Conheça as Bandas do Segundo Dia do Recbeat

Por Guilherme Moura em 5 de fevereiro de 2005

Rec-Beat 2005

em 05/02/2005 por Guilherme Moura

Conheça um pouco mais sobre as bandas que estarão tocando hoje na segunda noite do Rec-Beat 2005. Olha aih:

Mombojó

MOMBOJÓ (Recife/PE)

Desde sua formação em abril de 2001, a Mombojó tem colecionado experiências importantes para o trabalho atual da banda. Já em 2002 a Mombojó participaria dos principais eventos musicais de Pernambuco, o 10º Abril pro Rock. Em 2003, o grupo foi contemplado com recursos do Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Recife (PE) para produzir o primeiro disco: “Nadadenovo”. Gravado e mixado no Recife com produção musical de Igor Medeiros e Mad Mud (Leo D & William P), o disco logo atraiu a atenção do público e da mídia especializada. “Nadadenovo” são 15 faixas que compilam ritmos e tendências múltiplas, em arranjos trabalhados com baixo, bateria, guitarra, violão, teclado, cavaco, flauta, escaleta, samples. Rock-de-refrão, bossa-nova, lounge, surf music, jazz, clássico, samba e outras referências são elementos num complexo de força melódica que, ao final, é apenas música… Ao completar exatos três anos de formação em abril de 2004, “Nadadenovo” sai como como encarte da Revista OutraCoisa, a chamada “revista de Lobão”, com distribuição nacional de 20 mil cópias pela Tratore, também sua editora. Com isso, a Mombojó aderia definitivamente à tendência mundial de se fazer música de qualidade com produção e distribuição independentes. Desde o primeiro momento disponibilizaram em seu site na internet todas as faixas do disco para download gratuito, e ainda os arquivos completos de uma das faixas sob a licença Re:combo/Creative Commons..

Integrantes: Felipe S (voz), Samuel (baixo), Vicente Machado (bateria), Marcelo Machado (guitarra), Rafa (flauta), Chiquinho (teclado e sampler), Marcelo Campello (violão, cavaquinho e escaleta).

Site: Mombojó no RecifeRock

MP3: Deixe-se Acreditar (3.56 mb)

Último Show no Recife: Rinha dos Movimentos – janeiro/2005

Otto

OTTO (Recife/PE)

Compositor, cantor e percussionista pernambucano, Otto foi um dos fundadores, ao lado de Chico Science e Fred 04, do movimento Mangue Beat, que renovou a música brasileira. Otto, ex-integrante dos grupos Nação Zumbi e mundo livre s/a, lançou-se em carreira solo em 1997, durante o festival Abril Pro Rock. Lançou o elogiado CD “Samba pra Burro” em novembro de 1998, recebendo o Prêmio da Crítica da revista Showbizz em três categorias – Revelação, Melhor Música (“Bob”), Melhor Disco (“Samba pra Burro”) – e o troféu APCA de Melhor Disco do Ano. No final de 2001, Otto lança seu segundo trabalho, “Condom Black”, com participações especiais de artistas como Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr. e Luciana Mello, filha de Jair Rodrigues, com uma sonoridade um pouco menos eletrônica e com batuques de terreiro e percussão bastante fortes. Em 2003 chega às lojas o terceiro álbum, “Sem Gravidade”, desta vez com participações de Rita Lee, B Negão, Max de Castro e sua esposa Alessandra Negrini.

Integrantes: Otto e banda

Site: Otto no RecifeRock

MP3: Ciranda de Maluco (3.40 mb)

Último Show no Recife: Bloco da Parceria – Praia da Boa Viagem – Janeiro/2005

Ludov

LUDOV (São Paulo/SP)

O Ludov trilhou todo o circuito indie quando se chamava Maybees e chegou tão alto quanto uma banda indie com letras em inglês pode chegar: dois discos independentes gravados no capricho, elogios de artistas do mainstream, da grande imprensa, público fiel, agenda de shows constante. Só que o quinteto paulista fez o que de mais corajoso e certo poderia fazer: fechou para balanço, ergueu a pernoca e subiu o próximo degrau. Foram dois anos compondo lentamente um novo repertório, burilando letras, arranjos, estudando timbres, criando músicas, descartando outras. Os shows foram poucos e estratégicos, para testar as novas canções, agora em português, frente a velhos e novos fãs. Depois de tudo, com o EP “Dois a Rodar”, a ausência foi plenamente justificada. O Ludov faz canções, com esmero e domínio da linguagem, com melodias assobiáveis como profissão de fé, mas com vocação jovem, urbana, por DNA. No fundo, o que separa o bom do mau pop é a convicção com que você veste a camisa – quem o faz pela fórmula, como uma concessão, está fadado ao fracasso. O Ludov tem o que dizer desde os tempos de underground. Agora resolveu abrir as portas para o grande público.

Integrantes: Vanessa Krongold (voz e violão), Mauro Motoki (guitarra, teclados e voz), Eduardo Filomeno (baixo), Habacuque Lima (guitarra e voz), Paulo “Chapolin” Rocha (bateria)

Site: http://www.ludov.com.br

MP3: Princesa (Ao vivo no Sobe o Som) (3.37 mb)

Último Show no Recife: este vai ser o primeiro show da banda no Recife.

La Pupunã

LA PUPUNÃ (Belém/PA)

A banda surgiu em 2004, criada por alunos do curso de Licenciatura Plena em Música da Universidade do Estado do Pará (UEPA), incentivados por um projeto de iniciação científica intitulado “Guitarrada – A Música Instrumental com Sotaque Paraense”, de autoria de Luiz Félix, Diego “Muralha” e Alcir Costa. Sua proposta é aproveitar a coincidência musical da Guitarrada, ritmos caribenhos e gêneros amazônicos, tais como carimbó, lundu marajoara, boi-bumbá, quadilha (ritmos caracteristicamente dançantes), além de outros, e oferecê-los ao público com arranjos que se utilizam desde elementos tradicionais até sons sintetizados advindos da música contemporânea. A música do La Pupuña se origina de um estilo tradicional do Pará, mas produz seu trabalho unindo a raiz às influências de outros estilos. É como se usassem o seu próprio sotaque para falar outras línguas.

Integrantes: Luiz Félix (guitarra e percussão), Diego “Muralha (guitarra e violão), Ytanaã (percussão, voz e harmônica), Rodolfo Santana (sintetizador, violão e percussão), Adriano Sousa (bateria), André Coruja (baixo e vocais).

Site: www.tramavirtual.com.br/la_pupuna

MP3: no tramavirtual

Último Show: este vai ser o primeiro show da banda no Recife.

SAMBA DE VEIO (Petrolina/PE)

O Grupo Samba de Veio tem mais de 100 anos de tradição na Ilha do Massangano, Petrolina. O Grupo é formado por pescadores e lavadeiras, que vivem às margens do rio São Francisco. Aproximado ao samba de roda, este ritmo é mais uma modalidade afro-brasileira. As batidas rápidas nos tambores geram uma dança frenética e contagiante, única no Brasil.

Integrantes: n/d

Site: n/d

MP3: n/d

Último Show: n/d

Serviço:

RecBeat 2005 (segundo dia)

Domingo (06/02/2005) 19h30

Local: Cais da Alfândega (Recife Antigo)

Preço: grátis – Info: n/d

Mombojó, Otto, Ludov (SP), La Pupuña (PA) e Samba de Véio

fonte: assessoria de imprensa Rec-Beat 2005

——–

%d blogueiros gostam disto: