse”, justifica Ludmila Carvalho, da equipe de produção do Opinião Pernambuco.

A produção pretende também levar algum integrante da banda Nação Zumbi para participar da conversa, mas até o fechamento desta edição não estava confirmado.

Fred 04 é líder de uma das principais bandas do manguebeat, a Mundo Livre S.A, responsável por moldar, com Chico Science e Nação Zumbi, as feições e filosofias do movimento. Renato L, por sua vez, foi quem redigiu o manifesto e é lembrado até hoje como o ‘escrivão’ do mangue.

Completando o trio, o crítico de música e repórter do Jornal do Commercio, José Teles, também teve um papel decisivo na repercussão das idéias criativas do mangue. Autor do livro Do Frevo ao Manguebeat, Teles registrou, fato a fato, acreditando na revolução musical que estava por vir.

Quem comanda o bate-papo de hoje é a apresentadora Stella Maris, que está de volta às telas de televisão, depois de passar vários anos nos bastidores. Diretora há mais de dez anos do programa Cinema 11, também da TVU, a jornalista está no Opinião desde novembro, quando houve a reformulação da atração, agora com uma hora de duração diária.

Links:
» Site da TVU / Cultura
» Mundo Livre S/A no RecifeRock
» Site Manguetronic

——–