
Nação Zumbi, Turbo Trio (RJ), Mawaca (SP), Sonic Jr (AL), Mula Manca, The Playboys…
em 28/02/2006 por Guilherme Moura
Conheça um pouco mais sobre as bandas da quarta noite do Rec-Beat 2006. Olha aí:
![]() |
NAÇAO ZUMBI
A banda pernambucana acaba de lançar seu sexto álbum, Futura, uma espécie de síntese dos treze anos de carreira que marca sua consagração internacional. Um disco de psicodelia em preto-e-branco que mostra uma proximidade cada vez maior com o groovy do início dos anos 70 (dub, soulfunk, afrobeat e samba-rocksoul nacional).
A Nação Zumbi se equilibra cada vez melhor entre o seu poderio rítmico inquestionável (sempre a cargo de Toca Ogan, Gilmar Bolla 8, Pupillo, Marcos Matias e Da Lua), e climas e melodismos. Jorge Du peixe cuida dos vocais e Lúcio Maia das guitarras. A Nação Zumbi já esteve em palcos de festivais de todo o Brasil, da Europa e EUA (performances registradas em DVD). Ao vivo, o repertório mesclado de todas as fases.
MP3: Hoje, Amanhã e Depois (3.3 mb)
SITE: Nação Zumbi no RecifeRock
![]() |
TURBO TRIO (RJ)
Dos anos 80, eletro-funk de Afrika Bambaataa, miami bass e
maintronix. Dos 90 e 2000, ragga e funk carioca. Fechando a tampa, os atemporais Kraftwerk. Calcado no peso destas referências, o produtor Tejo Damasceno propôs ao MC BNegão e ao também produtor Alexandre Basa formarem o Turbo Trio, um combo que surge para engrossar o caldo sonoro dos BPMs acelerados.
As influências vão do electro ao hip-hop, passando por tudo o que já transitou pelas antenas do Trio, nas ruas de São Paulo, Porto Alegre e do Rio. As batidas são fortemente eletrônicas; as texturas remetem à sonoridades jamaicanas; e os ritmos rápidos e urgentes.
MP3: Terremoto V (3.9 mb)
SITE: Turbo Trio no MySpace.com
![]() |
MAWACA (SP) + 3 CEGUINHAS (PB)
O grupo apresenta os sucessos que fazem parte do álbum Mawaca pra todo Canto (Azul Music), lançado em 2004. O show traz a performance de suas cantoras (Angélica Leutwiller, Susie Mathias, Cris Miguel, Sandra Oak, Zuzu Abu e Magda Pucci) e as sonoridades criadas pelo sexteto instrumental, formado por Gabriel Levy (acordeom), Ramiro Marques (saxes), Ana Elisa Colomar (flauta e cello), Paulo Bira (baixo), Valéria Zeidan (percussão) e Armando Tibério (percussão).
Além de ser referência no cenário da música étnica no Brasil o grupo também tem participado do circuito dos festivais europeus. Sob a direção musical de Magda Pucci, o Mawaca incorpora temas sonoros de diversas partes do mundo. no repertório, cocos e cordéis nordestinos, mantras indianos, cangomas africanas e horos búlgaros.
MP3: Kalika (5.1 mb)
SITE: Site da Mawaca
![]() |
SONIC JR (AL)
Juninho, que já dividiu a formação do alagoano Sonic Junior com o guitarrista Aldo Jones (no álbum de estréia homônimo, em 2001) e com o guitarrista Aldo Pessoa (no segundo disco, O Mundo Lá Fora), passa a pilotar sozinho o som do Sonic Jr. Em Pra fazer o Mundo Girar, lançado pelo selo Mundo Perfeito, as oito músicas foram produzidas e tocadas pelo produtor.
Juninho assina a voz, a bateria, a percussão e as programações eletrônicas de temas como Suíte 909 (apresentada também numa versão remixada intitulada Dubrasilis), Pulsar, Mazen, Stop Emotion e Meu Caminho É Lei. Sonic Junior concorreu duas vezes ao prêmio de melhor vídeo clip no Vídeo Music Brasil, na categoria música Eletrônica com as canções “Casa da Madame” e Pulsar.
MP3: Pra Fazer o Mundo Girar (3.8 mb)
SITE: Site do Sonic Jr
![]() |
MULA MANCA E A TRISTE FIGURA
Com influências da música popular brasileira e da literatura, Mula Manca e a Triste Figura lançou seu CD de estréia O Circo da Solidão, em 2004. Admiradora de bossa, samba, rock e frevo, a banda pernambucana brinca com referências do passado (radiola, vinil, rádio, circo, livros) e apresenta letras cheias de drama, poética e ironia.
O álbum é independente e teve o apoio do produtor musical Fábio Trummer, além de participações do escritor Raimundo Carrero, dos atores João Lima e Carlota na leitura de textos e gravação de vinhetas.
Mula Manca e a Triste Figura é Tibério (voz), Lula (teclado), Grupillo (contrabaixo), Cristiano (bateria) e Ângelo (guitarra).
MP3: Carnaval (3.2 mb)
SITE: Mula Manca no RecifeRock!
![]() |
THE PLAYBOYS
Escolhida pelo público nas seletivas do RecBeat, a banda recifense faz uma linha bem-humorada e satírica. O som é uma mistura de punk rock com rock n roll cinqüentão, com direito ao barulho dos instrumentos de plástico. Formado em 1996, o grupo criou uma cena paralela ao hard core do alto dos morros da Zona Norte do Recife: o Movimento do Alto dos Apartamentos de Boa Viagem. A chacota com a cena alternativa faz com que eles se autodenominem punks perfumados e se apresentem sempre em vestes elegantes.
The Playboys está em seu terceiro disco, Brincando de Punk, e também conta com mais dois trabalhos gravados, os CDs demo “O Punk Não Morreu, Está Apenas Doente Por Enquanto” (1997) e “Vivendo Cada Dia Mais Lindos e Perfumados” (2000). João Neto (voz), Flipiê (guitarra), Thiago (guitarra de brinquedo), Ebis Filho (baixo), Lucas (bateria) e ZGR (teclado de brinquedo).
MP3: Paulo André Não Me Ouve (2.7 mb)
SITE: Mula Manca no RecifeRock!
FETHXA
Representando a tribo Fulniô e a música e a dança dos primeiros habitantes do Brasil, o grupo Fethxa apresenta o samba de côco (ritmo exclusivo de sua aldeia), a dança e os rituais que caracterizam a cultura indígena de Pernambuco. O Fethxa é formado por 15 índios que moram na aldeia de Águas Belas e falam o Yaathé. O grupo surgiu do desejo de levar para fora do limite de sua aldeia um pouco de sua cultura para desmistificar preconceitos e chamar a atenção da sociedade para as tribos indígenas que vivem em reservas., se auto-definem.
MP3: Ysatatiar (2.2 mb)
fonte: www.recbeat.com.br
Links:
» Rec-Beat no RecifeRock!
——–